Madre Terra vinícola

Nova vinícola Madre Terra: o bosque do vinho

A vinícola Madre Terra é a novidade do enoturismo na serra gaúcha. Une natureza abundante e vinho. Situada no interior de Flores da Cunha (RS) em uma propriedade que encanta e impressiona. Tem em torno de 500 árvores ornamentais, 5 lagos, mata nativa e até uma Catedral Gótica de árvores. Um verdadeiro bosque do vinho. As experiências vão unir tudo isso com uma gastronomia surpreendente. O Café Viagem foi convidado para conhecer em primeira mão uma “degustação”do que será o projeto e conto a seguir para vocês.

Madre Terra vinícola
Madre Terra vinícola
vinícola Madre Terra – foto Ismael Steffen

Nova vinícola Madre Terra: o bosque do vinho na serra gaúcha

Visitei a Madre Terra em um evento para convidados e imprensa. Fomos recebidos pelos sócios fundadores: a a simpática família Zanetti. Junto com seus pais (Hermes e Izabel) e o marido Rafael, a mestre e doutora Tainá Zaneti nos contou detalhes do que está por vir no final de 2023 e início de 2024. Também tivemos um almoço harmonizado que foi uma prévia do restaurante que abrirá no início de 2024.

Taina Zanetti
Rafael, Izabel, Hermes e Táina Zanetti

A saber: a vinícola Madre Terra é um grande sonho de Tainá Zaneti, idealizado após muitos anos de pesquisa e estudo no mundo do vinho, da gastronomia e do enoturismo. Aliás, seu currículo impressiona tanto quanto a propriedade da Madre Terra. Tem inúmeras especializações, é autora de livros, professora da Universidade de Brasília, Mestre em Agronegócios e Doutora em Desenvolvimento Rural.

Onde fica a Madre Terra na serra gaúcha: Flores da Cunha

Está localizada em área rural de Flores da Cunha, na Capela São João, a 847 metros de altitude. A propriedade tem 45 hectares e se dedica à agricultura regenerativa, com práticas sustentáveis, promovendo a biodiversidade. 

São cerca de 6 km de distância do centro de Flores da Cunha. Bento Gonçalves/Vale dos Vinhedos está a 58 km de distância. Caxias do Sul, a 18 km. Já quem vem de Porto Alegre, capital do RS, percorre cerca de 150 km.

Lançamento de 10 rótulos da Madre Terra

Atualmente, a Vinícola Madre Terra tem 10 rótulos à venda – seis vinhos e quatro espumantes. O processo do  vinhedo ao engarrafamento, é acompanhado pelos talentosos engenheiro agrônomo Leandro Venturini e o enólogo Delto Garibaldi. Vale observar no rótulo dos vinhos o tempo do amadurecimento: é contado em luas, reconhecendo a importância astral para os ciclos terrenos e honrando a sabedoria ancestral. Cada ciclo lunar completo tem 29,5 dias. 

A primeira colheita dos vinhos da Madre Terra aconteceu em 2023. Ainda este ano, novas variedades foram plantadas. 

Enoturismo Madre Terra inaugura em outubro: primeira fase

Em outubro de 2023 a Madre Terra fará sua inauguração para o grande público. Será a primeira fase do projeto de enoturismo com piquenique no barco, degustações, trilha na mata nativa e aulas de vinho e gastronomia. 

Madre Terra
Lago onde acontece o Piquenique no barco

Em breve, restaurante e hotel-boutique

Porém, isso tudo é só o começo. Muito em breve, A Madre Terra terá um restaurante com uma proposta inédita e totalmente integrada com horta, pomar e orquidário. Provavelmente, com abertura em março de 2024. Mais adiante, existe um projeto também de hotel boutique. Tudo com a assinatura da arquiteta do vinho, Vanja Hercert.

O terroir da vinícola Madre Terra

Um dos grandes diferenciais da vinícola são seus vinhedos em patamares, semelhante a região do Douro, em Portugal.  O solo é argiloso e basáltico, com boa drenagem e o relevo é ondulado, formando o terroir perfeito para o cultivo de uvas com qualidade superior.

vinhedos em patamares – foto Ismael Steffen

As uvas e vinhos Madre Terra

Dos 45 hectares da propriedade, hoje 3,7 hectares de área são de vinhedos próprios, sendo 1,5 hectare em produção. As uvas plantadas são das variedades: Cabernet Franc, Merlot, Teroldego, Pinot Noir e Marselan, além das brancas Riesling, Chardonnay e Gewurztraminer. 

A Safra 2023 resultou em 25 mil litros – 88% de vinhos com 29.300 garrafas e 12% de espumantes com 4 mil garrafas. Parte das uvas vieram de produtores parceiros da Serra Gaúcha, da Campanha Gaúcha e da Serra do Sudeste.

Madre Terra Vinícola

Atualmente, são 10 rótulos à venda das marcas AuraZ, CicloZ e VentreZ. Dentre os vinhos que degustei da Madre Terra destaco: o Gewurztraminer, o Marselan e o rosé nobre que tem uma garrafa linda e diferenciada. Os produtos estão à venda na loja virtual  www.vinhosevinhos.com

Madre Terra vinícola
Foto divulgação da vinícola vista do alto – crédito Ismael Steffen

SAIBA MAIS

Vinícola Madre Terra
Próximo à Capela São João no interior de FLORES DA CUNHA
Rio Grande do Sul, BRASIL
Instagram: @vinicolamadreterra

Agradecemos o convite da Conceitocom para visitar em primeira mão esta bela vinícola da serra gaúcha!

Vinícola Larentis balanço

Oi, sou a Alexandra Aranovich

Autora do blog Café Viagem, criadora de conteúdo e sommelier. Degusto a vida entre vinhos, viagens e café da manhã. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo. Como posso te ajudar a degustar teu sonho?

Saiba mais sobre mim »

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Comentários:
Marcos disse:

Gostaria de receber os valores dos vinhos.

Olá Marcos
Se você observar, citei neste texto sobre vinícola Madre Terra o site que está vendendo atualmente seus vinhos : Vinhos e Vinhos
Você também pode tentar entrar em contato com eles pelo Instagram
Abs
Alexandra do Café Viagem

SADOM MARVIO POLETTO disse:

A PAIXÃO POR VINHOS ESTA CADA VEZ MAIS CONTAMINANDO E DANDO CORAGEM AS MULHERES A SE ENVOLVER NESTE MEIO ESPETACULARE DOS VINHEDOS AGUÇANDO O CONHECIMENTO E A CURIOSIDADE E INTERESSE DE BUSCAR CONHECIMENTO E A ORIGEM DE CADA CASTA PARABÉNS ALEXANDRA PELA TUA SAGA DOS VINHOS – POLETTO

Olá Poletto
Obrigada pelo comentário!!
Grande Abraço
Alexandra Aranovich do Café Viagem

Teresinha Dolores ternus disse:

Muito bom ter tudo isto para visitar e desfrutar.parabens pelo trabalho,Tainá e tbm a vc Alessandra

Parabéns pra elas! Tá ficando incrível
Abs
Alexandra do Café Viagem

PAULO JANILDO PARGA ROSENDO disse:

Só felicidade em falar de vinhos. Sou amante e ao mesmo tempo principiante, mas gostaria de participar virtualmente desse mundo apresentado por você. Parabéns pelo trabalho!

Obrigada Paulo!
No Café Viagem, adoramos falar de vinho, e mais ainda de enoturismo
Abs
Alexandra

Marlene disse:

Gostaria de dicas para passar o Natal em família com as refeições inclusas, na serra gaúcha, locais com valores acessíveis, simples mas com qualidade. Total 24 pessoas. Aguardo e obrigada!

Olá Marlene
Tudo bem? Tem muitas dicas no blog Café Viagem da Serra Gaúcha. No entanto, quando o leitor procura um roteiro personalizado – como parece ser o seu caso – o serviço é cobrado. Neste caso, recomendo entrar em contato pelo [email protected]
Lembrando que tenho um guia que pode ajudar em https://cafeviagem.com/vindima-na-serra-gaucha-guia-atualizado/
Abs
Alexandra