Puxe uma cadeira, pegue um café e viaje com a gente!
 

Namorando em Matera na Itália: uma viagem no tempo

Matera na Itália: viagem no tempo em poucas horas na cidade dos Sassi

Matera na Itália, conhecida por ser a cidade dos Sassi, entrou no nosso roteiro romântico por estar no caminho da nossa viagem de carro entre a Costa Amalfitana e a Puglia (costa a costa). E que surpresa. Foram poucas horas, porém emocionantes neste destino que merecia mais tempo. Mas viagens são assim, certo? Nem sempre temos tempo disponível para fazer tudo que queremos. Por vezes, é possível apenas degustar. E foi o que fizemos com todo o prazer. Uma pequena degustação de uma das mais fascinantes cidades da Itália, situada na Basilicata.

Matera na Italia dicas

Matera, cidade cinematográfica e de 007

Se ainda não ouviu, prepare-se para ouvir falar muito de Matera na Itália, cidade cinematográfica e histórica. Tanto que serviu de locação para o novo filme de 007 Sem Tempo para Morrer (No Time to Die) da série James Bond que entra em cartaz nos cinemas no final de 2021. Por coincidência, eu e meu marido estavámos por lá quando estavam filmando uma grande cena de perseguição de 007 em uma motocicleta em meio a cidade dos Sassi. Hoje me dou conta que é por isso que achei a cidade tão vazia por dentro. Concluo que algumas ruelas estavam fechadas para o tráfego de pedestres por conta das gravações .

Matera na Italia dicas

Matera durante as gravações de 007 Sem Tempo para Morrer

Alguns Filmes rodados em Matera na Itália:

Paixão de Cristo (2004)
Ben-Hur (2016)
James Bond, Sem Tempo Para Morrer (2021)

Matera, Patrimônio da Humanidade pela Unesco

Mas é claro que Matera é muito, muito mais do que cenário de filmes. Primeiramente, Matera foi nomeada a Capital da Cultura na Europa em 2019. Uma das poucas cidades do mundo que foi habitada continuamente desde a pré história. A cidade dos Sassi é considerada uma das mais antigas do mundo, declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 1993

→ Procurando Hotel em Matera? Pesquise aqui hotéis na região do centro histórico

Matera na Italia dicas

Há vários mirantes com vista linda do centro de Matera

E o significa a cidade dos Sassi? 

A palavra Sassi significa “distritos rochosos habitados”, usados ​​desde a Idade Média para indicar os dois distritos (Sasso Caveoso e Sasso Barisano) que se ergueram em torno da cidade antiga original de Matera, a Civita.

Ou seja, Matera é famosa por suas cavernas esculpidas na encosta da montanha onde está o centro histórico (daí o nome, Sassi). Aliás, é possível se hospedar em um hotel caverna e curtir a incrível paisagem deste Patrimônio Mundial da Unesco que muda de cores conforme a luz do dia ou até da noite.

Cidade esculpida em cavernas e pedras

O Sassi foi definido como “uma das paisagens mais únicas da Europa”, originários do período pré-histórico e são suspeitos de estar entre os primeiros assentamentos humanos na Itália. Matera foi abandonada e negligenciada por muitos anos e até considerada uma vergonha da Itália (não dá para imaginar, não é?). Foi após ser declarada Patrimônio da Humanidade pela Unesco em 93 que Matera começou a renascer.

Matera na Itália é apontada como a terceira cidade mais antiga do mundo, depois de Aleppo e Jericho. 

Matera na Italia dicas

Onde fica Matera na Itália e como chegar

Em termos de localização, Matera está situada no Sul da Itália, na divisa entre Puglia e a Basilicata. Só a sua beleza histórica já é motivo suficiente para visitar a Basilicata. Habitada desde a antiguidade, tem casas esculpidas em pedras. As ruas são estreitas, casas empilhadas umas nas outras, imagens que parecem literalmente terem saído do passado ou de um filme de época. As fachadas das casas são de alvenaria enquanto seus interiores são escavados em rochas. 

Da Costa Amalfitana a Matera

Da Costa Amalfitana, foram 220 km dirigindo até Matera na Basilicata (veja aqui o nosso  Roteiro Sul da Itália). Colocamos no GPS “centro histórico de Matera” e estacionamos o carro bem próximo à Piazza Vittorio Veneto, a principal praça da cidade. Foi lá que achamos o centro de informações turísticas oficial de Matera ( Piazza Vittorio Veneto, 39) e pegamos mapas e informações para visitar Matera em poucas horas.

Matera na Itália dicas

Piazza Vittorio Veneto de Matera onde está o centro de informações ao turista

Namorando em Matera na Itália em poucas horas

Foram mais de 3 horas caminhando pelas ruelas de Matera, chocados com tanta beleza. Matera respira cultura. Tem Duomo, igrejas, museus, parques. No entanto, quem tem pouco tempo para visitar a cidade, como nós, o ideal é mesmo caminhar apenas pelo centro histórico e se sentir dentro de um livro de história.

Duomo de Matera, caminhadas e sorvete

Visitamos o Duomo ( construído em 1268-70), arredores da Piazza de Duomo e alguns “view points” que estavam sinalizados no mapa.

Duomo Matera

Também percorremos ruelas, tiramos fotos e finalizamos com um sorvete maravilhoso ao lado onde estacionamos o carro: Pasthello Gelato (Via Don Giovanni Minzoni, 9). Poucas horas bastaram para se apaixonar por Matera! Se puder, durma pelo menos uma noite por lá. Nos arrependemos, mas infelizmente já tínhamos reserva no nosso hotel em Puglia. 

De Matera, foram menos de uma hora e meia dirigindo até a Puglia no nosso hotel perto de Alberobello, outra cidade imperdível da Itália, conhecida por outra arquitetura, os Truli.

Veja aqui o nosso roteiro romântico na Puglia 5 dias!

→Tours e ingressos em Matera: Pesquise aqui pacotes e tours em Matera

Gastronomia e Vinhos da Basilicata

A cozinha de Matera tem muito em comum com sua vizinha, a região da Puglia. Você encontra muito nos restaurantes o orecchiette (massa artesanal em forma de orelha). Os queijos típicos são: ricota, queijo de ovelha e burrata.

Já no quesito vinhos da Basilicata, o mais famoso é o da uva Aglianico, que leva a denominação DOC Aglianico del Vulture  – tinto encorpado e tânicos considerado o Barolo do Sul da Itália. Entretanto, a Basilicata possui outros 3 outros vinhos com DOC (Denominação de Origem Controlada): o vinho “Terre dell’Alta Val d’Agri”,o “DOC Matera”, que leva o nome da cidade de Sassi, e “Grattino di Roccanova”, em homenagem às antigas cavernas onde o vinho é tradicionalmente envelhecido.

Saiba que a viticultura na região da Basilicata tem tradição antiga, trazida pelas colônias gregas. Não deixe de provar o vinho branco da uva Fiano

Gostou da matéria de Matera na Itália? 

Caso este post do Café Viagem tenha ajudado você de alguma maneira, não deixe de retribuir fazendo suas reservas pelos nossos links. Você não paga nada mais e ainda contribui para o blog pagar as contas e seguir produzindo conteúdo bom e que inspira as suas viagens.

ORGANIZE SUA VIAGEM PARA ITÁLIA

—– PESQUISE AQUI HOTEL EM MATERA COM ATÉ 50% OFF NO BOOKING.COM

—– FAÇA AQUI COTAÇÃO DE MELHOR TARIFA ALUGUEL DE CARRO NA ITÁLIA

—– BUSQUE AQUI PASSAGENS AÉREAS em promoção para Itália

—–  COTAÇÃO SEGURO VIAGEM: não viaje para fora do país sem um bom seguro

—–  TOURS, TRANSFER E INGRESSO EM MATERA: PESQUISE AQUI

—– CUPOM DESCONTO AIRBNB – ganhe um crédito de R$ 300 para usar na sua primeira reserva

—–  PERGUNTE: tem dúvidas deste roteiro de Matera ou da Itália? Escreva nos comentários !

SAIBA MAIS

 

MATERA  CIDADE DOS SASSI
BASILICATA ITALIA

Info Matera – Informazioni turistiche Matera, Piazza Vittorio Veneto, 39
Todos os dias entre 9h e 20h. | Email info@infosassidimatera.com
Site : www.infosassidimatera.com | www.basilicataturistica.it

 

+ Dicas Roteiros Sul da Itália no Café Viagem


+ ROTEIRO ROMÂNTICO:


Capri, Costa Amalfitana, Matera e Puglia


Vinhos da Puglia e Campânia para provar na viagem


+ CAPRI:

Passeio de barco ao redor da ilha de Capri

Tudo sobre a visita a GRUTA AZUL

O que fazer em Capri – principais atrações

Praias em Capri – principais Beach Clubs e praias públicas

Dica de hotel em Capri bem localizado


+ COSTA AMALFITANA


Tudo para planejar a viagem dos sonhos pela Costa Amalfitana

Hotel Casa Angelina, a Costa Amalfitana de camarote

+ NÁPOLES:

onde provar la vera pizza napolitana


+ PUGLIA:

Onde ficar na Puglia Itália: dicas de hotéis

Roteiro Puglia 5 dias: como chegar, o que fazer

Vinhos da Puglia 

Dica de hotel romântico na Puglia em masseria

Alberobello, a cidade dos trulli na Puglia

 

PIN SAVE

PARA SALVAR NA SUA PASTA DE VIAGENS DO PINTERESTMatera Italia

Compartilhar este Post
Escrito por

Muito prazer, sou Alexandra Aranovich, autora do Café Viagem - blog para quem acorda sonhando com a próxima viagem. Sou publicitária e sommelier pela ABS-RS. Acima de tudo, turista apaixonada por café da manhã, vinhos e experiências gastronômicas. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo.

Sem Comentários

DEIXE SEU COMENTÁRIO