Ao procurar dicas sobre o que fazer em Capri, você logo vai deparar com a Gruta Azul (ou Grotta Azzurra em italiano) como uma das principais atrações dessa elegante ilha da Itália. A gruta é famosa desde os tempos de Tibério, imperador romano (14 d.C.). Naquela época, o local era temido pelos marinheiros por acreditarem ter espíritos e demônios. Como o próprio nome sugere, a Gruta Azul ganhou este apelido pela cor da sua água dentro da caverna: um azul vibrante. Está situada em Anacapri. A entrada da gruta é minúscula e é paga. O ingresso, além de organizar a multidão de turistas, se justifica por ser um patrimônio cultural.
Como é a visita à Gruta Azul de Capri (Grotta Azzurra)
Pela pequena entrada da gruta passam apenas barcos a remo e, de quebra, a luz solar que cria o reflexo azul na água. Quando a maré sobe, os barcos nem conseguem entrar na gruta por conta da entrada ser tão pequena.
E já que a Gruta Azul de Capri tem status de celebridade entre os turistas, é claro que se torna uma das atrações mais procuradas. Sendo assim, prepare-se para o tempo de espera na fila. Aliás, saiba que algumas pessoas consideram a Gruta Azul uma armadilha turística? Admito que ao chegar no local, fiquei um pouco irritada com a longa espera e o engarrafamento de barcos. Mas depois de conhecer a gruta, me acalmei. Não dá pra negar que o lugar tem a sua beleza toda particular. No entanto, na minha opinião, se você não tiver muito tempo disponível para visitar Capri, pode ser uma boa pular essa atração.
Chegando na Gruta Azul de Capri por mar
Primeiramente, uma informação importante: é possível chegar à Gruta Azul de Capri tanto por mar quanto terra. Por mar, barcos para grupos ou em tours particulares levam até a gruta. Ao chegar no local, é preciso trocar de embarcação: do seu barco para os barcos a remo de 4 lugares que ingressam na gruta. Fiz a visita por mar no passeio de barco particular que contei neste post!
No Porto de Capri (Marina Grande) você pode ser informar sobre passeios com bate e volta até a Gruta Azul.
+ Passeio de Barco em Capri de 2 horas com parada na Gruta Azul a partir de 17 Euros
+ Todos os tours em Capri para comprar online com antecedência
+ De Nápoles: Excursão de 1 Dia à Ilha de Capri e Gruta Azul
Chegando na Gruta Azul por terra
Por terra, uma escadaria ao lado do sofisticado restaurante Il Riccio leva até o mar e à gruta. É na própria escadaria que se forma a fila para que os pequenos barcos a remo busquem os turistas para entrar na gruta. O valor é o mesmo de quem chega de barco.
Como chegar:
- De ônibus por terra: a partir de Anacapri ( terminal próximo à praça Vittoria). Se estiver em Capri, pegue um ônibus até Anacapri e depois outro para Gruta Azul.
- De barco compartilhado ou privado a partir da Marina Grande
A minha experiência da Gruta Azul de Capri
Fiz um passeio que amei de barco em Capri (privado). O tour em volta da ilha incluía a parada na Gruta Azul. Aguardei em torno de 30 minutos para entrar na gruta. Dá um certo medinho passar pela “portinha” minúscula da caverna. O marinheiro avisa para todos baixarem a cabeça na hora de passar pela cavidade. Por sinal, os caras têm toda uma estratégia para entrar e sair da gruta (vale a pena observar!).
Verdade seja dita: difícil tirar uma foto que faça jus a beleza da cor dentro da caverna. É muito escuro. Não sei ao certo quanto tempo ficamos lá dentro com nosso marinheiro cantando, além de explicar alguns detalhes sobre a gruta. Talvez, por volta de 5 minutos, um pouco mais.
Na saída, você ainda está sobre o “efeito Gruta Azul” e o seu marinheiro já vai solicitando a gorjeta. No nosso caso, ele inclusive reclamou que demos apenas 10 euros o casal. Queria mais. Talvez, um lado um pouco negro da Gruta Azul. Mas é o preço da fama, certo?
Ao partir, visitamos outras grutas (sem ingresso, gorjeta ou fila) durante o nosso passeio de barco privativo. Tão ou mais bonitas do que a Gruta Azul. Porém, é inegável: quem colhe os louros da fama ao redor da ilha é a Grotta Azzurra ou Blue Grotto.
$ Quanto custa entrar na Gruta Azul de Capri
Por se tratar de um patrimônio cultural, uma empresa controla toda a entrada e saída da gruta. Afinal, apenas pequenos barcos a remo passam pelo minúsculo “portal”. Paga-se 14 euros por pessoa para entrar na gruta em um desses barquinhos. Posteriormente, paga-se mais a gorjeta ao marinheiro (em torno de 5 a 10 por pessoa!). Importante: aceitam apenas dinheiro !
Onde ficar em Capri, dica de hotel
Nós nos hospedamos em um hotel 3 estrelas muito bem localizado no centrinho de Capri, o Villa Helios – recomendo! Consulte também o Bed and Breakfast Casa Costanza e o charmoso Hotel Flora. Para quem procura mais conforto ou hotel de luxo em Capri, indico: Hotel La Minerva, Capri Tiberio Palace, Hotel Syrene, Hotel Quisiana, Hotel Punta Tragara
Para quem prefere dormir perto da praia, olhe opções como: Villa Marina, Relais Maresca e J.K Place
Veja todas as dicas de Capri e Costa Amalfitana no Café Viagem
Onde ficar em Capri : nossa dica de hotel
Passeio de barco ao redor da ilha de Capri
O que fazer em Capri: principais atrações
Praias em Capri : principais Beach Clubs e praias públicas
Planejando a viagem para Costa Amalfitana : Positano, Amalfi, Ravello, Praiano
+ ROTEIRO ROMÂNTICO: Capri, Costa Amalfitana, Matera e Puglia
+ ROTEIRO 2 Dias em Nápoles
SAIBA MAIS
GRUTA AZUL – GROTTA AZZURRA
Famoso ponto turístico da Ilha de Capri na Itália
Visitas durante todo o ano, inclusive aos domingos – mas sujeitas as condições meteorológicas!
Informações na Marina Grande (Porto de Capri) – Laser Capri (Píer 21) e Motoscafisti (Píer 0)
Infos: (+39) 081 8375646
PLANEJE SUA VIAGEM PARA CAPRI
RESERVE SEU HOTEL EM CAPRI: até 50% de desconto e a facilidade do cancelamento gratuito no BOOKING.COM
CHIP INTERNACIONAL COM INTERNET LIVRE: VIAJE CONECTADO
SEGUROS PROMO: faça aqui a sua cotação com principais empresas de seguro
CARRO: Alugue carro na Itália. Neste link encontramos a melhor cotação!
+ DICAS DA ITÁLIA NO CAFÉ VIAGEM
+ ROTEIRO ROMÂNTICO: Capri, Costa Amalfitana, Matera e Puglia
LIGURIA: roteiro Ligúria para viagem romântica na Itália – o post índice
CINQUE TERRE: Roteiro Cinque Terre na Itália – 2 dias românticos
EMILIA ROMAGNA: O melhor de Emilia Romagna na Itália – post índice com todas as nossas dicas
Roteiro 1 dia em Parma na Itália
O que fazer em Bologna na Itália
Principais atrações de Modena – roteiro 1 dia
Pilotando uma Ferrari no Autódromo de Modena
Todos os Posts da Itália no Café Viagem
Para ficar por dentro de todas as novidades do Café Viagem, siga nosso Instagram: @cafeviagem
Oi, sou a Alexandra Aranovich
Autora do blog Café Viagem, criadora de conteúdo e sommelier. Degusto a vida entre vinhos, viagens e café da manhã. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo. Como posso te ajudar a degustar teu sonho?