o que fazer em Polignano a Mare Puglia

O que fazer em Polignano a Mare, praia das grutas na Puglia

Procurando dicas sobre o que fazer em Polignano a Mare na Puglia (Itália)? Neste post, deixei o nosso roteiro pelo seu centro histórico e arredores. Nosso ponto de partida para visitar Polignano a Mare foi a vizinha Monopoli, onde ficamos hospedados. 

o que fazer em Polignano a Mare

Primeiramente, bom saber que Polignano a Mare faz parte da região de Bari e La Costa na Puglia, sul da Itália Uma cidade costeira banhada pelo mar Adriático, ao lado de Monopoli (apenas 9km) e a 33 km ao sul de Bari, a capital da Puglia na Itália. Praia com penhascos, grutas e uma vila medieval fascinante. Aliás, muita gente visita a região por conta de um restaurante que fica dentro de uma gruta, o Grotta Palazzese (o Instagram ajudou o local a ficar ainda mais famoso) .

O que fazer em Polignano a Mare: pérola do Adriático na Puglia

Chamada de “Pérola do Adriático”, o destino é gostoso de ser percorrido a pé. Listei a seguir algumas atrações para quem procura dicas sobre o que fazer em Polignano a Mare para um turno ou até um dia de passeio. Para ver o nosso roteiro completo da Puglia, clique neste link!

1. Centro Antigo de Polignano a Mare

A vila histórica de Polignano a Mare na Puglia está situada sobre um complexo rochoso voltado para o mar. Tem casas brancas, comércio e terraços com vista. Nós chegamos de carro alugado, estacionamos em local pago atrás de uma ponte da mais famosa praia de Polignano a Mare, a formosa Lama Monachile. Logo a seguir, percorremos o centro antigo, visitamos o comércio.

chegando em Polignano a Mare e vendo a praia ao fundo


As duas praças principais dessa área são: Piazza Vittorio Emanuelle (com a Catedral Santa Maria Assunta) e a Piazza San Bendetto

 o que fazer em Polignano a Mare

2. Vista dos penhascos

Fugindo um pouco de centro, pegamos ruelas costeando o mar onde encontramos terraços com vista panorâmica. Estes pontos estão marcados em um mapa que você pode pegar sem custo logo ao entrar na praia de Polignano a Mare. Naturalmente, em um desses pontos panorâmicos, é possível observar de longe o restaurante da Gruta em Polignano a Mare!

o que fazer em Polignano a Mare

3. Grotta Palazzese, o restaurante da gruta 

Desde 1700, a caverna era utilizada para festas e banquetes, com o nome de “di Palazzo”. Muitos dizem que a experiência de comer no restaurante da gruta vale a pena por sua localização incrível. Aliás, a comida não é extraordinária, mas ouvi falar que é boa. Entretanto, bom saber: é preciso fazer reserva antecipadamente no site do restaurante e até pagar adiantado. Eu havia feito reserva e, alguns dias antes, desisti por conta do valor alto (em torno de 500 euros para o casal sem bebida, apenas 2 horas de permanência no local).

Enfim, refleti e preferi investir em melhores hospedagens no nosso roteiro Sul da Itália, Não me arrependo. E super respeito quem investe na experiência. 

restaurante da gruta Puglia
Grotta Palazzese, o restaurante da gruta 

4. Lama Monachile: cartão postal de Polignano a Mare 

Depois de percorrer o centro antigo e as vistas dos penhascos, seguimos na direção norte onde está a faixa de areia mais famosa, Lama Monachile. Trata-se do cartão postal da praia junto com o restaurante da gruta. Mais adiante, está um aprazível calçadão a beira mar (Lungomare), passando pelo monumento Domenico Modugno e outras belas paisagens panorâmicas, além da praia Pietra Piatta. Nessa região, também estão situados vários restaurantes e hotéis.

Lama Monachile: cartão postal de Polignano a Mare

Outras atrações em Polignano a Mare

Polignano a Mare também tem um museu que não cheguei a visitar, o Museu Fundação Pino Pascali – artista da arte contemporânea da Puglia. Como nossa ideia foi mais turistar sem compromisso caminhando, passando por praias e comércio, cortamos as visitas a museus neste dia. 

Onde comer em Polignano a Mare

Na hora da fome, resolvemos sair do burburinho turístico e pegamos o carro em direção norte a uma praia mais deserta de Polignano a Mare: SAN VITO – ao lado da Torre di San Vito. Por lá, pegamos uma praia pública e nos deliciamos no restaurante à beira mar LA VERANDA DI GISELDA – super recomendo. Em alta temporada, abre de segunda a domingo para almoço e jantar. Além de San Vito, Cala Paura é outra baia também indicada para visita.

Onde: La Veranda di Giselda, Trattoria sul mare a San Vito, frazione di Polignano a Mare, 70044, Puglia Torre di San Vito.

Torre San Vito em Polignano a Mare

Onde ficar na Puglia: dicas de hotéis

Tem post bem completo no Café Viagem sobre os 3 tipos de hotéis na Puglia que nos hospedamos. Veja no link abaixo:
→ Tudo sobre estilos de hospedagem e dicas de hotéis na Puglia Itália

SAIBA MAIS

POLIGNANO A MARE PUGLIA
Itália

Site infos turísticas: www.comune.polignanoamare.ba.it.
Instagram @weareinpuglia

>> Tudo sobre a PUGLIA no Café Viagem

Planejando sua viagem para Puglia com o Café Viagem

Reserve o seu hotel na Puglia (Apulia):  pesquise hotel no Booking.com com até 50% de desconto e possibilidade de cancelamento gratuito

Alugue carro na Itália: pesquise aqui aluguel de carro nas principais locadoras

Viaje Conectado: chip internacional O Chip facilita sua conexão e circulação nas estradas. Nós saímos do Brasil com o chip já comprado, veja aqui!

Não esqueça o Seguro de Viagem – ele será cada vez mais obrigatório nas viagens para a Europa e em todo o mundo. O Café Viagem recomenda cotar nos site  Seguros Promo.

Dicas Roteiro Sul da Itália no Café Viagem: Matera, Capri e Costa Amalfitana

+ MATERA

Namorando em Matera antes de chegar na Puglia

+ TODO ROTEIRO LUA DE MEL SUL DA ITÁLIA :

Capri, Costa Amalfitana, Matera e Puglia – roteiro completo
Tudo para planejar a viagem dos sonhos pela Costa Amalfitana

Nápoles: roteiro 2 dias

Dicas de Roma 

Vinícola Larentis balanço

Oi, sou a Alexandra Aranovich

Autora do blog Café Viagem, criadora de conteúdo e sommelier. Degusto a vida entre vinhos, viagens e café da manhã. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo. Como posso te ajudar a degustar teu sonho?

Saiba mais sobre mim »

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Comentários:
Francisco Fortunato disse:

Ola , legal sua reportagem sobre a nossa Polignano a Mare, de onde vem toda a minha familia , como paulistano, e tendo nascido no bairro do Bras ( onde temos a rua Polignano a Mare ), nos emociona , porem seria interessante dizer que Polignano a Mare possui uma das maiores imigrações italianas no Brasil desde 1880 até os anos de 1960, e que provavelmente todos os descendentes que aqui vivem são em numero maior que a população de Polignano, cerca de 17500 habitantes , inclusive que a poucos anos atras era normal encontrar pessoas falando Polignanes no Bras. Cabe salientar que todas as familias em Polignano possuem parentes no Brasil. no Bras tambem se realiza a famosa festa de Sao Vito a 106 anos , padroeiro da cidade de Polignano.

Olá Francisco
Obrigada pela riqueza da informação. Adorei esta contribuição com as dicas da Puglia. Região linda
abs
Alexandra do Café Viagem