Dicas de Modena, Itália – roteiro de um dia especial

As dicas de Modena na Itália deste post foram feitas com todo o carinho. Adorei a cidade. É tranquila e belíssima. Histórica e universitária, próxima das belas montanhas dos Apeninos. Está localizada na região de Emilia Romagna, a apenas 140 km de distância de Florença e a 60 km de Bologna. É a cidade natal do tenor Luciano Pavarotti e do responsável pela máquina que atrai grandes paixões masculinas, Enzo Ferrari. Há inclusive um museu da Ferrari na casa onde Enzo nasceu (museocasaenzoferrari.it). Além dos motores e da música, Modena é conhecida pela boa mesa (o Osteria Francescana está entre os primeiros melhores restaurantes do mundo de 2013)  e pela produção dos inigualáveis acetos balsamicos.

Sua Catedral (Duomo di Modena), a Torre Civica (Torre della Ghirlandina ) e Piazza Grande são consideradas Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCOVale a pena pegar um bom guia local (ou boas dicas pela blogosfera) e mergulhar nas belezas de Modena. Abaixo, segue o roteiro de atrações que fizemos por lá durante um dia.

DICAS DE MODENA NA ITÁLIA – o nosso roteiro

Modena Roteiro

 

1. AUTÓDROMO DI MODENA

Dirigimos de Bologna até Modena pela manhã cedo. Nossa primeira parada foi no Autódromo di Modena. O local oferece  uma superpista de testes da Ferrari onde qualquer pessoa pode sentir a adrenalina da paixão italiana por motos e carros pisando firme no acelerador. Fomos convidados pelo projeto Blog Ville para fazer um teste na Ferrari F430 que faz  de 0 a 100 km/h em apenas 4 segundos. Sensacional. O valor da experiência de cinco voltas na pista com lanches sai entre 400 a 650 euros. Uma experiência (e preço) para quem é realmente apaixonado por carros e velocidade.
Strada Promposiana, 255/A
41123 www.autodromodimodena.it

Autódromo di Modena

 

2. ACETAIA PEDRONI E OSTERIA DI RUBBIARA

Após a volta de Ferrari, seguimos de carro até uma das mais antigas e tradicionais marcas de Aceto Balsamico de Modena, a Pedroni. Fizemos o tour pela produção e almoçamos na famosa Osteria di Rubbiara, propriedade da mesma família. Durante o almoço (por sinal, imperdível!), é possível fazer degustação dos acetos balsamicos. Certamente, um programa ideal para quem está  viajando de carro, pois o local é afastado do centro de Modena. Vale muito a pena almoçar por lá.
—> Leia os detalhes da nossa visita neste post : www.cafeviagem.com/acetaia-pedroni-e-osteria-di-rubbiara.
Via Risaia 2 | Rubbiara di Nonantola
Modena | Tel.: 0039 (0)59 549019 
wwwacetaiapedroni.it

banquete da Osteria di Rubbiara

banquete da Osteria di Rubbiara

 

3. PIAZZA ROMA

Saímos do almoço e fomos conhecer a cidade. A Pizza Roma foi o ponto de partida do nosso percurso a pé pelo centro de Modena com uma guia local. Quem quiser, pode pegar uma bicicleta por lá para visitar a cidade. As chaves das magrelas estão a disposição no centro de informações turísticas de Modena. Um ponto de destaque dessa área é a Academia Militar (Palazzo Ducale Modena) .
Piazza Roma, 15.
turismo.comune.modena.it

Piazza de Roma Modena

Bicicletas na Piazza de Roma

Bicicletas na Piazza de Roma

 

4. TEATRO COMUNALE LUCIANO PAVAROTTI

Da Piazza de Roma, caminhamos até o Teatro Comunale Luciano Pavarotti. Infelizmente, só passamos em frente. Queria muito ter a honra de ver um espetáculo de balé, ópera ou concerto por lá. Fica para a próxima. Dica para a caminhada: vá pela Via Carlo Goldoni e escute a música pelas janelas dos prédios (estudantes treinando, lindo)!! Curiosidades sobre o ex-morador ilustre de Modena, o tenor Pavarotti : seus pais eram donos de uma padaria na cidade onde ele começou a trabalhar aos quatro anos de idade. Na casa onde Pavarotti viveu, existe, hoje, um restaurante onde os garçons cantam, o Europa’92.
Veja mais detalhes aqui e aqui. Via del Teatro. Tel.: +39 (059) 203-3010. www.teatrocomunalemodena.it

Teatro Comunale Luciano Pavarotti

 

5. VIA EMILIA 

Após o Teatro Comunale, percorremos a Via Emilia, uma rua chique com cafés e lojas. É o ponto para compras e souvenirs

.
Modena + (10)

 

6. PIAZZA GRANDE   

Da Via Emilia, fomos até o ponto mais famoso de Modena, a Piazza Grande. Nessa área, é possível sentir a atmosfera medieval da cidade através da sua arquitetura. Pontos turísticos que precisam ser visitados e/ou admirados com calma nessa área: o Duomo (catedral romanesca do século 12 duomodimodena.it) e a majestosa Torre Cívica (Ghirlandina). Ao redor do Duomo, há boas lojas e cafés. Aproveite, sente e respire fundo o astral indescritível da Piazza considerada tesouro cultural pela UNESCO. Terremotos andaram abalando a região, mas as estruturas parecem seguir firmes.

Modena + (20)

Modena + (17)

Duomo Di Modena

7. PIAZZA MAZZINI

Hora de voltar caminhando ao ponto inicial: a Piazza Roma. Mas vale a pena voltar passando pela Piazza Mazzini, linda. As belas bicicletas vão e vem e, mesmo com a chuva que começava a pingar, tudo era belo. A região é local de um gueto judeu.Piazza Modena

 

8. APERITIO NA CAFETERIA GIUSTI

A Salumeria histórica da cidade está localizada na Piazza de Roma (ponto onde iniciamos e finalizamos o percurso). Ao fim da tarde, aproveitamos para fazer uma “boquinha” por lá na hora do happy hour italiano, o “aperitivo”.
—> Veja detalhes neste post do blog : www.cafeviagem.com/aperitivo-em-modena-na-caffeteria-giusti/
Giusti
 Caffeteria e Salumeria.
Via Luigi Carlo Farini, 71. 

Modena apertivo (11)

 

OUTROS LUGARES PARA INCLUIR NO ROTEIRO MODENA ITÁLIA: 

Museu Casa Enzo Ferrari

Via Paolo Ferrari, 85. www.museocasaenzoferrari.it Ingresso é 13 euros

Osteria Francescana

Via Stella, 22. www.osteriafrancescana.it Restaurante de Massimo Bottura, considerado um dos melhores do mundo.

Europa’92

Restaurante na casa onde viveu Pavarotti. Garçons fazem show de canto por lá. www.ristoranteeuropa92.it

Modena Itália

 

 

SAIBA MAIS

 

Mais informações sobre MODENA em:
www.provincia.modena.it


ÍNDICE DE POSTAGENS DO BLOG SOBRE EMÍLIA ROMAGNA , CONFIRA AQUI!

GOSTOU DO ROTEIRO?

Se achou o roteiro útil, uma forma de retribuir é escrevendo na caixa de comentários abaixo. Outra maneira, é fazendo suas reservas através dos nossos links sem pagar nada a mais por isso (ganhamos uma pequena comissão através deles). É um jeito de agradecer e motivar o Café Viagem a seguir dando boas dicas por aqui . Um BEIJO E OBRIGADA!

PLANEJE A SUA VIAGEM:


OFERTAS DE HOTÉIS EM MODENA NO BOOKING.COM

Chip celular na Europa (internet livre)
Seguro Viagem (cotação com principais empresas de seguro
Aluguel de carro 

 

Special thanks to the tourism board of Emilia Romagna
for inviting Café Viagem to the Blog Ville project.

O Café Viagem foi um dos blogs brasileiros convidados pelo Turismo de Emilia Romagna para conhecer essa região da Itália em maio/2013 representando a RBBV (Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem). Independente do convite  – que proporcionou  a hospedagem em Bolonha e alguns passeios na região – , as opiniões são todas bem pessoais.

Cafe Viagem Instagram

 

Vinícola Larentis balanço

Oi, sou a Alexandra Aranovich

Autora do blog Café Viagem, creator e sommelier. Degusto a vida entre vinhos, viagens e café da manhã. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo. Como posso te ajudar a degustar teu sonho?

Saiba mais sobre mim »

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Comentários:
Christine Maria disse:

Boa noite,
Vou fazer um bate volta com meu marido de mestre para Maranelo para ir no museu da Ferrari, estou na dúvida se vou de trem(pois pelo que pesquisei tenho que ir por mestre-bolonha-modena, pegando transfer para maranelo)ou se alugo um carro .gostaria da sua opinião, a estrada é tranquila?é facil de chegar de carro?
Agradeço desde já por sua ajuda

Oi Christiane

Acho que não vou conseguir ajudar. Fomos num grupo de motorista em uma espécie de van. Mas a estrada de Bologna a Modena foi tranquila pelo que senti como passageira, sem complicações.

Abraços grandes
Alexandra
http://www.cafeviagem.com

Esther Kerr disse:

Nunca dá pra ver tudo, né? Minha dúvida é se fico em Modena ou Parma (um dia inteiro) depois de conhecer no dia anterior o Museu em Maranello. Estarei vindo de Siena e depois sigo pra Milão.
Obrigada.

Olá Esther

Resposta difícil. Gostei tanto de Parma quanto de Modena.
Parma é mais elegante, sofisticada. Ideal para andar de bike, a pé.
Modena tem os carros, a boa gastronomia, a música (cidade de Pavaroti).
Em qualquer uma das duas vc fará um ótimo passeio.
Bjs
Alexandra
http://www.cafeviagem.com

Carmen Rajzman disse:

Cara Alexandra, há muito acompanho seu blog que me encanta pela qualidade estética e conteúdo das informações. Adorei sua leitura sobre Modena, cidade onde tenho amigos queridos e cujos encantos são fielmente descritos por você. Continuarei te acompanhando. Até mais e obrigada.

Carmem,
Quanta gentileza no teu comentário, muito obrigada. É sempre bem-vinda por aqui.
Um grande abraço
Alexandra
Café Viagem

Edna Rosa disse:

Olá Alexandra! Por favor, preciso da sua ajuda. Em novembro vou a Itália para conhecer Milao e a região da Emília Romagna. Quero conhecer Bolonha, Parma e Modena. Quantos dias você me sugere para cada cidade? Em qual cidade devo gastar mais tempo? No aguardo, obrigada! Edna

Olá Edna,
Tudo bem? Sugiro 1 dia em Parma, 1 dia em Modena, talvez dois em Bolonha. Mas depende do que você quer ver, se quiser se aprofundar na parte gastronômica (queijos, aceto, por exemplo) pode fazer uma viagem mais slowtravel.

Será que ajudei?
O índice de postagem de emila romagna está em …
https://cafeviagem.com/turismo-em-emilia-romagna-dicas/

Beijos
Alexandra do Café Viagem

SADOM MARVIO POLETTO disse:

espetacular a reportagem e roteiro para uma visita em modena. Com esta materia rica dos pontos de modena nos da uma felicidade e uma vontade de seguir o que nesta rica reportagem que fizeste pra todos nos. Agradecemos muito e com un gran abrascio

Muito obrigada Sadom, espero que aproveitem muito.
Abraços
Alexandra do Café Viagem

Eduardo disse:

Estou achando bem bacana toda informação aqui, mas uma critica construtiva seria deixar os preços de cada passeio pra gente saber se cabe no bolso ou nao…já sei que o vinho de 150 euros nao vai caber kkkk

Oi Eduardo

Tudo bem? Concordo que vinho de 150 euros não rola mesmo!
Sobre preços, alguns estão no post. Mas realmente estou tentando colocar sempre nos posts mais atuais. Também acho bom pra conseguir planejear a viagem.
Grande abraço
Alexandra do Café Viagem

Mary Jane P M Silva disse:

Bom dia! Estava aqui lendo seu roteiro e voltando no tempo! Muito legal suas dicas e concordo com o Eduardo, dicas de valores ajuda bastante. Bjks

Regina disse:

Bom dia. Encerraremos nosso roteiro em Roma. Ficaremos por conta 4 dias. Queremos ir pra Parma Modena e Bologna. Qual cidade vc sugere pra ficarmos hospedados. E dali conhecer outros lugares próximos.

Regina disse:

No período que estaremos em set os hotéis em Bologna estão lotados. Qual cidade vc sugere pra ficarmos Modena ou Parma e dali conhecer outros lugares como bologna

Oi Regina

Tudo bem? Tanto Modena quanto Parma são excelentes cidades para se hospedar e conhecer Bologna ou arredores.
Grande abraço
Alexandra do Café Viagem

Olá. Sua postagem me serviu de inspiração para criar um par de alianças. Gostaria que soubesse. Parabéns pelo trabalho.

Oi Leandro. AMEIIII. Tem como enviar foto para [email protected] ? Ia adorar colocar neste post
abraços e felicidades

Sim claro. Desculpe a demora, enviamos agora para o e-mail que vc informou. O TRABAlho de criação de um designer exige estudo e um material bem completo. Seu post me deu um excelente suporte. Parabéns

Oi Leandro
Tudo bem. Eu adooooreiiiiii sua aliança, parabéns. Seu trabalho é lindo.
E fiquei honrada em ter um post que serviu de inspiração
Abs
Alexandra do Café Viagem

loyane disse:

Ola!!
gostaria de saber como ir de trem de veneza para Modena e depois de Modena para florenca.
ameii as dicas e vou tentar fazer reserve na Osteria francescana

Olá Loyane

Tudo bem? Na verdade é tranquilo. Nas estações de trem você terá as informações necessárias. Os trens, principalmente de Bologna, são diários para os principais destinos.
Abraços e boa viagem
Alexandra do Café Viagem

VINICIUS nunes disse:

olá!

Parabéns pela escrita, muito legal e completa!

uMA DÚVIDA QUE ESTOU TENDO, IREI VIAJAR DE CARRO PARA A REGIÃO E FICAREI DOIS DIAS, DEVO ME HOSPEDAR EM MÓDENA OU BOLOGNA? QUAL DAS CIDADES É MELHOR PARA QUEM ESTÁ DE CARRO? IREI A MARANELLO E SANT’AGATA DURANTE O PRIMEIRO DIA E NO OUTRO FICAREI NA CIDADE.

OBRIGADO!!

vinicius nunes disse:

OLÁ, tudo bem alexandra?

PARABÉNS PELA ESCRITA, MUITO LEGAL E COMPLETA!

UMA DÚVIDA QUE ESTOU TENDO, IREI VIAJAR DE CARRO PARA A REGIÃO E FICAREI DOIS DIAS, DEVO ME HOSPEDAR EM MÓDENA OU BOLOGNA? QUAL DAS CIDADES É MELHOR PARA QUEM ESTÁ DE CARRO? IREI A MARANELLO E SANT’AGATA DURANTE O PRIMEIRO DIA E NO OUTRO FICAREI NA CIDADE.

OBRIGADO!!

Oi Vinicius

Tudo bem? Eu não estava de carro nessa viagem, fiz quase tudo de trem. Mas acredito que Modena é mais fácil de chegar de carro.
A ideia é um dia em Modena e outro em Bologna?
Abs
Alexandra

Uau, que show e que presente.
Abs
Alexandra do Café Viagem

Cristina disse:

Adorei o post. Uma pergunta: da para morar em Modena e ir todo dia para Bologna fazer curso de italiano, por exemplo?

Olha Cristina, eu achei perto de trem. Mas tua pergunta seria melhor fazer para quem vive lá. Não consigo te responder

abs
Alexandra