A romântica vila medieval de Óbidos em Portugal entrou para o meu roteiro de cidades perto de Lisboa graças à dica da Fabi Zavatta. A cidade murada está a 80 km de distância de Lisboa. Classificada como vila literária pela UNESCO e considerada uma das 7 maravilhas de Portugal. Entre as atrações imperdíveis de Óbidos estão: provar a Ginjinha, visitar uma livraria dentro de igreja, caminhar pela muralha do Castelo, apreciar a vista panorâmica, tirar fotos pelas lindas ruelas e casas antigas.
A seguir, o meu roteiro por Óbidos…
Óbidos em Portugal: meu roteiro pela cidade literária e medieval próxima de Lisboa
Óbidos é uma vila medieval com vestígios de civilizações passadas. Pitoresca e bem preservada, pertinho do mar, de Nazaré, da Praia de Peniche e Ericeira. Sua vila é murada, com casarios históricos onde, hoje, encontram-se lojas de produtos regionais. É destino romântico e literário.
Junto com a amiga e Guia brasileira Fabi Zavatta, visitei Óbidos pela manhã e Nazaré à tarde. Tudo a partir de Lisboa, começando com café da manhã em Belém que escrevi neste post!
A Vila de Óbidos é uma obra de arte talhada, recontruída ao longo de vários séculos. Devido a sua herança histórica junto à boa programação cultural , Óbidos ganhou o título de Cidade Criativa da Literatura pela UNESCO.
Roteiro Óbidos: caminhando pelo centro murado
A vila medieval de Óbidos é fácil de ser percorrida a pé e em poucas horas. Com calçadas de pedra, é uma caminhada gostosa por lojas, igrejas e pela famosa muralha. Aliás, a muralha cerca o centro da vila e revela uma paisagem linda. Não é por menos que você vai ver muitas pessoas caminhando pela muralha em busca de paisagens e fotos instagramáveis.
1. Inicie a caminhada pela Porta da Vila e Rua da Direita
Inicie o percurso pela Porta da Vila, caminhe pela Rua da Direita em direção ao Castelo de Óbidos. Você vai passar por lojas, igrejas e, ao final do percurso, chegará a Livraria de Santiago – famosa livraria dentro da igreja.
Não perca nesta caminhada:
- Livraria Mercado Biológico
- Bombokas (loja de chocolates, casa 58)
- Praça e Igreja de Santa Maria
- Provar o licor de Ginjinha
- Provar o Licor de Creme de Caramelo Salgado na loja Garrafeira Don Ramiro
- Vistar o Bar Ibn Errik Rex, com atmosfera medieval
- Livraria de Santiago dentro da igreja
- Recordações de Óbidos (loja ao lado da Livraria de Santiago)
OBS: Todas as dicas acima foram indicadas pela Fabi Zavatta, minha amiga e guia em Portugal que super indico!
O que é Ginja ou Ginjinha de Óbidos
Bebida típica, um licor elaborado a partir de fruta do mesmo nome. Uma bebida antiga, da era do Império Romano. Dizem que a Ginja de Óbidos surgiu de receita conventual do século XVII. Atualmente o licor é vendido como iguaria portuguesa em todo o país. Mas a Ginja de Óbidos é uma das mais famosas. Normalmente, servida em copos de chocolate comestíveis.
SOBRE LIVRARIA DE SANTIAGO DENTRO DA IGREJA
A Igreja de São Tiago, edificada em 1186, é um dos prédios ícones da vila medieval de Óbidos. Foi reconstruída após o terremoto de 1755 que abalou Portugal. Atualmente, é uma livraria, a Livraria de Santiago. Situada dentro das muralhas da vila, junto à entrada do castelo. Horário: Todos os dias das 10h às 19h (fecha entre 13h-14h)
2. Castelo de Óbidos e Muralha
BALANÇO DE ÓBIDOS E MURALHA
Ao chegar perto do Castelo, visite a praça onde acontece a Festa do Mercado Medieval de Óbidos. Depois, ao lado do castelo, encontramos um balanço (chamado de Baloiço Óbidos) e uma trilha com escada de pedra que leva ao topo da muralha.
A vista é linda, vale a subida. Muito cuidado para não cair, pois não há nenhuma cerca de segurança!
CASTELO DE ÓBIDOS
Logo após a caminhada pela muralha, a Fabi me levou para visitar o interior do Castelo de Óbidos. Aviso que foi um convite especial, visitei como imprensa/blogger, já que o castelo só permite entrada de hóspedes em seu interior. São apenas 19 quartos na Pousada do Castelo que também tem jardim e restaurantes aberto ao público (quem reserva o restaurante do castelo pode visitar!).
Por fim, descemos de volta, pela outra rua paralela à Rua da Direita, circulando a vila. Encontramos restaurantes e o hotel literário, dica da minha amiga Paola Barbieri que escreveu um post para o Café Viagem sobre esta hospedagem.
ANOTE:
o que fazer em Óbidos: atrações imperdíveis
A seguir, dicas resumidas desta caminhada por Óbidos em Portugal:
- Tiaras e flores sempre vivas, típicas da Festa Medieval de Óbidos e da vila das princesas
- Porta da Vila – entrada para a área histórica da vila medieval
- Rua da Direita
- Praça e Igreja de Santa Maria, do período renascentista
- Mercado Biológico e livraria
- Fábrica das Bombokas
- Igreja de São Tiago que virou Livraria Santiago
- Castelo de Óbidos
- Balanço Panorâmico (Baloiço Óbidos)
- Subir na Muralha
- Provar Ginjinha e Licor de Caramelo Salgado
- Perder-se nas ruelas
Veja aqui as localizações indicadas no MAPA
Festas de Óbidos
Óbidos tem festas famosas que deixam a vila animada. A seguir, algumas dessas festas e eventos:
- o Mercado Medieval de Óbidos no final de Julho, evento que recria a história Medieval de Portugal. Saiba mais em mercadomedievalobidos.pt
- A festa do Chocolate – site do evento em festivalchocolate.cm-obidos.pt
- Festa do Natal
- Eventos Literários. Site evento em obidosvilaliteraria.com
Planeje sua viagem a Óbidos em Portugal
Óbidos em Portugal: bate e volta ou dormir uma noite ?
Meio turno é suficiente para caminhar pela vila de Óbidos. Mas se você tiver tempo, a cidade também é perfeita para uma escapada romântica. Afinal, Óbidos é considerada um refúgio romântico de turistas e portugueses. Muita gente se hospeda pelo menos uma noite por lá em busca do seu romantismo e tranquilidade.
Onde ficar em Óbidos: dicas de hosepdagem
O famoso Castelo de Óbidos (pousada e restaurante aberto ao público) é uma das hospedagens mais famosas e tradicionais da vila. Uma opção mais descolada é o Hotel Literário, veja neste post do blog Café Viagem. Mas se quiser hotéis mais charmosos, a dica é se afastar um pouco da vila e procurar hospedagens em seus arredores, como Praia D’El Rey Marriott Golf & Beach Resort (11km de Óbidos, na praia) e Royal Óbidos Spa & Golf Resort. O turismo rural é muito forte nessa região, com boas opções de pousadas perto da praia.
Como chegar
De transfer e guia privativo: visitei Óbidos a partir de Lisboa em tour privado de carro. O passeio foi feito com a Fabi Zavatta, receptivo e guia brasileira em Lisboa que oferece 5% para os leitores do Café Viagem que contratarem o serviço da empresa dela. Junto com Óbidos, fiz também Nazaré no mesmo dia. Adorei a combinação dessas duas cidades perto de Lisboa.
Carro alugado ou ônibus: você também pode alugar um carro (mas não esqueça que terá o custo extra de estacionamento do lado de fora da muralha de óbidos) ou pegar ônibus.
De trem: bom saber que a estação de trem fica distante da cidade murada de Óbidos. O trem também tem baldeações, tornando a viagem mais longa.
Mais Destinos de PORTUGAL no Café Viagem
Site oficial de Turismo em Óbidos turismo.obidos.pt
Óbidos: Ingressos, passeios e excursões
+ OUTRAS Dicas de PORTUGAL no Café Viagem
Vinhos de Talha em Portugal: a experiência na Herdade do Rocim
Onde ficar em Lisboa: hospedagem temática de vinho na melhor localização
Vinhos Esporão Alentejo: como é a visita e almoço harmonizado na Herdade do Esporão
Casa Mãe, a porta de entrada para a Rota dos Vinhos da Península de Setúbal
Vinícolas perto de Lisboa: tudo sobre a Rota dos Vinhos da Península de Setúbal
Oi, sou a Alexandra Aranovich
Autora do blog Café Viagem, criadora de conteúdo e sommelier. Degusto a vida entre vinhos, viagens e café da manhã. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo. Como posso te ajudar a degustar teu sonho?