Bodega Garzón do Uruguai, uma visita carregada de uma sequência de suspiros.
(Atualizado em março de 2019) A Bodega Garzón no Uruguai é um projeto milionário e ambicioso do mundo do vinho. Situada em um pacato e rural povoado do Uruguai a 18 km do mar, a vinícola é de proprietários argentinos bilionários do ramo do petróleo, a família Bulgheroni. Em Mendoza, a mesma família também é dona das bodegas Vistalba e Argento. O complexo da Garzón no Uruguai (chamado de Agroland) chama a atenção de turistas do mundo inteiro. Quem visita Punta del Este (a mais de 70 km da bodega) e é apaixonado por vinhos normalmente inclui um visita, tour e/ou almoço na vinícola Garzón no seu roteiro.
Melhor vinícola do Novo Mundo
No final de 2018, a Bodega Garzón foi eleita a melhor vinícola do Novo Mundo pela Wine Enthusiast, revista especializada no setor vitivinícola.
Procurando hotéis em Punta del Este?
Agroland – o complexo Garzón
Tudo começou com o sonho do casal de argentino em busca de uma casa de campo no Uruguai. Em 1999, encontram a região agrícola de Garzón e decidiram comprar cerca de 2.500 mi hectares. A ideia inicial era, além ter uma casa de campo próxima de José Ignácio e Manantiles, construir uma empresa produtiva de alimentos. O casal fundou assim a Agroland que até hoje é a “empresa-mãe” onde estão inseridas as outras empresas do grupo: Serras de Garzón , Altos de Garzón, Colinas de Garzón (dos azeites), Brisas e a Bodega Garzón.

o casal Bulgheroni em uma foto na entrada da Bodega Garzón
Amêndoas e castanhas foram a primeira produção da Agroland que logo ficou famosa pelos azeites, premiado como o melhor azeite do mundo fora da Europa (pela Organização Internacional World’s Best Olive Oil). Foi apenas em 2008 que as primeiras parreiras foram plantadas, descobrindo-se a vocação do terroir para uvas, além das oliveiras. Foi o renomado italiano Alberto Antonini, que presta assessoria enológica à vinícola, que desembarcou por lá em 2007 para avaliar o terroir e sugeriu um teste.
A nova sede da Bodega Garzón
A nova sede da vinícola foi inaugurada em março de 2016 e é desbunde. Tinha visitado o povoado de Garzón e a vinícola em 2013 (veja aqui). Mas ao retornar à Bodega Garzón em 2018 posso afirmar que é outra experiência completamente diferente da que tive em 2013. A vinícola cresceu muito e a nova sede é a “Disneylândia do vinho”. É a mais moderna vinícola do Uruguai e, em breve, a primeira sustentável fora da América do Norte. O projeto arquitetônico impressiona tanto quanto a paisagem cinematográfica da propriedade. Quem assina a arquitetura de vanguarda da nova sede da Bodega Garzón é o escritório de Mendoza, Bórmida & Yanzón, conhecido por projetar outras vinícolas argentinas de peso.
No final de 2018, a Bodega Garzón foi eleita a melhor vinícola do Novo Mundo pelaWine Enthusiast, revista especializada no setor vitivinícola.
Como chegar à Bodega Garzón a partir de Punta del Este
Não dá pra dizer que a Bodega Garzón fica nos arredores de Punta del Este. A distância a partir da Península é de 76 km. E como parte da estrada é de terra, e é preciso dirigir devagar, são em torno de uma hora e meia de viagem de carro. Assim, já vou avisando que por conta dessa distância é preciso dedicar o dia todo para este passeio. E se o dia for de sol, a paisagem fica ainda mais arrebatadora.
Logo ao fazer a sua reserva, você vai receber um mapa por e-mail de como chegar à vinícola. Fomos pela direção indicada pela Garzón e voltamos por outro caminho que particularmente indico e prefiro.
Ruta 10 e Ruta 9
O caminho indicado pela Garzón vai pela Ruta 10 até José Ignacio e pega a Ruta 9 no sentido Rocha. Após alguns bons km (por volta de 60), você vai ver placas indicando à esquerda o sentido da Bodega Gárzon em uma longa estrada, ora de terra, ora asfaltada. Particularmente, indico não seguir esta indicação e dirigir até a entrada para Pueblo Garzón, também à esquerda de quem vem de Punta del Este. Neste caminho, você fará mais estrada asfaltada e menos estrada de terra. Fica a dica!
Na volta, colocamos no GPS que também encurtou parte do caminho entrando na cidade de San Carlos e Maldonado e finalizando na Roosevelt onde está o Punta Shopping.
Como agendar a visita à Bodega Garzón
Para agendar a visita guiada com degustação, almoço ou uma das inúmeras experiências oferecidas pela Gárzon é preciso entrar em contato através do site da vinícola ou pelo email [email protected] O agendamento é feito online e você receberá um e-mail com as informações de cancelamento, mapa de como chegar e pagamento.
As experiências da Garzón para agendamento
A Garzón oferece vários tipos de experiências: das mais luxuosas aéreas (em balão e helicóptero) a piqueniques e tours com degustação de vinhos e azeites.
DICA
Quem tem interesse em um passeio mais completo, a grande dica é o pacote oferecido pela Garzón com transporte a partir de Punta del Este (assim bebe-se à vontade), almoço e tour com degustação. O valor do pacote deixa um pouco mais em conta o investimento comparado aos preços individuais de cada item (transporte, tour e almoço). Para solicitar o valor essa modalidade de experiência chamada de PAQUETES CON TRASLADO é preciso enviar um email para [email protected] Os valores estão no final deste post.
A mão de Francis Mallmann na cozinha do restaurante Garzón
A cozinha do restaurante da Garzón tem a mão do mestre do fogo e chef celebrado no mundo todo, o argentino Francis Mallmann. Ele treinou os cozinheiros e aparece por lá de vez em quando, principalmente em eventos como o da vindima , que em 2018 acontece dia 1 de abril com grande festa para convidados e colaboradores.
O Tour Reserva Garzón
Junto com meu marido, fiz o Tour Reserva que custa 1200 pesos por pessoa (valor em fev. 2018) e inclui degustação de 5 vinhos e passeio guiado de quase 2 horas na vinícola. Ao meu ver, vale muito a pena o investimento. O tour está disponível de quarta a domingo sob reserva antecipada no site ou por email.
Parte da degustação é feita ao longo da caminhada pela vinícola, entre os tanques e pedras. O nosso guia Jonathan, muito simpático, explicou os diferentes processos do vinho e curiosidades da histórica a vinícola e da arquitetura sustentável do projeto.
Na primeira parte do tour, degustamos 3 vinhos Estate da Bodega Garzón (vinhos de entrada): Sauvignon Blanc, Pinot Grigio e Cabernet de corte.
Passamos pelos lindos tanques de concreto onde os vinhos descansam.
Uma parte interessante do tour foi o passeio de trator pelos vinhedos pois era bem a época em que os parreirais estão carregados (fevereiro).
Tivemos a oportunidade de provar duas uvas: Tannat e Sauvignon Blanc.
Outro destaque é a impressionante adega privê que vimos de uma portinha de longe. Funciona como um “banco de vinhos” onde os ricos armazenam suas garrafas.
O tour finaliza em uma sala incrível climatizada. A vista é de outro mundo. Uma mesa de queijos, azeitonas e azeite aguarda os visitantes que degustam neste momento 2 vinhos Reserva: o famoso Tannat da Garzón e Alvarinho.
Experiência ímpar! Para provar os vinhos Single Vineyard (não incluso no Tour Reserva), você pode ir no bar ou restaurante da vinícola.
A Bodega Garzón com crianças
Apesar de ter visto muita criança na bodega Garzón, não acho que esta visita é para estar acompanhado de pitocos. É um lugar cheio de regras (crianças não podem correr pelos vinhedos , pedras ou varandas). O valor também é salgado para quem leva os filhos em tour ou almoço. No nosso caso, a gente não tinha onde deixar os filhos (de 10 e 15 anos) e eles ficaram nos aguardando em uma sala com sofás conectados em seus celulares vendo filmes. Deixei uns lanches para eles e liberei a bebida no bar caso eles tivessem sede. Foi tranquilo.
Compras
No final do tour, é possível adquirir os vinhos da Garzón e azeites. Os preços praticados na vinícola são os mesmos ou mais caro que nos supermercados de Punta del Este. Vale mais pela condição “fresca” do vinho sair direto da vinícola, sem intermediários no armazenamento e transporte.
Vinhos ícones da Bodega Garzón para provar ou levar
O guia Descorchados (referência em vinhos na América do Sul) destaca os brancos Albariños Reserva e o Single Vineyard, que particularmente adoro e são os meus preferidos da vinícola. Para eles (no Guia de 2017), o Single Vineyard Albariño 2016 foi o melhor branco uruguaio. Já o Tannat da Garzón é um dos vinhos mais celebrados pela respeitada Wine Spectator que incluiu o Tannat Reserva 2015 na lista dos Top 100 vinhos do mundo.
Se aceita uma dica do Café Viagem: leve o Albariño, o Tannat . E ainda: um Pinot Grigio ou Sauvignon Blanc, ambos da linha de entrada, e mais em conta.

minhas comprinhas na Garzon
A expansão da Garzón
A expansão do complexo da Garzón está em nova fase. Foi lançado o projeto de loteamento de terrenos e um clube prive para apenas 200 sócios. Os afortunados terão à disposição campos de golfe, beach club, um Relais & Châteaux e adega particular, além da possibilidade de produzir o seu próprio vinho. Te mete!
SAIBA MAIS
BODEGA GARZÓN
Ruta 9 km 175 – Garzón | Uruguai
Distância do centro de Punta del Este: 76,3 km (1h30 minutos de viagem de carro)
Para agendar experiências: [email protected] ou pelo site com no mínimo 24 horas de antecedência.
Site : bodegagarzon.com
Tel.: (598) 4224 4040
Tour Reserva – de quartas a domingos. 1200 pesos por pessoa.
Paquetes con Traslado (pacotes com translado a partir de Punta del Este) somente disponíveis nas quartas e sábados e sob solicitação por email (não está no site!). Saída de Punta del Este às 10h e retorno por volta das 17h30.
Paquete 1: Tour Estate + Almoço Garzón Estate de 4 passos + transporte = $3950 pesos por pessoa
Paquete 2: Tour Reserva + Almoço Garzón Estate de 4 passos + transporte = $ 4.450 pesos por pessoa
Paquete 3: Tour Reserva + Almoço Garzón Reserva de 5 passos + transporte = $ 5.950 pesos por pessoa
Todos os links de parceiros abaixo foram testados antes de serem sugeridos aqui no blog!
POUSADAS E HOTÉIS EM PUNTA DEL ESTE – o BOOKING é o parceiro do blog para reservar hotéis e pousadas com MELHORES TARIFAS. Uma grande facilidade é que o site permite, em grande parte dos quartos, fazer a RESERVA COM CANCELAMENTO GRÁTIS.CONSULTE AQUI!
ALUGUEL DE CARRO NO URUGUAI – nosso parceiro para aluguel de veículos é a RENTALCARS. O site faz uma busca pelas melhores tarifas entre várias locadoras e oferece os melhores preços para o destino indicado pelo viajante.CONSULTE AQUI!
SEGURO VIAGEM – A REAL SEGURO VIAGEM consegue preços excelentes e diferenciados de diferentes planos de seguro de viagem de empresas de confiança. O site faz uma busca e indica várias categorias e faixas de preços. FAÇA AQUI COTAÇÃO.
Veja + dicas do Uruguai e Punta del Este no blog
De Porto Alegre a Punta del Este de carro – roteiro e dicas | trajeto pelo Chuí e por Jaguarão
Uruguai for Lovers | roteiro romântico resumido pela rota do Rio da Prata (Montevideú, Colônia e Carmelo)
Alto de la Ballena – a vinícola mais próxima de Punta del Este para visitar num bate e volta
Melhores Hotéis no Uruguai | uma seleção de hotéis luxuosos ou charmosos que recomendamos aos leitores
10 Programas com Crianças em Punta del Este – uma seleção de dicas especiais para curtir com a garotada
Sobre Pueblo Gárzon, povoado ao lado da vinícola Gárzon, leia aqui o post do blog.
Parador La Huella em José Ignacio – uma celebridade gourmet pé na areia – imperdível!
Onde Comer em Punta | seleção de bons restaurantes, doces, cafés e outras gostosuras
Pingback:Almoço assinado por Francis Mallmann e Bodega Garzón agita Gramado | 13/08/2018
|
Alexandra Aranovich | Autora | 14/08/2018
|
Nossa, vai ser show este evento em Gramado assinado pela Bodega Garzon
Abs
Alexandra CafÉ Viagem
ROSANGELA MARTINS LEITE | 20/03/2019
|
Boa noite Alexandra. Obrigada por dividir as informaçoes e dicas. Estou programando uma viagem na semana santa para o uruguai..Vou seguir seu roteiro. Abcs!
Alexandra Aranovich | Autora | 21/03/2019
|
Oi Rosangela
Obrigada, acho que vais curtir bastante pq é um bom programa para a sexta-feira santa no Uruguai. Viu este post também? >> https://cafeviagem.com/roteiro-de-enoturismo-em-punta-del-este/
Abs e boa viagem
Alexandra do Café Viagem
Nallini | 01/04/2019
|
Olá, adorei o POST. Mas uma dúvida. É possível fazer AS visitas guiadas em português?
Alexandra Aranovich | Autora | 02/04/2019
|
OI Nallini
Tudo bem? Não se preocupe, se o Guia não falar português, vai falar portunhol que é bem fácil de entender.
Abs e boa viagem
Alexandra do Café Viagem
Caroline | 24/08/2019
|
Alexandra, bom dia! Descobri seu blog pesquisando sobre o uruguai. Uma duvida quanto a degustacao na garzon. Quando vOce foi, Quem estava dirigindo bebeu? Ja li em varios blogs que a tolerancia e zero no uruguai e aqui em casa so eu dirijo (meu marido nao) e sou eu quem mais aprecia degustacoes de vinho. Como voces Fizeram? Minha ideia era fazer a degustacao e depois ir para jose ignacio almocar no la huella.
Alexandra Aranovich | Autora | 24/08/2019
|
Oi Caroline
Bem, fiquei com muita dúvida sobre isso, mas fomos dirigindo. Meu marido degustou mas procurou beber muito pouco para poder voltar dirigindo. Foi tranquilo. Grande parte da estrada é deserta.
Mas, não posso garantir 100% entende?
Abs
Alexandra do OI CAROL
Pode ir lá conhecer sim. Tem até uma lojinha. Com sorte, você pode até ver um casamento. No entanto, não sei se ainda consegue fotografar na carruagem sem autorização. Mas eu tentaria.
Abraços
Alexandra do https://cafeviagem.com/
Paula Fonseca | 20/10/2019
|
Oi Alexandra, parabéns pelo blog, gostei muito de suas dicas. estamos com viagem marcada para MONTEVIDÉU, e GOSTARÍAMOS de visitar a Bodega Garzon. Entramos em contato com eles para fazermos o pacote com traslado, todavia o mínimo são 6 pessoas. como eu e meu marido gostamos de vinho, não queriamos ir de carro, pra evitarmos qualquer tipo de transtorno. Gostaria de saber se você conhece e indica alguma empresa/pessoa que faça o serviço de transfer, que possa nos levar e trazer da bodega garzon. obrigada.
Alexandra Aranovich | Autora | 24/10/2019
|
Oi Paula
Primeiro, obrigada. Bem, na verdade ainda não testei nenhum serviço de transfer ou guia particular. Em breve, muito em breve, vou testar. Posso até te passar o contato, mas fico com receio pois não tenho ideia se o serviço é bom. De qualquer forma, preciso te falar que a Garzon é bem longe de Montevidéu. Eu ficaria pelas bodegas de Canelones e Atlantida (ao lado de Montevidéu). A Garzon é mais fácil de ir a partir de Punta del Este.
Abraços
Alexandra do https://cafeviagem.com
Paula Fonseca | 20/10/2019
|
Oi Alexandra, parabéns pelo blog, gostei muito de suas dicas. estamos com viagem marcada para MONTEVIDÉU, e GOSTARÍAMOS de visitar a Bodega Garzon. Entramos em contato com eles para fazermos o pacote com traslado, todavia o mínimo são 6 pessoas. como eu e meu marido gostamos de vinho, não queriamos ir de carro, pra evitarmos qualquer tipo de transtorno. Gostaria de saber se você conhecDEIXE SEU COMENTÁRIO
e e indica alguma empresa/pessoa que faça o serviço de transfer, que possa nos levar e trazer da bodega garzon. obrigada.
Paulo ehlers | 19/01/2020
|
Seremos 6 adultos e 2 CRIANÇAS, estaremos nos feriaDos de Pascoa hospedados em Montevideo . GOSTARÍAMOS dE visitar E almocar n a VINÍCOLA.
Em um dia e tranquilo Fazer este programa e Voltar a Montevideo? Ja temos motorista para nos levar .
Alexandra Aranovich | Autora | 20/01/2020
|
Oi Paulo
Se vocês tem motorista, é tranquilo. Mas demora em torno de 2h a 2h30 pra chegar lá.
A Eden é mais perto. Veja em https://cafeviagem.com/vina-eden-uruguay/
E tem que reservar logo.
Abs
Alexandra do https://cafeviagem.com/
Luciana | 31/01/2020
|
Boa noite. Dicas de hospedag em punta del este?
Alexandra Aranovich | Autora | 02/02/2020
|
Oi Luciana
Tudo bem? Sim, tem dicas de onde ficar em Punta del Este. Coloquei a seleção de melhores hotéis e localizações neste post https://cafeviagem.com/onde-ficar-punta-del-este/
Abs e boa consulta
qualquer dúvida escreva
Alexandra do Café Viagem