Dicas do Trastevere: o bairro animado e gastronômico de Roma

(atualizado em julho 2025 com novas dicas do Trastevere Roma) Quem tem boca vai a Roma. E quem também tem alegria, animação, vai em direção ao Trastevere. Trata-se do bairro mais jovem, gastronômico e boêmio de Roma na Itália. Além disso, é imperdível comer e passear pela região – tanto de dia quanto à noite. Neste post, dou dicas do Trastevere, onde se hospedar, onde comer e a minha experiência caminhando pelas ruelas cheias de bares, lojas e restaurantes do Trastevere.

dicas do Trastevere

Dicas do Trastevere: o bairro animado e gastronômico de Roma

Minha primeira vez no Trastevere foi à noite, em 2019. Naquele momento, quase enlouqueci com tamanha vibração. Tanto que voltei no outro dia para almoçar. Queria ver o bairro de duas formas: com agito noturno e com suas ruelas coloridas de dia – adorei ambos!

É um lugar para ir com amigos ou de turma, especialmente à noite. Afinal, são vários bares, performances na rua, mesas ao ar livre, restaurantes maravilhosos. Famílias, casais, jovens, todos se encontram no Trastevere em Roma!

Gostei tanto do Trastevere em Roma que voltei em 2024 e 2025 e me hospedei com a família e, depois, com amigas por lá. Todos amaram. Assim, atualizei este post 3 vezes, após 3 viagens curtindo o bairro.

+ Leia também no Café Viagem:
onde ficar: dica de hotéis e regiões para se hospedar em Roma

dicas do Trastevere

Como chegar ao Trastevere em Roma

O Trastevere fica do lado oposto do rio das principais atrações turísticas de Roma, tais como Coliseu, museus, Panteão, Fontana Di Trevi ou Praça de Espanha. Em latim, Trastevere significa além do Tévere ( ou além do Tibre). Em outras palavras, além do mais conhecido rio que atravessa a Roma, o Rio Tibre

Além disso, a Ponte Sisto é a principal ponte de pedrestres que cruza o rio para chegar ao bairro boêmio de Roma.

Dicas do Trastevere
Ponte Sisto que cruza o Rio Tibre e chega no Trastevere
Ponte Sisto Trastevere
Rio Tibre visto da Ponte Sisto para o Trastevere

Trastevere ao Centro Histórico

É fácil e tranquilo ir caminhando do centro histórico de Roma (Coliseu, Fontana Di Trevi) até o Trastevere. O trajeto da Piazza Venezia até a Ponte Sisto tem em torno de 1,3 km, uns 20 minutos de caminhada. No percurso, não deixe de beliscar algo na deliciosa Salumeria Roscioli ou no Campo de Fiori (veja aqui mais dicas gourmets).

Também é possível pegar um ônibus na estação Central de Roma (Termini). Não há metrô no bairro. Logo, é mais prático ir de táxi ou de transporte público: Bonde 8 (tram) da Piazza Argentina e as linhas de ônibus (3, 23, 280, 780, N8). 

Trastevere ao Vaticano

No mesmo lado do Rio Tevere e do bairro Trastevere, está o Vaticano. No entanto, pode ser um pouco cansativo ir caminhando de um ponto ao outro. Afinal, são 2,5 km de trajeto, 35 minutos de caminhada. Nós fomos a pé do Trastevere até o Vaticano e voltamos de transporte por aplicativo (Uber).

caminhada do Vaticano ao Trastevere pela Lungotevere

Dicas do Trastevere: o que fazer

Não procure por atrações, perca-se! Isso mesmo, o melhor a fazer no Trastevere é se perder por suas ruelas que formam labirintos. Não fique com medo, ao anoitecer basta seguir a multidão caminhando que você não ter erro! 

Em contrapartida, se mesmo assim você quiser uma direção, caminhe até a praça Santa Maria de Trastevere. Por lá, pode tomar um sorvete e curtir o visual noturno da praça.

O agito da boêmia se concentra tanto ao redor da Piazza di San Calisto quanto da Piazza di Santa Maria.

Praça e Basílica di Santa Maria in Trastevere

Caminhe também pela Via della Scala, Via della Lungaretta, Vicolo del Cinque e arredores.

  • Bairro: caminhar pelo Trastevere é atração número 1
  • Gastronomia e boêmia – ótimos restaurantes, preços justos
  • Basílica di Santa Maria in Trastevere
  • Piazza di Santa Maria
  • Basílica de Santa Cecili
  • Ponte Sisto – ponte que liga o Trastevere ao outro lado de Roma, passando pelo Rio Tibre
  • Ruas Via della Scala, Vicolo del Cinque, Via della Lungaretta e arredores
  • Com mais tempo: Jardim Botânico + Janículo e o monumento Giuseppe Garibaldi
Piazza di San Giovanni della Malva

DICA: é muito fácil se perder pelas ruelas do Trastevere. Po isso, não esqueça de levar chip para celular com internet liberada. Você vai usar muito o Google Maps ou Waze. Neste link você pesquisa preços de chip com internet livre para viajar conectado para EUROPA!

LEIA TAMBÉM NO CAFÉ VIAGEM SOBRE ROMA

ROMA A PÉ: meu roteiro detalhado de 2 dias

ROTEIRO 3 DIAS em família em Roma

COLISEU DE ROMA: cara a cara com o gigante da história

Onde comer no Trastevere

Emily in Paris em Roma: veja as principais locações

Dicas do Trastevere: dia e noite

Dicas do Trastevere: dia e noite

O Trastevere é bem mais animado durante à noite. Porém, ao meu ver, é bem gostoso caminhar no bairro durante o dia, com a sensação de estar turistanto em uma cidade pequena da Itália (e não na Capital do país). As ruas ficam menos movimentadas, mas sem perder o brilho.

Indiscutivelmente, para quem quer ver muita gente, o fim de tarde e a noite são os horários mais imperdíveis no bairro gastronômico e boemio de Roma. Cruze a ponte Sisto com sol baixando e vá brindar em uma mesa na calçada com um bom Aperol Spritz.

De quebra, sugiro que fique para jantar em um dos concorridos restaurantes da região. E, por fim, caminhe para ver o agito e vá até a praça (piazza) Triluassa para ver os shows musicais locais.

Dicas do Trastevere

Onde comer no Trastevere em Roma

Procurando dicas certeiras de onde comer no Trastevere? Pois saiba que namorei muitos restaurantes e bares enquanto caminhava. Entretanto, acabei elegendo o meu favorito para indicar para vocês: TONARELLO. Já vou avisando que não aceita reservas e quase sempre tem filas que andam rápido. Trata-se de uma cozinha tradicional de Roma, porções fartas, preços que cabem no bolso.

A saber: é um restaurante de 1876, tem dois endereços próximos e vários ambientes (inclusive com mesas externas). Arrisco-me a dizer que foi minha refeição favorita em Roma em duas viagens. Provei de entrada a porpeta de baccalá (bolinho maravilhoso e típico – por volta de 15 euros). Logo após, a massa tradicional de Roma, a Cacio e Pepe (10 euros), espécie de carbonara. Não deixe de pedir a sobremesa de Tiramusu.

Tonarello Trastevere
Feliz da vida comendo no Trastevere no Tonnarello

TONNARELLO
Dica: como não fazem reserva, ideal chegar antes do meio-dia, ou, se for a noite, antes das 19h.
De segunda a domingo, aberto das 10h-23h
Piazza della Scala, 19, 00153 Roma
Site: tonnarello.it

Além do TONARELLO, anote outras super dicsa para comer bem no TRASTEVERE:

  • Taverna Trilussa, restaurante tradicional de 1910
  • Dar Poeta: pizza ótima, compensa levar o vinho!
  • Salumeria Roscioli: não é Trastevere, mas é pertinho. Um armazém com mesas entre vinhos. Para quem curte restaurante do Guia Michelin, pratos mais elaborados.

Enfim, o melhor a fazer no Trastevere é também descobrir o seu achado gastronômico. Há muitas opções, todas atraentes e animadas. Evite ser “escravo das dicas”. #ficaAdica

onde comer no Trastevere Roma
café com amigas no Trastevere Roma no Mimì e Cocò Roma

ONDE FICAR EM TRASTEVERE: dicas de hotéis

Inicialmente, o campeão de avaliações no TripAdvisor no Trastevere é o Hotel Santa Maria que tem quartos mais simples mas está situado em uma área bem agradável com jardim.

Posteriormente, para opções mais charmosas consulte Horti 14 Borgo Trastevere , Donna Camilla (da rede VRetreats) e Tree Charme. Entre os hotéis para ficar no Trastevere com diárias entre 70 a 120 euros pesquise:  Sonder — Trastevere e Paola.

Já para quem prefere apartamentos estilo Airbnb, eis algumas sugestões: Loft in Trastevere, Giuditta , o Casa d’artista  e o descolado Colorful Apartament.

Entre o Trastevere e o Campi Di Fiori esta um simpático apartamento para 4 pessoas com ótimo custo-benefício: SuityRHome Campo de’ Fiori ou TrastevereHome – Santa Maria della Quercia .

Veja mais dicas de hospedagem no post do Café Viagem:
>> ONDE FICAR EM ROMA: veja nossas dicas de hospedagens por regiões

Minhas experiência de hospedagens no Trastevere

Fiquei hospedada no Trastevere Roma em duas viagens, em dois apartamentos. Incialmente, com a família em uma opção ampla, mais charmosa e aconchegante. Porém barulhento para dormir: o Tree Charme. Recentemente, fiquei com amigas em um apartamento mais simples, super limpo, funcional e em uma ruela linda, tranquila, silenciosa e bem localizada: o Apto Vicolo Leopardo Suite Trastevere.

Fotos do Tree Charme que fiquei com família …

 Fotos do Apto Vicolo Leopardo Suite Trastevere que fiquei com amigas …

onde ficar no Trastevere
rua da nossa hospedagem no Trastevere Roma

Para ver uma lista completa de hotéis e apartamentos no Trastevere, clique aqui.

>> MAIS DICAS DA ITÁLIA NO CAFÉ VIAGEM

Mirante e Rooftops em Roma: melhor vista

>> Para ver TOP TOURS E INGRESSOS antecipados em Roma, clique aqui
Recomendamos comprar antecipado ingressos para atrações mais concorridas como: Coliseu + Vaticano + Galleria Borghese

Gostou das dicas do Trastevere?

Se você gostou, um jeito de agradecer é organizando sua viagem a Roma com os parceiros do Café Viagem!!

Reservando pelos nossos links você não paga um centavo a mais, ganha descontos e ainda ajuda o blog a pagar suas contas pois recebemos pequena comissão dos nossos parceiros selecionados. Essa é uma das formas que encontramos de monetizar o conteúdo que a gente faz com tanto carinho.

 PROCURE AQUI O SEU HOTEL EM ROMA COM POSSIBILIDADE DE CANCELAMENTO GRATUITO

ALUGUE SEU CARRO: RENTCARS

COTE UM BOM SEGURO VIAGEM COM NOSSO CUPOM DE DESCONTO: SEGUROS PROMO

TOURS, TRANSFER E INGRESSOS EM ROMA:  Get Your Guide 

CHIP INTERNACIONAL COM INTERNET LIVRE: VIAJE CONECTADO

Alexandra Aranovich Vinícola Larentis balanço

Oi, sou a Alexandra Aranovich

Autora do blog Café Viagem, criadora de conteúdo e sommelier. Degusto a vida entre vinhos, viagens e café da manhã. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo. Como posso te ajudar a degustar teu sonho?

Saiba mais sobre mim »

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários:
SANDRA REGINA DE MIRANDA disse:

Não tem metrô???? Que peninha.

Carlos disse:

Só de Taxi????ida e volta????Trastevere??

Olá Carlos
Fui e voltei de ônibus para o Trastevere. Mas se quiser economizar tempo, sugiro o taxi/ubber
Abs
Alexandra

Elizabeth disse:

Muito boas as suas dicas! Vou incluir tudo na minha próxima viagem em maio/2024! Parabéns !

Obrigada, estou voltando para Roma em fevereiro. E vou ficar hospedada no Trastevere. Voltarei com mais dicas!
abs
Alexandra do Café Viagem

Luciana Cury disse:

Do aeroporto para lá tem trem? Tenho um dia de conexão rsrsrsrs

Infelizmente , o acesso de trem não é muito fácil. Se quiser poupar tempo, recomendo pegar transporto por aplicativo. Roma não tem muitas linhas de metro e usa mais o ônibus e as caminhadas.
abs
Alexandra do Café Viagem

ANA RITA GOMES PEREIRA disse:

Hospedei-me no DONA CAMILA e adorei. Estava com meu marido e tivemos conforto, boa comida e um lugar agradabilíssimo. TRASTEVERI é uma verdadeira imersão em ROMA.

Obrigada pelo seu comentário
Abs
Alexandra

rafael disse:

6,5 euros ou 16,5 ??

Oi Rafael, falando do Tiramisu? Era este valor, mas estou atualizando o post e valores pois estive lá agora em fevereiro 2024 no Trastevere. Todos valores subiram (ingresso e comida)
Abs
Alexandra

Sebastião Silveira disse:

Boa noite.
Achei ótimos todos os comentários e informações. É meu primeiro contato com dados e coisas de Roma e, de resto, de toda a Itália. É que estou organizando uma viagem à Itália em Maio próximo. Toda informação será útil, claro. Vou ver tudo novamente! Abs.

Olá Sebastião
Obrigada. Acabei de voltar de Roma e estou atualizando as dicas!!
abs
Ale do Café Viagem

Renata disse:

adorei teu post sobre o Trastevere

Obrigada, Renata. Estive no Trastevere este ano e vou atualizar com novidades e hospedagem.
Abs
Alexandra do Café Viagem