Procurando dicas sobre o que fazer em Polignano a Mare na Puglia (Itália)? Neste post, deixei o nosso roteiro pelo seu centro histórico e arredores. Nosso ponto de partida para visitar Polignano a Mare foi a vizinha Monopoli, onde ficamos hospedados.
Primeiramente, bom saber que Polignano a Mare faz parte da região de Bari e La Costa na Puglia, sul da Itália Uma cidade costeira banhada pelo mar Adriático, ao lado de Monopoli (apenas 9km) e a 33 km ao sul de Bari, a capital da Puglia na Itália. Praia com penhascos, grutas e uma vila medieval fascinante. Aliás, muita gente visita a região por conta de um restaurante que fica dentro de uma gruta, o Grotta Palazzese (o Instagram ajudou o local a ficar ainda mais famoso) .
O que fazer em Polignano a Mare: pérola do Adriático na Puglia
Chamada de “Pérola do Adriático”, o destino é gostoso de ser percorrido a pé. Listei a seguir algumas atrações para quem procura dicas sobre o que fazer em Polignano a Mare para um turno ou até um dia de passeio. Para ver o nosso roteiro completo da Puglia, clique neste link!
1. Centro Antigo de Polignano a Mare
A vila histórica de Polignano a Mare na Puglia está situada sobre um complexo rochoso voltado para o mar. Tem casas brancas, comércio e terraços com vista. Nós chegamos de carro alugado, estacionamos em local pago atrás de uma ponte da mais famosa praia de Polignano a Mare, a formosa Lama Monachile. Logo a seguir, percorremos o centro antigo, visitamos o comércio.
As duas praças principais dessa área são: Piazza Vittorio Emanuelle (com a Catedral Santa Maria Assunta) e a Piazza San Bendetto.
2. Vista dos penhascos
Fugindo um pouco de centro, pegamos ruelas costeando o mar onde encontramos terraços com vista panorâmica. Estes pontos estão marcados em um mapa que você pode pegar sem custo logo ao entrar na praia de Polignano a Mare. Naturalmente, em um desses pontos panorâmicos, é possível observar de longe o restaurante da Gruta em Polignano a Mare!
3. Grotta Palazzese, o restaurante da gruta
Desde 1700, a caverna era utilizada para festas e banquetes, com o nome de “di Palazzo”. Muitos dizem que a experiência de comer no restaurante da gruta vale a pena por sua localização incrível. Aliás, a comida não é extraordinária, mas ouvi falar que é boa. Entretanto, bom saber: é preciso fazer reserva antecipadamente no site do restaurante e até pagar adiantado. Eu havia feito reserva e, alguns dias antes, desisti por conta do valor alto (em torno de 500 euros para o casal sem bebida, apenas 2 horas de permanência no local).
Enfim, refleti e preferi investir em melhores hospedagens no nosso roteiro Sul da Itália, Não me arrependo. E super respeito quem investe na experiência.
4. Lama Monachile: cartão postal de Polignano a Mare
Depois de percorrer o centro antigo e as vistas dos penhascos, seguimos na direção norte onde está a faixa de areia mais famosa, Lama Monachile. Trata-se do cartão postal da praia junto com o restaurante da gruta. Mais adiante, está um aprazível calçadão a beira mar (Lungomare), passando pelo monumento Domenico Modugno e outras belas paisagens panorâmicas, além da praia Pietra Piatta. Nessa região, também estão situados vários restaurantes e hotéis.
Outras atrações em Polignano a Mare
Polignano a Mare também tem um museu que não cheguei a visitar, o Museu Fundação Pino Pascali – artista da arte contemporânea da Puglia. Como nossa ideia foi mais turistar sem compromisso caminhando, passando por praias e comércio, cortamos as visitas a museus neste dia.
Onde comer em Polignano a Mare
Na hora da fome, resolvemos sair do burburinho turístico e pegamos o carro em direção norte a uma praia mais deserta de Polignano a Mare: SAN VITO – ao lado da Torre di San Vito. Por lá, pegamos uma praia pública e nos deliciamos no restaurante à beira mar LA VERANDA DI GISELDA – super recomendo. Em alta temporada, abre de segunda a domingo para almoço e jantar. Além de San Vito, Cala Paura é outra baia também indicada para visita.
Onde: La Veranda di Giselda, Trattoria sul mare a San Vito, frazione di Polignano a Mare, 70044, Puglia Torre di San Vito.
Onde ficar na Puglia: dicas de hotéis
Tem post bem completo no Café Viagem sobre os 3 tipos de hotéis na Puglia que nos hospedamos. Veja no link abaixo:
→ Tudo sobre estilos de hospedagem e dicas de hotéis na Puglia Itália
SAIBA MAIS
POLIGNANO A MARE PUGLIA
Itália
Site infos turísticas: www.comune.polignanoamare.ba.it.
Instagram @weareinpuglia
>> Tudo sobre a PUGLIA no Café Viagem
Veja mais Dicas da Puglia no Café Viagem
Onde ficar na Puglia Itália: dicas de hotéis e pousadas
Roteiro Puglia 5 dias: como chegar, o que fazer
OSTUNI: o que fazer na Cidade Branca da Puglia
LOCOROTONDO: a cidade brancar cercada por vinhedos
ALBEROBELLO, a cidade dos trulli na Puglia
Planejando sua viagem para Puglia com o Café Viagem
Reserve o seu hotel na Puglia (Apulia): pesquise hotel no Booking.com com até 50% de desconto e possibilidade de cancelamento gratuito
Alugue carro na Itália: pesquise aqui aluguel de carro nas principais locadoras
Viaje Conectado: chip internacional . O Chip facilita sua conexão e circulação nas estradas. Nós saímos do Brasil com o chip já comprado, veja aqui!
Não esqueça o Seguro de Viagem – ele será cada vez mais obrigatório nas viagens para a Europa e em todo o mundo. O Café Viagem recomenda cotar nos site Seguros Promo.
Dicas Roteiro Sul da Itália no Café Viagem: Matera, Capri e Costa Amalfitana
+ MATERA
Namorando em Matera antes de chegar na Puglia
+ TODO ROTEIRO LUA DE MEL SUL DA ITÁLIA :
Capri, Costa Amalfitana, Matera e Puglia – roteiro completo
Tudo para planejar a viagem dos sonhos pela Costa Amalfitana
Nápoles: roteiro 2 dias
Oi, sou a Alexandra Aranovich
Autora do blog Café Viagem, criadora de conteúdo e sommelier. Degusto a vida entre vinhos, viagens e café da manhã. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo. Como posso te ajudar a degustar teu sonho?
Ola , legal sua reportagem sobre a nossa Polignano a Mare, de onde vem toda a minha familia , como paulistano, e tendo nascido no bairro do Bras ( onde temos a rua Polignano a Mare ), nos emociona , porem seria interessante dizer que Polignano a Mare possui uma das maiores imigrações italianas no Brasil desde 1880 até os anos de 1960, e que provavelmente todos os descendentes que aqui vivem são em numero maior que a população de Polignano, cerca de 17500 habitantes , inclusive que a poucos anos atras era normal encontrar pessoas falando Polignanes no Bras. Cabe salientar que todas as familias em Polignano possuem parentes no Brasil. no Bras tambem se realiza a famosa festa de Sao Vito a 106 anos , padroeiro da cidade de Polignano.
Olá Francisco
Obrigada pela riqueza da informação. Adorei esta contribuição com as dicas da Puglia. Região linda
abs
Alexandra do Café Viagem
Olá estou planejando uma viagem para conhecer o sul da Itália (conheço um pouco o norte). Gostei das suas dicas. Vou seguir suas postagens.
Obrigada Marliza
Depois volte para contar o que achou e das suas descobertas no sul da Itália. Viagem linda
abs
Alexandra do https://cafeviagem.com/