Puxe uma cadeira, pegue um café e viaje com a gente!
 

Vinícolas perto de Lisboa: Rota dos Vinhos da Península de Setúbal

Que tal incluir vinícolas perto de Lisboa no seu roteiro de vinhos em Portugal ? Fui conhecer a Rota da Península dos Vinhos de Setúbal. Através desta Rota, é possível visitar vinícolas perto de Lisboa, provar sua ótima gastronomia regional e se apaixonar pelas belas paisagens costeiras. Neste post, minha experiência e dicas de vinícolas, de hospedagem e até de praias.

vinícolas perto de Lisboa

vinhedos na areia na Casa Ermelinda Freitas

Praias da Arrábida

Das vinhas para a praia: Arrábida, ao lado de Azeitão

 

Onde fica Setúbal e Palmela e as vinícolas perto de Lisboa

A Rota dos Vinhos da Península de Setúbal está situada ao sul de Lisboa, nos concelhos de Palmela, Setúbal, Montijo e Alcácer do Sal. Serra, mar, cidade e campo fazem parte da paisagem e beleza natural. A distância de carro das vinícolas a partir de Lisboa é em torno de 38 km (Bacalhôa e José Maria da Fonseca em Azeitão).

Rota dos Vinhos da Península de Setúbal

Centro Histórico de Palmela, em frente a Casa Mãe da Casa Mãe da Rota dos Vinhos da Península de Setúbal

 

Sobre a Região dos Vinhos de Setúbal

Primeiramente, algumas características dos vinhos de Setúbal. A região compreende uma bela parte da costa do litoral de Portugal e interior, tudo muito próximo da Capital de Portugal. A cidade pesqueira de Setúbal empresta o seu nome à Península de Setúbal. O oceano Atlântico e os rios Sado e Tejo exercem influência no clima e no terroir da região. Durante o verão, as praias situadas nesse território – como a da Serra da Arrábida, Tróia e Comporta – são muito procuradas por sua beleza. Não é por menos que em alguns vinhedos da Península de Setúbal o cultivo de uvas é, pasmem, na areia.

vinícolas perto de Lisboa

vinhedos na areia

 

Uvas e Vinícolas da Rota dos Vinhos da Península de Setúbal

Algumas das principais vinícolas são: Bacalhôa, Casa Ermelinda Freitas, José Maria da Fonseca (do vinho Periquita famoso no Brasil), Herdade da Comporta, Quinta do Piloto, entre outras. Já o tipo de vinho mais famoso da região de Setúbal é o Moscatel de Setúbal, vinho fortificado. Aliás, tornou-se o meu favorito de toda Portugal neste estilo de vinho de sobremesa.

Moscatel de Setúbal

Moscatel de Setúbal na Quinta do Piloto

No entanto, nem só de vinho licoroso vive Setúbal. A casta principal é a Castelão, dominante nos principais vinhos tintos de Palmela. Outras uvas tintas que predominam, e são recomendadas para a DOC Setúbal e Palmela, são: Aragonez, Bastardo, Touriga Franca, Touriga Nacional, Trincadeira, Moscatel Roxo, Alicante Bouschet, Aragonez, Tinta Miúda e Tinta Cão. Entre algumas das principais castas brancas estão: Antão Vaz, Arinto, Fernão Pires, Malvasia Fina, Moscatel de Setúbal, Roupeiro, Viozinho, Alvarinho e Verdelho.

vinícolas perto de Lisboa

Castelão, a rainha das tintas em Setúbal – vinhedos Ermelinda Freitas

vinícolas perto de Lisboa

Sala de Barricas na Bacalhôa com azulejos portuguêses

Moscatel de Setúbal e Moscatel Roxo, estrelas do roteiro

Apesar de não estar restrito aos Moscatéis, o território deve muito de sua fama a eles. Além do célebre Moscatel de Setúbal, a Península de Setúbal elabora outro vinho licoroso e cada vez mais premiado, o Moscatel Roxo. Ambos, verdadeiros néctares dos Deuses. Enquanto o Moscatel de Setúbal é amarelo, aroma cítrico e de caramelo, o Moscatel Roxo é mais escuro, muitas vezes com perfume de rosas. Grande parte das vinícolas produz pelo menos um rótulo deste estilo de vinho de sobremesa.

Anote: o que provar na Rota da Península de Setúbal além dos vinhos

  • Queijo de Azeitão
  • Mel da Serra da Arrábida
  • Torta de Azeitão
  • Torta Santiago
  • Ostras
  • Peixe Salmonte
  • Esses de Azeitão e Fogaça de Palmela (bolachinhas)
  • Peras no vinho Moscatel
Quinta do Piloto

queijo de Azeitão , compotas caseiras, nada melhor com vinho

Vinícolas perto de Lisboa: meu Roteiro na Rota dos Vinhos de Setúbal

Casa Mãe da Rota dos Vinhos da Península de Setúbal

Um bom lugar para começar o seu roteiro de vinícolas perto de Lisboa é a CASA MÃE DA ROTA DE VINHOS DE SETÚBAL em Palmela. Funciona como loja de vinhos, café, wine bar. De quebra, apresenta os vinhos e produtos regionais da Península de Setúbal, além de ser um centro de informações enoturísticas.

 

>> Saiba mais no post do Café Viagem sobre a Casa Mãe da Rota dos Vinhos da Península de Setúbal

 

Casa Mãe Rota dos Vinhos da Península de Setubal

 

Roteiro Rota dos Vinhos da Península de Setúbal

Não é necessário fazer as visitas guiadas oferecidas pela Rota. Fiz parte do roteiro de carro alugado e parte com o transfer da Fabiana Zavatta. Se estiver de carro, é possível organizar as visitas por sua conta usando celular com internet para uso de aplicativos de mapas/localização. Lembrando que: reservas são necessárias para degustações e experiências de enoturismo. Todas as visitas com degustações são pagas. No meu roteiro, fiz as seguintes vinícolas por regiões:

  1. Azeitão: Bacalhôa e José Maria da Fonseca
  2. Palmela: Venâncio da Costa Lima, Quinta do Piloto e Casa Mãe
  3. Das vinhas em areias de Fernando Pó: Casa Ermelinda e Fernão Pó

Sobreiros


1.  Azeitão: Bacalhôa e José Maria da Fonseca 

Iniciei meu roteiro de vinícolas perto de Lisboa pela região de Azeitão. Terra de queijos, doces e vinhos. E mais: de praias de beleza ímpar da Serra da Arrábida. Agendei visita com degustação nas vinícolas José Maria da Fonseca (uma das maiores vinícolas de Portugal) e na Bacalhôa, ambas bem próximas. Pela manhã, a visita foi na José Maria da Fonseca (que tem uma casa-museu). Em seguida, almoço na vila de Azeitão na Casa das Tortas onde provei um prato típico de frutos do mar: o Choco Frito (semelhante a uma lula). Após o almoço, fiz a visita na Bacalhôa.

Das vinícolas para as praias, são apenas 15 minutos. Por isso, partimos da vinícola Bacalhôa para o Mirante do Portinho da Arrábida onde é possível ter uma vista panorâmica das praias paradisíacas desse roteiro. Aproveitamos também para colocar o pé no mar e fizemos “check in” nas Praias de Galapinhos e Galápagos.

Azeitão, onde estão as vinícolas José Maria da Fonseca e Bacalhôa

 

miradouro do portinho da Arrábida

miradouro do Portinho da Arrábida – imperdível

2. Palmela: Venâncio da Costa Lima, Quinta do Piloto e Casa Mãe

Bem próximo da localidade de Azeitão está Palmela, onde está uma excelente dica de hospedagem dentro da vinícola, a Quinta do Piloto. Foi lá que fiquei hospedada e recomendo muuuito. Além da hospedagem, nessa zona está a CASA MÃE da Rota de Setúbal .

Iniciei degustando ótimos e premiados vinhos licorosos da Venâncio da Costa Lima (Moscatel Roxo e Moscatel de Setúbal são maravilhosos) com uma tábua maravilhosas de produtos regionais. Não deixe de provar a torta de laranja com o Moscatel Roxo – sensacional !!  Durante o almoço, visitei a Casa Mãe da Rota dos Vinhos da Península de Setúbal e provei muitas iguarias locais com vinhos de outras vinícolas que não tive tempo de conhecer.

Degustação na Venâncio da Costa Lima com excelentes vinhos de Moscatel de Setúbal e Roxo

delícias da Casa Mãe com degustaçnao de vinhos

 

SOBRE A HOSPEDAGEM NA QUINTA DO PILOTO

A Quinta do Piloto tem uma propriedade histórica e com vista para os vinhedos e cidade de Lisboa. No estilo Guest House, o novo alojamento oferece uma casa dentro da vinícola muito bem decorada e equipada. Perfeita para um grupo de amigos. Com 3 quartos, suíte, cozinha, sala de estar e até uma linda área externa para o pôr do sol mais lindo que vi na viagem. Um sonho ! Além da hospedagem, fizemos uma ótima degustação e tour pela Quinta do Piloto que recomendo fortemente.

Quinta do Piloto

Quinta do Piloto

Vista linda dos vinhedos e até Lisboa na Quinta do Piloto

 

3. Das vinhas em areias de Fernando Pó: Casa Ermelinda e Fernão Pó

Em uma área mais rural, passando por muitos campos de Sobreiros (árvore que se extrai a cortiça para as rolhas de vinhos), está outro roteiro de vinícolas da Península de Setúbal: a Rota Terras do Sado. Dessa rota, fiz a localidade de Fernando Pó. Se comparado a outras áreas da Península de Setúbal, a história do vinho por aqui é bem mais recente. Comecei visitando a adega Casa Ermelinda Freitas, comandada por uma mulher de muita personalidade que transformou a vinícola na maior produtora de vinhos dessa região. Atualmente, são 22 milhões de litros de vinho por ano. Na visita guiada é possível conhecer a adega, a sala onde é possível ver como é feito a rolha através da extração da cortiça do Sobreiro, a sala de barricas, a Casa de Memórias e Afetos de Família e uma degustação com vista para os vinhedos plantados em areias.

vinícolas perto de Lisboa

Degustação e visita guiada na Ermelinda Freitas

impressionante o número de barricas e rótulos da Ermelinda Freitas

Muito próximo da Casa Ermelinda está outra vinícola familiar, porém de menor porte: a Fernão Pó. A visita é mais intimista, feita pela família. Fomos recebidos pelo enólogo João, filho dos proprietários. A Fernão Pó elabora 660 mil litros de vinhos de vinhas próprias. Destaco da degustação o tinto ASF Grande Escolha. Vinho que foi elaborado de duas formas: com e sem madeira.

vinícolas perto de Lisboa

João enólogo da Fernão Pó

Este foi o meu roteiro, elaborado com a ajuda da Rota dos Vinhos da Península de Setúbal. Agradeço o acolhimento e ajuda. Se você procura visitar vinícolas perto de Lisboa para um bate e volta ou um roteiro mais curto, recomendo muito essa região.

+ Dicas de VINHOS EM PORTUGAL no Café Viagem

Vinhos de Talha em Portugal: a experiência na Herdade do Rocim

Onde ficar em Lisboa: hospedagem temática de vinho na melhor localização

Vinhos Esporão Alentejo: como é a visita e almoço harmonizado na Herdade do Esporão

Casa Mãe, a porta de entrada para a Rota dos Vinhos da Península de Setúbal 

 

Este artigo faz parte de uma série de posts sobre Portugal : Clique aqui para acessar o índice PORTUGAL no Café Viagem


SAIBA MAIS

ROTEIRO DE VINÍCOLAS PERTO DE LISBOA
ROTA DOS VINHOS DA PENÍNSULA DE SETÚBAL

CASA MÃE DA ROTA DOS VINHOS DA PENÍNSULA DE SETÚBAL
Largo de São João, 2950 – 248 (centro)
Palmela, Portugal
Site: www.rotavinhospsetubal.com | [email protected]

Dica de hospedagem de charme

Quinta do Piloto

Vinícolas Visitas neste Roteiro:

José Maria da Fonseca: www.jmf.pt
Quinta da Bacalhoa: www.bacalhoa.com
Quinta do Piloto: www.quintadopiloto.pt
Venâncio da Costa Lima venanciodacostalima.pt/pt
Ermelinda Freitas: www.ermelindafreitas.pt
Fernão Pó fernaopo.pt

 

PLANEJE A SUA VIAGEM A PORTUGAL

Reservando pelos nossos links você não paga um centavo a mais e ainda ganha descontos. De quebra, juda o blog a pagar suas contas pois recebemos pequena comissão dos nossos parceiros selecionados.
Essa é uma das formas que encontramos de monetizar o conteúdo que a gente faz com tanto carinho.

—– PESQUISE AQUI HOTEL COM POSSIBILIDADE DE CANCELAMENTO GRATUITO E SEM TAXA DE RESERVA

—– ALUGUE SEU CARRO: RENTCARS

—– COTE UM BOM SEGURO VIAGEM COM NOSSO CUPOM DE DESCONTO: SEGUROS PROMO

—–  TOURS, TRANSFER E INGRESSOS EM PORTUGAL:  CLIQUE AQUI PARA VER TODAS AS OPÇÕES 

—–  CHIP INTERNACIONAL COM INTERNET LIVRE: VIAJE CONECTADO

 

O Café Viagem agradece o apoio da Rota de Vinhos da Península de Setúbal 
Essa viagem de Encontros e Vinhos em Portugal também contou com a parceria de muitos amigos e de empresas como:
Tap PortugalReceptivo e Passeios privados em Portugal Fabiana Zavatta Tranfers e ToursEsporãoMalhadinha Nova

Compartilhar este Post
Escrito por

Muito prazer, sou Alexandra Aranovich, autora do Café Viagem - blog para quem acorda sonhando com a próxima viagem. Sou publicitária e sommelier pela ABS-RS. Acima de tudo, turista apaixonada por café da manhã, vinhos e experiências gastronômicas. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo.

Sem Comentários

DEIXE SEU COMENTÁRIO