o que fazer em Montevidéu

O que fazer em Montevidéu Uruguai – guia completo

(Atualizado em novembro 2023) O que fazer em Montevidéu? Quais os melhores programas na capital do Uruguai? Se você está procurando dicas de Montevidéu para aproveitar ao máximo sua viagem, saiba que este post do Café Viagem reúne as principais atrações além de links de matérias que já publiquei no blog. Ou seja, funciona como um guia de Montevidéu e post índice do Café Viagem das dicas da Capital do Uruguai. Aproveite ao máximo para organizar o seu roteiro !

O que fazer em Montevidéu no Uruguai- post índice e guia completo 

Primeiramente, quero contar que Montevidéu está sempre nos meus planos, afinal moro em Porto Alegre (Rio Grande do Sul) e, sempre que possível, dou um jeito de visitar esse vizinho tranquilo e charmoso que adoro.  A seguir, dicas e links do Café Viagem para planejar a sua viagem a Montevidéu no Uruguai.


->
psiu: não deixe de consultar também o
Post Índice do Uruguai e a página só do Uruguai no Café Viagem! Boa viagem.

 

POST ÍNDICE

GUIA  MONTEVIDÉU CAFÉ VIAGEM


Onde ficar em Montevidéu: hotéis

Para dar o start na sua viagem, comece escolhendo o hotel ou região onde quer se hospedar em Montevidéu. Os brasileiros gostam muito de ficar em Pocitos ou Punta Carretas, perto da Rambla (na orla). Já grande parte das excursões preferem colocar os turistas no Centro. As opções mais luxuosas de hotéis em Montevidéu estão em Carrasco (como o Sofitel) e em Pocitos (Hyatt Centric e o novo Costanero).

No Café Viagem, você encontra um post completo com dicas das melhores hospedagem em Montevidéu por bairros: Centro Histórico, Punta Carretas, Pocitos e Carrasco. São mais de 12 hotéis selecionados, confira no link abaixo.

Você também pode consultar as ofertas do Booking.com cancelamento gratuito em alguns quartos. Mas não deixe de ler este artigo do Café Viagem antes – principalmente para definir a sua localização de hospedagem!

Hotel Costanero, camarote para a Praia de Pocitos em Montevidéu
Melhores hoteis em Montevideu
Hyatt Centric Montevideo – ao lado do Costanero

Sobre Montevidéu

Montevidéu é a Capital do Uruguai, banhada pelo Rio da Prata, fundada em 1726. Cidade rica em história, arquitetura e cultura. Você vai encontrar uma excelente atmosfera, num clima slow travel. Bons cafés e restaurantes, centro histórico e vinícolas próximas que recebem os turistas estão entre as atrações principais. Isso tudo sem falar da beleza da costa, pois percorrer a Rambla pelas praias do Rio da Prata – o calçadão e avenida da orla – é um programa gostoso. 

Curiosidades: Montevidéu tem mais de 300 anos de história. Sabia que grande parte da população uruguaia vive na capital? O Uruguai tem 4 vacas por habitante! Terra da Conaprole com vários produtos lácteos.  

Minha dica certeira para quem procura o que fazer em Montevidéu é aproveitar a sua tranquilidade e segurança. Caminhar, tomar um mate, um vinho e se deixar levar pelo seu ritmo desacelerado. É um vizinho de respeito que fascina por ser discreto e valorizar a sua memória. E ainda: por estar em uma posição que inveja os brasileiros – a de país menos corrupto da América Latina.

Idioma e Voltagem

  • O espanhol é o idioma oficial do Uruguai. Em alguns locais, fala-se “portunhol”!
  • A voltagem utilizada no país é 220V

Documentos para entrar no Uruguai

Passaporte ou identidade (RG) em bom estado de conservação + comprovante de vacinação + SEGURO VIAGEM com cobertura de COVID

+ Veja neste post regras e documentos para entrar no Uruguai – atualizado em 2023 conforme informações do Consulado do Uruguai

Documentos para viajar de carro e como circular por Montevidéu, veja mais detalhes neste post!

Moeda, Câmbio e benefícios aos turistas

A moeda é o Peso Uruguaio. Você pode levar reais ou dólares e trocar em casas de câmbio no centro de Montevidéu. Muitos estabelecimentos até aceitam pagamento em dólar ou reias, mas o troco será sempre em peso uruguaio.

Não esqueça que o Uruguai costuma dar vários benefícios aos turistas como:

Desconto do IVA, pagando com cartão internacional (de crédito, débito ou pré-pago) em serviços gastronômicos (como restaurantes), aluguel de veículos sem motorista e aluguel de imóveis com destino turístico

–  IVA Zero em hotéis. Válido para estrangeiros que apresentarem o documento de identidade emitido no exterior. Estando em ordem, esse consumo se fatura sem o imposto.

TAX FREE para compras de produtos incluídos no regime realizadas nos estabelecimentos que aderiram ao sistema.

Guia Montevidéu:  clima e quando ir 

Montevidéu é uma viagem perfeita em qualquer época do ano. O ideal é evitar a alta temporada se você quiser fazer economia. O mês de maio é um período de ótimas promoções de hospedagem. O mês de julho, parte do verão e a semana da Páscoa (semana do turismo no Uruguai), são períodos considerados altíssima temporada. 

Já o clima na Capital e em todo o Uruguai é semelhante ao da região sul do Brasil com as as quatro estações definidas. Janeiro é o mês mais quente com temperatura entre 29 e 16 graus. Junho e julho são os meses mais frios, com temperaturas entre 5 a 15 graus.

Como chegar em Montevidéu

Grande parte dos brasileiros chegam de avião pelo moderno Aeroporto Internacional de Carrasco em Montevidéu no departamento de Canelones. Já muitos gaúchos, preferem viajar de carro ou ônibus. Existe ainda a possibilidade de casar Buenos Aires com Montevidéu através do buquebus (barco que cruza o Rio da Prata). 

+ Leia aqui o post completo sobre COMO CHEGAR NO URUGUAI: avião carro, ônibus e buquebus

Principais distâncias 

Porto Alegre (RS) a Montevidéu – 802 km
Pelotas (RS) a Montevidéu – 558  km
Jaguarão (RS) a Montevidéu – 417 km
Punta del Este a Montevidéu – 120 km
Colonia del Sacramento a Montevidéu – 180 km
Vinícola Bouza a Montevidéu – 20 km
Buenos Aires (AR) a Montevidéu – 221 km de ferry


Como circular 

A principal avenida de Montevidéu é a 18 de Julho que começa na Praça Independência e vai até o Obelisco e Parque Batle. A Sarandí é a rua de pedestres no Centro Histórico da cidade, ideal para um passeio. Já a Rambla é a avenida que percorre a orla do Rio da Prata, do Centro até as praias.

Em algumas regiões de Montevidéu é bem tranquilo passear a pé: Ciudad Vieja (centro da cidade), Ramblas Pocitos, bairro de Carrasco e Parque Rodó. No entanto, para ir de um bairro, muitas vezes será necessário usar o transporte (carro, táxi, ônibus). A maior distância é a do bairro de Carrasco ao Centro de Montevidéu, são em torno de 20 km. Nos principais pontos turísticos você encontra bicicletas para alugar. 

Os ônibus funcionam bem e ligam os principais pontos turísticos da cidade. Para economizar tempo, gosto de usar o transporte por aplicativo (mas aviso: usamos o Ubber em Montevidéu e achamos beeem caro)

como chegar em Montevidéu

DICAS MONTEVIDÉU POR REGIÕES: principais atrações

As principais atrações de Montevidéu estão no Centro Histórico (Cidade Velha) e nos bairros da Rambla: Pocitos, Punta Carretas e Carrasco. Algumas atrações estão mais afastadas, como o Mercado Agrícola, o Jardim Botânico, o Museu de Belas Artes e o Museo Blanes . A seguir, principais atrações por bairros ou regiões de Montevidéu.

CIUDAD VIEJA / CENTRO 

Se for a sua primeira vez em Montevidéu, sugiro começar o passeio com um tour guiado (city tour) pelo Centro Histórico de Montevidéu, a Ciudad Vieja. É aqui que a cidade começou e onde estão situados os prédios históricos e o Mercado del Puerto


+
Neste post do Café Viagem você encontra roteiro completo para caminhar pelo CENTRO DE MONTEVIDÉU –  CIUDAD VIEJA

Principais atrações do Centro de Montevidéu são:

Mercado del Puerto
Mercado de Los Artesanos
Peatonal Sarandí
Praça Matriz, Catedral
Café Brasileiro
Teatro Solís
Puerta de La Ciudadela
Praça Independencia
Palacio Salvo
Museu Cabildo e Museu Gurvich

Cafe La Farmacia
El Otro ou Es Mercat (frutos do Mar)
Alfajores del Uruguay (loja de alfajores ao lado do Mercado Del Puerto)
Livraria Más Puro Verso 

Para fazer próximo ao Centro Histórico: 

–Palácio Legislativo e MAM: saindo do Centro Histórico de Montevidéu dá para ir conferir o Palácio Legislativo e o MAM-Mercado Agrícola de Montevidéu com muitos alimentos frescos e restaurantes.

-Estádio Centenário e Parque Batle

ESTÁDIO CENTENÁRIO

Após a Ciudad Vieja, centro histórico de Montevidéu, você pode incluir uma visita ao histórico estádio construído para a primeira Copa do Mundo em 1930. Seguindo pela 18 de julho e passando o Obelisco você chegará ao Estádio Centenário. Declarado pela Fifa como monumento histórico do futebol, o estádio tem  Museu do Futebol que pode ser visitado.

Av. Dr. Americo Ricaldoni, 11400 (no Parque Batle)
Ingresso : 100 pesos (e mais 50 pesos se você quiser subir na torre e ter uma vista bem do alto)
Horários visitas: de segunda a sexta das 10 às 17 horas.
Site: www.estadiocentenario.com.uy
Dica: se o dia estiver bonito, após a visita vale a pena esticar e caminhar no Parque Batle, ao lado do museu 

+ Leia aqui o nosso roteiro 1 dia em Montevidéu com visita ao Estádio Centenário

PARQUES:  RODÓ E BATLE

Em Punta Carretas está o Parque Rodó, ideal para um churros, mate ou caminhada na feirinha que acontece aos domingos por lá.  O Rodó também tem um parque de diversões e o Museu Nacional de Artes Visuais.

Já o Parque Batlle é uma área verde bonita ao lado do Estádio Centenário. Um parque mais para os locais do que para os turistas.

PUNTA CARRETAS

A Rambla, o Parque Rodó, os café e restaurantes pela orla e o Punta Carretas Shopping são as grandes atrações da área de Punta Carretas.

Aliás, o passeio pela Rambla pode começar por Punta Carretas, passa por Pocitos e segue até a Praia de Carrasco. A Rambla é a grande atração desses bairros que se estendem pelo calçadão na orla da praia do Rio da Prata. Ao longo da avenida você vai encontrar bares e cafés para brindar o pôr do sol. Ideal para caminhar, passar de carro ou até pedalar. 

Rambla Montevidéu

Outro ponto turístico na orla de Punta Carretas é o Memorial do Holocausto do Povo Judeu.

Memorial Holocausto Montevidéu
Memorial do Holocausto do Povo Judeu em Punta Carretas


PRAIA DE POCITOS

A Rambla, o letreiro de Montevidéu e o Montevideo Shopping são as grandes atrações de Pocitos.

É em Pocitos, em frente ao Hotel Hyatt Centric, que está o letreiro de Montevidéu onde os turistas tiram fotos. 

Hyatt Centric Montevideo
O Hyatt Centric Montevideo fica em frente ao letreiro de Pocitos
melhores hoteis Montevideu

PÔR DO SOL EM PUNTA GORDA

Onde apreciar o pôr do sol em Montevidéu? Anote: Plaza de la Armada na orla de Punta Gorda. Lindo!

+ Leia no Café Viagem: Onde ver o Pôr do Sol em Montevidéu

por do sol Montevideu
Pôr do sol espetacular na Plaza de la Aramada ou Plaza Virgilio em Punta Gorda ao lado de Carrasco

PRAIA DE  CARRASCO

É o bairro elegante de Montevidéu e o mais distante do centro. Vale uma caminhada pela avenida Arocena com seus bons restaurantes e fotos em frente ao Hotel Casino Carrasco, atualmente administrado pelo Sofitel (Sofitel Carrasco).

+ Leia aqui o Roteiro completo de Carrasco em Montevidéudicas para aproveitar o bairro mais elegante de Montevidéu

Onde comer em Montevidéu

Restaurantes e Cafés

POST NOVO: restaurantes em Montevidéu muito além da Parrilla

Onde comer em Montevidéu – veja aqui mais de 15 dicas de restaurante em Montevidéu

ATUALIZADO: 10 cafés em Montevidéu para curtir na viagem

La Farmacia Café – lugar charmoso e autêntico no centro

El Otro Es Mercat – frutos do mar

Restaurante Francis – lugar imperdível pra comer em Montevidéu, Punta Carretas

Lavander Tea Room | um bistrô e casa de chá encantador em Carrasco

Dicas gastronômicas do Edu e da Ró | restaurantes descobertos e sugeridos pelos meus pais

Vinícola Bouza

Vinícola Deicas e Juanicó

Bebidas e Pratos típicos do Uruguai 

Parrillada: o churrasco dos uruguaios e argentinos feito na brasa com lenha. No Uruguai, vale a pena provar o chorizo, a morcilla, molleja, bife ancho com osso, matambrido de cerdo, chinchulines e o assado de tiras na parrillada.

Empanadas: espécie de pastel de forno assado com diferentes recheios.

Chivito: sanduíche uruguaio com carne, pão, queijo, alface, tomate e ovo.

Doce de leite: não só no café com medialunas mas também presente em vários postres (sobremesas)

Vinho Tannat: o vinho tinto emblemático do Uruguai, perfeito com carnes preparadas na parrilla, em especial o cordeiro

Clericot – o drink do verão, principalmente em Punta del Este

Outras comidinhas e bebidas: vinho albariño (branco), medialunas, flan con dulce de leche, frutos do mar (prove os chipirones!!), queijos em geral, sorvetes (helados)

DICA CAFÉ VIAGEM: prove o carrot cake de Montevidéu. Um bolo de cenoura com especiarias maravilhoso!


+ Leia mais: post sobre sabores do Uruguai e pratos típicos

Onde comer em Montevidéu


Feiras e Mercados em Montevidéu

Feira de Villa Biarritz (próximo ao Punta Carretas Shopping): terças e sábados das 9h às 16h. (parecida com a do Parque Rodó que acontece aos domingos)

Parque Rodó: domingos (tem de tudo!)

Feira de antiguidades na Praça Matriz na Ciudad Vieja: aos sábados

Tristán Narvaja: domingos das 7h às 14h (bugigangas e antiguidades).

+ Leia aqui o post do Café Viagem sobre Garimpando um bom domingo na Feira Tristán Narvaja

Mercado Agrícola (MAM) – um ponto turístico da cidade com restaurantes

Artesanato : Plaza Cagancha 1365 (das 10h às 20hs – fecha aos domingos)

Mercado del Puerto: para comer carne, ou melhor, a tradicional parrillada durante o almoço

Ferrando – um mercado restaurado que virou point, com boas opções gastronômicas e wine bar. Instagram: @mercadoferrando

Mercado William: outro mercado moderno, assim como o Ferrando, com boas opções gastronômicas e culturais. Aberto todos os dias, das 10h a 1h. Instagram: @mercadowilliman Site www.mercadowilliman.com.uy

mercado ferrando Montevideu
Ferrando – mercado descolado de Montevidéu


A feira mais famosa de Montevidéu: Tristán Narvaja

Domingo é dia da Feira Tristán Narvaja, uma feira clássica da cidade que acontece há mais de 100 anos. E realmente vende de tudo, de antiguidades a verduras. Experiência bem autêntica, de raiz! Mas aviso, tem muita bugiganga!

+ Saiba mais sobre a Ferira Tristán Narvaja neste post do Café Viagem

O que fazer em Montevidéu: Compras 

As feiras locais, o Mercado Agrícola e o de Artesanto são um ótimo local para fazer compras em Montevidéu. No entanto, os principais locais para lojas e consumo são:

  • a avenida Arocena do bairro de Carrasco,
  • o Punta Carretas Shopping
  • o Montevideo Shopping
  • Shopping Terminal Tres Cruces (junto à Rodoviária, tem excelente local para compra de vinhos, a loja Iberpark)
Montevidéu Compras
Loja de Souvenirs no Mercado del Puerto

Livrarias

Para Livrarias encantadoras em Montevidéu, visite:

Librería Más Puro VersoSarandi, 675 (bem próxima a Porta de La Ciudadela na Praça Independência)| www.libreriapuroverso.com

Escaramuza Libros – perto do Ferrando, na Doctor Pablo de María 1185 esquina, Charrúa|  www.escaramuza.com.uy

+ Veja o post do Café Viagem: 3 livrarias para visitar em Montevidéu

livrarias em Montevidéu

Roteiros a partir de Montevidéu: vinícolas, Punta del Este e Colonia

Com mais tempo em Montevidéu, vale a pena incluir vinícolas próximas como Bodega Bouza, Carrau, Juanicó (Deicas), Pizzorno, Bodega Viñedo de los Vientos  – todas entre 20 a 4o km de distância do centro da Capital uruguaia.

Melhores vinícolas perto de Montevidéu para visitar no Uruguai

Bodega Bouza – nossa experiência com degustação na garagem-museu
Juanicó e Familia Deicas – almoço , degustação e passeio
Artesana- uma experiência entre mulheres e vinhos
H Stagnari (Antigua Bodega Stagnari)
Bodegas Carrau
Bracco Bosca
De Lucca
Pizzorno

+ 7 vinícolas para visitar no Uruguai

Preludio Deicas
almoço harmonizado e degustação Preludio Família Deicas, Estabelecimento Juanicó
Vinícola Bouza Uruguai
Bodega Bouza a 20 km do centro de Montevidéu

Montevidéu + Punta del Este e praias

No verão ou primavera, o ideal é casar Montevidéu com Punta del Este ou outras praias, como Cabo Polônio, La Pedrera ou La Paloma. Dá pra fazer bate e volta a partir de Montevidéu para Punta del Este ou Piriápolis ( praia mais próxima da Capital) Mas no caso de visitar Cabo Polonio, La Paloma, Jose Ignacio ou La Pedrera, o ideal é dormir nessas praias pelo menos 1 noite.

 
Guia Punta del Este – onde ficar, o que fazer e restaurantes

Roteiro Vinhos e Azeites

5 vinícolas imperdíveis para visitar perto de Punta del Este

Visita à Bodega Garzón – como chegar, degustação e tour

Roteiro 1 dia em Cabo Polonio – o  que fazer, como chegar, onde comer e ficar

Dicas La Paloma | hospedagem, comidas e programas

La Pedrera – o  que fazer, como chegar, onde comer e ficar 

Roteiros Montevidéu + Colonia del Sacramento

Se Colonia del Sacramento estiver nos seus planos, vai por mim, não ouse fazer bate e volta a partir de Montevidéu. O ideal é dormir no mínimo uma noite em Colonia e quem sabe esticar mais uma ou duas em Carmelo. A viagem da Capital do Uruguai a Colonia dura em torno de 2h30 a 3h. 

Nós fizemos uma viagem perfeita tanto no mês de maio quanto em outubro incluindo os destinos: Montevidéu, Colônia e Carmelo – viagem de 5 dias!

 A seguir, links para consultar e montar o seu roteiro. 

+ NOVO: roteiro Colonia del Sacramento, muito além do centro histórico

+ 12 razões para se apaixonar por Carmelo no Uruguai

+ Caso de Amor com Carmelo : onde passear, beber, ficar e se apaixonar – incluindo vista à imperdível Bodega Narbona 

+ Lua de Mel no Uruguai  | roteiro romântico Montevidéu, Colonia e Carmelo

+ Roteiro Colônia 24 horas  |   dicas para quem quer aproveitar e namorar em Colonia del Sacramento

+ Onde Comer em Colônia  |  dicas de restaurantes, lanches e sorvete

+ Posadita de La Plaza | dica de hospedagem charmosa em Colonia del Sacramento

Colonia del Sacramento

+ DICAS DO URUGUAI NO CAFÉ VIAGEM

POST ÍNDICE URUGUAI  post índice com melhores dicas do Uruguai do Café Viagem

GUIA PUNTA DEL ESTE:  post índice com melhores dicas de Punta del Este e arredores

TUDO SOBRE RIVERA -LIVRAMENTO, FRONTEIRA BRASIL URUGUAI

Vinícola Larentis balanço

Oi, sou a Alexandra Aranovich

Autora do blog Café Viagem, criadora de conteúdo e sommelier. Degusto a vida entre vinhos, viagens e café da manhã. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo. Como posso te ajudar a degustar teu sonho?

Saiba mais sobre mim »

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Comentários:
Graci disse:

Gostaria de saber se o show no EL milongo é bom, vale a pena? Alguns dizem que é muito bom mas a maioria acha horrível. Tinha vontade de conhecer mas não quero pagar caro por algo que não seja bom.

Olá Graci
Eu nunca fui neste show, então não consigo te ajudar, infelizmente. Mas se precisar de outras dicas de Montevidéu, tem muita coisa por aqui no Café Viagem
Abs
Alexandra

alexia disse:

Ola! O que voce sugere conhecer em 4 horas livres em Montevideo?
A cidade tem muito transito, ou o aeroporto fica muito longe para realizar um passeio rapido e almocar.

Olá Alexia
O aeroporto está distante do centro, fica mais próximo do bairro de Carrasco onde sugiro ires pra comer parrilla e dar um passeio gostoso. Tem post do bairro no blog em https://cafeviagem.com/carrasco-montevideo-onde-ir/
Abs
Alexandra do blog Café Viagem