Puxe uma cadeira, pegue um café e viaje com a gente!
 

6 vinícolas de Flores da Cunha e Nova Pádua que você precisa conhecer

Gosta de vinho como eu? De descobrir novidades nacionais? Então você precisa percorrer o roteiro de vinícolas de Flores da Cunha e Nova Pádua na serra gaúcha (RS). Os dois municípios são vizinhos, rodeados de vales, vinhedos e belezas naturais. E, acima de tudo, de boas vinícolas da chamada região dos Vinhos de Altos Montes. Por lá, o enoturismo vem crescendo consideravelmente, principalmente durante a pandemia. Toda vez que visito, me surpreendendo mais com o destino e com os vinhos produzidos nessa localidade. Acabo de voltar de Flores e Nova Pádua e fiz esta lista de vinícolas com boas atrações para os wine lovers.

Meus achados de vinhos e vinícolas em Flores da Cunha e Nova Pádua

Sei que muita gente vai falar que falta esta ou aquela nesta lista. A mais famosa, por exemplo, é a Vinícola Luiz Argenta. Quem visita a região pela primeira vez precisa ir lá. Imperdível. No entanto, esta já é a minha terceira vez no destino e achei mais legal fazer uma lista com esses pequenos achados da minha última viagem. Espero que gostem e deixem suas sugestões de vinhos e vinícolas nos comentários deste post.

Luiz Argenta Vinicola

Luiz Argenta, vinícola no centro de Flores da Cunha

Sobre as Vinícolas dos Altos Montes: Flores da Cunha e Nova Pádua 

Primeiramente, bom saber que Flores da Cunha e Nova Pádua fazem parte da região e roteiro de dos VINHOS DOS ALTOS MONTES. O nome vem da geografia que apresenta montes/serras, de 600 a 800 metros de altitude. Aliás, essa é também uma das nove indicações geográficas do vinho brasileiro, a Indicação de Procedência (IP) dos Altos Montes. Saiba quem são as vinícolas que fazem parte da Associação de Produtores de Vinhos dos Altos Montes (Aspromontes):

  • Boscato Vinhos Finos
  • Casa Venturini Vinhos e Espumantes
  • Cave de Angelina – Vinhos & Vinhedos
  • Fante Bebidas
  • Luiz Argenta Vinhos Finos
  • Terrasul Vinhos Finos
  • Valdemiz Vinhos Finos
  • Vinhos Fabian
  • Vinhos Viapiana
  • Família Bebber 
  • Mioranza
  • Panizzon

+ 10 vinícolas imperdíveis da serra gaúcha

+Onde ficar em Flores da Cunha e Nova Pádua: melhores hotéis e pousadas

Vinícolas de Flores da Cunha

Vinícolas de Flores da Cunha e Nova Pádua

 

Se estamos visitando a região considerada maior produtora de uva e vinho do país, claro que a atração principal é visitar vinícolas e degustar bons vinhos. A seguir, 6 vinícolas que visitei recentemente e recomendo.

ONDE FICAR EM FLORES DA CUNHA RS

+  Seleção Café Viagem: Melhores Hotéis de Pousadas em Flores da Cunha e Nova Pádua

Vinícolas de Flores da Cunha

Valdemiz/Monte Reale, cartão postal na entrada de Flores da Cunha

 

1. CAVE DE ANGELINA, VINHOS E VINHEDOS – Nova Pádua

Pequena vinícola de grandes rótulos. O enólogo André Tonet é neto de viticultores. Angelina é sua avó que deu continuidade aos vinhedos da família elaborando vinhos com os filhos para serem consumidos nos filós (encontros festivos da época). A Cave de Angelina foi fundada em 2009 pelo casal André Tonet e Francine Tecchio Tonet, ambos enólogos. André também presta também é enólogo da Vinícola Suzin de SC.

ENOTURISMO

A visitação e degustação an Cave de Angelina começou apenas no final de 2021. É uma vinícola familiar e são os próprios enólogos e proprietários que recebem os visitantes. É possível percorrer os vinhedos da propriedade e fazer degustação de rótulos. 

VINHOS

A vinícola é especializada na elaboração de espumantes pelo método tradicional ou champenoise. Invista neles! Não deixe de provar o elegante Chardonnay 1931 barricado na medida certa para quem não gosta de muita interferência (eu) que, por sinal, provamos direto da barrica. Provamos também, em primeira mão, um Tannat que está prestes a ser lançado.

ANOTE

Cave de Angelina
Visitação: segunda a sábado: 9h – 17h
Domingo: 9h-15h
Whatsapp: (54) 99967-6410 | (54) 99963-4462
Site: www.cavedeangelina.com.br
Instagram: @cavedeangelina

Cave de Angelina Nova Padua

vinhos Cave de Angelina em Nova Pádua

2. VINÍCOLA BOSCATO – Nova Pádua

A vinícola foi fundada em 1983 e desde 2003 também exporta seus vinhos. Atualmente é comandada por Clóvis Boscato (enólogo) e sua filha Roberta (agrônoma e sommelier). Seus vinhos são elaborados com 25 % de vinhedos próprios e 70%  de parceiros. Tem equipamentos sofisticados, como um  estabilizador de PH. Além disso, foi pioneira em oferecer uma sala de análise sensorial onde 1 vez por mês oferece degustações técnicas e 1 vez por ano um curso mais aprofundado do vinho.

ENOTURISMO

No quesito enoturismo, a Boscato oferece loja, degustação com visita guiada e uma bela experiência nos vinhedos que necessita de agendamento. Recomendo fortemente agendar um fim de tarde nos vinhedos com uma degustação entre amigos. A paisagem é linda. No local, foi construído um belo deck de madeira com paisagem panorâmica. Além de receber turistas, o espaço nos vinhedos é palco de eventos já que oferece cobertura.

VINHOS

Muitos conhecem os vinhos de entrada da Boscato, como o famoso Merlot. Na visita que fizemos tive a chance de provar dois rótulos que adorei e recomendo: Prosecco- muito bem elaborado com uvas glera e o Gran Merlot – baita vinho, super premiado ! O vinho ícone da Boscato é o Anima Vitis (por volta de R$ 300).

ANOTE

Boscato Vinho
Oferece: loja, visitação,  sala de análise sensorial, experiência nos vinhedos
VRS 814 – Km 12,5 – Nova Pádua/RS
Visitação: segunda a sexta-feira das 08h30 às 11h | 13h30 às 17h. Não abre aos sábados e domingos!!
Whatsapp: (54) 98113-0326
Instagram: @boscatovinhosfinos

Vinícola Boscato Nova Padua

Clóvis e a filha Roberta que juntos comandam a Boscato

3. FAMÍLIA BEBBER – Flores da Cunha

A Bebber está situada no belo roteiro do Caminhos do Alfredo, interior de Flores da Cunha, projeto do jovem enólogo Felipe Bebber.

ENOTURISMO

Além da degustação que precisa ser agendada, a Bebber tem um espaço ao ar livre onde é possível degustar os vinhos acompanhados de tábua ímpar de frios, brusquetas e outras delícias do cardápio.

VINHOS

A proposta da vinícola é fazer vinhos jovens, que caiam no gosto do consumidor brasileiro.  Apesar da vocação do enólogo Felipe para a elaboração de tintos , a vinícola também elabora uma ótima linha Jardim com 2 brancos e (Sauvignon Bland e o Chardonnay) e 1 rosé, além dos espumantes Vero (brut e um brut rosé).  O rótulo ícone é o Maragato, blend de uvas e terroirs gaúchos. Mas um dos mais famosos é o Bah (que estagia em barricas francesas e americanas,  blend de Tannat e Touriga Nacional da Serra do Sudeste). 

+ Leia aqui o post sobre a Vinícola Bebber no Café Viagem

ANOTE

Vinícola Bebber
De Segunda a Sexta sábado – Loja: das 10h as 17h
Degustações com agendamento a partir das 10h30
Aos domingos e Feriados – Loja: 10h às 17h
Serviços de Wine Bar: somente sexta, sábado, domingo e feriado, das 11h às 17h
Whatsapp: (54) 99935-1780
Instagram: @familiabebber

Vinícola Bebber

4. ULIAN  – Flores da Cunha

Na encantadora Linha Oitenta, no interior de Flores da Cunha, está situada a pequena vinícola familiar que vai impressionar até mesmo os mais experientes no mundo do vinho. A história da família na vitivinicultura iniciou por volta de 1964. No entanto, foi apenas em 2001 que Vilmar Ulian fundou a vinícola que hoje conta com terceira geração da família também no comando.

ENOTURISMO

Durante a pandemia, a Ulian reestruturou o varejo da vinícola para receber visitantes e realizar pequenos eventos para confrarias. Atualmente, é possível agendar degustação e participar de futuros eventos de Menarosto que a vinícola realiza a partir de março de 2022.

VINHOS

Na companhia de Vilmar e seus filhos Carla e Eduardo Ulian, degustamos 7 rótulos da Ulian. Difícil escolher o meu favorito. A grande dica, na minha opinião, é não deixar de provar nada. Desde o vinho Moscato da família (sem rótulo) até o ícone Spotachio. Só a história por trás deste vinho da safra 2014 já vale a sua visita. Considerado por alguns especialistas o Chianti da Serra Gaúcha. 

ANOTE

Vinhos Ulian
Travessão Felisberto da Silva Linha 80, Flores da Cunha
Horários de funcionamento: segunda a sábado das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 18h
Instagram: @vinicolaulian

5. VALDEMIZ/ MONTE REALE –  Flores da Cunha

A Vinícola Monte Reale e a Valdemiz Vinho Finos estão situadas no mesmo local, cartão postal na entrada de Flores da Cunha. O grupo foi fundado em 1973 por Valdecir Mioranza, descendente de italianos que vieram de Sospirolo, região alpina da Itália, em 1883. Elabora vinhos de mesa, cervejas artesanais, sucos, vinagre e, é claro, vinhos finos. .

ENOTURISMO

Só a loja da Monte Reale com a fonte de uva já vale a visita. Mas o local oferece outras opções como o Tour Cervejeiro, Degustação harmonizada, Piquenique e um almoço típico italiano aos domingos imperdível! A refeição aos domingos é muito bem servida e deliciosa, com sequência de pratos típicos como galeto, polenta, queijo frito, espaguete a carbonara, tortei, bife a milanesa, entre outros. Destaque para a carbonara leve e maravilhosa e para o sagu com creme, feito com vinho bordô vendido no varejo da vinícola. 

VINHOS

Dos Vinhos Finos da Valdemiz, degustei três excelentes rótulos tintos: o Ancellota , o Val 13 e o meu preferido, o Arinarnoa (uva originada do cruzamento da Tannat com Cabernet Sauvignon).  Mas a vinícola possui várias opções de rótulos premiados que merecem destaque, como o espumante Brut Rosé método Charmat  premiado no Concurso Brasileiro do Espumante 2021 com medalha de ouro.

ANOTE

Monte Reale| Valdemiz
Av. 25 de Julho, 5005
Horário de atendimento: segunda a sábado até 17h30. Domingo e feriados 09h30–14h
WhatsApp: (54) 3292-1011
Almoço somente aos domingos
Instagram @vinicolamontereale  @valdemizvinhosfinos 

Vinícolas de Flores da Cunha

Vinícolas de Flores da Cunha

6. VINÍCOLA GAZZARO- Flores da Cunha (Otávio Rocha) 

Situada no charmoso distrito de Otávio Rocha, interior de Flores da Cunha, uma vila colonial e bem italiana. Fundada em 1993 pelos irmãos Ademir, Ladair e Vanderlei. A partir de 2008, a Gazzaro, liderada pelo enólogo Vanderlei Gazzi, focou o trabalho na elaboração de espumantes através dos métodos Charmat e Champenoise, produtos os quais a vinícola é reconhecida nacionalmente, e nos vinhos tranquilos finos. Atualmente, a produção da Gazzaro é de 96 mil garrafas ano.

 

ENOTURISMO

Afora as degustações guiadas e loja, a vinícola oferece um belíssimo jardim, espécie de wine garden, chamado de Giardino bar. Perfeito para brindar com comidinhas oferecidas no local. Provei as brusquetas especiais Gazzaro e ADOREI. Excelentes para uma boa harmonização. Recentemente, o enólogo Vanderlei realizou o sonho de comprar um avião que promete ser utilizado para futuras experiências de enoturismo em um espaço bem inusitado.

A degustação de 5 rótulos custa R$ 50 reais (valor em fev 2022)

VINHOS

Apesar do carro-chefe da Gazzaro serem os espumantes (charmat e champenoise), a vinícola ficou famosa por conta de seu Chardonnay super premiado na Europa em 2020 (medalha de ouro no prêmio Internacional Awards Virtus). Por conta disso, virou o vinho mais vendido da vinícola.  Em dezembro de 2021, seguindo carona nessa fama, a Gazzaro lançou seu Chardonnay Gran reserva. Para 2022, o lançamento são os tintos Reserva:  kit de 3 rótulos varietais: sangiovese, petit verdot e o syrah. Apenas 600 garrafas, super exclusivo.  

ANOTE

Gazzaro
Rua Uva Itália, 1825- Distrito de Otávio Rocha- Flores da Cunha
Atendimento: segunda a domingo: 10h às 18h
WhatsApp (54)3292-3177
Instagram @vinicolagazzaro @casagazzaro

Vinícolas de Flores da Cunha

Gazzaro Vinícola

Saiba mais sobre Flores da Cunha de Nova Pádua

Flores da Cunha é considerada maior produtora de uva e vinho do país, e o primeiro produtor de bebidas alcoólicas do RS. Tem aproximadamente 32 mil habitantes e está a 150 km de Porto Alegre e 55 km de Bento Gonçalves. É na área rura, ou seja, no interior, que estão os principais roteiros turísticos como: Compassos da Mérica, Mérica, Caminhos do Alfredo, Otávio Rocha Vila Colonial e Passo do Vinho


Roteiro 2 dias em Flores da Cunha e Nova Prata: vinícolas, pousada, restaurantes e passeios

Onde comer em Flores da Cunha e Nova Pádua: dica de restaurantes e vinícolas

Almoço na Escola de Gastronomia em Flores da Cunha, RS

Onde ficar em Flores da Cunha e Nova Pádua: melhores hotéis e pousadas

Roteiro Otávio Rocha em Flores da Cunha

A gastronomia do Dona Adélia em Otavio Rocha

Roteiro Caminhos do Alfredo no interior de Flores da Cunha

Os fascinantes vinhos da Bebber de Flores da Cunha

Visita e almoço na Luiz Argenta, a vinícola uau da serra gaúcha

> PODCAST SOBRE FLORES DA CUNHA NO AMO SERRA GAÚCHA: ouça aqui ! Episódio #26

A viagem foi um convite especial do @centroempresarialfc,
press trip  #taliantrip em Flores da Cunha e Nova Pádua 

Agradeço imensamente a oportunidade de conhecer mais a região
e degustar tantos vinhos maravilhosos que trouxe também para casa.

ORGANIZE SUA VIAGEM PARA FLORES

Reserve agora pelo melhor preço. Procure pelo cancelamento gratuito caso tenha dúvida sobre a viagem.

—– RESERVE AQUI O SEU HOTEL EM FLORES E NOVA PÁDUA COM ATÉ 50% DE DESCONTO

—– ALUGUE SEU CARRO NA SERRA GAÚCHA NAS PRINCIPAIS LOCADORAS:  FAÇA AQUI COTAÇÃO

—– POST ÍNDICE SERRA GAÚCHA – confira todas as dicas do destino no Café Viagem

 

Acompanhe também o Café Viagem em:

Facebook      Instagram     Pinterest    Youtube

Compartilhar este Post
Escrito por

Muito prazer, sou Alexandra Aranovich, autora do Café Viagem - blog para quem acorda sonhando com a próxima viagem. Sou publicitária e sommelier pela ABS-RS. Acima de tudo, turista apaixonada por café da manhã, vinhos e experiências gastronômicas. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo.

Últimos Comentários
  • Ola Alexandra sou Arlei Betiolo faco a aprte comercial de vendas dos hoteis Axten ,estou fazendo um hotel em flores da cunha em uma vinicola gostaria de trocar algumas ideias com voce Vou deixar meu contato abraco

DEIXE SEU COMENTÁRIO