Roteiro Roma a pé: sozinha e muito bem acompanhada

Se todos os caminhos levam a Roma, é para lá que fui passar 2 dias sozinha turistando a pé pela capital da Itália. Foi o final da viagem Roteiro Romântico Sul da Itália. Como assim romântico e eu tava sozinha? Bem, como meu marido voltou em um voo de diferente data do meu, ganhei dois dias sozinha para escolher o que fazer na Itália. Escolhi a companhia de Roma. Neste post, conto sobre meu rolê em Roma a pé. Foram dois dias intensos nos principais pontos turísticos. A seguir, minha caminhada intensa do primeiro dia.

Roma a pe roteiro

Roteiro Roma a pé: Pantheon

Roteiro Roma a pé: sozinha e muito bem acompanhada

Vale ressaltar que exagerei na caminhada do primeiro dia. Estava sozinha, sem compromisso, com “sede” de visitar muitos lugares. Para quem não curte ou não pode andar tanto a pé, recomendo este mesmo roteiro a seguir em 2 ou 3 dias. Certo? Dito isso, vamos ao roteiro resumido em Roma a pé em 1 dia sozinha e feliz da vida.

Partida: onde ficar em Roma e transporte

Fiquei hospedada em um hotel próximo a Estação Central de Trem de Roma (ROMA TERMINI). Mesmo local onde partem também vários ônibus e o metrô para diferentes regiões de Roma. Você pode comprar os bilhetes para o transporte ou trem na própria estação. Apesar da facilidade, a localização de hospedagem nos arredores da estação não é nada charmosa. Se eu voltasse a Roma, tentaria me hospedar perto da Via del Condotti ou no Trastevere

»Não deixe de pesquisar melhores hotéis em Roma no Booking.com antes de planejar
a sua viagem e conseguir boas tarifas com possiblidade de cancelamento gratuito!

Início Roteiro Roma a Pé: Coliseu ou Piazza di Venezia

Acordei bem cedo, ansiosa para passear por Roma (7h da manhã). Fui caminhando do meu hotel até o Coliseu. Foi a minha primeira visita deste dia. Não recomendo esta caminhada pois gastei energia a toa. Poupe as pernas para o restante do roteiro onde estão as principais atrações de Roma. Ou seja, inicie o roteiro no Coliseu caso ainda não conheça. Mas vá até lá bem cedo de trem, transporte por aplicativo ou ônibus.

Fórum Romano

Agora, se você já conhece o Coliseu e Fórum Romano – ou pode deixar a visita para outro dia – , inicie a caminhada pela Piazza Venezia. 

DICA ESSENCIAL PARA ANDAR A PÉ EM ROMA

Para andar com segurança e sozinha por Roma eu usei muito o GPS/Google Maps do meu celular. Por isso, recomendo formente comprar um chip de internet livre para dar este rolê em Roma ou qualquer lugar da Europa. Eu usei este chip de internet livre que comprei no Brasil dias antes da viagem.

 

Roteiro Roma a pé em 1 dia: principais atrações

OBS: este roteiro tem caminhada bem intensa. Por isso, se tiver mais tempo faça em 2 dias

  • Coliseu+ Fórum Romano e Palatino (ingresso do Coliseu inclui também o Fórum)
  • Piazza Venezia 
  • Caminhada pela Via del Corso em direção a Piazza Popolo, percorrendo ruas paralelas no caminho
  • Pantheon + Piazza Navona
  • Fontana Di Trevi +  Via dei Condotti (rua das grifes em Roma)
  • Via Della Croce 
  • Piazza Di Spagna
  • Piazza Popolo
  • Terraço + Parque Villa Borghese

OBS:  Como estava quente, era verão, não quis fazer museus. Aproveitei o dia lindo para bater perna por Roma. Durante este percurso, afora as praças principais de Roma e lojas, entrei em muitas igrejas.

 

ROTEIRO ROMA A PÉ:  PARTE 1


Principais Pontos visitados pela manhã até 13h:
Coliseu, Fórum Romano e Palatino, Piazza Venezia, Fontana di Trevi (possibilidade de fazer também Pantheon e Piazza Navona)

1. COLISEU, PIAZZA VENEZIA E VIA DEL CORSO

Do Coliseu, fui caminhando até a PIAZZA VENEZIA, em direção a VIA DEL CORSO.  É nesta praça grandiosa que está situado o monumento a Vittorio Emanuelle – ícone da unificação da Itália. Ao lado da praça, iniciei a caminhada pela Via del Corso, extensa rua do Centro de Roma onde estão situadas as principais lojas, comércio e gelaterias. A via liga as praças: Piazza Venezia a Piazza del Popolo. Caminhando pela Via del Corso e ruas laterais você vai visitar muitos pontos turísticos de Roma, lojas, praças, igrejas, museus e restaurantes. E foi o que fiz e recomendo fortemente.

Pernas pra que te quero!!  Ah, e prepare-se: vai dar vontade de entrar em todos os lugares, principalmente igrejas e comércio.

 

Piazza Venezia em Roma, ponto de partida para caminhar pela Via del Corso até a Piazza Popolo

 

2. PANTHEON, PIAZZA NAVONA E/OU FONTANA DI TREVI

Antes de pegar a direção da Fontana di Trevi, você pode visitar o PANTHEON (ou Panteão) e a PIAZZA NAVONA. Acabei visitando as duas atrações imperdíveis de Roma também no fim do dia. Caminhei até lá a partir da Piazza Popolo, o que foi bem cansativo. Mas o horário do fim de tarde estava lindo, reunindo artistas de rua e muita gente aproveitando os cafés no entorno da praça. Bem gostoso.

No caminho ao Pantheon, não deixe de visitar a bela Igreja de Santo Inácio de Loyola (Via del Caravita) e a Piazza di Pietra

Piazza Navona

Piazza Navona

 

Sobre Pantheon de Roma

O Panteão de Roma foi construído em o 126 d.C. e é considerado uma das obras arquitetônicas mais bem conservadas da Roma Antiga.  Eu não consegui entrar pois fui no fim de tarde e já estava lotado. O próprio site do Pantheon recomenda reservas antecipadas se você pretende visitá-lo sábado, domingo ou feriados, mesmo a visita sendo gratuita. Você paga apenas se quiser o audio tour (€8.50) ou um tour guiado ( € 25)
Roteiro Roma a pe

Sobre Fontana Di Trevi e Piazza di Pietra

Do Pantheon e Piazza Navona, vá em direção a FONTANA DI TREVI, um dos mais fotografados pontos turísticos de Roma. No trajeto, não deixe de admirar a PIAZZA DI PIETRA onde está o Templo de Adriano. Construído em 145 d C, suas ruínas com 11 colunas de mármore impressionam.

Mais adiante está a FONTANA DI TREVI e uma grande multidão de pessoas quando visitei. Impossível fotografar a fonte mais famosa do mundo, tamanha quantidade de pessoas. Para quem quiser caprichar nas fotos, a dica é visitar a fonte em horários menos concorridos como: bem cedo ou altas horas da noite. Você também pode visitar lojas de dois ou mais andares nos arredores da fonte para tentar tirar foto da Fontana Di Trevi vista de cima.
Fontana di Trevi Roma roteiro

Segundo conta a lenda (em várias matérias no Google), todos os anos cerca de 1,5 milhões de euros em moedas são depositados e retirados da Fontana Di Trevi.

=> Vai viajar para Itália? Não esqueça do Seguro Viagem (neste link tem desconto)

ROTEIRO ROMA A PÉ: PARTE 2


Principais Pontos visitados:
Via dei Condotti, Piazza di Spagna, Via Della Croce, Piazza Poppolo

Piazza di Spagna Roma

Piazza di Spagna Roma

3. VIA DEI CONDOTTI E PIAZZA DI SPAGNA

Saíndo da Fontana di Trevi, joguei-me na famosa rua das grifes: a VIA DEI CONDOTTI. Considerada o centro da moda elegante de Roma. A Condotti inicia na PIAZZA DI SPAGNA, a famosa praça das escadarias. Aliás, importante lembrar que não pode sentar nas escadas, a menos que queira levar uma multa salgada e em euro.

Roteiro Roma a pé

Via della Croce em Roma, cheia de charme, restaurantes e lojas

Caminhei pela Via dei Condotti até a Praça de Espanha com algumas paradinhas em vitrines, cafés, almoço e o melhor tiramisu que já comi na vida.

Piazza di Spagna

Caminhada linda da Via dei Condotti até a Piazza di Spagna


4. ONDE COMER EM ROMA: ANTICO CAFFE GREGO, POMPI E PASTIFÍCIO GUERRA

Afora as lojas de grife, é na VIA DEI CONDOTTI que está situado um dos cafés mais famosos de Roma, o ANTICO CAFFE GREGO. Minha dica é caminhar também pela VIA DELLA CROCE, uma ruela linda com vários restaurantes charmosos. É lá que está situado o doce que me conquistou: o Tiramisu do POMPI. De quebra, outro local gastronômico simples que me apaixonei: o PASTIFÍCIO GUERRA. Por apenas 4 euros, almoço ou jantar, você pega um prato de massa bem italiana e come pela rua. Aviso: tem fila na porta, sempre dois sabores de massa fresca do dia. Assim, almocei e comi um doce em uma das ruelas que mais amei em Roma.

Caffe Greco em Roma


5. PIAZZA DEL POPOLO

Da Piazza di Spagna, segui a caminhada até outra praça: a imponente PIAZZA DEL POPOLO (Praça do Povo). Certamente, uma das maiores praças de Roma. Em seu entorno estão igrejas como a Basílica Santa Maria del Popolo (com obras de Caravaggio), as igrejas gêmeas, o famoso obelisco Flamínio, fontes e estátuas.

 A Piazza del Pappolo une as principais vias do centro histórico de Roma: Via del Babuino, Via di RipettaVia del Corso.

Piazza del Popolo Roma

Piazza del Popolo Roma

 

6. PARQUE VILLA BORGHESE E TERRAÇO DO PINCIO

A essas alturas eu estava exausta e queria me jogar em algum lugar. Por isso, caminhei até o o lado verde de Roma, ao lado da Piazza del Popolo: o PARQUE VILLA BORGHESE. Fui em direção ao TERRAÇO DO PINCIO, ponto do parque que tem uma vista linda da Piazza del Popolo. A subida bem inclinada foi de matar, mas valeu o esforço. Caminhei apenas um trecho do parque e me joguei em um Bar e Restaurante (Casa del Cinema) dentro da Villa Borghese para descansar e recarregar a bateria do meu celular.

O que fazer em Roma 1 dia

vista da Piazza del Popolo do TERRAÇO DO PINCIO

Eu saiu do parque pela Porta Pinciana que dá direto no Harry’s Bar – local lendário de Roma que já foi cenário de filme La Doce Vida de Fellini (na Via Vittorio Veneto). Ao lado do Harry’s Bar há um ponto de Metrô subterrâneo e um ponto de táxi para quem cansou e quer voltar para o hotel.

 

Sobre o Parque Villa Borghese e Galeria Borghese

O Parque Villa Borghese de Roma é gi-gan-te. Tem zoológico, Museu, teatro, playground, entre outras atrações culturais. Porém, muita atenção se você está montando seu roteiro, é no Parque Villa Borghese que está situado um dos museus de arte mais prestigiados do mundo: a GALERIA BORGHESE. Eu não consegui ingresso pois é preciso reservar no site da Galeria com boa antecedência já que a atração é muito concorrida.

Galeria Borghese
Piazzale del Museo Borghese
De terça a domingo das 9h às 19h
Necessário comprar ingresso antecipado no site ( galleriaborghese.beniculturali.it) ou nos links abaixo:

Atrações Bilhetes | Rome: Borghese Gallery Entrance Ticket
Walking Tour | Rome: Borghese Gallery Entrance Ticket
City Walking Tour | Rome: Borghese Gallery Guided Tour
>> Para ver mais top tours em Roma, clique aqui

 

FINAL DA CAMINHADA POR ROMA A PÉ E SOZINHA…

Acredite ou não, depois de sair do parque eu segui caminhando até a Via Del Corso. Não recomendo, pois foi cansativo. Queria retornar para ir ao Pantheon e Piazza Navona. Depois disso, voltei de táxi até o meu hotel. Tomei banho e segui para conhecer a noite no Trastevere. Mas aí é outra história, outro post do Café Viagem. Aguarde!! A noite no Trastevere é IMPERDÍVEL.

Neste link dos Destaques do Perfil @cafeviagem no Instagram você confere mais imagens desta caminhada por Roma sozinha e feliz!

Neste link você confere o Mapa do Google que fiz com os principais pontos visitados

Gostou das dicas?
Que tal agradecer organizando sua viagem a Roma com os parceiros do Café Viagem?

Reservando pelos nossos links você não paga um centavo a mais, ganha descontos e ainda ajuda o blog a pagar suas contas pois recebemos pequena comissão dos nossos parceiros selecionados. Essa é uma das formas que encontramos de monetizar o conteúdo que a gente faz com tanto carinho.

—– PROCURE AQUI O SEU HOTEL EM ROMA COM POSSIBILIDADE DE CANCELAMENTO GRATUITO

—– ALUGUE SEU CARRO: RENTCARS

—– COTE UM BOM SEGURO VIAGEM COM NOSSO CUPOM DE DESCONTO: SEGUROS PROMO

—–  TOURS, TRANSFER E INGRESSOS EM ROMA:  Get Your Guide 

—–  CHIP INTERNACIONAL COM INTERNET LIVRE: VIAJE CONECTADO

—– PASSAGENS AÉREAS PROMO  encontre seu voo para Itália

 

 

+ Dicas da Itália no Café Viagem


+ ROTEIRO ROMÂNTICO:


Capri, Costa Amalfitana, Matera e Puglia


Vinhos da Puglia e Campânia para provar na viagem


+ PUGLIA:

Onde ficar na Puglia Itália: dicas de hotéis

Roteiro Puglia 5 dias: como chegar, o que fazer

Vinhos da Puglia 

Dica de hotel romântico na Puglia em masseria

Alberobello, a cidade dos trulli na Puglia

 

+ MATERA:

Namorando em Matera, cidade da Basilicata perdida no tempo


+ CAPRI:

Passeio de barco ao redor da ilha de Capri

Tudo sobre a visita a GRUTA AZUL

O que fazer em Capri – principais atrações

Praias em Capri – principais Beach Clubs e praias públicas

Dica de hotel em Capri bem localizado


+ COSTA AMALFITANA


Tudo para planejar a viagem dos sonhos pela Costa Amalfitana

Hotel Casa Angelina, a Costa Amalfitana de camarote

+ NÁPOLES:

onde provar la vera pizza napolitana

Vinícola Larentis balanço

Oi, sou a Alexandra Aranovich

Autora do blog Café Viagem, creator e sommelier. Degusto a vida entre vinhos, viagens e café da manhã. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo. Como posso te ajudar a degustar teu sonho?

Saiba mais sobre mim »

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.