Enoturismo em Punta del Este: conheça as vinícolas para visitar perto de Punta del Este
Atualizado em fevereiro 2020 – O enoturismo em Punta del Este (Uruguai) vem se desenvolvendo cada vez mais. Em fevereiro deste ano, fomos a Punta del Este e fiz um tour pelas vinícolas nos arredores do balneário. Quem curte vinho, vai ficar impressionado com as vinícolas butiques e modernas próximas de Punta del Este, nos departamentos de Maldonado, Rocha e Lavalleja.
Você confere esta viagem aqui no blog Café Viagem (em uma série de posts) e na matéria que escrevi para o Caderno Viagem do Jornal Zero Hora (link matéria no final deste post). A seguir, uma sugestão de roteiro, que pode ser feito em qualquer época do ano, e dicas de vinícolas para conhecer perto de Punta del Este (resumo da matéria que escrevi para Zero Hora). Essa área do Uruguai é considerada a mais jovem no setor da vitinicultura do país, e também a que mais recebe investimentos milionários (muitos vindos da Argentina e do Brasil).

A matéria que escrevi para o Jornal Zero Hora sobre o tema que você também pode ler neste artigo do Café Viagem
O tannat do Uruguai
O Uruguai é famoso por seu Tannat, cepa-emblema do país de origem francesa (Mardiran, sul da França). Em solo uruguaio, a uva foi “domesticada” e produz vinhos premiados no mundo todo. O Tannat uruguaio é uma celebridade com carnes, churrasco e parrillas.
A região sudeste do Uruguai (Maldonado, Rocha e Lavelleja) é uma área de solos pedregosos e com influências do encontro do Oceano Atlântico com o Rio da Prata. A mineralidade está presente nos vinhos dessa área que tem variedades de uva que vão além do Tannat. Também se destacam: Albariño, Cabernet Franc, Syrah, Viogner e Sauvignon Blanc.

provando e degustando a uva tannat nos vinhedos da Garzón
As vinícolas próximas de Punta del Este
As principais vinícolas para visitar próximas de Punta del Este e abertas a visitação com degustações e experiências são: Alto de la Ballena, Viña Edén, Bodega Garzón , Bodega Oceánica José Inácio e Viñedo Los Vientos.
A bodega Narbona de Carmelo no Uruguai também tem uma filial boutique em Punta del Este (La Barra), porém só abre para visitação, refeições e degustações na alta temporada e na Semana Santa da Páscoa.
A partir de 2020, dois wine lodge chamaram a atenção oferecendo espaço luxuoso para hospedagem e eventos gastronômicos entre vinhedos perto de Punta del Este: Sacramonte e Aguarde (veja no final deste post).
—— Roteiro de enoturismo em Punta del Este
Para curtir Punta del Este e as vinícolas nos arredores o ideal é planejar pelo menos 4 dias para este roteiro. Não esqueça que todas as experiências nas vinícolas precisam ser pré-agendadas por e-mail ou telefone (veja abaixo os contatos).
Essa é uma viagem perfeita a dois (romântica) ou com um grupo de amigos. A dica é ficar hospedado em Punta del Este e alugar um carro para conferir as vinícolas mais próximas. No caso das vinícolas mais distantes, como a Garzón, o mais confortável é pegar o transfer oferecido pela bodega.
PROCURANDO DICAS DE HOTEL EM PUNTA ESTE?
Neste post do blog selecionei boas dicas de
onde ficar em Punta del Este – hotéis por regiões e estilo !
DIA 1 – enoturismo em Punta del Este
No primeiro dia de viagem, curta as atrações principais em Punta del Este: visite o Porto pela manhã, caminhe pelo calçadão da Península (lado da Praia Mansa e de Brava), tirei fotos no monumento dos Dedos, aproveite a boa gastronomia e faça compras na Gorlero e na Calle 20. À noite, inicie os brindes na melhor parrilla de Punta, o El Palenque (o mesmo restaurante do mercado de Montevidéu). Por lá, peça um bife ancho com osso e um bom Tannat uruguaio. A adega do restaurante é supercompleta (visite!) e tem grandes ícones uruguaios.
DIA 2 – enoturismo em Punta del Este
No segundo dia, pegue o carro em direção à Casapueblo e Portezuelo, pela Ruta Interbalnearia. Se ainda não conhece, visite a Casapueblo pela manhã. Volte para a Ruta Interbalnearia e, logo ao chegar na altura da entrada para a praia de Portezuelo, dobre no sentido contrário da praia e siga pela Ruta 12 para visitar a Viña Edén (35 km de Punta). Você pode almoçar na Edén ou fazer apenas uma degustação e fazer uma refeição no Pueblo Edén – um charmoso povoado de apenas 85 habitantes. No Pueblo Edén, procure a La Casita de Chocolate ou restaurante La Posta de Vaimaca (que só atende sob reserva por telefone). No caminho, você ainda vai encontrar a Granja La Orgânica (com venda de produção orgânica), a Capela San Isidro Labrador e o sítio do Azeite de Oliva Lote 8 (o mesmo servido no restaurante da Éden).
Se quiser ir um pouco mais adiante, pode visitar a Sacramonte Wine Lodge. Na volta, reserve o fim de tarde para visitar a vinícola Alto de La Ballena, também na Ruta 12 e brindar no deque com um lindo pôr do sol. A Alto de la Ballena é a vinícola mais próxima de Punta del Este.
DIA 3 – enoturismo em Punta del Este
No terceiro dia, reserve o dia todo para visitar a, Bodega Garzón . Você pode contratar o transfer da vinícola ou ir de carro, mas aviso que demora 1 hora e 30 para chegar lá. Quem estiver de carro pode programar, após a visita à bodega Garzón, um tour pelo pacato povoado de Pueblo Garzón ou um fim de tarde em grande estilo reservando antecipadamente uma jantar no charmoso La Huella de Jose Ignácio. Aviso: na baixa temporada os horários do La Huella são mais restritos. Consulte e reserve antecipadamente.
DIA 4 – enoturismo em Punta del Este
Opção 1:
No quarto dia, siga a estrada como se estivesse indo para Montevidéu e visite a Viñedo Los Vientos na praia de Atlántida (80 km do centro de Punta e a 35 km de Montevidéu). A vinícola oferece almoço e/ou degustação. Você pode aproveitar o dia para conhecer Piriápolis ou dar um pulinho em Montevidéu (veja aqui um roteiro de bate e volta a Montevidéu a partir de Punta).
Opção 2:
Caso queira ficar em Punta del Este e não dirigir muito longe, dirija no sentido de la Barra e José Ignacio. Em La Barra, tente visitar o novo Wine Lodge Aguaverde. Antes de chegar ao wine lodge Aguaberde, dê um pulo na Narbona de la Barra e se apaixone pela decoração desse lugar que é restaurante e loja de vinhos e produtos da Narbona de Carmelo. Mas detalhe: só abre na Páscoa e na alta temporada de verão.
A caminho de José Ignácio, visite a Bodega Oceánica, mas não esqueça de agendar sua experiência.
6 vinícolas para visitar perto de Punta del Este
1. BODEGA ALTO DE LA BALLENA
Pequena e autêntica, fundada por volta do ano 2000 e com a primeira colheita em 2005. Está localizada a 25 km do centro de Punta del Este na panorâmica Ruta 12. A degustação acontece em deque rústico onde é possível apreciar a paisagem singular do Cerro Pan de Azúcar (Morro Pão de Açúcar) com os vinhedos e a Laguna Del Sauce. A Alta de la Ballena tem grandes vinhos tinto Syrah e o branco Viognier. Mas o meu preferido é o romance do Tannat (90%) com o Viogner (10%), vinho Reserva que finaliza a degustação na bodega.
—> LEIA AQUI A MATÉRIA COMPLETA SOBRE A ALTO DE LA BALENA NO BLOG
ANOTE:
Alto de la Ballena
Ruta 12 km 16400 |Sierra de la Ballena – Maldonado
Agende sua visita : www.altodelaballena.com ou visitas@altodelaballena.com. A degustação deve ser paga em dinheiro (peso ou dólar). Já a compra dos vinhos na bodega pode ser com cartão de crédito.
Valores: degustações entre USD 32 a 50. Vinhos entre USD 15 a 20.
2. VIÑA EDÉN
Uma experiência imperdível e muito perto de Punta del Este. Vinícola jovem, moderna e que harmoniza arquitetura, gastronomia e um cenário esplendoroso. Você vai se surpreender ! A vinícola tem sócio majoritário brasileiro. Tem restaurante, degustações e experiências como piqueniques, tours nos vinhedos de segway, a pé, bicicleta ou veículos off Road.
—> LEIA AQUI A MATÉRIA COMPLETA DA VIÑA EDÉN NO BLOG
ANOTE
Viña Edén
Ruta 12 km 26 Pueblo Éden – Maldonado
Agende sua visita: www.vinaeden.com ou pelo email: info@vinaeden.com
Tel.: +598 44103841
Aberto de segunda a domingo das 12h às 18h. Na alta temporada, o horário do fim de semana é até as 19h.
Degustação a partir de USD 25.
3. BODEGA GARZÓN
A Garzón uma vinícola com proprietários argentinos bilionários do ramo do petróleo. Sua nova sede foi inaugurada em março de 2016 e parece mais um cenário de filme. Arranca muitos suspiros. Praticamente, a “Disneylândia do vinho” com restaurante sob o comando do argentino Francis Mallmann. A Garzón esta sitauda a 76 km de distância de Punta del Este pela Ruta 9 no sentido Rocha.
—> LEIA AQUI A MATÉRIA COMPLETA DA BODEGA GARZÓN NO BLOG
ANOTE
Bodega Garzón
Ruta 9 km 175 – Garzón | Uruguai
Distância do centro de Punta del Este: 76,3 km (1h30 minutos de viagem de carro)
Agende sua visita: reservas@experienciasgarzon.com ou pelo site www.bodegagarzon.com/
Tel.: +598 4224 4040
Valores: Tour Reserva – de quartas a domingos. 1200 pesos por pessoa.
Paquetes con Traslado (pacotes com translado a partir de Punta del Este) somente disponíveis nas quartas e sábados e sob solicitação por email . Valores a partir de 3950 pesos por pessoa (Tour Estate + Almoço Garzón Estate de 4 passos + transporte ).

a nova sede, desde 2016, da Bodega Garzón
4. VIÑEDO DE LOS VIENTOS
O uruguaio Pablo Fallabrino herdou uma propriedade em Atlántida (85 km de Punta del Este no sentido Montevidéu) e começou a produzir vinhos desde 1998 junto com sua esposa Mariana Cerutti. O avó de Pablo foi um dos maiores produtores de vinho e uvas do Uruguai. A visita à bodega, que oferece degustação ou almoço harmonizado, é perfeita para quem planeja passar o dia em Montevidéu (a partir de Punta) ou mesmo turistar pelas praias vizinhas de Punta del Este: Piriápolis e Atlántida.
A vinícola se destaca pela liberdade de “brincar e experimentar” no mundo do vinho. E as “brincadeiras” dão tão certo que os vinhos recebem altas pontuações pelos experts no assunto. É o caso do Anarkía, um Tannat cem por cento, puro, feito apenas com uvas. Esse já é um dos meus rótulos uruguaios favoritos. Não deixe de provar e levar na mala com todo o cuidado para não sacudir e estragar.
Atenção para os rótulos dos vinhos da Los Vientos, tão criativos e instigantes quantos os vinhos da bodega.
ANOTE:
VIÑEDO LOS VIENTOS
Ruta 11 km 162
Estación Atlántida, Uruguai
Distância do centro de Montevidéu: 48km
Visitas : info@vinedodelosvientos.com e www.vinedodelosvientos.com
Tel.: + 598 43721622 e 9937 2723

um tannat de respeito da Los Vientos
5. NARBONA
A Granja e bodega Narbona de Carmelo no Uruguai tem uma filial butique na área rural de La Barra. Apesar da bela paisagem dos vinhedos, a propriedade de La Barra não produz vinhos, apenas funciona como uma “amostra” de uma das bodegas mais charmosas do Uruguai. Infelizmente, o espaço só abre durante o verão e Semana Santa. Tem restaurante e parrilla, café com muitas delícias, além da venda de vinhos e de produtos da granja Narbona, como queijos, geleias e o famoso doce de leite Narbona. No local, os vinhos também são vendidos em taças. Contudo, quem quiser uma experiência mais completa pode agendar uma degustação com a simpática sommelier, Cecília Maquieira. A degustação dos vinhos harmonizada com os queijos maravilhosos da Narbona custa 50 dólares e precisa ser agendada com antecedência
ANOTE:
NARBONA PUNTA DEL ESTE
Camino del Golf – entre Ruta 104 e Camini Eguzquiza (pegar a mesma estrada que leva ao Museu do Mar em La Barra e seguir em direção ao hotel Fasano)
Tel.: +598 44103982
Agende sua visita: puntadeleste@narbona.com.uy ou www.narbona.com.uy
Aberto somente no verão e Semana Santa
6. BODEGA OCEÁNICA JOSÉ IGNACIO
O local que produzia apenas azeites introduziu o vinho e já recebe para visitação oferecendo tours e experiências, a Finca ou Bodega Oceánica José Ignácio. É a única da lista que ainda não conheço mas já degustei o rótulo Merlot e adorei. Também tem vinho Pinot rosé, Chardonnay, Pinot Noir, Albariño e Tannat. Louca pra conhecer. A Bodega Oceánica fica no caminho de Jose Ignácio. Para visitar é preciso reservar com no mínimo 24 horas de antecedência.
ANOTE:
Finca José Ignacio
Ruta 9, km 156
José Ignacio, Maldonado, Uruguai
Tel. (+598) 4486 2820. | Site: ojoseignacio.com
Instagram @bodegajoseignacio

azeitas e vinhos na Bodega Oceanica Jose Ignacio – foto site da vinícola

Vinho merlot da Bodega Oceánica Jose Ignacio que degustei em Festival de Gastronomia de Gramado onde o Uruguai era o país convidado
Outras dicas para brindar:
Wine Lodge e Gastronomia em Punta del Este
1. Aguaverde Wine Lodge
Nos vinhedos da Familia Deicas e Bodega Juanicó, está situado um wine lodge com hotel boutique e restaurante próximo ao hotel Fasano no município de San Carlos, balneário La Barra. O espaço luxuoso e repleto de charme e requinte rural já está aberto para hóspedes e realiza eventos. O local não pertence à Familia Deicas, apenas tem acordo com o grupo para servir os vinhos da marca e estar entre os vinhedos. O blog Viajante Maduro este lá e fez um post, veja aqui!).
Site: www.aguaverde.uy

Aguaverde Wine Lodge – foto site Aguaverde
2. Sacramonte
A Sacramonte é um novo ponto para brindar e se hospedar perto de Punta de Este entre vinhedos. Segundo Revista americana Time, Sacromonte é um dos melhores lugares do mundo na lista de 2019 que destacou 100 destinos inovadores no mundo liderando as tendências do setor e oferecendo aos visitantes uma experiência extraordinária. O local também oferece almoço a partir das 13h30. O preço por pessoa é USD 60. O vinho é cobrado separadamente. Crianças menores de 10 anos pagam metade e crianças menores de 4 anos não pagam.
Cno. La Guillermina Km 7 Sierra de Carapé
Maldonado, Uruguai – Site: sacromonte.com
Reservas em + (598) 95910150

Sacramonte Ladscape Hotel – hospedagem entre vinhos e boa gastronomia. Foto divulgação Sacramonte
Eventos de enoturismo em Punta del Este
No início de junho, algumas vinícolas do Uruguai celebram o Festival del Tannat e Cordeiro. Um evento enogastronômico do casamento entre os vinhos da emblemática cepa uruguaia e a carne de cordeiro.

o vinho de destaque na Alto de la Ballena: tannat e viognier
Onde comprar vinho em Punta del Este
Por fim, para comprar vinhos, dê um pulo no Punta Shopping e procure pela loja Iberpark Boutique Gourmet que tem excelentes rótulos dos vinhos da região por preços bons, inclusive o excelente Anarkía da Los Vientos. Os supermercados Tienda Inglesa, Devoto e Disco também vendem azeites da região (Garzón, Lote 8 e Jose Ignácio) e vinhos.
Tudo para Planejar a sua viagem para Punta del Este
Booking.com: tarifas Hotéis em Punta del Este com até 50% de desconto e possibilidade de cancelamento gratuito
RentCars: site com ofertas de aluguel de carro que faz cotação entre principais locadoras
Seguro Viagem: busca por melhores ofertas de seguradoras de confiança
Ingressos e Tours: pacotes , transporte e ingressos em Punta del Este
Passagens Aéreas em Promoção – encontre seu voo para o Uruguai
Viaje Conectado: chip celular com internet
Vinícolas perto de Montevidéu para visitar no Uruguai
Bodega Bouza – nossa experiência com degustação na garagem-museu
Juanicó e Familia Deicas – almoço , degustação e passeio
Artesana- uma experiência entre mulheres e vinhos
Veja mais dicas do Uruguai e Punta no Café Viagem
Visita à Bodega Garzón – como chegar, degustação e tour
Visita à Viña Edén – como chegar, degustação e restaurante
Uruguai for Lovers | roteiro romântico resumido pela rota do Rio da Prata (Montevideú, Colônia e Carmelo)
Alto de la Ballena – a vinícola mais próxima de Punta del Este para visitar num bate e volta
Melhores Hotéis no Uruguai | uma seleção de hotéis luxuosos ou charmosos que recomendamos aos leitores
10 Programas com Crianças em Punta del Este – uma seleção de dicas especiais para curtir com a garotada
Parador La Huella em José Ignacio – uma celebridade gourmet pé na areia – imperdível!
Onde Comer em Punta | seleção de bons restaurantes, doces, cafés e outras gostosuras
Matéria que escrevi no Jornal Zero Hora sobre vinícolas para visitar perto de Punta del Este
Pingback:Destaques de Viagem: 23 de Março de 2018 – Roteiro Planejado | 23/03/2018
|
Eleonora Ferraro | 31/07/2018
|
Oi alexandra! TuDo bem? Por acaso voce conhece algum guia/motorista particular que faca os passeios nas vinicolas?
Como que e a questao da fiscalozacao na estrada?
Obrigada. Abrack
Alexandra Aranovich | Autora | 31/07/2018
|
Oi Eleonora
Infelizmente não tenho contato. Tentei uma empresa mas eles não responderam meu e-mail. As vinícolas próximas é tranquilo (Eden e Alto de la Ballena). A Gárzon tem serviço de transfer .
Abs
Alexandra