Lua de Mel sul da Itália

Nosso roteiro lua de mel Sul da Itália

(Post atualizado em abril 2023 com novos links de roteiros após o retorno da viagem). Viajamos de 1 a 16 de setembro em lua de mel no sul da Itália. Depois de 5 anos, voltamos a esse país incrível. E o motivo? Comemoramos nossos 20 anos de casamento com um roteiro romântico inesquecível na Itália. A viagem começou por Nápoles e finalizou em Roma. Fizemos as praias na costa do mar Mediterrâneo: Capri e Costa Amalfitana (região italiana da Campânia). E ainda, Matera (Basilicata) e Puglia (Mar Adriático e Jônico). Um roteiro dos sonhos por 15 dias. A seguir, o resumo da viagem.

Roteiro lua de mel Sul da Itália: Capri, Costa Amalfitana e Puglia

Roteiro Sul da Italia lua de mel

Roteiro Lua de Mel Sul da Itália no Instagram

Veja também a trip romântica no nosso Instagram @cafeviagem . Nos Destaques do @cafeviagem, veja CAPRI, COSTA AMALFITANA, MATERA E PUGLIA. 

Roteiro lua de mel Sul da Itália parte 1:  Nápoles, Capri e Costa Amalfitana

Chegamos de avião por Roma. Quase todos os hotéis foram reservados pelo Booking.com com bom desconto ou cancelamento gratuito (o cancelamento gratuito facilitou as mudanças que fui fazendo no roteiro ao longo do planejamento da viagem).

De Roma, pegamos um trem direto para Nápoles onde passamos 2 dias na cidade da pizza napoletana. De Nápoles, pegamos um Ferry para a ilha de Capri onde passamos mais 2 dias e meio.

+ Nápoles:
Roteiro completo 2 dias em Nápoles
Pizzas: onde provar la vera pizza napolitana

Em Capri, reservamos um passeio de barco que foi um dos pontos alto da viagem. Veja a seguir os posts do nosso roteiro Capri:

Dicas de Capri no Café Viagem

+ CAPRI:
Passeio de barco ao redor da ilha de Capri

 O que fazer em Capri – atrações que amamos

Tudo sobre a visita a GRUTA AZUL em Capri

Principais Praias de Capri

Dica de hotel em Capri bem localizado

o quer fazer em Capri
Lua de mel em Capri para comemorar 20 anos de casados

De Capri para Praiano e Positano

Voltamos para a costa de Ferry: de Capri para Sorrento na Costa Amalfitana. Em Sorrento pegamos um carro que alugamos online com excelente desconto na Rentcars. Dormimos em Praiano três noites, ao lado de Positano. Foi o hotel da nossa vida, ponto mais alto da viagem. Anote: Casa Angelina – um luxo! A saber: foi o hotel mais caro da nossa vida, mas valeu cada centavo. Surreal! Nesses 3 dias, aproveitamos intensamente a praia, a hospedagem de luxo e visitamos os arredores da Costa.

O Casa Angelina é um hotel boutique em Praiano, ao lado de Positano. Aliás, oferece transfer para Positano gratuito aos hóspedes, uma mão na roda pois na lata temporada é impossível estacionar o carro.

Além de Positano, Visitamos Ravello e passamos de carro pelas lindas paisagens de Amalfi, Atrani e outras praias da costa.

+ Costa Amalfitana

Veja aqui tudo para planejar seu roteiro na Costa Amalfitana

Hotel Casa Angelina, a Costa Amalfitana de camarote

Chez Black – jantar imperdível em Positano

Dicas de Positano: destino para se apaixonar

Ravello, tarde romântica 

De carro pela Costa Amalfitana: veja as regras de circulação na alta temporada

RESUMO DO ROTEIRO LUA DE MEL SUL ITÁLIA PARTE 1

Dia 1 – Chegada por Roma à tarde de avião, viagem de trem Roma-Nápoles

Dia 2 – Nápoles ( Hotel  Le Mummarelle B&B  )

Dia 3 – Nápoles ( Hotel The Five Rooms Napoli)

Dia 4 –  Nápoles para Capri ( Hotel Villa Helios )

Dia 5 –  Capri ( Hotel Villa Helios)

Dia 6  – Capri para Sorrento, Praiano ( Hotel Casa Angelina )

Dia 7 – Praiano e Positano ( Hotel Casa Angelina )

Dia 8 – Amalfi, Atrani e Ravello ( Hotel Casa Angelina )

Dia 9 – Atravessamos de carro rumo a outra coisa da Itália, Puglia. Fizemos parada em Matera, Capital Europeia da Cultura em 2019 !

Positano lua de mel Sul da italia
Belezas da costa de Positano a Vietri – Photo by: @boyephotografy https://www.instagram.com/p/BnNn1o-AhfI/

Roteiro lua de mel Sul da Itália Parte 2: Matera e Puglia

Na segunda parte da viagem, cruzamos de uma costa a outra de carro fazendo uma parada em Matera na Basilicata, cidade com centro histórico nomeado Patrimônio da Humanidade pela Unesco – imperdível! Gostamos tanto que até nos arrependemos de não dormir em Matera uma noite. Da Costa Amalfitana a Puglia (Locorotondo) foram em torno de 3h30 de viagem de carro. Dica: a distância de carro fica mais curta se você marca no GPS (Waze ou Google Maps) o trajeto até Matera primeiro e depois para o destino na Puglia – vai por mim! De Matera para Locorotono (nosso hotel), foram 40 minutos de carro.

Matera na Italia dicas
Matera Itália

 Sobre a Puglia

No mapa da Itália, Puglia está situada no calcanhar (ou salto) da bota. Área com vilarejos charmosos e brancos, com seus trulli (construção típica da região com telhados em cone) e belas praias. Parte da costa é banhada pelo Mar Adriático (onde vamos visitar) e a outra parte, pelo mar Jônico. A Puglia é uma das maiores produtoras de azeite e burrata da Itália.

Sobre preços: a Puglia é bem mais em conta do que a Costa Amalfitana e Capri. Os restaurantes foram menos da metade do que pagamos na Costa Amalfitana.

+ Leia aqui o post completo com o nosso Roteiro Puglia 5 dias

Onde ficar na Puglia Itália: nossas dicas de hotéis

De Matera para Puglia: Hotel em Locorotondo

Após algumas horas em Matera, seguimos para Puglia (ou Apúlia em português). Fomos direto para o nosso primeiro hotel reservado na Puglia, situado entre Locorotondo e Martina Franca, área rural: La Corticella Bed & Breakfast. À noite, jantamos em Martina Franca.

Alberobello e Locorotondo e Masseria

Primeiramente, visitamos Alberobello e Ostuni no mesmo dia. Alberobello pela manhã, e Ostuni no almoço e parte da tarde. A saber: o centro histórico de Alberobello concentra o maior conjunto de trulli e é patrimônio da Humanidade da UNESCO. Posteriormente, fomos almoçar em um lugar lindo em Ostuni, a Osteria del Tempo Perso. Depois de almoço, caminhamos e nos apaixonamos pelo vilarejo de Ostuni. Antes de partir, tomamos um sorvete (ops, gelato) no Café Garibaldi!

> Leia no Café Viagem:

Alberobello, a cidade dos trulli na Puglia

Ostuni, a cidade Branca

Visitando Alberobello na Puglia e o maior conjunto de trulli (telhados com

Seguindo a dica de amigos, nos hospedamos em uma Masseria, espécie de hotel-fazenda muito comum nessa região.  E este, foi outro ponto alto do nosso roteiro lua de mel sul da Itália. Anote pois esse lugar é muito romântico e tem um restaurante ultracharmoso: Nina Trulli Resort em Fasano – um achadoooooo! O jantar do hotel custou 35 euros por pessoa mais o vinho que pedimos (16 euros) – total, 90 euros muito bem investidos!!

> Leia no blog Café Viagem: NIna Trulli: nossa experiência em uma masseria

dica de hotel na Puglia
Nina Trulli Resort na Puglia

Locorotondo

Na sequência, visitamos Locorotondo – outro vilarejo branco da região lindo (a saber, nosso preferido foi o de Ostuni). Locorotondo está a 9km de Alberobello e seu centro histórico, diferente dos outros vilarejos, fica no topo de uma colina com vista dos vinhedos do Valle D’Itria (prove os vinhos brancos!). O centrinho é pequeno e fácil de percorrer caminhando. De Locorotono seguimos para o nosso próximo destino de Puglia onde nos hospedamos por duas noites: a encantadora praia de Monopoli.

> Leia no blog Café Viagem:  Locorotondo, a cidade branca da Puglia cercada por vinhedos

Locorotondo Puglia
Roteiro Romântico Sul da Itália: Locorotondo na Puglia

Monopoli, Polignano a Mare e Bari

Em Monopoli ficamos em um hotel simpático no coração de Monopoli. A localização não podia ser melhor: Palazzo Bregante. Jantamos em um restaurante em Monopoli que é bom deixar anotado: Il Brigante Trattoria (gostamos tanto que fomos 2 vezes!). Adoramos percorrer o centro histórico de Monopoli e seus charmosos bares. Super romântico! Também fomos de carro conhecer as praias de Polignano a Mare (imperdível – 9km de Monopoli) e  Porto Contessa (nesta praia almoçamos de frente para o mar no gostoso La Veranda di Gisela).

Por fim, visitamos rapidamente Bari, a capital da Puglia. Foram apenas 3 horas por lá (fizemos tour com guia em bike elétrica), mas a cidade merece muito mais. É linda. 

De Bari para Roma

Em Bari, meu marido pegou um avião e voltou para Roma onde dormiu perto do aeroporto e partiu no dia seguinte para o Brasil. Eu ainda fiquei 2 dias turistando sozinha em Roma. Fui de Bari a Roma de trem (minha passagem de trem custou quase o mesmo valor da de avião, fica a dica!)

Dicas de Roma no Café Viagem:
Roteiro Roma 2 dias
Trastevere, o bairro animado e gastronômico de Roma
Coliseu: cara a cara com o gigante da história

 RESUMO DO ROTEIRO LUA DE MEL SUL ITÁLIA PARTE 2  + ROMA

Dia 9 – Costa Amalfitana rumo a Matera, e depois Puglia (Hotel La Corticella Bed & Breakfast )

Dia 10 –  Alberobello, Ostuni e Hotel em Masseria (Hotel Nina Trulli Resort )

Dia 11 –  Locorotondo e Monopoli (Hotel Palazzo Bregante)

Dia 12 – Monopoli, Polignano a Mare e Porta Contessa (Hotel Palazzo Bregante)

Dia 13 – Bari – à tarde pegamos voo e trem para Roma !

Dia 14 e 15 – ROMA 

Dia 16- Voo de Roma para Brasil

Matera Roteiro
Matera – foto Amélia Campos

Conexão: Desconto Chip internacional de viagem

A Conexão com internet livre no celular foi essencial para este roteiro já que usamos Mapa do Google, GPS, além de procurar dicas de restaurantes, mapas da cidade quando caminhávamos e reservas em hotéis. Já saímos do Brasil com o Chip na mão ! Compramos dias antes no link abaixo:

>> DICA DE CHIP INTERNACIONAL COM INTERNET LIVRE: VIAJE CONECTADO

lua de mel sul da Italia
Trullis em Alberobello na Puglia – foto Amélia Campos

+ Dicas Roteiros Sul da Itália no Café Viagem


+ ROTEIRO ROMÂNTICO:


Capri, Costa Amalfitana, Matera e Puglia


Vinhos da Puglia e Campânia para provar na viagem


+ CAPRI:

Passeio de barco ao redor da ilha de Capri

Tudo sobre a visita a GRUTA AZUL

O que fazer em Capri – principais atrações

Praias em Capri – principais Beach Clubs e praias públicas

Dica de hotel em Capri bem localizado


+ COSTA AMALFITANA


Tudo para planejar a viagem dos sonhos pela Costa Amalfitana

Hotel Casa Angelina, a Costa Amalfitana de camarote

Chez Black – jantar imperdível em Positano

Dicas de Positano: destino para se perder

Ravello, tarde romântica 

De carro pela Costa Amalfitana: veja as regras de circulação na alta temporada


+ NÁPOLES:

Roteiro completo 2 dias em Nápoles
onde provar la vera pizza napolitana


+ PUGLIA:

Onde ficar na Puglia Itália: dicas de hotéis

Roteiro Puglia 5 dias: como chegar, o que fazer

Vinhos da Puglia 

Locorotondo, a cidade branca da Puglia cercada por vinhedos

Dica de hotel romântico na Puglia em masseria

Alberobello, a cidade dos trulli na Puglia

Ostuni, a cidade Branca

+ MATERA:

Namorando em Matera, cidade da Basilicata perdida no tempo

+ ROMA

Roteiro Roma a pé 2 dias
Trastevere, o bairro animado e gastronômico de Roma
Coliseu: cara a cara com o gigante da história

Veja + Dicas e Roteiros da Itália no Café Viagem

Roteiro Ligúria para viagem romântica na Itália – o post índice

Cinque Terre na Itália – 2 dias românticos

O melhor de Emilia Romagna na Itália – post índice com todas as nossas dicas

Roteiro 1 dia em Parma na Itália

O que fazer em Bologna

Modena – principais atrações

Pilotando uma Ferrari no Autódromo de Modena

Todos os Posts da Itália no Café Viagem

Tem dicas de roteiro Lua de Mel Sul da Itália?
Restaurantes, vinhos, passeios? Escreva nos comentários. Compartilhe!

Alexandra Aranovich Vinícola Larentis balanço

Oi, sou a Alexandra Aranovich

Autora do blog Café Viagem, criadora de conteúdo e sommelier. Degusto a vida entre vinhos, viagens e café da manhã. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo. Como posso te ajudar a degustar teu sonho?

Saiba mais sobre mim »

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários:
Dica da Puglia disse:

Se me permite dar Uma sugestao, faca de base na puglia duas cidades: otranTo (aproveite entao para conhecer as praias ali, torre san andrea, mulIno dacqua, due soRele, torre del orso, grotta dela poesia, santa Cesarea terme, porto miggiano essa é senSacional) e galipolli (conhecendo por la punta de la suiNa uma das mais lindas praias, torrE wado, santa maria ao bagno, porto cesareo).

Oi
Roteiro vai ter que ficar para próxima, não deu tempo. Mas já sei que as praias mais ao sul são mais bonitas. Mas optamos por curtir os vilarejos brancos e região dos trulis
Abraços
Alexandra do https://cafeviagem.com/

Benjamim disse:

Esse roteiro é de causar inveja…. hahahahhaa…..obrigado pelas dicas…

Obrigada
Em breve a viagem completa Roteiro Sul da Itália lua de mel aqui no https://cafeviagem.com/
Abraços

Gabriella disse:

Olá,

Vou em maio e terei 7 dias. Preciso decidir entre costa amalfitana e puglia.

Sei que é uma pergunta difícil mas qual você gostou mais?

Nossa, pergunta difícil. Mas acho que certamente escolheria Costa Amalfitana pois a paisagem é o queixo, arrebatadora. Singular!
Mas se você curte destinos com menos multidão de turistas, a Puglia.
Ajudei?
Abs
Alexandra do Café Viagem

Aline disse:

Post muito útil, porém fiquei intrigada quanto a dirigir na itália. poderia ter abordado esse ponto, pois acho que causa dúvida a muitas pessoas. Como é dirigir e estacionar na itália? SEI QUE TEM MUITAS “ZTL”, ENTÃO ACHO QUE COMPLICA UM POUCO RODAR POR AÍ.
:))))

egle disse:

Querida alexandra, quero agradecer e parabenizar pois seus posts tem me ajudado bastante em algumas definicoes. alem das super dicas, claro. Aproveito para informar que o Sr. nunzio nao mais trabalha e me indicou um colega para fazer o passeio em capri. Queria saber se vc escolheu algum barco – eles oferecem 2 opcoes – e quais suas consideracoes sobre isso. Muito obrigada

Olá
Um grande amigo nosso acabou de voltar de Capri e também optou pela indicação do Sr. Nunzio. Deu tudo certo. Quais seriam as duas opções que oferecem?
Att
ALEXANDRA https://cafeviagem.com/

Valdenice Souza disse:

Gostaria muito de ter noção de quanto eu gastaria numa viagem dessa…. Mas quero conhecer a toscana . Grata e parabéns pelo blog!

Simone Garcia Messias disse:

Oi, Alexandra
Planejamos a nossa viagem para julho do ano que vem, alta temporada, mas é o nosso período de férias…
Gostaria de receber uma colaboração quanto a hospedagem na Púglia. Reservamos um hotel na cidade de Polignano a Mare, mas confesso que estou em dúvida se é a melhor opção. Não iremos alugar carro, ficamos muito estressados quando usamos esta opção na Europa… Pretendemos fazer os trajetos para as cidadezinhas de transporte público. Isto é possível? Você acha uma boa opção? Teremos que voltar para Roma depois e também não sabemos se é melhor irmos de trem ou de avião. Obrigada pela dicas, desde já. Bjs, Simone

Olá Simone
Tudo bem? Já deu uma olhada no post com as opções de hospedagem na Puglia? https://cafeviagem.com/onde-ficar-na-puglia-italia/
Bem, Eu não fiquei em Polignano a Mare, mas depende muito da sua localização por lá. Confesso que não alugar carro para circular nas praias e vilas não é a melhor opção. Neste caso, procuraria um guia/receptivo para fazer estes tours. Para voltar a Roma, eu fui de trem e meu marido de avião, ambos a partir de Bari. Os dois meios de transportes foram tranquilos. Depende se quer economizar ou não. E se pode perder uma tarde inteira no trajeto de trem.
Abraços
Alexandra

Lari disse:

Oie! Vou no começo de junho com minha mãe e o roteiro está super aberto. Já conhecemos Positano, Sorrento, Costa Amalfitana, mas estou na dúvida se nessa próxima vou para Puglia e cia ou para Cinque Terre. O que vc sugere?
Obrigada

Oi Lari
Tudo bem?
Acho que te respondi já por email, certo? Mas Cinque Terre é pequena, dois dias você percorre o destino que é lindoooo. Puglia já tem mais atrações, cidades, é uma região com praias, vilarejos, vinhos… enfim, difícil escolher entre as duas, são bem distintas
abs
Ale

rogeres disse:

Gente. Que espetáculo!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Vamos a puglia agora em abril. Queria tentar tirar umas duvidas com vc!!! Onde vcs alugaram o carro em Napoles e onde vcs devolveram? Foi fácil??? Estacionar é problema? Creio que vamos fazer qse o mesmo roteiro q vcs!!! lindo

Valeu Rogeres!
Entáo… tiramos o carro em Sorrento, na volta de Capri de barco. E devolvemos na Puglia, em Bari
Achamos complicado estacionar na Costa Amalfitana, tudo depende da época que voces forem.
abs
Alexandra do https://cafeviagem.com/

Marina disse:

Estou completamente apaixonada pelo roteiro, quero ir exatamente em setembro tbm!Estava em duvida em todas as regiões que vc comentou, foi muito esclarecedor!
Uma duvida, vcs levaram malas normais (grandes para cada um)? Foi tranquilo?

Oi Marina
Obrigada! Fico feliz pois foi uma viagem linda e que inspira muita gente. Acho que foi a melhor da vida. Bem, sobre malas: levamos sim uma mala grande cada um. No entanto, a mala do meu marido quase não chegou e ele precisou se virar com poucas peças que comprou nos primeiros dias. Chegou a uma conclusão: homens precisam de pouco: bermudas, uma calça , duas camisas mais sociais, umas 5 camisetas e calção de banho. Detalhe: todas em tons brancos, azul claro, tons pasteis que sao as cores que usam por lá, melhro ainda se o tecido das camisas for linho

Já mulheres, complicado levar pouca roupa, mas os tons recomendo igual aos homens, muito branco, tons claros, roupas leves, tenis e uma rasteira arrumadinha pra sair a noite.
abs
Alexandra

Denise Mesquira disse:

Boa Noite!
Adorei o seu roteiro na Costa Sul da Itália!
Estou com difulcade de reservar o Hotel Villa Helios em Capri,pois ele na aparece no Booking você teria outra indicação de hotel?
Obrigada
Denise

Juliana disse:

Olá. Preferiu a Costa Amalfitana ou Puglia?

Pergunta difícil. Mas a Costa Amalfitana foi mais impactante. Se for a sua primeira vez, escolheria a CA.
abs
Alexandra

fernanda disse:

adorei suas dicas, tenho uma dúvida, são 02 dias em capri e depois tenho mais 06 dias e achei muito para fazer só a costa, se eu ficar 3 na costa e 3 em puglia, o que acha?

Olá Fernanda, tudo bem? Acho que é muito corrido apenas 3 dias na Puglia. Aproveitaria bem Capri e Costa Amalfitana. Minha opinião
Abs e boa viagem
Alexandra do @cafeviagem

fernanda disse:

adorei suas dicas, terei 3 dias em roma, 2 em capri e sobrará 6 dias inteiros, pensei 3 em costa e 3 em puglia, o que acha? ou gastos esses 6 dias só na costa… estarei de carro

Como já falei no comentário anterior, 3 dias é pouco para a Puglia. Eu aproveitaria 3 em Roma, 2 ou 3 em Capri, 4 ou 5 na Costa Amalfitana e quem sabe 1 dia em Nápoles
Abs
Alexandra do https://cafeviagem.com/

Ana Cláudia disse:

Ola Alexandra,
gostei do seu blog.
Tenho muita curiosidade em conhecer Itália um dia. É meu sonho.
Pode me ajudar começando por conhecer e fazer amizades com italianos?

Oi Ana Claudia
Infelizmente, o blog ainda não faz este serviço. O Café Viagem oferece dicas de viagens, roteiros e achados de charme. Boa pesquisa e grande abraço
Alexandra

Aline Marine Gomes de Souza disse:

Degustando cada detalhe da sua viagem. Vou a Itália em maio, a principio quero ir a Costa Amalfitana, Capri e Malta, mas olhando este blog tb me apaixonei por Puglia,e agora? tenho que dar um jeito em caber td isso no roteiro rs.

Tenho 18 dias e vou chegar por Madri.

estou estudando todas suas dicas, linda viagem.

obrigada

Olá Aline
Aconteceu isso comigo, por isso inclui Puglia no meu roteiro Itália. Mas uma dica: se for a sua primeira vez na Costa Amalfitana, aproveite muito a região e não deixe de dormir pelo menos uma noite em Capri.
Malta ainda não fui, então não posso opinar. Bom passeio
Abs
Alexandra do Café Viagem

Vanilda disse:

Ola ….Sabe passar qto ficou a viagem ? Sem as passagens aéreas . Agradeço

Carolina disse:

Oi Alexandra!
Sou fã do seu blog! Vi que você saiu de capri, parou em Sorrento e de lá foi para Praiano, aonde ficaram hospedados.
Uma dúvida que tive, o que vc fez com as malas esse dia que foi para Sorrento?

E fez passeio de barco na costa amalfitana além de capri?

error: Content is protected !!