Puxe uma cadeira, pegue um café e viaje com a gente!
 

Restaurante e vinhos Esporão: uma visita a estrela do Alentejo

Se você é apreciador dos vinhos Esporão e, de quebra, da boa gastronomia, este post do Café Viagem foi feito sob medida para você e seu roteiro de vinhos em Portugal. Saiba que a marca Esporão é a estrela do Alentejo por várias razões. Primeiro, por ser uma das vinícolas pioneiras dessa região. Além disso, por ter restaurante com estrela Michelin e a novíssima estrela verde do mesmo Guia celebrado por Chefs e comensais. Com vocês, um pouco da visita e refeição que fiz na estrelada Herdade Esporão no meu Roteiro de Vinhos em Portugal perto de Lisboa.

vinhos Esporão

Roteiro de Vinhos em Portugal perto de Lisboa: visita, degustação e refeição harmonizada na Herdade do Esporão

Visitei a Herdade do Esporão e fiz a degustação tradicional de vinhos e visita guiada. Mas ao meu ver, o ponto alto foi mesmo a refeição no restaurante dentro da vinícola com vinhos Esporão. Tanto a refeição quando a visita e prova de vinhos precisam ser pré agendadas. Como estava na estrada pela manhã – após dormir na maravilhosa Malhadinha Nova –  acabei fazendo primeiro a refeição por volta das 12h30 e depois a visita e degustação Esporão às 15h. 

Fundada em 1973, a Herdade do Esporão foi a primeira vinícola moderna do Alentejo, com temperatura controlada, processos por gravidade e estágio em barricas de carvalho. O anos de 1985 marca a primeira colheita com a marca Esporão. Alguns anos depois, além de vinho, também começou a produzir azeites com sucesso. 

A história medieval da região começa com a reconquista cristã de Monsaraz e da baixa de Reguengos em 1232 – desde então que o vinho e o azeite são marca indelével da região. Só em 1267 é que os limites geográficos da Herdade do Esporão (inicialmente Defesa do Esporão) foram definidos, tendo-se mantido praticamente inalterados até hoje, apesar de este ter sido um lugar de sangrentas batalhas e de feitos heróicos ao longo de quase nove séculos de existência – texto site Esporão

Loja da Herdade do Esporão onde é possível também degustar vinhos

Herdade do Esporão foi a primeira vinícola moderna do Alentejo

A saber: o Alentejo é considerado a região vitivinícola de maior extensão em solo português, com ampla diversidade de solos. A partir dos anos 90, essa área ganhou uma incrível modernização e visibilidade no mercado internacional. Esporão é uma das principais empresas do Alentejo, sendo pioneira na introdução de algumas das castas que se transformaram em estrelas dos vinhos de Portugal, como Touriga Nacional, Verdelho e  Semillon. 

Atualmente, no Alentejo, a Herdade do Esporão possui cerca de 702 ha de vinhas, olivais e outras culturas pelo Modo de Produção Biológico (orgânico). Afora o Alentejo, adquiriu marcas e vinhas no Douro (Quinta dos Murças) e Minho (Vinhos Verdes na Quinta do Ameal). Também adquiriu uma marca de cervejas, a Sovina.

  • Herdade do Esporão – Alentejo
  • Quintas dos Murças – Douro
  • Quinta do Ameal – Vinhos Verdes, Minho
  • Cervejaria Sovina
vinhos esporão

tanques de cimento, barricas de madeira e talhas na Herdade do Esporão

Como chegar aos vinhos Esporão em Portugal 

A vinícola e o restaurante da Esporão estão situados em Reguengos de Monsaraz no Alentejo central em Portugal. São 170 km de distância de Lisboa e 44 km de Évora (cidade coração do Alentejo central). Eu fiz meu roteiro e vinhos por Setúbal e Alentejo de carro alugado, que particularmente recomendo. Mas é possível pegar trem de Lisboa para Évora (cerca de 1h30 de viagem) e contratar um transfer/passeio até Esporão e outras vinícolas dessa região como Adega Cartuxa e Ervideira (bem próximas de Évora).

Onde se hospedar perto da Herdade Esporão

> Para se hospedar em Évora, há várias opções que vão desde o mais o novo e moderninho Selina Évora até os elegantes Land Vineyard e Convento do Espinheiro Heritage Spa

Experiência para viver, brindar e comer DEVAGAR. “Devagar é melhor”  é o lema da Esporão. 

vinhos Esporão  

Restaurante Herdade do Esporão: Estrela Michelin e Estrela Verde

O restaurante da Herdade Esporão foi aberto em 1997. Ambiente com muita madeira, bem decorado e com vista para vinhedos. Na decoração, foram usados materiais recuperados da vinícola e proprideade, como carvalho das barricas e a lã das ovelhas 

A cozinha alentejana, portuguesa e sazonal leva assinatura do Chef Carlos Teixeira. Os ingredientes são frescos da horta da propriedade. Produtos locais também marcam a culinária que respeita o produtor e a natureza. Não é por menos que, recentemente, o restaurante foi reconhecido não só com uma estrela do Guia Michelin Espanha e Portugal 2022 como também com a nova estrela Michelin Verde

restaurante Esporão

Chef Carlos Teixeira do restaurante Esporão – foto site Esporão

  • uma Estrela MICHELIN – uma cozinha de grande nível. Merece a pena parar!
  • Estrela verde MICHELIN: Gastronomia e sustentabilidade

O que é a estrela Michelin Verde

A estrela Michelin verde é um reconhecimento aos restaurantes com práticas sustentáveis. Destaca o trabalho do restaurante com fornecedores locais, as suas práticas de desperdício zero e a eliminação do plástico e outros materiais não recicláveis.  O restaurante da Herdade do Esporão utiliza produtos de sua horta e de produção animal própria. A compostagem, a redução na utilização de plásticos e papel e a cozinha direcionada para o desperdício zero, são outras das práticas e compromissos do restaurante com a sustentabilidade (zero-waste).

Menu degustacão: a experiência gourmet Esporão em 5 ou 7 momentos

Na experiência gourmet do Esporão, o comensal pode escolher MENU CARTA BRANCA  5 ou 7 momentos, ambos com a possibilidade de harmonização. Provamos o Menu degustação de verão com harmonização.

Kombucha para refrescar na entrada do menu do restaurante Esporão

Da região Vinho Verde: Esporão Ameal Loureiro com entradas Menu Esporão

O start foi com pães caseiros quentinhos de fermentação natural e maravilhosos acompanhados de manteiga de cabra com pó de louro, banha de porco alecrim e flor de sal  e Azeite Esporão. Para minha surpresa, o primeiro drink refrescante foi uma Kombucha que amei.

Entre as delícias da sequência, provamos uma espetada de legumes e  couve coração grelhada com crocante de cenoura. Ficaram exemplares com o vinho fresco branco que amo da Esporão Ameal Loureiro da região dos Vinhos Verdes.

vinhos Esporão

Do Alentejo, Reserva Esporão de blend com peixe

Na sequência, outro vinho branco. Desta vez, orgânico e do Alentejo, o Reserva Esporão de blend das uvas Arinto, Roupeiro e Antão Vaz. Harmonizou de forma magnífica com Peixe Lúcio (de águas doce locais) com miga de pão, coentro e curados de  porco. Sim, peixe e porco em harmonia. Acredite, é possível.

Do Douro, Quinta dos Murças Esporão 2015

O vinho tinto foi elegância pura e muito fresco da região do Douro, Quinta dos Murças Esporão 2015 de Vinhas Velhas. Já o prato, bem local do Alentejo: porco alentejano grelhado com salada da horta.

Sobremesa: gelado de poejo

A sobremesa foi uma grande surpresa: gelato de poejo com maçã negra, merengue e leve toque de azeite Esporão. Poejo é outro tempero muito típico da cozinha alentejana assim como o coentro. Incrível !

restaurante Alentejo

Quanto custa

O valor do Menu Carta Branca Verão é 70 euros (junho 2022). Com harmonização de 3 vinhos, custa mais 18 euros. O preço médio por refeição individual no restaurante da Esporão (sem vinhos) fica em torno de €50. Logo, acho que o menu é super válido.

Visita e Degustação vinhos Esporão

Após uma refeição maravilhosa, seguimos para nossa visita com degustação dos vinhos Esporão. O calor atrapalhou um pouco a visita na área externa. É preciso admitir que o verão no Alentejo não é a melhor época para visitar vinícolas, prefira temperaturas mais amenas.

Visita inicia nos vinhedos da Esporão

Com um grupo de visitantes, conhecemos o processo da Esporão, a adega das barricas e seus vinhos de talha, técnica com a tipicidade do Alentejo. O tour tem duração de uma hora e meia com a prova que é o grand finale (“prova” é como chamam a degustação em Portugal). Feita ao ar livre, em um ambiente com sombra e fresco. Foram 4 vinhos degustados, dois brancos e dois tintos.

Esporão Colheita 2021 branco com 3 castas portuguesas: Antão Vaz, Alvarinho e Viosinho. Vinho jovem, que passa por cimento. O segundo branco foi o Esporão Reserva com 3 castas alentejanas (Antão Vaz, Roupeiro e Arinto) e passa 6 meses em barrica. 

Os tintos da degustação foram o Esporão Colheita 2021 e o Reserva 2019, ambos maravilhosos.

 

Dica

Quem distribui os vinhos Esporão no Brasil é a Qualimpor. Um branco bem em conta e muito gostoso é o Bico Amarelo (Minho). Mas o meu branco preferido é o Esporão Reserva.

Este artigo faz parte de uma série de posts sobre Portugal

Clique aqui para acessar o índice PORTUGAL no Café Viagem

Leia também:

Vinhos de Talha em Portugal: a experiência na Herdade do Rocim

Onde ficar em Lisboa: hospedagem temática de vinho na melhor localização

Voo Porto Alegre Lisboa – retomada voos pós pandemia

Onde ficar em Óbidos: hotel literário

TOURS E PASSEIOS PRIVADOS COM GUIA BRASILEIRA
Fiz passeios privados nos arredores de Lisboa com a Fabiana Zavatta que também faz transfers. Ela e o marido são brasileiros e tem excelentes carros para grupos de até 8 pessoas.
A Fabi oferece 5% de desconto para leitores do Café Viagem. Entre em contato pelo Instagram dela @fabizavatta

SAIBA MAIS

HERDADE DO ESPORÃO

Apartado 31, 7200-999, Reguengos de Monsaraz
Distrito de Évora – Alentejo, PORTUGAL
[email protected]
(+351) 266 509 280
Fax: 351 266 519 753
Coordenadas GPS:
Latitude: 38°22’48.1″N
Longitude: 7°33’38.4″W
Site:  www.esporao.com/pt-pt

HORÁRIO RESTAURANTE ESPORÃO

Abertura às 12h30
Última reserva às 15h30
Encerrado à Segunda e Terça-feira
Para reservar, por favor contacte [email protected] ou telefone para (+351) 266 509 280

Degustação e Visita : de 2 a 10 pessoas

DURAÇÃO 1h30
HORÁRIO : 11h | em inglês   – 12h, 15h, 17h | em português

 

O Café Viagem agradece imensamente o convite e oportunidade da Esporão para visitar a vinícola e restaurante.
Esta viagem de Encontros e Vinhos em Portugal também contou com a parceria de muitos amigos e de empresas como:
Tap PortugalReceptivo e Passeios privados em Portugal Fabiana ZavattaEsporão, Palácio Ludovice, Malhadinha NovaRota de Vinhos da Península de Setúbal

 

Resolva sua viagem para Portugal com os parceiros do Café Viagem

ALUGUEL DE CARRO EM PORTUGAL E EUROPA
Se você pretende alugar um carro em Portugal, faça sua cotação e reserva pela RentCars.com.
Compare as tarifas nas principais locadoras do destino, com a garantia do melhor preço.
Cobrança em reais e sem taxa IOF. Parcele em até 12x no cartão ou ganhe 5% de desconto no boleto.

+ INGRESSOS E PASSEIOS
Compre de forma antecipada ingressoscity tourtransfer passeios guiados para explorar Lisboa e cidades próximas.
Clique aqui para ver opções de tours e atrações. Em Lisboa, consulte também as vantagens do Lisboa Card

+ SEGURO VIAGEM 
Você sabia que para visitar a Europa o seguro viagem é obrigatório?
O Café Viagem utiliza o site de buscas da SegurosPromo
Compare a cotação das principais operadoras do mercado e encontre o melhor preço.

Compartilhar este Post
Escrito por

Muito prazer, sou Alexandra Aranovich, autora do Café Viagem - blog para quem acorda sonhando com a próxima viagem. Sou publicitária e sommelier pela ABS-RS. Acima de tudo, turista apaixonada por café da manhã, vinhos e experiências gastronômicas. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo.

Sem Comentários

DEIXE SEU COMENTÁRIO