Dicas Costa Amalfitana

Dicas Costa Amalfitana Itália: planejando a viagem dos sonhos

Procurando dicas da Costa Amalfitana na Itália para organizar a sua viagem? Então, chegou ao lugar certo. Eu e meu marido nos apaixonamos pelo destino. Sempre foi um sonho conhecer essa região tão romântica no sul da Itália. Planejamos a viagem de 20 anos de casados com foco na Costa Amalfitana. Todo o nosso roteiro da viagem, que também inclui outras regiões do sul da Itália, está neste post do Café Viagem. Neste texto, vou indicar apenas as dicas da Costa Amalfitana para ajudar você a montar o seu roteiro em uma primeira viagem ao destino. Partiu, sonhar?

Praiano Costa Amalfitana
Praia pública em Praiano ao lado do Parador One Fire Beach

Dicas Costa Amalfitana Itália: tudo para começar a planejar a viagem dos dos sonhos 

A Costa Amalfitana faz parte da Campânia (ou Campania em italiano). Trata-se de uma região no litoral sul da Itália com natureza privilegiada entre o mar azul e penhascos que formam esculturas sobre as águas. Não é por menos, que a costa é Patrimônio Mundial da Humanidade e, de quebra, é considerada um dos locais mais românticos da Europa. Impossível ficar incólume a tanta beleza. O mar que banha a Costa Amalfitana é o Tirreno – parte do Mar Mediterrâneo.

Nápoles é a capital da Câmpania e está localizada a uma hora e meia da Costa Amalfitana.

O que significa Costa Amalfitana?

Amalfi é uma das praias mais conhecidas e históricas da costa. Logo, foi ela quem deu origem ao nome da região. Está situada no centro da Costa Amalfitana

Casa Angelina Praiano

 

Costa Amalfitana e Capri: a dupla perfeita

À princípio, a dobradinha perfeita é fazer no mesmo roteiro a Costa Amalfitana e a ilha de Capri, que está situada a 30 minutos de barco da Costa. Foi o que fizemos. Veja alguns post de Capri dos nossos passeios:

+ passeio de barco ao redor da ilha de Capri

O que fazer em Capri : atrações que amamos

+ tudo sobre a visita a GRUTA AZUL

+ Principais Praias de Capri

+ onde comer em Capri: lista atualizada

Faraglioni Capri
Capri, o destino perfeito para casar com a viagem a Costa Amalfitana

O tamanho da Costa: em torno de 60 km entre Sorrento e Salerno 

A famosa estrada costeira –  que rende um suspiro a cada curva – tem aproximadamente 60 km entre a cidade de Sorrento e Salerno. Parece pouco, mas por conta do trecho estreito e repleto de curvas e visuais esplêndidos, o trânsito é lento e para dirigir é preciso todo cuidado. Por isso, para percorrer os 60 km em alta temporada você pode levar mais de 4 horas (tanto pela estrada quanto pelo movimento de turistas).

+ Roteiro Romântico Sul da Itália: Capri, Costa Amalfitana, Matera e Puglia

Alugue carro na Itália em até 12x

Dicas Costa Amalfitana
A estrada entre penhascos e o mar de 60 km da Costa Amalfitana

Quais cidade fazem parte da Costa Amalfitana?

Ao todo, a Costa Amalfitana tem mais de 10 cidades. Eis algumas delas em ordem de norte a sul, a partir de Nápoles:

Sorrento, Positano, Praiano, Furore, Conca dei Marini, Amalfi, Ravello, Scala, Atrani, Minori, Maiore, Tramonti, Cetara, Erchie, Vietri Sul Mare e Salerno.

Ravello Costa Amalfitana
Em Ravello nos jardins da Villa Cimbrone
o que fazer na Costa Amalfitana
Maioria na Costa Amalfitana

Cidades mais visitadas

As cidades mais conhecidas e visitadas são: Positano, Ravello, Amalfi e Sorrento – sendo Ravello a única vila no alto de um penhasco, mais distante do mar. No entanto, cada cidade tem a sua beleza particular. No mapa abaixo, marquei em vermelho os principais destinos.

Dicas Costa Amalfitana: como chegar

Nápoles é a capital regional da Campânia, região de arquitetura histórica e de praias paradisíacas. Aliás, Nápoles é o principal ponto de partida para quem quer viajar pela Costa Amalfitana (veja aqui a nossa sugestão de Roteiro em Nápoles). Da capital da Campânia partem trens, transfer e barcos para a ilha de Capri e cidades da Costa Amalfitana. Entre Nápoles e a Costa Amalfitana está Pompéia e o Monte Vesúvio, outras atrações de destaque na região.

 Ferry: Nápoles a Capri  –  40 minutos  | Amalfi a Capri – 1h30  |  Capri a Sorrento – 30 min
Trem Nápoles a Sorrento –  1 hora
Carro: Nápoles a Sorrento – 50 min  | Nápoles a Positano – 1 hora

Chegando na Costa Amalfitana: barco e carro

Nós chegamos por Roma de avião e viajamos de trem para Nápoles. Após dois dias turistando pela capital da Campânia, pegamos o ferry boat para Capri onde passamos duas noites inesquecíveis . De Capri, pegamos outro ferry boat para Sorrento, cidade da Costa Amalfitana onde alugamos um carro pela internet com antecedência e excelente tarifa neste link.

>> Alta Temporada : vantagens e desvantagens de alugar carro na Costa Amalfitana

Por fim, seguimos pela bela estrada costeira de Sorrento até o local onde foi a nosa base para visitar a Costa Amalfitana: Praiano, ao lado de Positano, no ultra charmoso hotel boutique Casa Angelina – ponto alto da viagem!  O percurso de 23 km – entre Sorrento e Praiano – foi de de 40 a 50 minutos de estrada.

Roma a Sorrento – 262 km
Nápoles a Sorrento – 50 km
Roma a Amalfi – 277 km
Nápoles a Amalfi – 60 km

Sorrento Costa Amalfitana
chegando no Porto de Sorrento de Ferry a partir de Capri

O que fazer na Costa Amalfitana: principais atrações

Pegar praia, mergulhar no mar, olhar para o horizonte, namorar … se você pensa que essa programação parece pouca coisa é porque não conhece a Costa Amalfitana. Cada cantinho é um suspiro que pode render horas…O “Dolce far Niente” (ou a doçura de não fazer nada) tem sua expressão máxima por aqui.

A região é uma terapia para navegar em paisagens estonteantes sobre os altos penhascos no mar. Entretanto, se sobrar um tempinho entre um relax e um suspiro, é claro que existem bons restaurantes, cidades que você precisa visitar, beach clubs animados, passeios de barco e compras. Abaixo uma listinha pra incluir na sua programação:

ANOTE:

  • Visitar as principais cidades reservando pelo menos meio turno para cada: Positano, Amalfi, Ravello . Com mais tempo, aproveite para conhecer também Atrani, Maiori, Minori e Sorrento.
  • Em Positano, caminhar pela vila, conhecer a praia, jantar ou almoçar no Chez Black , comprar cerâmicas.
  • Em Amalfi, visita o Duomo e a Pasticceria Andrea Pansa. Comer no restaurante Lidio Azzurro.
  • A minúscula Praia de Fiordo di Furore – entre Praiano e Amalfi
  • Em Ravello (cidade dos casamentos), caminhar pelas ruas e admirar a vista panorâmica dos jardins da Villa Cimbrone 
  • Fazer um passeio de barco para ver a Costa de outro ângulo
  • Aproveitar um Beach Club – paradores pagos ao longo da costa. Alguns são acessíveis só pelo mar, mas fornecem serviço de barco gratuito até o local (desde que o cliente faça refeição no parador). De hora em hora, barcos que fazem o transfer a partir de Positano para alguns paradores. Nossa dica é o restaurante e Beach Club Il Pirata e o Beach Club One Fire Beach, ambos em Praiano. Ainda em praiano, tem o Arienzo Beach Club.
On Fire Beach Club Praiano
On Fire Beach Club – o parador de Praiano animado e lindo. E com transfer a partir de Positano

Onde ficar na Costa Amalfitana ?

Eis uma das maiores dificuldades que tive quando estava planejando a viagem e procurando dicas da Costa Amalfitana. Qual a melhor praia ou localização para se hospedar? Vale a pena investir em hotéis caros na região? Fiz uma longa pesquisa e descobri que muita gente se hospeda em Positano ou Amalfi, praias mais famosas e centrais da Costa. 

No entanto, já vou avisando que para quem está de carro é muito complicado entrar dirigindo nessas cidades, principalmente em Positano que é um labirinto de ruelas em penhascos. Caso você opte por dirigir, escolha praias menores e com hotéis na estrada.

>> PESQUISE:
Melhores hotéis em Positano Amalfi Sorrento

Positano, Praiano e Amalfi

Em termos de acomodação, Positano é a mais cara das cidades. Nós ficamos hospedamos na simpática Praiano, ao lado de Positano em um dos hotéis mais lindos da Costa Amalfitana, o Casa Angelina.  Achamos que investir num hotel boutique fez toda a diferença na nossa lua de mel para comemorar 20 anos de casados. A gente merecia!!

+ Veja neste post a experiência da Costa Amalfitana de camarote.

Casa Angelina Praiano
nosso presente na viagem: um hotel dos sonhos na Costa Amalfitana

Porém, Praiano tem outras opções de hospedagem caso o Casa Angelina ultrapasse o seu budget, pesquise aqui: www.booking.com/hotelempraiano

Pesquise outros hotéis

A seguir, deixo outros achados de hotéis que pesquisei. Não esqueça de reservar com muita antecedência se for alta temporada ou se quiser garantir bons preços.

Hotel La Conchiglia : dica econômica na Costa Amalfitana

Montemare em Positano

Hotel Santa Caterina : luxo em Amalfi, super estrutura  praticamente no mar.

>> Pesquise aqui hotéis em todas as cidades da Campânia: Capri, Nápoles, Costa Amalfitana, Pompéia

Dicas Costa Amalfitana
a pequena praia em Atrani

Como se locomover na Costa Amalfitana ?

Outra grande dúvida que tínhamos no roteiro da Costa Amalfitana: alugar ou não alugar um carro para ir de uma praia a outra?  Muita gente me aconselhou a não alugar. O motivo? Por conta não só do trânsito lento como também pela falta de vaga de estacionamento em alta temporada. E verdade seja dita: realmente estacionar o carro na Costa Amalfitana é missão impossível. Vai por mim!

Contrariando todas as dicas que recebemos, nós acabamos alugando um carro neste link de parceiro do Café Viagem pois seguiríamos viagem até Puglia. Além disso, também achamos que para chegar no nosso hotel em Praiano o carro seria imprescindível. No entanto, só encontramos vantagem de usar o carro alugado na Costa Amalfitana quando visitamos Ravello, onde foi tranquilo estacionar. Também curitimos passar por muitas praias lindas, mas sem chance alguma de parar pois não havia lugar para estacionar.

+ saiba mais sobre vantagens e desvantagens de carro na Costa Amalfitana neste post

dirigindo na Costa Amalfitana
Dirigir na Costa Amalfitana é lindo, mas estacionar é missão impossível
Dirigindo na Costa Amalfitana
o trânsito na Costa Amalfitana é lento, muitas vezes só passa um carro

Conexão: Desconto Chip internacional de viagem

A Conexão com internet livre no celular foi essencial para este roteiro já que usamos Mapa do Google, GPS, além de procurar dicas de restaurantes, mapas da cidade quando caminhávamos e reservas em hotéis. Viajamos com chip internacional de viagem na categoria Europa, de um parceiro do Café Viagem.

Dicas Costa Amalfitana

Quais os transportes além do carro?

Logo, quem não aluga carro pode utilizar os seguintes meios de transporte para circular no litoral: o ônibus/van, transfer, alugar scooters ou barco privado (que você contrata por hora para passeios, ideal para conhecer as praias pequenas) ou a balsa/ferry boat (entre algumas praias, veja na imagem abaixo).

  • A Alicost  que faz a ligação por mar de Capri com as principais cidades da Costa Amalfitana.
  • A Travelmar faz o trajeto de barco entre as principais cidades: Amalfi, Positano, Minori, Maiori, Salerno, Cetara (bilhete entre 3 a 14 euros)
  • Para ônibus, é possível comprar o bilhete único para o dia todo.
Travelmar faz o trajeto de barco/ferry entre as principais cidades da Costa Amalfitana

Nosso hotel dos sonhos em Praiano oferecia um transfer gratuito maravilhoso para Positano, o que facilitou.

navegando de Balsa (ferry boat) na Costa Amalfitana

Dicas Costa Amalfitana: quando ir

O alto verão acontece em julho e agosto, com temperaturas acima dos 30 graus! Considere esse período altíssima temporada. Nós visitamos a Costa Amalfitana no início de setembro e o tempo estava perfeito, mas as praias ainda estavam cheias. De qualquer maneira, iria novamente neste período, adorei.  Para quem quer menos movimento, a melhor época para ir à Costa Amalfitana é entre abril e maio ou a partir da segunda quinzena de setembro e outubro.

Costa Amalfitana: quantos dias 

Para quem vai aproveitar a praia, fazer passeios de barco e ficar relax curtindo o Dolce far Niente, o ideal são cinco dias. No entanto, em três dias também é possível aproveitar bastante fazendo as cidades principais como Ravello, Positano e Amalfi.

praia em Positano
praia privada em Positano que também tem praia pública, mas minúscula
Dicas Costa Amalfitana
Costa Amalfitana: como não morrer de amores

Quanto custa viajar para a Costa Amalfitana

A pergunta que não quer calar… Quanto custa viajar para a Costa Amalfitana? Bem, a verdade é que a Costa Amalfitana não é nada barata, começando pela hospedagem. Mesmo um hotel econômico pode sair em torno de 200/250 euros para o casal. Restaurantes entre 70 euros (o mais simples) a 200 euros para o casal. Vinhos em torno de 18 a 30 euros. Passeios de barco privado, entre 350 a 800 euros.

Vai viajar para Europa? Não esqueça do Seguro Viagem

+ Pesquise aqui na Seguros Promo e viaje tranquilo para Europa

Mas quer saber? O melhor é aproveitar é não economizar um centavo na sua felicidade. Você está em um dos lugares mais lindos do mundo. Vai por mim, pruveitaaaaa! É um destino dos sonhos.

Ravello Costa Amalftiana
Vista da cidade de Ravello, Costa Amalfitana

Veja + dicas e roteiros da Itália no Café Viagem

+ ROTEIRO ROMÂNTICO:
Nossa lua de mel em Capri, Costa Amalfitana, Matera e Puglia

Vinhos da Puglia e Campânia para provar na viagem

+ NÁPOLES:
Pizzarias para provar em Nápoles

Roteiro 2 dias em Nápoles

+ COSTA AMALFITANA:
Casa Angelina, Hotel Top na Costa Amalfitana para Lua de Mel

Dicas de Positano na Costa Amalfitana

Chez Black – jantar imperdível em Positano

Ravello, tarde romântica 


+ CAPRI:
 passeio de barco ao redor da ilha de Capri

  O que fazer em Capri – atrações que amamos

 Tudo sobre a visita a GRUTA AZUL

 Praias de Capri na Itália, onde ir

onde comer em Capri: dicas de restaurantes, lanches e beach clubs

+ PUGLIA:

Onde ficar na Puglia Itália: dicas de hotéis

Puglia 5 dias: como chegar, o que fazer

Alberobello, a cidade dos trulli na Puglia

Matera: pausa na estrada entre a Costa Amalfitana e a Puglia

CINQUE TERRE: Roteiro Cinque Terre na Itália – 2 dias românticos


EMILIA ROMAGNA:

post índice com dicas de Bologna, Parma e Modena

ROMA:
Roteiro a pé em Roma – principais atrações

Trastevere, o bairro gastronômico e animado de Roma

Coliseu, cara a cara com o gigante da história

Vinícola Larentis balanço

Oi, sou a Alexandra Aranovich

Autora do blog Café Viagem, criadora de conteúdo e sommelier. Degusto a vida entre vinhos, viagens e café da manhã. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo. Como posso te ajudar a degustar teu sonho?

Saiba mais sobre mim »

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários:

Oi, alexandra. Tudo bem? =)
Seu post foi selecionado para o #linkódromo, do Viaje na Viagem.
Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com
Até mais,
Bóia – Natalie

Obrigada Natalie, sempre uma honra ter o https://cafeviagem.com no Linkódromo !
Abraços
Ale

TATIANA disse:

Oi Alexandra, primeiro desculpe pelas letras em CAPS, mas algo aconteceu aqui no teclado do note.
Eu COMECEI A ACOMPANHAR VOCÊ A PARTIR DESSA viagem EM 2019. Foi linda! Estou aqui programando a minha, e gostaria de saber se você retornou PARA ROMA DE CARRO E O QUE INDICA. VOCÊ COMENTOU QUE É BEM COMPLICADO CONHECER AS CIDADES DE CARRO, ENTÃO PENSEI EM UTILIZAR CARRO SOMENTE PARA A IDA CAPRI X POSITANO E DEPOIS FAZER TUDO DE ÔNIBUS. MAS PARA O RETORNO AINDA NÃO SEI. oBRIGADA

Oi Tatiana
Desculpe primeiramente se ainda não coloquei tudo sobre a viagem. Mas com a pandemia, ficou meio estranho escrever sobre fora do país. Mas os posts estão aos poucos retornando. Bem, de carro achei complicado estacionar na Costa Amalfitana pra conhecer as praias no caminho. O ideal mesmo é fazer de ônibus, de motinho alugada ou de barco . No entanto, não me arrependo de ter alugado o carro. Foi bom pra ir até Ravello que tem estacionamento grande e perto do centro e também para turistar na Puglia. Capri é uma ilha, e você irá de balsa. Positano é mega complicado chegar de carro, esqueça.
Bem, no final da viagem a gente acabou largando o carro em Bari onde meu marido pegou um avião pra Roma e retornou ao Brasil. E eu, peguei um trem pra Roma (quase o mesmo valor) e fiquei 2 dias por lá incríveis turistanto (tem as dicas no meu Instagram @cafeviagem Destaques).
Ajudei?
Abraços
Alexandra

Eloisa Munhoz disse:

Olá alexandra!

TambÉm sou gaúcha, de sta. Maria. Mas moro há mais de 25 anos em São paulo. Conheço quase toda Itália, mas faltava a Costa amalfitana e a puglIa. Tinha muitas dúvidas, mas com os teus comentários fiquei mais tranquila. A nossa preocupação, agora É sobre as vacinas, espero que resolvam logo. Obrigada! Abraços! Elo

Ivana Schaurich disse:

Ou Alexandra, também sou gaúcha, vamos a Costa Amalfitana agora em 7 de setembro. Adorei tuas dicas!!!

Oi Ivana
Coisa boa, época maravilhosa para visitar a Costa Amalfitana
abs
Alexandra

Vera Lúcia Rodrigues disse:

Adorei suas dicas. Estamos pensando ir em junho/ 2023. Eu, meu esposo e filha. Vou montar nosso roteiro baseado em suas dicas. Achei ótimas

Obrigada Vera Lúcia
A Costa Amalfitana é maravilhosaaaaaaa. Aproveitem muito
Alexandra

Viviane Fontanelli disse:

Oi Alesandra tudo bem? Estou me baseando neste post da Costa Amalfitana para montar meu roteiro de viagem. Está muito bem escrito e cheio de dicas ótimas!
Gostaria de saber se você acha que vale à pena passarmos um dia em Nápoles. É uma cidade que não tenho muita vontade de conhecer mas estou parando para pernoitar.
Abraço e parabéns pelo Blog.

Olá Viviane
Apesar de não ter escrito ainda sobre Nápoles, gostei bastante do destino e fiquei 2 noites antes de ir para Capri. Eu acho que vale a pena dormir pelo menos 1 noite por lá sim, conhecer a gastronomia, caminhar pelo seu centro histórico.
Abs
Alexandra

Jaqueline disse:

Olá, Alexandra! Eu vou me hospedar em Maiori e de lá vamos para Roma. Qual trajeto você acha mais fácil? Estou em dúvida entre ir a Salerno e de lá para Roma ou retomar por Nápoles. Adorei as dicas! Obrigada

Olá Jaqueline
Tudo bem? Na verdade eu fui para Nápoles ( a partir de Roma) de trem, é o ideal. Peguei o carro em Salerno, Costa Amalfitana. Acho que é distante e não vale a pena dirigir de Roma até a Costa.
Abs
Alexandra do https://cafeviagem.com/

JOAO NOGUEIRA disse:

OLÁ BOM DIA, ESTOU INDO EM ABRIL DE 2024 E JÁ ESTOU NA PROGRAMAÇÃO…qUERO ME BASEAR EM NÁPOLES E FAZER UM DIA O PASSEIO DE BATE E VOLTA PRA CAPRI E EM OUTRO UM BATE E VOLTA PARA COSTA AMALFITANA. ESTOU QUERENDO IR DE CARRO E FALASTE QUE A MELHOR OPÇÃO É DE ÔNIBUS. È MUITO FREQUENTE? ONDE POSSO VER MAIS SOBRE OS ONIBUS? PARABÉNS PELO SEUS RELATOS, SÃO OS MELHORES QUE VI.

Olá João
Obrigada!! Em abril é mais tranquilo o trânsito para ir de carro. Outra boa opção é o barco. Fiz Nápoles a Capri com o barco – ferryboat
Se eu fosse você pensava em dormir em uma cidade da Costa Amalfitana pelo menos uma noite, acho que vale a pena
Abs
Alexandra

Simone disse:

Grata pelo post!
Uma dúvida: é possível comprar os bilhetes de balsa na hora ou com horário de embarque flexível? Ou tem que ser com antecedência?

Oi Simone
Sim, é possível comprar na hora. No entanto, se for alta temporada, eu agendaria/compraria bilhetes antecipadamente para garantir lugar.
abs
Alexandra

Carlos Cesar Schwab Rodrigues disse:

Alexandra, boa tarde
Somos um casal com faixa etária de 66 e 74 anos. Gostamos muito das suas orientações sobre a Costa Amalfitana e Puglia. Estamos planejando nossa viagem para abril ou setembro de 2024, conforme voce sugeriu.
Preferimos alugar carro e pretendíamos ficar hospedado nas cidades da Costa.
Pergunto:
1) Quais cidades você sugere hospedar?
2) Mesmo com estacionamento privado nos hotéis e difícil chegar lá de carro?
3) Outras informações que você julgar importante

Agradecemos antecipadamente a sua colaboração

Olá, Carlos
Seguem alguns retornos

1) Quais cidades você sugere hospedar? Eu sugiro Amalfi, Positano ou Praiano. Mas são mais caras. Você também pode ficar nos arredores se tiver de carro que vai ter hospedagens mais em conta.

2) Mesmo com estacionamento privado nos hotéis e difícil chegar lá de carro? Normalmente, os principais hotéis tem entrada pela estrada, então é tranquilo. A mais complicada de de entrar de carro é Positano

3) Outras informações que você julgar importante> tem muita coisa no blog, então teria que saber sua dúvida para conseguir esclarecer. Mas setembro é mais tranquilo de transitar de carro. Apenas aluguem veículo pequeno pois a estrada é bem estreita

abs
Alexandra do Café Viagem

Celia Gaio disse:

Olá Alexandra!
Amei suas dicas! Que leitura deliciosa!
Obrigada por compartilhar sua experiência!
Um abraço
Celia

Obrigada pelo comentário querido, Celia!!
Essa viagem foi maravilhosa, quero repetir
Abs
Alexandra

Joao disse:

Alexandra, sem duvidas, aqui foi onde encontrei melhores informações com relação a esse roteiro, obrigado!
Iremos a italia em setembro/25, minha esposa e eu, e quero colocar algo de praia. A ideia é Roma, 1 semana na toscana, talvez Paris, mas quero colocar um destino de praia e estou na duvida (qual regiao italia ou uma ilha grega).
Voce que foi a Puglia e Costa Amalfitana, consegue comparar as duas.. o que voce gostou mais. Nao conhecemos nenhuma das duas.
Parabens novamente.
Deus abencoe voces

Olá João
A costa Amalfitana é mais impactante por conta dos penhascos e paisagem. Mas a Puglia também é linda. Difícil escolher. Mas se quer praias paradisíacas, escolheria Capri e/ou Costa Amalfitana
Abs
Alexandra do https://cafeviagem.com/

error: Content is protected !!