Roteiro Puglia Italia

Roteiro Puglia Itália: 5 dias de praias e vilarejos históricos

Inicialmente, quando começamos a incluir a Puglia (Apúlia em português) em nosso roteiro romântico de 12 dias pelo Sul da Itália fomos avisados por amigos de que seria pouco tempo para conhecer o destino. Ainda mais incluindo a Costa Amalfitana na mesma viagem. No entanto, fomos teimosos e decidimos que arriscariamos mesmo assim. Deu certo! Porém, claro que acabamos conhecendo apenas uma parte da região da Puglia, mais precisamente a da costa do mar Adriático e a de alguns vilarejos históricos com suas típicas fazendas (masserias) e trulli (construção típica da região com telhados em cone).

Roteiro Puglia Itália: 5 dias de belas praias e vilarejos históricos

Roteiro Puglia

A seguir, nosso Roteiro Puglia na Itália de 5 dias…

Planejando a viagem: Alberobello, Locorotondo, Ostuni,  Monopoli, Polignano a Mare e Bari

Cidades do nosso Roteiro Puglia em 5 dias

De qualquer forma, nosso roteiro Puglia foi perfeito e na medida da nossa expectativa. Visitamos em 5 dias os vilarejos de Alberobello, Locorotondo, Ostuni,  Monopoli, Polignano a Mare e Bari. De quebra, ainda deu tempo para dar uma volta de 3 horas na Capital da Puglia, Bari. Todas essas cidades são muito próximas de carro. Aliás, é importante comentar que vilarejos como Alberobello, Ostuni e Locorotondo podem ser visitados em apenas um turno cada, por isso a facilidade de fazer duas cidades na Puglia em apenas um dia.

Roteiro Puglia Italia 5 dias
nos apaixonamos por Monopoli na Puglia
Alberobello
Visitando Alberobello na Puglia – a cidade patrimônio da humanidade da UNESCO com casas brancas e os telhados cônicos (trulli)

Localização: onde fica a Puglia na Itália

Primeiramente, vale destacar algumas curiosidades sobre o destino. No mapa da Itália, a Puglia está situada no calcanhar (ou salto) da bota, bem ao sul. Uma região com terrenos mais planos e pouco montanhosa.

Roteiro Puglia: o que fazer

Apesar da Puglia ser apontada como uma das regiões mais pobres da Itália, é também considerada rica no quesito vilarejos charmosos e brancos. Nos encantamos com seus trulli (construção típica da região com telhados em cone), belas praias e sua incrível gastronomia. Parte da costa é banhada pelo Mar Adriático (região que visitamos) e a outra parte, pelo mar Jônico. Afora a culinária, os vinhos também são um capítulo à parte na Puglia.

Locorotondo
Vilarejos históricos da Puglia, Locorotondo

Praias da Puglia Itália: mais tranquilas e sem badalação

Nem só de beleza natural e excelente gastronomia vive o turismo da Puglia. Um dos motivos que atraem turistas ao destino são os preços bem mais em conta do que da costa oposta do país, a Costa Amalfitana e Capri. Os restaurantes da Puglia, por exemplo, são metade do valor dos estabelecimentos da Costa Amalfitana. Outro fator que atrai os turistas é a tranquilidade das praias da Puglia com bem menos gente e ausência de vários Beach Clubs concorridos como acontece em Capri e Costa Amalfitana.

Roteiro Puglia Italia
Praia bem deserta e pública de San Vito perto de Polignano a Mare

Nosso Roteiro Puglia Itália 5 dias resumido

1 – Costa Amalfitana rumo a Matera de carro e chegada na Puglia no fim do dia com jantar em Martina Franca (Hotel Corticella Bed & Breakfast )

2 –  Visita a Alberobello e Ostuni (troca para Hotel Nina Trulli Resort )

3 –  Visita Locorotondo e Monopoli (troca para Hotel Palazzo Bregante / que não está funcionando no momento, recomedamos o Albergo Difusso )

4 – Monopoli e Polignano a Mare (Hotel Palazzo Bregante – infelizmente esta acomodação não está mais disponível Booking, por isso sugerimos também o Albergo Difusso ou A c-caste !!

5 – Bari – tour pela manhã de bike e, fim de tarde, pegamos voo e trem para Roma  !

Quer ver nosso roteiro romântico dia a dia no Sul da Itália ? Clique neste link!

Gastronomia Puglia: azeite, burrata e vinhos

A Puglia é uma das maiores produtoras de azeite e burrata da Itália. Ou seja, dois produtos imperdíveis para se deliciar todos os dias da sua viagem com um bom vinho da região (veja o post aqui sobre vinhos da Puglia e Campania) considerada a grande produtora do prestigiado vinho da uva Primitivo. Negroamaro, Nero di Troia, Verdeca, Moscato, Malvasia, Bianco d’Alessano, Bombino Bianco/nero e Greco di Tufo são outras castas de bons vinhos da região.

Devido a sua posição geográfica, próxima ao Oriente Médio e Norte da África, a Puglia sofreu a influência de culturas que cruzaram esse mar, principalmente a grega. Aliás, essa região da Itália era conhecida como Magna Grécia. A influência da cultura grega do vinho sobre a Puglia é bem relevante.

Além da burrata, não deixe de provar outros queijos deliciosos e frescos da região, como a stracciatella (amo), caciocavallo, ricotta fresca e scamorza.

Outras iguarias famosas da gastronomia da Puglia são: o biscoito tarallini , as massas frescas –  principalmente a orecchiette – e os incríveis pratos com frutos do mar.

o que comer na Puglia Italia
o que comer na Puglia Italia
produtos típicos da Puglia para se deliciar

ROTEIRO PUGLIA: as 6 regiões turísticas

Em nosso roteiro Puglia de 5 dias, fizemos as regiões de Bari e Costa e Valle D’Itria. Visitamos as cidades de Alberobello, Locorotondo, Ostuni,  Monopoli, Polignano a Mare, Bari e algumas praias no caminho. Se eu pudesse modificar algo no roteiro que fiz e sugerir para vocês, incluiria a região de Salento onde estão as praias mais lindas. Mas neste caso, seriam necessários mais dias de viagem!

A saber: a Puglia está dividida em 6 regiões turísticas. são elas:

1. BARI E A COSTA

Principais cidades: Bari, Polignano a Mare, Monopoli, Capitolo
Região da Capital da Puglia que tem o mais longo calçadão a beira-mar da Itália e de praias com areias entre Bari e Monopoli.

2. VALLE D’ITRIA

Principais cidades: Alberobello, Locorotondo, Ostuni, Martina Franca, Fasano, Egnazia, Cisternino
Região dos trulli, casas antigas brancas com telhados icônicos. E ainda, dos vilarejos medievais brancos, das oliveiras e vinhedos e das masserias (fazendas antigas que hoje se transformaram em hotéis de luxo). Alberobello é patrimônio da Unesco com 1400 trulli.

Roteiro Puglia
A bela cidade branca de Ostuni na Puglia – uma de minhas favoritas

3. SALENTO

Principais cidades:  Brindisi, Lecce, Otranto, Gallipoli
Região onde os dois mares se encontram, no extremo sul da Itália, com o mar Jônio a oeste e o mar Adriático a leste. Popularmente, é conhecida como salto da bota. Famosa pelas mais belas praias da Puglia e por seus vinhos das uvas Negroamaro e Primitivo de Manduria. Aliás, a culinária de Salento é rica em sabores para serem acompanhados com o vinho local. Dois pratos típicos são a “tria”, massa caseira preparada com grão de bico e  sobremesas “pasticciotto” e o “spumone”, sorvete caseiro.

Praias para visitar: Torre dell’Orso (esta praia esta ao lado de outra atração famosa, a Grotte della Poesia) e Baía dos Turcos.

4. GARGANO E DAUNIA

Principais cidades: Gargano e Monti Dauni

5. PUGLIA IMPERIALE

Principais cidades: Trani
Castel del Monte é um Patrimônio Mundial da UNESCO: a mansão e fortaleza misteriosa. Essa é a área de castelos, catedrais e arte na Puglia. Atrações: Parque Nacional Alta Murgia, Margherita di Savoia.

6.  MAGNA GRECIA, MURGIA E GRAVINE

Principais cidades: Laterza, Gravina, Taranto
Desfiladeiros, criptas e cavernas, entre vilas antigas e o Mar Jônico. Reino da arqueologia, onde encontram-se as glórias da Magna Grécia e da antiga capital Taranto. Praias de Ginosa e Marina de Castellaneta. Mussarela e burrata são grandes estrelas, 

Como chegar à Puglia na Itália

Bari é a principal porta de entrada por ser a Capital da Puglia, além de receber voos de várias partes da Itália, trens e ônibus. Nós alugamos um carro na Costa Amalfitana neste link (pegamos o veículo em Sorrento e devolvemos o carro no aeroporto de Bari). Dirigimos da Costa Amalfitana até Locorotondo, onde dormimos a primeira noite na Puglia.

O interessante dessa travessia de costa a costa da Itália de carro é visitar a incrível cidade de Matera (no meio do caminho na Basilicata). A saber: cidade com centro histórico nomeado Patrimônio da Humanidade pela Unesco – imperdível!

Roteiro Puglia: Costa Amalfitana à Puglia de carro

Da Costa Amalfitana à Puglia (cidade de Locorotondo) foram em torno de 3h30 de estrada. Dica: a distância de carro fica mais curta se você marcar no GPS (Waze ou Google Maps) o trajeto da Costa Amalfitana até Matera e, depois, de Matera à Puglia – vai por mim! De Matera para Locorotono (onde nos hospedamos a primeira noite), foram em torno de 40 minutos de carro.

Ao meu ver, a Puglia é um destino perfeito para se conhecer alugando um carro. Nós devolvemos o veículo alugado em Bari, última cidade que visitamos. Em Bari, meu marido pegou um voo até Roma para retornar ao Brasil. Já eu, aproveite para esticar mais dois dias em Roma antes de voltar para a casa.

Roteiro Puglia
Bari, a bela Capital da Puglia – ponto de partida para quem chega de avião

Onde ficar na Puglia: dicas de hotéis

Tenho um post bem completo no Café Viagem sobre os 3 tipos de hotéis na Puglia que nos hospedamos. Veja no link abaixo:
Tudo sobre estilos de hospedagem e dicas de hotéis na Puglia Itália

onde ficar na Puglia melhores hotéis
Nossa dica de hotel para namorar na Puglia

-> E vocês, conhecem sul da Itália ? 
Comente, compartilhe seu achado nessa linda região da Itália.

Veja + Dicas da Puglia e Itália no Café Viagem

+ PUGLIA:

Onde ficar na Puglia Itália: dicas de hotéis

Roteiro Puglia 5 dias: como chegar, o que fazer

POLIGNANO A MARE: roteiro na praia do restaurante da gruta

OSTUNI: o que fazer na Cidade Branca da Puglia

LOCOROTONDO: a cidade brancar cercada por vinhedos

Vinhos da Puglia 

ALBEROBELLO, a cidade dos trulli na Puglia

Dica de Hotel romântico na Puglia: Nina Trulli Resort

Vinhos da Puglia e Campânia para provar na viagem


+ MATERA

Namorando em Matera antes de chegar na Puglia

+ TODO ROTEIRO LUA DE MEL SUL DA ITÁLIA :

Capri, Costa Amalfitana, Matera e Puglia – roteiro completo
Tudo para planejar a viagem dos sonhos pela Costa Amalfitana

+ CAPRI:

Passeio de barco ao redor da ilha de Capri
Tudo sobre a visita a GRUTA AZUL
O que fazer em Capri – principais atrações
Praias em Capri – principais Beach Clubs e praias públicas
Dica de hotel em Capri bem localizado

+ COSTA AMALFITANA

Tudo para planejar a viagem dos sonhos pela Costa Amalfitana
Dicas de Positano, um passeio pela praia, restaurantes e centro
+ Hotel Luxo: Casa Angelina, a Costa Amalfitana de camarote
Chez Black – jantar imperdível em Positano

+ NÁPOLES:

Roteiro Nápoles 2 dias
onde provar la vera pizza napolitana

+ ROMA:

Roteiro Roma a pé 2 dias
Trastevere, o bairro animado e gastronômico de Roma
Coliseu: cara a cara com o gigante da história

>>Todos os Posts da Itália no Café Viagem

Vinícola Larentis balanço

Oi, sou a Alexandra Aranovich

Autora do blog Café Viagem, criadora de conteúdo e sommelier. Degusto a vida entre vinhos, viagens e café da manhã. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo. Como posso te ajudar a degustar teu sonho?

Saiba mais sobre mim »

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Comentários:
JEANNE MachADo disse:

Ótimo roteiro e dicas!!!

Obrigada, Jeanne!!
Abraços
Alexandra do Café Viagem

JOSE OLAVO SILVEIRA MARTINS disse:

de brindisi partem navios parA A GRÉCIA!

Musa antonino disse:

Perfeito!! Um dia faço essa viagem!! Sou louca pra conhecer a Itália e esse local que você apresentou é simplesmente lindo!!

Obrigada, também sou louca pela Itália e só penso em voltar
abs
Alexandra do https://cafeviagem.com

ANITA disse:

Ola Alexandra,
Irei para Puglia COM MEU MARIDO em maio, chegando em Brindisi . Ficarei 4 dias ate chegar em Bari. Poderia sugerir em qual cidade me hospedar? ALUGAREI UM CARRO . NECESSITO DE UMA HOSPEDAGEM ONDE HAJA ESTACIONAMENTO TAMBÉM. gRATA.

Olá Anita
Todos hotéis que fiquei em Puglia tinham estacionamento. Ficam no seu caminho até Bari. Gostei de todos. Estão neste post https://cafeviagem.com/onde-ficar-na-puglia-italia
abs e boa viagem
Alexandra do Café Viagem

Loreto figueira disse:

Ola AlexandRa,
Adorei seu roteiro! Eu, meu marido e mais um caSal estamos planejando exatamente 5 dias , visitando as nesmas cidades que voce visitou.
Somente nao queriamos trocar Muito de hotel. Voce acha que poderiamos Ficar em apenas dois hoteis Em cidades mais centrais , de forma A percorrer a Regiao, conhecendo as cidades almejadas? Que cidades seriam mais centrais?

Oi Loreto

Tudo bem? Sim , tranquilo ficar em dois hotéis. E até apenas em um.
Eu gostei muito de ficar em Monopoli, mas o estacioamento por lá era complicado. Em hoteis mais para fora, fica mais tranquilo o descolocamento (entra e sai de carro para visitar outras cidades). Mas a noite é legal estar numa cidade que ofereça boas opções de restaurante. Por isso sugiro quebrar em 2 hotéis. Um que facilite o desclocamento para outras cidades (perto de Alberobello/Ostuni) e outro em Monopoli ou Polignano a Mare.
Ajudou?

Liesbeth disse:

Achei maravilhoso o seu blog, tem tudo !
Quanto em média se gasta numa viagem dessas , incluindo passagem aérea , hospedagem , aluguel de carro e despesas locais com comida e bebida?

Dulceia disse:

Vou fazer um tour, já contratado, pela Sicília de 1 até 10/06/2023. Entretanto chegaremos em Roma no dia 16/05. Gostaria de aproveitar e passar alguns dias na região de Puglia. Somos um casal com 70 anos. Acha possível que consigamos um motorista/guia para fazer um circuito de uns 7 dias conosco ?

Olá Dulceia
Eu acredito que sim, uma agência deve ter contato de algum operador que tenha um guia motorista na Puglia

abs
Alexandra

Maria de Lourdes disse:

Adirei a matéria

Obrigada, Puglia é um destino lindo
abs
Alexandra do https://cafeviagem.com

Sirlene Rosa Rizza disse:

Sem comentários…rsrs..tudo muito lindo

vontade voar pra lá e conhecer tudo e desfrutar de tudo….

selma disse:

gostei

obrigada!! Puglia é linda

Viviane Fontanelli disse:

Boa noite Alexandra! Gostaria de saber se vale a pena fazer um passeio de barco em Polignano a Mare.

Oi Viviane
Infelizmente nao fiz este passeio, mas imagino que deve ser lindo.
abs
Alexandra do Café Viagem

Diana domingues disse:

Estou interessada

Oi Diana
A Puglia é linda! Aproveitem o roteiro
abs
Ale do https://cafeviagem.com

Geraldo Bettin disse:

Tudo bem Alexandra ?
Gostamos muito do seu post .
Você pode sugerir um roteiro de 10 dias na Puglia em junho .
Somos 2 casais com 70anos;pretendemos ficar em 2 hotéis próximos de praia e fazer todo o roteiro de carro.
Nossa viagem começa na Sardenha; depois Sicília ; Toscana. Vamos pegar o carro em Florença e descer para a Puglia .
Obrigado

Olá Geraldo
Posso fazer sim um roteiro personalizado para vocês. Por favor, escreva para [email protected]
Abs
Alexandra

Jane Raquel Marques Quilici disse:

Adoreiiii suas dicas!! Vamos em Setembro para a região de Puglia e Costa Amalfitana, depois um cruzeiro pelas ilhas gregas, passando pela Croácia!!! Sucesso sempre!!!

Ola Jane
Nossa, amei seu roteiro. Perfeito. Grécia e Croácia estão nos meus planos. Ou melhor, sonhos.
Abs
Alexandra do https://cafeviagem.com/

Vanessa disse:

Olá Alexandra!
Gostei muito das dicas sobre a Puglia.
O trajeto de trem de Bari a Roma é muito cansativo ou o trem é confortável?
Abs

Vanessa

Oi Vanessa
Eu achei tranquilo pois foi o final da viagem e eu tava precisando ficar paradinha um pouco. Mas o valor da passagem de avião e do trem não era muito grande. Chegou a ver? Nessa viagem de trem de Bari a Roma perdi em torno de uma tarde.
abs
Alexandra do Café Viagem