Se todos os caminhos levam a Roma, é para lá que fui passar 2 dias sozinha turistando a pé pela capital da Itália. Foi o final da minha viagem Roteiro Romântico Sul da Itália. Como assim romântico e eu tava sozinha? Bem, como meu marido voltou em um voo de diferente data do meu, ganhei dois dias sozinha e livre para escolher o que fazer na Itália. Logo, elegi a companhia de Roma. Neste post, conto sobre meu rolê em Roma a pé. Foram dois dias intensos nos principais pontos turísticos. A seguir, minha caminhada e roteiro!
Roteiro Roma a pé: sozinha e muito bem acompanhada
Vale ressaltar que exagerei na caminhada do primeiro dia. Estava sozinha, sem compromisso, com “sede” de visitar muitos lugares. Logo, caso você não curta (ou não possa) andar tanto a pé, recomendo este mesmo roteiro a seguir em 2 ou 3 dias. Certo? Dito isso, vamos ao meu roteiro resumido em Roma a pé em 1 dia sozinha e feliz da vida. Iuuupiii!
>> Para contratar uma guia brasileira para o seu passeio em Roma, veja este post!
Partida: onde ficar em Roma
Já fiquei hospedada em um hotel próximo à Estação Central de Trem de Roma (ROMA TERMINI) e no Trastevere (em viagem a Roma com a família em 2024).
Não recomendo a hospedagem nos arredores da estação central de trem de Roma. É uma área mais perigosa e nada charmosa. Facilita apenas o transporte para quem usa a estação central (trem ou ônibus). Particularmente, recomendo outras regiões como arredores da Via del Condotti, do Coliseu ou no animado e jovem Trastevere. São todas áreas com entorno mais aprazível de caminhar e com bons restaurantes.
>> Para hotel mais luxuoso recomendo Palazzo Manfredi.
>> Perto do Coliseu, sugiro o NH Collection que tem um rooftop lindoo e o Nerva.
>> Para hotéis muito bem localizados, a passos dos restaurantes e atrações de Roma (entre Praça de Espanha e Via del Condotti) sugiro: Spagna Luxury Rooms , Condotti Boutique Hotel , Relais de La Poste, B&B Casa Fabbrini .
>> Hospedagem no Trastevere: Tree Charme e Il Mulino di Trastevere
» Não deixe de pesquisar aqui melhores hotéis em Roma com a facilidade do cancelamento gratuito!
Início Roteiro Roma a Pé: Coliseu ou Piazza di Venezia
Acordei bem cedo, ansiosa para passear por Roma (7h da manhã). Fui caminhando do meu hotel até o Coliseu. Não recomendo esta caminhada pois gastei energia a toa. Poupe as pernas para o restante do roteiro onde estão as principais atrações de Roma. Ou seja, inicie o roteiro no COLISEU (caso ainda não conheça). Mas vá até o local bem cedo de trem, transporte por aplicativo ou ônibus. Assim, você poupa energia para o restante do dia!
Agora, se você já conhece o Coliseu e Fórum Romano – ou pode deixar a visita para outro dia – , inicie a caminhada pela PIAZZA VENEZIA.
DICA ESSENCIAL PARA ANDAR A PÉ EM ROMA
Para andar com segurança e sozinha por Roma, usei muito o GPS/Google Maps do meu celular. Por isso, recomendo formente comprar um chip de internet livre para dar este rolê em Roma ou qualquer lugar da Europa. Eu usei este chip de internet livre que comprei no Brasil dias antes da viagem. Você também pode comprar o chip nas estações de trem da Europa ou incluindo este adicional no seu plano de telefone no Brasil.
Roteiro Roma a pé em 1 dia: principais atrações
OBS: este roteiro tem caminhada bem intensa. Por isso, caso tenha mais tempo, faça o tour em 2 dias!
- Coliseu + Fórum Romano e Palatino (ingresso do Coliseu inclui também o Fórum)
- Piazza del Campidoglio (Praça do Capitólio) de lá você terá uma vista linda do Forum Romano
- Piazza Venezia
- Caminhada pela Via del Corso em direção a Piazza Popolo, percorrendo ruas paralelas no caminho
- Pantheon + Piazza Navona
- Fontana Di Trevi + Via dei Condotti (rua das grifes em Roma)
- Via Della Croce
- Piazza Di Spagna
- Piazza Popolo
- Terraço + Parque Villa Borghese
OBS: Como estava quente, era verão, não quis incluir museus. Aproveitei o dia lindo para bater perna por Roma. Durante este percurso, afora as praças principais de Roma e lojas, entrei em muitas igrejas lindas.
ROTEIRO ROMA A PÉ: PARTE 1
Principais Pontos visitados pela manhã até 13h:
Coliseu, Fórum Romano e Palatino, Piazza Venezia, Fontana di Trevi (possibilidade de fazer também Pantheon e Piazza Navona)
1. COLISEU, PIAZZA VENEZIA E VIA DEL CORSO
Do Coliseu, fui caminhando até a PIAZZA VENEZIA, em direção a VIA DEL CORSO. É nesta praça grandiosa que está situado o monumento a Vittorio Emanuelle – ícone da unificação da Itália. Ao lado da praça, iniciei a caminhada pela Via del Corso, extensa rua do Centro de Roma onde estão situadas as principais lojas, comércio e gelaterias. A via liga as praças: Piazza Venezia a Piazza del Popolo. Caminhando pela Via del Corso e ruas laterais você vai visitar muitos pontos turísticos de Roma, lojas, praças, igrejas, museus e restaurantes. E foi o que fiz e recomendo fortemente.
Pernas pra que te quero!! Ah, e prepare-se: vai dar vontade de entrar em todos os lugares, principalmente igrejas e comércio.
2. PANTHEON, PIAZZA NAVONA E/OU FONTANA DI TREVI
Antes de pegar a direção da Fontana di Trevi, você pode visitar o PANTHEON (ou Panteão) e a PIAZZA NAVONA. Acabei visitando as duas atrações imperdíveis de Roma também no fim do dia. Caminhei até lá a partir da Piazza Popolo, o que foi bem cansativo. Mas o horário do fim de tarde estava lindo, reunindo artistas de rua e muita gente aproveitando os cafés no entorno da praça. Bem gostoso.
No caminho ao Pantheon, não deixe de visitar a bela Igreja de Santo Inácio de Loyola (Via del Caravita) e a Piazza di Pietra
Sobre Pantheon de Roma
O Panteão de Roma foi construído em o 126 d.C. e é considerado uma das obras arquitetônicas mais bem conservadas da Roma Antiga. Não consegui entrar pois fui no fim de tarde e já estava lotado. O próprio site do Pantheon recomenda reservas antecipadas se você pretende visitá-lo sábado, domingo ou feriados, mesmo a visita sendo gratuita. Se desejar, você paga apenas o audio tour (€8.50) ou um tour guiado ( € 25)
Sobre Fontana Di Trevi e Piazza di Pietra
Do Pantheon e Piazza Navona, vá em direção a FONTANA DI TREVI, um dos mais fotografados pontos turísticos de Roma. No trajeto, não deixe de admirar a PIAZZA DI PIETRA onde está o Templo de Adriano. Construído em 145 d C, suas ruínas com 11 colunas de mármore impressionam.
Mais adiante está a FONTANA DI TREVI e uma grande multidão de pessoas quando visitei. Impossível fotografar a fonte mais famosa do mundo, tamanha quantidade de pessoas. Para quem quiser caprichar nas fotos, a dica é visitar a fonte em horários menos concorridos como: bem cedo ou altas horas da noite. Você também pode visitar lojas de dois ou mais andares nos arredores da fonte para tentar tirar foto da Fontana Di Trevi vista de cima.
Segundo conta a lenda (em várias matérias no Google), todos os anos cerca de 1,5 milhões de euros em moedas são depositados e retirados da Fontana Di Trevi.
=> Vai viajar para Itália? Não esqueça do Seguro Viagem (neste link tem desconto)
ROTEIRO ROMA A PÉ: PARTE 2
Principais Pontos visitados:
Via dei Condotti, Piazza di Spagna, Via Della Croce, Piazza Poppolo
3. VIA DEI CONDOTTI E PIAZZA DI SPAGNA
Saíndo da Fontana di Trevi, joguei-me na famosa rua das grifes: a VIA DEI CONDOTTI. Considerada o centro da moda elegante de Roma. A Condotti inicia na PIAZZA DI SPAGNA, a famosa praça das escadarias. Aliás, importante lembrar que não pode sentar nas escadas, a menos que queira levar uma multa salgada e em euro.
Caminhei pela Via dei Condotti até a Praça de Espanha com algumas paradinhas em vitrines, cafés, almoço e o melhor tiramisu que já comi na vida.
4. ONDE COMER EM ROMA: ANTICO CAFFE GREGO, POMPI E PASTIFÍCIO GUERRA
Afora as lojas de grife, é na VIA DEI CONDOTTI que está situado um dos cafés mais famosos de Roma, o ANTICO CAFFE GREGO. Minha dica é caminhar também pela VIA DELLA CROCE, uma ruela linda com vários restaurantes charmosos. É lá que está situado o doce que me conquistou: o Tiramisu do POMPI. De quebra, outro local gastronômico simples que me apaixonei: o PASTIFÍCIO GUERRA. Por apenas 4 euros (hoje em dia, em torno de 6 euros ), almoço ou jantar, você pega um prato de massa bem italiana e come pela rua.
Aviso: tem fila na porta, sempre dois sabores de massa fresca do dia. Assim, almocei e comi um doce em uma das ruelas que mais amei em Roma, a Via della Croce.
5. PIAZZA DEL POPOLO
Da Piazza di Spagna, segui a caminhada até outra praça: a imponente PIAZZA DEL POPOLO (Praça do Povo). Certamente, uma das maiores praças de Roma. Em seu entorno estão igrejas como a Basílica Santa Maria del Popolo (com obras de Caravaggio), as igrejas gêmeas, o famoso obelisco Flamínio, fontes e estátuas.
A Piazza del Pappolo une as principais vias do centro histórico de Roma: Via del Babuino, Via di Ripetta e Via del Corso.
6. PARQUE VILLA BORGHESE E TERRAÇO DO PINCIO
A essas alturas, eu estava exausta e queria me jogar em algum lugar. Por isso, caminhei até o lado verde de Roma, ao lado da Piazza del Popolo: o PARQUE VILLA BORGHESE. Fui em direção ao TERRAÇO DO PINCIO, ponto do parque que tem uma vista linda da Piazza del Popolo. A subida bem inclinada foi de matar, mas valeu o esforço. Caminhei apenas um trecho do parque e me joguei em um Bar e Restaurante (Casa del Cinema) dentro da Villa Borghese para descansar e recarregar a bateria do meu celular.
Por fim, sai do parque pela Porta Pinciana que dá direto no Harry’s Bar – local lendário de Roma que já foi cenário de filme La Doce Vida de Fellini (na Via Vittorio Veneto). Ao lado do Harry’s Bar há um ponto de Metrô subterrâneo e um ponto de táxi para quem cansou e quer voltar para o hotel.
Sobre o Parque Villa Borghese e Galeria Borghese
O Parque Villa Borghese de Roma é gi-gan-te. Tem zoológico, Museu, teatro, playground, entre outras atrações culturais. Porém, muita atenção se você está montando seu roteiro, é no Parque Villa Borghese que está situado um dos museus de arte mais prestigiados do mundo: a GALERIA BORGHESE. Eu não consegui ingresso pois é preciso reservar no site da Galeria com boa antecedência já que a atração é muito concorrida.
Galeria Borghese
Piazzale del Museo Borghese
De terça a domingo das 9h às 19h
Necessário comprar ingresso antecipado no site ( galleriaborghese.beniculturali.it) ou nos links abaixo:
Atrações Bilhetes | Rome: Borghese Gallery Entrance Ticket
Walking Tour | Rome: Borghese Gallery Entrance Ticket
City Walking Tour | Rome: Borghese Gallery Guided Tour
>> Para ver mais top tours em Roma, clique aqui
FINAL DA CAMINHADA POR ROMA A PÉ E SOZINHA…
Acredite ou não, depois de sair do parque, segui caminhando até a Via Del Corso. Não recomendo, pois foi cansativo. Queria retornar para ir ao Pantheon e à Piazza Navona. Depois disso, voltei de táxi até o meu hotel. Tomei banho e segui firme e forte o passeio na noite no Trastevere. Mas aí é outra história, outro post do Café Viagem. Mas anote: a noite no Trastevere é IMPERDÍVEL. Siga caminhando e amando Roma por lá.
Neste link dos Destaques do Perfil @cafeviagem no Instagram você confere mais imagens desta caminhada por Roma sozinha e feliz!
Neste link você confere o Mapa do Google que fiz com os principais pontos visitados
Gostou das dicas?
Se sim, um jeito de agradecer é organizando sua viagem a Roma com os parceiros do Café Viagem
Reservando pelos nossos links você não paga um centavo a mais, ganha descontos e ainda ajuda o blog a pagar suas contas pois recebemos pequena comissão dos nossos parceiros selecionados. Essa é uma das formas que encontramos de monetizar o conteúdo que a gente faz com tanto carinho.
—– PROCURE AQUI O SEU HOTEL EM ROMA COM POSSIBILIDADE DE CANCELAMENTO GRATUITO
—– ALUGUE SEU CARRO: RENTCARS
—– COTE UM BOM SEGURO VIAGEM COM NOSSO CUPOM DE DESCONTO: SEGUROS PROMO
—– TOURS, TRANSFER E INGRESSOS EM ROMA: Get Your Guide
—– CHIP INTERNACIONAL COM INTERNET LIVRE: VIAJE CONECTADO
+ Dicas da Itália no Café Viagem
+ ROTEIRO ROMÂNTICO:
Capri, Costa Amalfitana, Matera e Puglia
Vinhos da Puglia e Campânia para provar na viagem
+ PUGLIA:
Onde ficar na Puglia Itália: dicas de hotéis
Roteiro Puglia 5 dias: como chegar, o que fazer
Dica de hotel romântico na Puglia em masseria
Alberobello, a cidade dos trulli na Puglia
+ MATERA:
Namorando em Matera, cidade da Basilicata perdida no tempo
+ CAPRI:
Passeio de barco ao redor da ilha de Capri
Tudo sobre a visita a GRUTA AZUL
O que fazer em Capri – principais atrações
Praias em Capri – principais Beach Clubs e praias públicas
Dica de hotel em Capri bem localizado
+ COSTA AMALFITANA
Tudo para planejar a viagem dos sonhos pela Costa Amalfitana
Hotel Casa Angelina, a Costa Amalfitana de camarote
+ NÁPOLES:
onde provar la vera pizza napolitana
Oi, sou a Alexandra Aranovich
Autora do blog Café Viagem, criadora de conteúdo e sommelier. Degusto a vida entre vinhos, viagens e café da manhã. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo. Como posso te ajudar a degustar teu sonho?
Muito legal !!! Adorei as dicas para programar minha futura viagem !!! Muito obrigado !!!
Valeu Alex !! Boa viagem, aproveitem muito
Abs
Alexandra do Café Viagem
Usei esse roteiro agora em Roma e foi infalível! Também tinha pouco tempo e sinto que consegui aproveitar e ver muito mesmo assim
Obrigada Rita!! Realmente, este roteiro abrange bastante dicas de Roma. E com disposição pra caminhar, é possível fazer muita coisa.
Grande abraço e louca para voltar para Itália
Alexandra do Café Viagem
Já percorri toda a Itália de Roma ao Norte, de Roma até a Sicilia, através de 2 viagens. Mas a Itália é tão fascinante que preciso voltar à Itália. As reportagens do Rodrigo Ruas, me aguçam a vontade de voltar e me utilizar das dicas, que não conheço.
Obrigada Mario. Itália sempre nos nossos planos de viagem.
Caso queira pesquisar mais Itália no Café Viagem, segue o link https://cafeviagem.com/destinos/europa/italia/
abs
Alexandra
Gostei muito das suas dicas. Estamos indo no final de janeiro para a Itália. Será q da para fazer todo esse percurso no inverno? Será q tenho q comprar tbm os bilhetes c intendência para os museus, já que a cidade não estará tão cheia assim, como em outras estações.
Olá Maria
Fico feliz que curtiu nosso roteiro Roma a pé. Acredito que poderá caminhar sim nesta época, até é mais confortável já que no verão é muito quente. Sobre bilhetes, acho que os mais concorridos é bom garantir.
Abs
Alexandra do Café Viagem
Adorei as dicas, vou usar na minha viagem. Pretendo ir a Itália fazer uma viagem sozinha, e Roma está incluída no roteiro. Minhas dúvidas são como eu vou conseguir tirar algumas fotos sozinha (sei que não serão muitas, mas queria algumas para guardar de recordação) e queria saber, quais lugares você acha que ficariam melhor se visitasse com um guia e quais não tem necessidade?
Olá Giovanna
Obrigada. Roma é mesmo imperdível. Pra tirar fotos sozinha recomendo muito levar um pau de selfie que funcione também como mini tripé
Para guia, recomendo agendar para o primeiro dia para explicar um pouco da história. Contei mais detalhes neste post do Café Viagem https://cafeviagem.com/guia-em-roma-falando-portugues/
Abs
Alexandra