(Atualizado em setembro 2024 com novas dicas de lugares ao ar livre na serra gaúcha). O post começou com apenas 14 lugares na serra gaúcha ao ar livre e foi sendo atualizado a cada ano. Atualmente, já está com mais de 19 dicas!!! Tudo para você ir degustando o seu próximo passeio. Enjoy!
19 lugares para curtir a Serra Gaúcha ao ar livre
Para quem vive no Rio Grande do Sul ou em áreas próximas, a serra gaúcha é um prato cheio de possibilidades para curtir a natureza e, de quebra, passeios a ar livre. Belas paisagens, gastronomia com raízes italiana e alemãs, roteiros de vinho e rurais. Aliás, muita gente chama a serra gaúcha de Europa brasileira. Tem até paisagens da Toscana no Vale dos Vinhedos, certo? A saber: as cidades mais famosas e conhecidas são Gramado, Canela e Bento Gonçalves. Porém, é possível aproveitar muitas outras.
19 lugares para curtir a Serra Gaúcha ao ar livre
A serra gaúcha tem mais de 20 municípios. Tem a Região da Uva e do Vinho, Região das Hortênsias, tem Campos de Cima da Serra (onde estão os Cânions), enfim, muita coisa para se descobrir e redescobrir. Durante a pandemia, muita gente redescobriu lugares mais isolados, com menos gente e mais natureza. Por conta disso, algumas atrações ficaram mais famosas e procuradas, como Salto Ventoso, Wine Garden Miolo e Adega Dom Camilo. A seguir, selecionei um top 18 de atrações imperdíveis da serra gaúcha ao ar livre. Aproveite e já comece a degustar seu próximo roteiro.
1. ROTA ROMÂNTICA
A Rota Romântica é o número 1 das atrações na serra gaúcha ao ar livre. Entre maio e início de junho o trecho da estrada entre Novo Hamburgo a Gramado é cinematográfico por conta do colorido dos plátanos. Dá até para aproveitar o passeio sem sair do carro, curtindo o visual. A estrada passa por 14 municípios. É possível fazer paradas para tirar fotos lindas. Se os restaurantes estiverem aberto, almoce em Nova Petrópolis.
–> Saiba mais sobre a Rota Romântica no post do Café Viagem
2. PARQUE NINHO DAS ÁGUIAS
Situado em Nova Petrópolis, a 30 km de Gramado, o Ninho das Águias é a atração número 2 dessa lista de lugares na serra gaúcha ao ar livre. Trata-se de um mirante com uma vista surreal da serra e do Vale do Caí. Também conta aventureiros praticando voo livre nos fins de semana. Leve o chimarrão e a sua cadeira de praia! É cobrado ingresso para visitar o local. Aviso: desde a pandemia, o local se dividiu em duas áereas pagas:
- Rampa municipal de Voo livre Ninho das Águias : é a área da prefeitura, não é bem um parque, mas um grande gramado e rampas de voo livre. Vista impressionante. Tem banheiros e permite piquenique. Cobra entrada de R$15, mas somente em dinheiro (nada de pix ou cartão)
- Ninho Ecopparque @ninhoecopark : é a área com mais estrutura, balanço para fotos, deck e serviço de bebidas e alimentação. Como tem mais árvore e sombra, é perfeita para o verão. Também cobra ingresso de R$ 15 , mas aceita pix e cartão.
>> Esta atração está no nosso Roteiro Nova Petrópolis do Café Viagem
3. ECOPARQUE SPERRY
Em Canela, ao lado de Gramado, há várias atrações pra curtir a natureza. Começando pelas trilhas e cascatas do Ecoparque Sperry. Isso seem falar da excelente gastronomia do seu restaurante, Berga Motta. Combinação perfeita: natureza e boa gastronomia! Mas aviso, restaurante só funciona nos finais de semana.
Site: ecoparquesperry.com.br
> Saiba mais sobre o Ecoparque no post do Café Viagem
4. GARDEN PARK GRAMADO
Novidade em Gramado desde 2022, um bosque com jardins, mirante, cascata e espaços para piquenique. São 4 km de trilha e várias atrações para contemplar, caminhar e fotografar. O parque abre diariamente, das 9h-17h. Aceita pets e pode levar chimarrão. Atenção, cobra ingresso. E tem valor promocional de inverno para visita de segunda a quarta!
+ Saiba mais no post do Café Viagem sobre o Garden Park
Ingresso Garden Park Gramado
5. BIERGARTEN DA CERVEJARIA BLAUTH BIER
Em uma estrada rural de Farroupilha, perto de Garibaldi e Carlos Barbosa, está a Cervejaria Blauth Bier com jardim incrível e muitas mesas ao ar livre com vista para um lago. Serve também almoço. Se quiser evitar multidão, fuja do horário do happy hour que é bem disputado. Além de cervejas artesanais, também tem drinks, vinhos e espumantes.
COMBINE O PASSEIO COM: visita na Cascata Salto Ventoso, pertinho da Blauth!
–> Saiba mais sobre a Blauth Bier Cervejaria neste post do Café Viagem
6. LINHAS RURAIS GRAMADO E CANELA
De carro também é possível desbravar o lado rural de Gramado e Canela na Linha Avila, Linha Bella, Linha Nova, Linha Bonita e Linha 28. E ainda: descobrir muita coisa linda no caminho: como arquitetura, parques, vinho, plantações, delícias caseiras. Um dos destaques é o Parque Olivas de Gramado que tem uma vista incrível e fica na Linha Bonita.
Passeios de agroturismo são vendidos para turistas que querem desbravar essa região com guias, veja abaixo…
Ingresso Tour Raízes Coloniais
Ingresso Tour Quatrilho
Ingresso Olivas de Gramado
7. LAGO SÃO BERNARDO
Já que grande parte dos turistas visita o Lago Negro de Gramado, quem sabe você vai até São Francisco de Paula para conhecer o lago São Bernardo? A paisagem do outono é cinematográfica. Não deixe de passar no Parador Hampel para uma experiência gastronômica e uma caminha nas cascatas dentro da propriedade. De quebra, a novidade entre Canela e São Francisco de Paula é o belo Parque das Flores, o Mátria, super atração da serra gaúcha ao ar livre. Veja a seguir…
8. MÁTRIA PARQUE DAS FLORES
No caminho para São Francisco de Paula, vizinha de Canela, está o Mátria Parque das Flores. Inaugurado no final de 2021, conta com uma área de 50 hectares, em meio a encantadora paisagem da região de Campos de Cima da Serra. Está situado no Km 68 da ERS 235 em São Chico, distante a 35 km de Gramado. Já é considerado um dos maiores parque de flores do mundo, com um acervo de 9 milhões de mudas e 300 espécies.
+ Leia aqui o post sobre o Mátria Parque das Flores
9. CÂNIONS
Um pouco além de São Francisco de Paula, Cambará do Sul é certamente um dos lugares mais isolados. Na região de Campos de Cima da Serra, o local é perfeito para fazer as trilhas nos Cânions Fortaleza e Itaimbezinho e, quem sabe, aproveitar a paz e o charme do Hotel Parador Cambará do Sul .
+ Saiba mais sobre os Cânions no post do Café Viagem
+ NOVO NO BLOG: Tirolesa no Cânion Fortaleza ( infelizmente a tirolesa está temporariamente fechada!!)
+ O que fazer em Cambará do Sul: 5 atrações principais
10. TRILHA FAZENDA PARADOR CAMBARÁ DO SUL
Mais uma dica em Cambará do Sul: a trilha do Parador. Trata-se de um hotel de glamping situado em uma fazenda na região dos Cânions. Em 2023, inaugurou uma trilha autoguiada pela exuberante natureza da propriedade que conta com cascata, arroio, araucárias e mata nativa.
DICA CAFÉ VIAGEM: ao finalizar a caminhada, não deixe de visitar a casa da Queijaria, outra novidade do Parador Cambará do Sul. E aproveite para reservar um almoço no restaurante situado dentro do hotel, o Alma RS.
+ Saiba mais sobre o Parador Cambará do Sul neste post do Café Viagem
>> Aproveite nosso CUPOM DE DESCONTO NA HOSPEDAGEM NO PARADOR !
11. WINE GARDEN MIOLO
Saindo um pouco da Região das Hortênsias e dos Cânions, destaco locais da Região da Uva e do Vinho na serra gaúcha. Tanta programação boa por lá. Começando pelo vinho, é claro. E se o roteiro mais famoso é o do Vale dos Vinhedos, a atração mais concorrida ao ar livre da serra gaúcha nessa área é o Wine Garden Miolo. Um charmoso e imenso jardim aberto na vinícola Miolo com comidinhas e bebidas.
–> Saiba mais sobre o Wine Garden Miolo no post do Café Viagem
12. VINÍCOLAS COM JARDIM
E por falar em wine garden, bom saber que existem muitas vinícolas com belos jardins para uma caminhada e degustação. Eis algumas vinícolas com jardim que indico visitar…
No Vale dos Vinhedos: Casa Chandon, Pizzato, Miolo, Larentis e Valduga
Na Rota das Cantinas Históricas (Bento): Vinhos Cristofoli e Dal Pizzol
Na Rota do Vale do Rio das Antas (Bento): Cainelli
Em Pinto Bandeira: Geisse e Don Giovanni (restaurante Nature)
EM Garibaldi: Peterlongo
Em Nova Pádua e Flores da Cunha: Luiz Argenta, Bebber, Madre Terra e Adega Dom Camilo
13. VALLE RÚSTICO
O belíssimo Valle Rústico é um restaurante situado em uma espécie de sítio no Vale dos Vinhedos. O Chef Rodrigo Bellora impressiona com sua gastronomia elegante e caprichada da natureza. Atualmente, além do Valle Rústico, Rodrigo Bellora também assina gastronomia de outros empreendimentos como: Tubuna, Grimpa Pizza, Apino Vinho e Cozinha e Guaraipo. E ainda: está no comando de alguns dos restaurantes da coleção Casa Hotéis.
–> Saiba mais sobre o Valle Rústico no post do Café Viagem
14. ESTRADA DO SABOR
Andar de bicicleta, caminhar ou dirigir pela Estrada do Sabor de Garibaldi, rota ao lado do Vale dos Vinhedos, também vale muito a pena. Pouquíssimo movimento, bem rural. A Osteria della Colombina é o restaurante mais querido da rota e da região, e já está aberto.
Já a Orgânicos Mariani é a parada para umas compras ou piquenique com os produtos deliciosos como molho de tomate, suco de uva, geleias. E uma dica bem especial, ao lado da Estrada do Sabor, minha recente descoberta, a vinhos Orgalindo Bettu na Linha São Jorge. Orgalindo foi enólogo-chefe da Vinícola Villa Francioni de Santa Catarina por 16 anos. Seus vinhos nobres são impressionantes, vale a pena agendar uma degustação.
Alugue um carro para conhecer as atrações da Serra Gaúcha!
Compare várias locadoras ao mesmo tempo e encontre o melhor preço!
Faça AQUI sua cotação e reserve!
15. PINTO BANDEIRA
Passear de carro pelo roteiro do Caminhos de Pedra e seguir até Pinto Bandeira, terroir dos espumantes, um programão. O jardim e lounge da Vinícola Geisse é uma boa opção para se isolar de tudo brindando em grande estilo. Aproveite a paisagem dos vinhedos e da floração dos pessegueiros.
–> Saiba mais sobre Pinto Bandeira no post do Café Viagem
16. CASCATA PARQUE DO SALTO VENTOSO
Não deixe de visitar a Cascata do Parque do Salto Ventoso na área rural de Farroupilha. Cenário de novelas e do filme O Quatrilho. O parque tem uma fantástica queda d’água de 56 metros de altura sobre uma gruta. E o visitante passa por trás da cascata por uma passarela construída em 2016. Lindo!
-> Saiba mais sobre Parque do Salto Ventoso no post do Café Viagem
17. PÉ DA CASCATA DO CARACOL
O cartão postal da serra gaúcha pode ser visto de outro ângulo no passeio Pé da Cascata Explorer. A aventura começa em um veículo off road no interior de Gramado. Tem trilha, natureza e um grande encontro com queda d’agua da Cascata do Caracol. O passeio é vendido neste site com reserva antecipada.
+ Saiba mais sobre Pé da Cascata Explorer neste post do Café Viagem
18. CUCA E MARMELLATA
Que tal uma mesa ao ar livre para um café ? Esta lista só podia finalizar com um gostoso café viagem em plena serra. Lugar totalmente ao ar livre no VALE DOS VINHEDOS para curtir uma cuca, a família, um café, um jardim e se sentir abraçado 💚 Serve brunch, café colonial ou simplesmente uma cuca quentinha ou pão saindo do forno. De quebra, tem muitas plantas, gatos, galo e playground para as crianças. Aviso: é Pet friendly.
Onde: No Vale dos Vinhedos, próximo à Casa Valduga
Instagram @cucaemarmellata
Quinta a terça das 10h às 18h
19. Jardins do Roteiro Caminhos de Pedra
No delicioso roteiro Caminhos de Pedra em Pinto Bandeira você encontra quatro jardins lindos para aproveitar a serra gaúcha ao ar livre. São eles: Chima Garden, Benevento, Vitiaceri Casa das Cucas e Casa da Família Salton. Todos pet friendly e, pasmem, vizinhos. É possível caminhar de um jardim para o outro e conhecer todos.
>> Saiba mais neste post do blog Café Viagem
Mais lugares para curtir a serra gaúcha ao ar livre
- Alpen Park Canela
- Skyglass Canela
- Parque do Caracol Canela
- Vinícola Ravanello em Gramado
- Parque Terra Mágica Florybal
ORGANIZE SUA VIAGEM PARA SERRA GAÚCHA COM NOSSOS PARCEIROS
—– RESERVE O SEU HOTEL: BOOKING.COM
—– ALUGUE SEU CARRO: RENTCARS
—– SEGURO VIAGEM: SEGUROS PROMO
—– SERRA GAÚCHA (PACOTES, INGRESSOS, TRANSPORTE)
—– PASSAGENS AÉREAS PROMO encontre seu voo para Rio Grande do Sul
—– POST ÍNDICE SERRA GAÚCHA – guia com todas as dicas do destino no Café Viagem
—– GUIA GRAMADO COM CRIANÇAS
Gosto das dicas?
Tem algum achado assim entre a natureza para curtir a serra gaúcha ao ar livre? Deixe a sua dica nos comentários!
AMO SERRA GAÚCHA
Clique aqui e veja página do Amo Serra Gaúcha. Não deixe também de acompanhar o Amo Serra Gaúcha nas redes sociais.
Estamos no INSTAGRAM como @amoserragaucha
PARQUE DAS SEQUOIAS
Anteriormente o Parque das Sequoias de Canela estava nesta lista. Mas tiramos pois infelizmente ainda não reabriu. O parque é estilo Califórnia, com árvores gigantes. Lugar incrível para caminhar e respirar fundo.
Site: www.sequoias.com.br
Atenção: Permanece fechado sem previsão de reabertura
Oi, sou a Alexandra Aranovich
Autora do blog Café Viagem, criadora de conteúdo e sommelier. Degusto a vida entre vinhos, viagens e café da manhã. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo. Como posso te ajudar a degustar teu sonho?
Excelente dicas Ale, adorei!!!
Parabéns!!!
Bjs, Lize Jung.
Obrigada, Lize.
Beijos
Alexandra
Todos esses lugares estão abertos por conta da pandemia?
Oi Paula
Sim, o único que ainda não abriu e já atualizei no post é o Parque das Sequoias em Canela
Abraços
Alexandra do https://cafeviagem.com/
Boa tarde, Ale ,sou carioca e estou curtindo o FRIOZÃo de Poa,Minha filha ama a natuNATUREZA,amei as dicas.
Oi Fabiana
Muito obrigada! Tem também um episódio em Podcast a caminho com dicas de lugares ao ar livre na serra gaúcha
abs
Alexandra do Café Viagem
Oi Alexandra, sou Iracema, moro em São Paulo, estive em Cambará do Sul, curti muito a natureza, os cânions são fantásticos, linda a natureza, amei Cambará do Sul, passei também em gramado, cidade maravilhosa linda casas estilo da Europa, também conheci o parque Nacional da cachoeira do caracol em canela Uma cachoeira linda, é espetacular. Amei,amei e amei. Programando já outro passeio por lá.
Oi Iracema
Que bom, fico feliz que tenha curtido a serra gaúcha.
Amo, por isso também faço o Instagram @amoserragaucha . Aparece por lá
Abraços
Alexandra
Lagoa da Harmonia, em teutônia é um lugar muito lindo também e tem o mirante. Deveriam adicionar
Oi Helen
Obrigada pela dica, mas a ideia era colocar lugares da serra gaúcha. Teutônia faz parte do Vale do Taquari e da Rota Germânica, certo?
Grande abraço
Alexandra do https://cafeviagem.com/
Este foi o site que mais me ajudou a programar minhas férias. Parabéns, post muito bem elaborado!
Muuuuuito obrigada Lara
Adorei o comentário. Pra onde foi na serra gaúcha nas suas férias?
O que mais gostou?
Abs
Alexandra do Café Viagem
Excelentes dicas, parabéns, ajuda demais essas informações, estou indo com minha família nos proxímos dias, ajudou muito na formação de nossa rota, ótimo trabalho vc fez, parabéns mais uma vez.
Olá ALexandre
Obrigada pelo seu comentário. Depois me conte como foi a sua viagem em família pela serra gaúcha e ao ar livre.
Abs
Alexandra do Café Viagem
PS: já viu que temos guias a venda?
Oi Alexandra, perfeito o sei Blog, estarei viajando para bento gonçalves com meu esposo em setembro, peguei várias dicas suas, amei…muito obrigada e parabens pelo trabalho.
Que querido, amei Michela!! Obrigada pelo comentário carinhoso
Abs
Alexandra do blog Café Viagem
Alexandra, voce tem alguma dica de lugar romantico para casal jantar em sao francisco de paula?
Olá Giann
Tudo bem? Jantaria no Parador Hampel, fica distante do centro da cidade, mas acho que vale a pena. Neste post mostrei o café e o restaurante de dia https://cafeviagem.com/cafe-da-manha-do-parador-hampel-na-cachoeira/
Abs
Alexandra do Café Viagem
Muito legal o blog. Parabénss! Acrescento o pomar casa sander, em nove colônas perto de gramado. Tem piqueniques embaixo de parreirais, tudo muito gostoso!
Adorei a dica, Claudia
Obrigada
Abs
Alexandra do https://cafeviagem.com
Boa noite tudo bem?
Estou montando uma viagem em janeiro com minha esposa, de Caxias para os melhores lugares da serra gaúcha dr carro.
Tem um roteiro para 8 dias?
Olá Fabiano
Tudo bem? Não tenho roteiro pronto, mas posso montar roteiro personalizado de acordo com suas expectativas. Já fiz isso para muitos leitores. No entanto, este roteiro é pago.
Se tiver interesse por favor escreva para [email protected]
Abs
Alexandra do Café Viagem
OLÁ, ALEXANDRA, Super Blog! Com ótimas dicas. Entre tantos na internet, o seu blog se destaca pela qualidade das informações! Parabéns!
Estaremos em Gramado brevemente. Senti falta apenas de uma coisa: eu amo cavalos! E alem de Gramado, Canela e vinícolas, eu gostaria de visitar uma cabanha, conhecendo melhor a criação do cavalo crioulo, tão importante na Região! Você tem alguma sugestão?
Obrigada!
(Sou mantenedora da Escola indicada no campo ‘site’)
Olá Silvia
Obrigada pelos elogios, fico feliz que o blog Café Viagem tenha ajudado nas dicas de Gramado e serra gaúcha. Sobre sua pergunta com cavalos, não há muitos locais com essa atividade que você procura. O Parador Cambará do Sul (nos cânions) oferece passeios com cavalos. Em Gramado, quem fazia passeios com cavalos é o Sítio Tradição – Roteiro Linha Ávila – mas não sei se segue aberto após a pandemia. Teria que entrar em contato com eles
abs
Alexandra do https://cafeviagem.com/
Parabéns pelas dicas.
Obrigada Aquiles, serra gaúcha é o destino que mais temos dicas !! Conte com o Café Viagem
Ótimas opções!
Como faço para ter telefone para alugar um lugar
Olá Lea
Você gostaria de alugar o que ? Não entendi
att
Ale
Amei teu conteudo. Ja salvei pra visistar.
Obrigada Patrícia!! Amamos a Serra Gaúcha
abs
Alexandra do @cafeviagem
eu e minha família iremos as serras gaúchas em outubro, o que vc nos aconselha conhecer, no entorno das serras, pq o centro já conhecemos.
Obrigada.
Olá Maria Augusta
A Serra gaúcha são várias cidades. No entorno de qual seria?
Abraços
Alexandra do https://cafeviagem.com
um dos melhores roteiros sobre a região da Serra gaúcha.
parabéns.
Obrigada Sandro
E tenho que incluir novidades neste post, afinal acabei de fazer uma viagem pela Serra Gaúcha que publiquei neste post https://cafeviagem.com/enoturismo-na-serra-gaucha/
abs
Alexandra