O que fazer em Nazare Portugal

Nazaré em Portugal: além das maiores ondas do mundo

O que fazer em Nazaré em Portugal? Se você procura dicas desta típica vila de pescadores e famosa por suas ondas gigantes, chegou ao lugar certo. Visitei Nazaré em um roteiro de um dia junto com Óbidos a partir de Portugal. O passeio foi feito com a guia em um tour privativo da brasileira Fabiana Zavatta. Neste post, conto como foi a visita e indico mais de 10 atrações principais para aproveitar seu passeio a Nazaré.

O que fazer em Nazare Portugal

O que fazer em Nazaré em Portugal: roteiro e atrações imperdíveis

Como chegar

Nazaré está a 122 km de Lisboa e a 40 km da vila romântica e medieval de Óbidos. Muita gente visita Óbidos, Nazaré e Fátima em apenas um dia. Eu fiz Óbidos e Nazaré no mesmo dia e achei perfeito. Você pode contratar um tour privado com eu fiz (a Fabi Zavatta oferece 5% de desconto para leitores do Café Viagem), alugar um carro ou, se quiser economizar mas perder mais tempo, pode viajar de ônibus. Quem faz o trajeto de ônibus é a Rede Expressos: rede-expressos.pt/pt

O que fazer em Nazare Portugal

Nazaré e as onda gigantes

Nazaré é uma das praias mais famosas de Portugal. Não só por sua beleza panorâmica ou pelo culto à Nossa Senhora de Nazaré, mas também – e principalmente – por ser destino de surfistas profissionais em busca de ondas gigantes. Brasileiros como Maya Gabeira e Pedro Scoby tem destaque no pódio e no museu das pranchas (no Forte de Nazaré) que já se aventuraram por essas ondas gigantes.

Quando ver ondas gigantes

A saber: o fenômeno das ondas gigantes de Nazaré acontece apenas no inverno europeu, entre os meses de outubro e março, às vezes em abril. Como visitei em maio, não peguei as ondas gigantes mas encontrei outras atrações que valem a visita e listo a seguir para vocês.

Curiosidade: a praia era uma vila de pescadores que começou a ser visitada por turistas somente a partir da década de 60. Acredito que as ondas gigantes contribuiram também com a fama do destino!

canhão de Nazaré, o cânion dentro do mar que forma as ondas gigantes

O que fazer em Nazaré: nosso roteiro de uma tarde

Mas vamos às principais dicas sobre o que fazer em Nazaré e meu roteiro…

Inicialmente, meu roteiro foi o seguinte: a Praia Central foi a primeira visita. Ela concentra grande parte do comércio, restaurantes e o agradável calçadão da orla. Caminhamos e fomos almoçar no delicioso restaurante Taberna D’Adélia. Depois, percorremos novamente a orla e fomos conferir a tradição dos peixes secos que ficam expostos e à venda na areia. Aproveitei também para fazer comprinhas bem turísticas nas lojinhas, como imã de geladeira e um barquinho de pescador de Nazaré.

Sítio de Nazaré no topo da montanha ao lado da praia

Praia Central, Sítio de Nazaré e Forte

Após percorrer o centrinho da vila, subimos de carro até o topo do penhasco que divide a Praia Sul e a Norte. No alto da montanha está situado o chamado Sítio de Nazaré, o Farol e o Forte Miguel Arcanjo. Grande parte dos truistas sobe até lá com o Funicular (bondinho). Mas como a gente estava de carro com a Guia Fabi, poupamos tempo e fomos dirigindo. 

Miradouro e Nazarenas

Chegando ao topo da montanha, visitamos o centro histórico do Sítio de Nazaré, onde esta a principal igreja da cidade e o santuário de Nossa Senhora de Nazaré. Também na praça central, conheci as famosas Nazarenas e suas 7 saias, uma lenda local ligada ao mar e até hoje preservada.

Posterior a área mais cultural e histórica, fomos visitar o Forte de Nazaré (Forte de São Miguel Arcanjo) onde a vista da praia e das ondas é formidável e panorâmica. No mesmo local há um mirador, o Farol e um museu com exposição das pranchas dos surfistas de ondas grandes.

Por fim, antes de partir, ainda conheci o Miradouro, a Capela de Nossa Senhora de Nazaré e o balanço panorâmico.

Miradouro de Nazaré
Miradouro no Sítio de Nazaré

O que fazer em Nazaré: 10 atrações imperdíveis

  1. A praia de Nazaré para quem não é surfista
  2. Peixes Secos
  3. Taberna D’Adélia
  4. Elevador de Nazaré
  5. Forte de Nazaré: farol e ondas gigantes
  6. Estátua Veado Surfista
  7. Nazarenas e suas 7 saias
  8. Capela e Miradouro
  9. Balanço Panorâmico
  10. Percebes

1. A praia de Nazaré para quem não é surfista

Não dá para deixar de fora curtir a praia, certo? Sim, Nazaré tem mar de ondas gigantes e também tem mar para quem não é surfistas na Praia Sul ou Praia Central. Comece sua visita por aqui! A caminhada pela orla é super agradável!

2. A Tradição dos Peixes Secos de Nazaré

Trata-se de uma tradição ancestral, uma identidade local. Os peixes ficam secando na areia da praia nos chamados estendais de Nazaré. Não tive coragem de provar, mas é uma iguaria local que vale a pena conferir de perto. O local também é chamado de Museu Vivo do Peixe Seco.

Onde: na orla da Praia Central

peixe seco Portugal

3. Taberna D’Adélia: onde comer em Nazaré

Uma dica especial e bem central de onde comer em Nazaré é o Taberna D`Adélia. O restaurante faz parte da lista de recomendados do Guia Michelin 2022 – te mete! Os crustáceos frescos ficam expostos na entrada, incluindo lagostas.
Onde fica: R. das Traineiras 12, 2450-196 Nazaré

Falando sobre gastronomia, não deixe de provar os pratos típicos do litoral de Portugal com peixe e mariscos, Caldeiradas e o percebes.

Outra boa dica gastronômica recomendada é o NorthSpot no Sítio de Nazaré (perto do Forte). Além de restaurante, o NorthSpot também é uma super dica de hospedagem.

4. Elevador ou Ascensor de Nazaré

Para subir ao chamado Sítio de Nazaré (topo do penhasco onde estão grande parte das atrações) você pode pegar o elevador (ou ascensor). O transporte liga o centro da vila e a Praia Central ao Sítio (onde está o Forte e o Farol).

5. Forte de Nazaré: farol, ondas gigantes e exposição de pranchas

Paga-se 1 euro (um) para entrar no Forte de Nazaré. No local, além da vista surreal, há uma sala com vídeo e maquete explicando como se formam as ondas gigantes. O motivo? O que provoca o fenômeno é o canhão de Nazaré, pasmem, um cânion dentro do mar. Além disso, também há uma exposição bem interessante de pranchas usadas por surfistas que fizeram história nas ondas gigantes.

Dica para observar: ondas gigantes do canhão (cânion dentro do mar) se formam quase em frente ao Farol e seguem em direção à Praia Norte.

A saber, o Forte de Nazaré é chamado de Forte de São Miguel Arcanjo.

6. Estátua do Veado Surfista

Uma obra que causou muita polêmica na terra dos surfistas de grandes ondas. Trata-se de uma estátua de surfista com cabeça de veado, obra da artista plástica Adália Alberto em homenagem a um milagre ocorrido no século XII e aos surfistas do século do século XXI.

A figura do veado é por conta de um famoso milagre ocorrido no séc. XII e que faz parte da cultural local. Conta a lenda que um nobre guerreiro português que caçava um veado e se viu, repentinamente, na beira de um precipício preste a cair. Rapidamente, ele rogou a Nossa Senhora que o salvasse e não o deixasse morrer. E como o milagre foi atendido, ele mandou erguer uma capela, a Ermida da Memória.

Nos dias de hoje, o milagre certamente é surfar as ondas gigantes e sair intacto. Afinal, alguém lembra que a brasileira Maia Gabeira quase morreu em Nazaré em 2013??

Resumindo, são 2 momentos significativos da história da cidade litorânea: a lenda de N.ª Sra. da Nazaré e a coragem dos surfistas em desafiar as ondas gigantes da Praia do Norte.

Veado Surfista

7. As Nazarenas e suas 7 saias 

Além de ser recordista em ondas grandes, Nazaré também tem o recorde de saias. Sim, são as Nazarenas, figuras lendárias que utilizam 7 saias de uma só vez. Nós conversamos com a Nazarena Luiza Casemiro. Trata-se de uma tradição das mulheres dos pescadores. Curiosidade: antigamente as saias eram mais longas.

Por favor, não peça para ver ou contar as saias, é um desrespeito. Vimos alguns senhores fazendo isso e, obviamente, causa constrangimento. Um gesto grosseiro, concorda?

8. Sítio, Capela de Nossa Senhora e Miradouro

Capela Ermida da Memória, próxima ao miradouro do Penhasco e do Funicular/Elevador. Referência ao milagre ocorrido na praia (segundo a lenda do séc. XII), e que tem relação, como já falei acima, com a estátua do veado.

Miradouro

9. O balanço panorâmico 

Próximo ao Miradouro, procure pela trilha que leva até o balanço panorâmico e instagramável.

10. Percebes

As Nazarenas vendem em suas tendas os Percebes, crustáceo considerado iguaria no litoral de Portugal. Uma pena que não provei!

Percebes
Percebes, iguaria do mar no litoral de Portugal

O que comprar: souvenirs

O artesanato local, com redes, barquinhos, bóias e até bonecas tradicionais vestidas com as sete saias.

Resolva sua viagem para Portugal com os parceiros do Café Viagem

ALUGUEL DE CARRO EM PORTUGAL E EUROPA
Se você pretende alugar um carro em Portugal, faça sua cotação e reserva pela RentCars.com.
Compare as tarifas nas principais locadoras do destino, com a garantia do melhor preço.
Cobrança em reais e sem taxa IOF. Parcele em até 12x no cartão ou ganhe 5% de desconto no boleto.

TOURS E PASSEIOS PRIVADOS COM GUIA BRASILEIRA
Fiz passeios privados nos arredores de Liboa com a Fabiana Zavatta que também faz transfers. Ela e o marido são brasileiros e tem excelentes carros para grupos de até 8 pessoas.
A Fabi oferece 5% de desconto para leitores do Café Viagem. Entre em contato pelo Instagram dela @fabizavatta

+ SEGURO VIAGEM 
Você sabia que para visitar a Europa o seguro viagem é obrigatório?
O Café Viagem utiliza o site de buscas da SegurosPromo
Compare a cotação das principais operadoras do mercado e encontre o melhor preço.

Vinícola Larentis balanço

Oi, sou a Alexandra Aranovich

Autora do blog Café Viagem, criadora de conteúdo e sommelier. Degusto a vida entre vinhos, viagens e café da manhã. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo. Como posso te ajudar a degustar teu sonho?

Saiba mais sobre mim »

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!