Puxe uma cadeira, pegue um café e viaje com a gente!
 

No Pé da Cascata do Caracol de Canela: novo passeio para abraçar a natureza

No Pé da Cascata do Caracol de Canela: novo passeio para abraçar a natureza

Que tal ver a Cascata do Caracol de Canela, cartão postal da serra gaúcha, de outro ângulo?  No passeio Pé da Cascata Explorer, a aventura começa num veículo off road no interior de Gramado. Tem trilha, muita natureza e um grande encontro com queda d’agua da Cascata do Caracol. Com sorte, como foi o meu caso, com direito a banho pela da força da queda e um arco-íris surreal de lindo.

Onde ver a Cascata do Caracol de Canela

Para quem não sabe, a Cascata do Caracol de Canela é um dos pontos turísticos mais visitados do Rio Grande do Sul. Ela representa a divisa molhada entre as cidades de Canela e Gramado. A Cascata do Caracol pode ser vista do alto pelo Parque do Caracol e dos Bondinhos Aéreos. E desde 2021, também pode ser vista no tour Pé da Cascata Explorer. Antigamente, havia uma trilha com escadas no parque do Caracol que levava ao pé da Cascata. Porém, devido ao perigo e abandono, a trilha foi fechada.

Parque Cascata do Caracol

Cascata do Caracol vista do mirante do Parque do Caracol

No Pé da Cascata do Caracol

A possibilidade de ver a Cascata do Caracol bem de perto e de outro ângulo é possível no novo Tour Pé da Cascata Explorer. Trata-se de uma exclusividade oferecida pela empresa Brocker Turismo. Afinal, a propriedade é da família que deu origem a esta empresa de turismo que nasceu em Canela na década de 90. O curioso é que o primeiro passeio oferecido pela Brocker Turismo (na década de 90)  foi justamente este: trilha e aventura no pé da cascata. Com o tempo, o interesse dos turistas foi migrando para o entretenimento e a Brocker acabou eliminando este passeio do seu portfólio, segundo nos contou o Guia Juliano.

+ 10 hotéis em Gramado para namorar – seleção Café Viagem

A pandemia acelera a tendência do ecoturismo

Porém, eis que surge a pandemia do Covid-19, e o turismo – junto com o mundo – se transforma. A procura por lugares abertos, passeios ao ar livre e em contato com a natureza cresce. O que já se mostrava uma tendência no turismo, só acelerou com a pandemia e se confirmou como preferência dos turistas. Identificando esse cenário, a Brocker Turismo trouxe de volta o Tour Pé da Cascata de uma forma segura e com novidades. A propota é de um passeio feito com pequeno grupo, de forma mais personalizada.

Pé da Cascata do Caracol

Partida em Canela ao lado da Catedral para o passeio

Como comprar o Tour Pé da Cascata de Canela

O passeio está disponível em dois turnos: manhã e tarde no site da Brocker Turismo. Custa a partir de R$ 190 por pessoa (valor em setembro 2021). Inclui transporte, guia e o café. É preciso comprar o ingresso antecipado (veja neste link) e agendar local de embarque (Gramado ou Canela). Toda combinação é feita por WhatsApp. Eu escolhi o turno da manhã. É preciso pular da cama já que o tour parte às 7h30. Mas quem acorda cedo pode ser beneficiado, como eu fui, com um arco-íris que tem o costume de aparecer apenas pela manhã.

Pé da Cascata do Caracol

Como é o passeio até o pé da Cascata

O passeio Pé da Cascata do Caracol inicia num veículo aberto e off road. Mantas são fornecidas para quem sente frio. Mas já aviso que é bom levar casaco para este trecho do passeio pois venta muito. 

O veículo percorre o interior de Gramado no Vale da Lageana. O guia vai contando a história da região, do bioma e outros fatos curiosos como a chegada do primeiro imigrante alemão naquela área e as lendas sobre a Cascata do Caracol.

Pé da Cascata do Caracol 

A trilha de 1km – ida e volta

A caminhada pela trilha de 500 metros é tranquila e dura em torno de uns 20 minutos. A equipe da Brocker faz de tudo para que os aventureiros se sintam seguros. Como estamos em meio ao mato, é preciso ter cuidados com animais que já foram vistos por lá, como cobras, aranhas e até onças. Calma, só encontramos muitos pássaros e borboletas no percurso. Ah, e alguns mosquitos.

O encontro com a Cascata do Caracol

O momento mais aguardado de todo o passeio, é claro, é o cara a cara com a queda d’agua da Cascara do Caracol. Emocionante. E como havia chovido bastante no dia anterior a nossa visita, havia muita, mas muita água. A turma toda levou literalmente um banho tirando fotos e se aproximando do mirante do pé da cascata. 

O Guia Juliano é bem paciente na questão fotos dos turistas. Tirou várias para todos.  

Um bom café com cuca encerra o tour

Por fim, mais uma pequena trilha leva ao final do passeio em um gostoso café colonial com cuca, salame, queijo e até um fogo de chão. Momento perfeito para se secar, repor as energias e já planejar a próxima aventura. 

Pé da Cascata do Caracol

>> CLIQUE AQUI para ver o  vídeo com os melhores momentos do nosso passeio

SAIBA MAIS

Tour Pé da Cascata do Caracol
Passeio exclusivo da Brocker
Gramado e Canela RS, Brasil

+ ingresso antecipado Tour Pé da Cascata Turno Manhã, clique aqui

+ ingresso antecipado Tour Pé da Cascata Turno Tarde, clique aqui

Guia Gramado e Canela

Outros passeios imperdíveis a partir de Gramado e Canela

Skyglass – plataforma no Vale da Ferradura em Canela

Passeio Trem do Vinho, Maria Fumaça 

Tour Cânions

Bustour Gramado e Canela

Ingressos Natal Luz Gramado

Gostou da matéria?

Se você gostou desta matéria e acompanha as dicas do Café Viagem e do Amo Serra Gaúcha, não deixe de fazer as suas reservas através dos nossos links de parceiros. Você não paga um centavo a mais por isso e ajuda a gente a seguir fazendo um conteúdo inspirador e repleto de achados como o deste post.

ORGANIZE SUA VIAGEM PARA CANELA COM O CAFÉ VIAGEM:

—– PESQUISE HOTEL EM CANELA COM ATÉ 50% OFFBOOKING.COM

—– ALUGUE SEU CARRO NA SERRA GAÚCHA: FAÇA AQUI A SUA BUSCA

—– PASSAGENS AÉREAS PROMO  encontre melhores preços para voo para Rio Grande do Sul

—– POST ÍNDICE SERRA GAÚCHA – guia com todas as dicas do destino no Café Viagem

—–  TOURS, TRANSFER E INGRESSO SERRA GAÚCHA: PESQUISE AQUI

—– CUPOM DESCONTO AIRBNB – ganhe um crédito de R$ 300 para usar na sua primeira reserva

—– GUIA GRAMADO COM CRIANÇAS

—– EBOOK GRAMADO E CANELA 100 PROGRAMAS PARA AMAR

 

AMO SERRA GAÚCHA EM PODCAST

Clique aqui e conheça nosso PODCAST com dicas e roteiros da Serra Gaúcha.
Não deixe também de acompanhar o Amo Serra Gaúcha nas redes sociais. Estamos no INSTAGRAM como @amoserragaucha  e FACEBOOK em facebook.com/amoserragaucha

Compartilhar este Post
Escrito por

Muito prazer, sou Alexandra Aranovich, autora do Café Viagem - blog para quem acorda sonhando com a próxima viagem. Sou publicitária e sommelier pela ABS-RS. Acima de tudo, turista apaixonada por café da manhã, vinhos e experiências gastronômicas. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo.

Últimos Comentários
  • precisamos percerber um dos lados posivitos que a covid-19 nos reservou, um deles está aí, um super passeio em contato com a natureza, ainda mais em um cartão postal desses na serra gaúcha. parabéns e sucesso aos idealizadores desse passeio.

DEIXE SEU COMENTÁRIO