Puxe uma cadeira, pegue um café e viaje com a gente!
 

Novo hotel de luxo em Lisboa com vinho e história: Palácio Ludovice

Palácio Ludovice Wine Experience Hotel. Você ainda vai ouvir falar muito desse lugar. Trata-se de um hotel de luxo em Lisboa inaugurado no início de 2022. Obrigada, Paola Barbieri que me passou em primeira mão esse dica maravilhosa e que agora pode ser compartilhada com os leitores do Café Viagem.

hotel de luxo em Lisboa Palacio Ludovice

na varanda da suíte do Palácio Ludovice virada para Lisboa

Wine Experience em novo hotel 5 estrelas em Lisboa

O Palácio Ludovice era antiga residência do arquiteto do Rei D. João no século XVIII . Hoje, um hotel de luxo  em Lisboa e temático de vinho. Uniu história, arquitetura, vinho e a melhor localização da cidade. De quebra, oferece tratamentos e Spa em parceria com a marca francesa de vinoterapia Caudalie. E ainda restaurante e wine bar temático de vinho (aberto ao público) e uma vizinhança elegante e repleta de boas atrações a passos do hotel. Tem cinco estrelas, 61 quartos bem decorados.  E ainda: uma super experiência de vinho também no seu vizinho de porta, o Instituto do Vinho do Douro e do Porto.

Breve História do Palácio Ludovice que inspirou a reconstrução de Lisboa a partir do Grande Terremoto de 1755

O palacete foi concluído em Lisboa por volta de 1747 para ser a residência do arquiteto do Rei D. João no século XVIII. O edifício leva o nome de seu arquiteto que foi de extrema importância para a reconstrução de Lisboa após o terrível terremoto de 1755: João Frederico Ludovice. A saber: Ludovice chegou a Portugal na época para conceber o histórico Palácio Nacional de Mafra a mando do Rei D. João V.

hotel de luxo em Lisboa Palacio Ludovice

Na recepção do Palácio Ludovice Wine Experience Hotel, a foto do arquiteto que dá o nome ao hotel

A importância do Palácio Ludovice para a arquitetura da cidade de Lisboa é inquestionável. Após o Grande Terremoto de 1755, grande parte de Lisboa foi devastada, completamente destruída. No entanto, a residência Ludovice manteve-se de pé devido a inovadora técnica alemã anti-sísmica utilizada pelo arquiteto que era alemão. O rei, impressionado, ordenou para que Lisboa fosse reconstruída com base no Palácio Ludovice. Ou seja, grande parte dos prédios antigos que vemos hoje em Lisboa, foram inspirados no Palácio Ludovice. Aliás, são os chamados “Prédios Pombalinos”, batizados em homenagem ao Marquês de Pombal, figura política significativa nesta reconstrução de Lisboa.

 

Solar do Vinho do Porto inspirou a Wine Experience do Palácio Ludovice

Antes de se transformar em um hotel de luxo em Lisboa, o Palácio Ludovice já foi escola, polícia, Embaixada, entre outros estabelecimentos. No entanto, o mais importante: foi o Solar do Vinho do Porto. Logo, foi justo esta ligação do passado que inspirou a temática do vinho na construção do hotel. Atualmente, existe uma loja do Instituto do Vinho do Douro e do Porto com acesso tanto por dentro do hotel quanto pela rua .

Um hotel virado para a Lisboa e para o vinho 

Instituto do Vinho do Douro e do Porto

A loja do Instituto do Vinho do Douro e do Porto para quem quiser fazer degustação

o lindo wine bar do Palácio Ludovice, aberto ao público

Jacques Chahine e Miguel Câncio Martins, os nomes por trás da transformação do Palácio Ludovice 

O Palácio vinha sendo remodelado desde 2016 para se transformar em um hotel 5 estrelas. Li no site Time Out Lisboa que foi investido em torno de 26 milhões de euros na compra do prédio e restauração. O francês Jacques Chahine e o português Miguel Câncio Martins são os nomes por trás desta transformação. Miguel Câncio Martins não é iniciante no ramo hoteiro. É dele também o famoso hotel 5 estrelas Quinta da Comporta (praia de Portugal). Miguel também é conhecido por seus trabalhos no Buddha Bar em Paris e Opium em Londres.

hotel de luxo em Lisboa Palacio Ludovice

suíte do Palácio Ludovice levam assinatura do arquiteto Miguel Câncio Martins

Inegavelmente, tudo foi restaurado sem perder a autenticidade: azulejos centenários, afrescos, capela, corrimões. A princípio, não deixe de observar uma capela com símbolos maçónicos e inscrições hebraicas na passagem dos andares dos quartos. Há também várias áreas de trabalho ou descanso e uma escadaria que parece cenário de filme de época.

do Vinho do Douro e do Porto.

Capela antiga no Palácio Ludovice

 

Onde fica o hotel de luxo em Lisboa: Palácio Ludovice Wine Experience Hotel

Entre os bairros do Chiado, Bairro Alto e Príncipe Real, está a deslumbrante vista de Lisboa do Miradouro de São Pedro de Alcântara. Ao meu ver, o Miradouro mais lindo de Lisboa. O Palácio Ludovice, está logo em frente ao Miradouro, em uma das áreas mais nobres da cidade. Perto do Palácio Ludovice, a poucos passos você encontra: o Elevador da Glória, a avenida Liberdade e suas lojas de grife, o Bairro do Avillez, o coração do Chiado, o badalado JNCquoi, o bar Insólito, o quiosque e praça Príncipe Real, a Rua Rosa, o Jardim Botânico, a Tascardoso, entre outros pontos imperdíveis de Lisboa.

O Miradouro de São Pedro de Alcântara

O Miradouro de São Pedro de Alcântara é um dos mirantes mais populares de Lisboa. Ele foi construído em 1864 com um jardim muito agradável

Acomodações do Palácio Ludovice Wine Experience Hotel

Ao todo, são 61 quartos e suítes com decoração contemporânea e apaixonante em cada detalhe. Visitei algumas acomodações de diferentes categorias em companhia de Teresa Abreu, diretora de marketing do hotel. Primeiramente, preciso contar que me encantei com todos. Principalmente com o quarto dos azulejos que era uma antiga cozinha (o 210). E o melhor, o quarto de azulejos faz parte de uma daso categoria mais em conta do hotel do Palácio Ludovice Wine Experience. Já a ampla suíte Prestige é uma das mais elegantes deste singular hotel de luxo em Lisboa.

a janela do meu quarto no Palácio Ludovice virada para Lisboa, linda

 

Eu me hospedei em um quarto da Categoria Superior. O grande diferencial – além da incrível decoração, conforto e amenities Caudalie – foi a vista de Lisboa da minha janela. Do meu quarto, era possível ver o elevador da Glória, o Miradouro Alcântara, o Castelo de São Jorge e toda a poesia da arquitetura de Lisboa inspirada no próprio Palácio Ludovice.

 

Além da vista e comodidade cinco estrelas, adorei a decoração moderna dos banheiros (casa de banho).

Federico:  restaurante e wine bar do Palácio Ludovice Wine Experience Hotel

O hotel ainda oferece academia, restaurante e wine bar. Detalhe: tanto o restaurante quanto o wine bar são abertos ao público e merecem uma visita, vai por mim! Sendo o vinho um dos focos do hotel, o restaurante e wine bar Federico conta com mais de 300 opções de vinhos portugueses, muitos rótulos também servidos em taças. Certamente, não é por acaso que o hotel leva no nome “Wine Experience”.

Federico, o restaurante e wine bar aberto ao público do Palácio Ludovice

 

Café da Manhã Palácio Ludovice Wine Experience Hotel

O café da manhã, incluso na hospedagem, é servido no restaurante e bar Federico. Inclui um banquete com delícias portuguesas e tudo mais que se tem direito em um pequeno-almoço cinco estrelas. Não deixe de provar as laranjas do Algarve, o suco detox, o doce de laranja e os ovos beneditinos.


Palácio Ludovice: Wine Experience no Restaurante Federico

Minha experiência harmonizada no restaurante Federico do Palácio Ludovice merece um post exclusivo no blog Café Viagem.  No entanto, conto por aqui um spoiler: a comida do hotel tem pratos típicos portugueses, muito autênticos e com toques da gastronomia francesa. Minha dica é provar a chanfana de Cabra Velha.  O vinho destaque ficou para um pequeno produtor de Lisboa, o Garrafouchas 2013, perfeito com a Chanfana. De sobremesa, mini doces portugueses conventuais espetaculares, como pastel de nata, na versão do chef português Ricardo Simões.

Por fim, foi além das minhas expectativas. Tanto a gastronomia quanto a hospedagem. Afinal, o que eu podia esperar de um hotel de luxo que promete ser uma experiência de vinho na melhor localização de Lisboa?

Quanto custa: tarifas Palácio Ludovice Wine Experience Hotel e restaurante Federico

As diárias no Hotel Palácio Ludovice iniciam em 220 euros. Os pratos principais no restaurante Federico ficam entre 18 e 30 euros. Os vinhos têm preços variados, mas é possível degustar em taça vinhos a partir de 6 euros.

Procurando dica de melhor hotel em Lisboa? Anote: essa superdica, novidade fresquinha que trago do meu Roteiro de Encontros e Vinhos em Portugal. Amei, amei toda a experiência!

Pôr do Sol e noite em frente ao Palácio Ludovice é mágica no Miradouro de São Pedro de Alcântara

 

Este artigo faz parte de uma série de posts sobre Portugal

Clique aqui para acessar o índice PORTUGAL no Café Viagem

Leia também:

Vinhos de Talha em Portugal: a experiência na Herdade do Rocim

Voo Porto Alegre Lisboa – retomada voos pós pandemia

>> Para consultar reservas e tarifas no Booking do Palácio Ludovice, clique aqui!

SABIA MAIS

Palácio Ludovice Wine Experience Hotel
Rua de São Pedro de Alcântara, 39-49
(em frente ao Miradouro Alcântara e Elevador da Glória)
Lisboa Portugal
Tel.: 211 513 850
Quartos a partir de 220 euros e suites a partir de 420 euros – diária com café da manhã (pequeno-almoço)
Site: www.palacioludovice.com
Mais fotos do hotel nesta galeria:  www.palacioludovice.com/gallery.php
Reservas no Booking

O Café Viagem agradece imensamente a oportunidade oferecida pelo Palácio Ludovice
Esta viagem de Encontros e Vinhos em Portugal também contou com a parceria de muitos amigos e de empresas como:
Tap PortugalReceptivo e Passeios privados em Portugal Fabiana Zavatta, EsporãoMalhadinha NovaRota de Vinhos da Península de Setúbal

 

Resolva sua viagem para Portugal com os parceiros do Café Viagem

+ ALUGUEL DE CARRO EM PORTUGAL E EUROPA
Se você pretende alugar um carro em Portugal, faça sua cotação e reserva pela RentCars.com.
Compare as tarifas nas principais locadoras do destino, com a garantia do melhor preço.
Cobrança em reais e sem taxa IOF. Parcele em até 12x no cartão ou ganhe 5% de desconto no boleto.

+ INGRESSOS E PASSEIOS
Compre de forma antecipada ingressoscity tourtransfer passeios guiados para explorar Lisboa e cidades próximas.
Clique aqui para ver opções de tours e atrações. Em Lisboa, consulte também as vantagens do Lisboa Card

+ TOURS E PASSEIOS PRIVADOS COM GUIA BRASILEIRA
Fiz passeios privados nos arredores de Liboa com a Fabiana Zavatta que também faz transfers. Ela e o marido são brasileiros e tem excelentes carros para grupos de até 8 pessoas.
A Fabi oferece 5% de desconto para leitores do Café Viagem. Entre em contato pelo Instagram dela @fabizavatta

+ SEGURO VIAGEM 
Você sabia que para visitar a Europa o seguro viagem é obrigatório?
O Café Viagem utiliza o site de buscas da SegurosPromo
Compare a cotação das principais operadoras do mercado e encontre o melhor preço.

Compartilhar este Post
Escrito por

Muito prazer, sou Alexandra Aranovich, autora do Café Viagem - blog para quem acorda sonhando com a próxima viagem. Sou publicitária e sommelier pela ABS-RS. Acima de tudo, turista apaixonada por café da manhã, vinhos e experiências gastronômicas. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo.

Sem Comentários

DEIXE SEU COMENTÁRIO