Vinhos de Talha, já ouviu falar sobre isso? Essa é uma das características marcantes dos vinhos do Alentejo em Portugal. São vinhos que adormecem em ânforas de barro, técnica ancestral dos tempos dos romanos. Posteriormente, a técnica foi preservada por ordens religiosas, restaurantes, vinícolas e famílias da região. Trata-se de um produto mais natural, sustentável, com pouca intervenção, resultando em vinhos com mais fruta presente e leves toques minerais. Para conhecer melhor os vinhos de talha, fiz uma degustação suuuuurreal na Herdade do Rocim. A seguir, conto alguns detalhes dessa degustação bem como o roteiro que fiz nessa região dos vinhos do Alentejo em Portugal.



Vinhos de talha: Herdade do Rocim no Alentejo Portugal
Quem é a Herdade Rocim e onde fica em Portugal
A Herdade do Rocim faz parte do Grupo Movicortes. O investimento em vinhos na Herdade do Rocin iniciou no ano 2000. Atualmente, elabora 1 milhão de garrafas ano e a vinícola tem foco nos vinhos de talha. A saber: a propriedade está situada entre a Vidigueira e Cuba, no Baixo Alentejo. 100% dos seus vinhedos são orgânicos. A nossa degustação foi agendada por minha amiga Carla Leidens em parceria com a Roberta da empresa First Class Portugal.
A partir de Lisboa, são em torno de 2 horas de distância de carro até a Herdade do Rocim em uma estrada bem tranquila e segura. Aluguei antecipadamente o carro neste site parceiro do Café Viagem que ofereceu um bom preço pela Europcar e aceita parcelmento no cartão de crédito. Dica: quanto mais em cima da hora for o aluguel do veículo, mais caro fica. Ainda mais em alta temporada.



Enoturismo e Degustação Rocim, Baixo Alentejo
A Rocim oferece 8 tipos de degustação, todas acompanhadas por tábua alentejana (produtos locais como pão, azeite, queijo e o chouriço). Tem mínimo de 4 pessoas e duração prevista de 3 horas. Saiba que o ideal é fazer sempre o agendamento prévio.
Todas as degustações contam também com visita guiada para conhecer tanques e talhas (ânforas de barro). Os valores das degustações variam de 20 a 75 euros.

DEGUSTAÇÕES ROCIM (em Portugal eles falam “PROVAS”):
- HERDADE DO ROCIM
- VINHOS DE TALHA
- OLHO DE MOCHO
- VINHOS VARIETAIS
- VINHOS DE TALHA PREMIUM
- SELECÇÃO ALENTEJO
- GRANDE ROCIM
- SELECÇÃO ALENTEJO, LISBOA E DOURO
Em breve, a Rocim também oferecerá, além do enoturismo, hospedagem rural de luxo na sua propriedade do Baixo Alentejo.

Onde se hospedar perto da Herdade do Rocim
Enquanto o hotel da Rocim não fica pronto, minha dica é se hospedar na minúscula aldeia de Cuba ao lado da vinícola Rocim. Encontrei no Booking um hotel que fiquei apaixonada. Recentemente a propriedade foi restaurada de forma impecável e passou a se chamar Cuba Real. Tem piscina, um excelente café da manhã, bela área de lazer ao ar livre e atendimento extremamente cordial. Adoramos. Está a 45 km de Évora e a 17 km de Beja.

Melhor ainda foi caminhar perto do hotel na aldeia de 2 mil habitantes e encontrar um restaurante típico alentejano que valeu ainda mais a nossa hospedagem em Cuba: o Monte Pedral.
Logo, o roteiro perfeito se um dia estiver por essa região dos vinhos de talha em Portugal é:
- visita e degustação dos vinhos de talha na Herade do Rocim,
- jantar no Monte Pedral
- e hospedagem Cuba Real.


Degustação Vinhos de Talha Rocim
Nossa degustação foi de 10 rótulos da Rocim, grande parte deles de vinhos de talha. A visita à vinícola foi conduzida por Bruno Gomes – direitor de entourismo da Herdade do Rocim. Foi uma super aula sobre os vinhos de talha. Eu esperava vinhos mais “pesados” e rústicos, mas achei grande parte dos rótulos de talha bem elegantes, muita fruta.
Gostei tanto que trouxe na mala dois rótulos de talha da degustação que apreciei bastante: o vinho branco de entrada Fresh com Amphora e o tinto Clay Aged.





Vinha de Micaela e Júpiter: as estrelas da Herdade do Rocim
Um dos grandes destaques da nossa degustação foi o Vinha de Micaela (rótulo que não é 100% de talha). Só não levei 5 garrafas desse vinho porque o meu cartão de crédito não permitia: 185 euros cada. E o que é o vinho Micaela?
O Micaela foi apresentando pelo Bruno Gomes como o vinho filhote do Jupiter, o rótulo mais caro atualmente de toda Portugal e elaborado pela Rocim. O Júpter sai por 1.000 euros por garrafa e edição limitada de apenas 800 exemplares. Faz parte do projeto Vinhos de Outro Mundo.


O Vinha Micaela passa por um estágio em talha mas também em barrica de madeira.
Além dos vinhos de Talha, provamos o único vinho biológico da Herdade do Rocim, o indígena. Este vinho envelhece em concreto. Particularmente, não foi o meu rótulo favorito.
VINHOS DE TALHA ROCIM NO BRASIL
No Brasil, a empresa World Wine é quem distribui os vinhos da Rocim.
O RENASCER DOS VINHOS DE TALHA
Atualmente, percebe-se um renascer dos vinhos de talha em todo o mundo. No entanto, o nome “Vinho de Talha” só pode ser usado no Alentejo – assim como Champagne só pode ser chamada assim na França na região de Champagne. No Brasil, é utilizado o termo ânfora. A vinícola brasileira que elaborou o primeiro vinho com essa técnica foi a Lídio Carraro do Vale dos Vinhedos. E o rótulo já está esgotado.

FESTA DA TALHA: 11 de novembro
Em Portugal, o Alentejo tem sido o grande guardião dos vinhos de talha, representante da milenar cultura do vinho no Alentejo. Tanto é que todos os anos é realizada a Festa da Talha que ocorre no Dia de São Martinho, 11 de Novembro. A tradição é abrir as talhas neste dia.
O dia de S. Martinho, dia da “abertura das talhas”, é o momento mais significativo na milenar relação entre o Alentejo e o vinho de talha.
A tradição da talha no Alentejo foi trazida pelos romanos há mais de dois mil anos e se perpetuou no Alentejo em Portugal.



VINHOS DE TALHA NO INSTAGRAM @CAFEVIAGEM
>> Veja aqui o vídeo que publiquei no Instagram sobre a Herdade do Rocim e vinhos de talha em Portugal!
Este post faz parte de uma série Roteiro Vinhos em Portugal perto de Lisboa.
Clique aqui para acessar o índice PORTUGAL no Café Viagem
+ VEJA MAIS DICAS DO ROTEIRO ALENTEJO
Almoço e degustação na Esporão
Malhadinha Nova: 24 horas no paraíso do enoturismo no Alentejo
5 vinícolas para visitar no Alentejo Portugal
SAIBA MAIS
HERDADE DO ROCIM
Estrada Nacional 387 Apartado 64
7940-909 Cuba | Alentejo, Portugal
T +351 284 415 180
F +351 284 415 188
E-mail: [email protected]
Site: rocim.pt
ENOTURISMO: Horário de Verão (Junho a Novembro), de segunda a sábado das 10h00 às 19h00
Domingo e Feriados das 10h às 16h Para grupos, mediante reserva e marcação antecipada.
O Café Viagem agradece imensamente a oportunidade oferecida pelo contato da First Class Portugal para visitar a Herdade do Rocim.
Esta viagem de Encontros e Vinhos em Portugal também contou com a parceria de muitos amigos – como Carla Leidens – e de empresas parceiras como:
Tap Portugal, Receptivo e Passeios privados em Portugal Fabiana Zavatta, Esporão, Malhadinha Nova, Rota de Vinhos da Península de Setúbal e Palácio Ludovice Wine Experience Hotel
Resolva sua viagem para Portugal com os parceiros do Café Viagem
+ ALUGUEL DE CARRO EM PORTUGAL E EUROPA
Se você pretende alugar um carro em Portugal, faça sua cotação e reserva pela RentCars.com.
Compare as tarifas nas principais locadoras do destino, com a garantia do melhor preço.
Cobrança em reais e sem taxa IOF. Parcele em até 12x no cartão ou ganhe 5% de desconto no boleto.
+ HOTÉIS PORTUGAL
Confira as melhores ofertas de hotéis em Portugal e Lisboa no Booking.com, muitas com cancelamento gratuito
+ INGRESSOS E PASSEIOS
Compre de forma antecipada ingressos, city tour, transfer e passeios guiados para explorar Lisboa e cidades próximas.
Clique aqui para ver opções de tours e atrações. Em Lisboa, consulte também as vantagens do Lisboa Card
+ TOURS E PASSEIOS PRIVADOS COM GUIA BRASILEIRA
Fiz passeios privados nos arredores de Lisboa com a Fabiana Zavatta que também faz transfers. Ela e o marido são brasileiros e tem excelentes carros para grupos de até 8 pessoas.
A Fabi oferece 5% de desconto para leitores do Café Viagem. Entre em contato pelo Instagram dela @fabizavatta
+ SEGURO VIAGEM
Você sabia que para visitar a Europa o seguro viagem é obrigatório?
O Café Viagem utiliza o site de buscas da SegurosPromo
Compare a cotação das principais operadoras do mercado e encontre o melhor preço.
Oi, sou a Alexandra Aranovich
Autora do blog Café Viagem, criadora de conteúdo e sommelier. Degusto a vida entre vinhos, viagens e café da manhã. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo. Como posso te ajudar a degustar teu sonho?
Alexandra, bom dia! Antes de tudo, parabéns pelo belo trabalho que faz! Sem dúvida enriquece muitas pessoas (assim como eu) para todas de decisões em viagens.
Vou agoara para PT, e termino a viagem no Alentejo. Estou tomando as suas dicas como referência. Umas vinícolas que irei fazer é a Rocin, sem dúvida. Meu comentário/dúvida é, qual foi a degustação que optou na Rocin? Entrei no site deles…porém, achei confuso.
Consegue me ajudar nessa!?
Abraços,
Fabio Gil
Olá Fábio
Fiz uma degustação especial, que foge do padrão. Minha dica é que não deixe de fora os vinhos em talha, especialidade da Rocim.
E eu sou fã dos brancos tb
Abs e boa viagem
Alexandra do Café Viagem