A visita à vinícola Bouza no Uruguai sempre esteve nos meus planos. No entanto, minhas passagens por Montevidéu são sempre tão curtas que acabava deixando para uma próxima viagem. E a viagem finalmente chegou!! A Bouza é uma vinícola boutique, a 20 km do centro da capital uruguaia e famosa não só pelos seus vinhos premiados como também por ser uma das primeiras bodegas do país a oferecer atrações de enoturismo. Feliz em finalmente te visitar, Bouza! Sou fã do seu Albariño.
Visita à vinícola Bouza Uruguai – degustação em garagem-museu de carros antigos
Distância Bouza a Montevidéu – como chegar
A Bouza é um passeio ideal para quem está visitando Montevidéu e quer conhecer ou almoçar em uma vinícola do Uruguai. Isso porque além da curta distância de carro, a Bouza tem almoço imperdível e uma linda propriedade entre os vinhedos que inclui museu de carros. A partir do Mercado del Puerto (centro de Montevidéu) são cerca de 20 quilômetros até o Camiño de la Redención. Os mapas por aplicativo vão indicar 2 ou três rotas para chegar até lá, não tem erro – veja no final deste post a direção exata! Só não esqueça de fazer a reserva antecipada se quiser almoçar ou for visitar a bodega em feriados.
Para quem não quer misturar direção com bebida, a vinícola Bouza oferece pacotes com transfer a partir de hotéis em Montevidéu. Táxis e transporte por aplicativo também levam ao local no valor entre 500 a 1000 pesos uruguaios.
Sobre a Bodega Bouza Boutique
A Bouza é uma vinícola familiar, relativamente jovem e com pequena produção. Foi só em 2002 que a família Bouza, de origem espanhola, resolveu entrar no mundo do vinho comprando uma vinícola antiga do Uruguai construída em 1942 (inspirada nos chateaux franceses) em uma área mais rural de Montevidéu, no caminho para Canelones. Logo chegou a primeira safra de vinhos finos, em 2003.
A bodega tem em torno de 32 hectares (vinhedos em Canelones, Melilla, Pan de Azucar e na Costa de Maldonado). A produção é inversamente proporcional a fama: são por volta de 150 mil garrafas. Entre as uvas cultivadas estão: as tintas tannat, merlot, tempranillo, pinot noir – e as brancas albariño, riesling e chardonnay.
O restaurante da Bouza
Nós tínhamos pouco tempo para fazer a visita e, por isso, não optamos pelo almoço no restaurante. Todos que fazem a experiência com almoço na Bouza são unânimes em declarar que é imperdível. A propósito, dei uma espiada no ambiente e achei muito charmoso e elegante. Os pratos são da cozinha regional com toques de Chef. O restaurante tem tanto menu harmonizado em 5 passos quanto à la carte, com pratos individuais (entradas, pratos principais). Funciona das 12h às 16h, exceto às terças-feiras.
O valor do menu pode ser visto no site em bodegabouza.com/menu-restaurante/
A visita à vinícola Bouza Uruguai
Tudo na vinícola é lindo, pronto para receber o visitante da melhor forma possível. Do estacionamento a recepção. Os atendentes são muy amables e gentis. Um trem antigo e animais soltos no campo (uns gansos) dão as boas vindas. As cadeiras ao ar livre com a vista dos vinhedos, idem.
Nós chegamos atrasados e perdemos o tour guiado pelos vinhedos. Nos ofereceram o horário seguinte das 16h, mas como precisávamos voltar logo por conta dos filhos adolescentes que deixamos sozinhos, optamos por fazer apenas a degustação. No total, são 4 rótulos degustados em um espaço incrível e inusitado, uma garagem de carros antigos, um museu. As placas já vão avisando para não tocar nas máquinas.
Bouza Viños Garage: degustação em uma garagem-museu
Tudo é muito organizado e a degustação é conduzida por um sommelier que apresenta dos vinhos e os “tapas” (petiscos) que acompanham e harmonizam os rótulos. São 4 vinhos – 1 branco e 3 tintos.
Existem os vinhos de garagem ( ou de autor), já ouviu falar? Na Bouza é a degustação que é de garagem, adorei!
+ Melhores hotéis em Montevidéu no Uruguai: mais de 12 dicas por bairro no Café Viagem
psiu… cá entre nós, não seria o máximo degustar os vinhos dentro desses carros??
Albariño Bouza: me encanta mucho
Lembro a primeira vez que tomei um vinho da Bouza em Punta del Este e me apaixonei: era um branco Bouza Albariño. Para minha surpresa, durante a degustação que fizemos descobri que a bodega é pioneira no cultivo desta casta na América Latina. Aliás, a Albariño ou Alvarinho é muito conhecida em Portugal, sua terra de origem.
Foi o primeiro rótulo que degustamos, adoro. E acompanhou um ceviche fresco. É um vinho leve, com aromas de frutas brancas, suave, elegante. Meu rótulo preferido da vinícola.
Tintos Bouza: corte Merlot e Tannat, Tempranillo
Na sequência, degustamos 3 tintos. O primeiro, um corte de Merlot e Tannat que foi apreciado com uma mousse de queijo roquefort em uma torradinha – perfeito!
O Tempranillo Bouza parcela única foi o rótulo seguinte com um croquete de presente que comeria uns 5 de tão bom. Adoramos a harmonização.
Finalizando, um tannat – casta emblemática do Uruguai. Degustamos o Tannat Bouza 2017 dos vinhedos de Pan de Azucar- área de maior altitude do Uruguai. Também vem de lá o excelente Riesling da Bouza. Para acompanhar o potente tannat, uma deliciosa empanada de cordeiro.
Loja
Adoramos finalmente visitar a bodega de vinhos que há muito tempo nos acompanham nas viagens ao Uruguai. Levamos na mala algumas garrafas pois é difícil encontrar no Brasil. Afinal, a Bouza tem uma lojinha para finalizar a visita e voltar para casa com a mala cheia de saúde!
Dica Café Viagem
Anote: se estiver dirigindo, procure fazer antes da degustação e depois o tour nos vinhedos. Assim dá tempo de “gastar o álcool”, certo?
Quanto custa a degustação na Bouza
A visita junto com degustação dos vinhos com petiscos harmonizados custa 1200 pesos uruguaios por pessoa e dura em torno de 30 a 40 minutos, depende do seu ritmo e tempo disponível.
SAIBA MAIS
BODEGA BOUZA
Cno. de la Redención 7658 bis
Montevidéu – Uruguai
Site: www.bodegabouza.com
Restaurante: (598) 2323 4030 // / (598) 95 400 030. [email protected] // [email protected]
Aberto de segunda a sábado: 9h-19h
Visitas guiadas de segunda a sábado: 10h30, 11h30, 13h30, 16h
Direção Montevidéu-Bouza:
A partir do Porto de Montevideo, continue pela la rambla até o acesso à Ruta 5. Pegue a Ruta 5 Norte, continue sempre pela Ruta 5 até o km 13,5. Neste trecho, encontrará uma rotunda com Camiño de la Redención. Pegue o Cno. de la Redención e esquerda e percorra uns 1.300 mts que encontrará a entrada da bodega à direita.
*Atenção: no km 6 aproximadamente da Ruta 5, encontrará um semáforo. Neste local há uma bifurcação. Mantenha-se à esquerda para continuar na Ruta 5. Se fizer o desvio pode acabar seguindo pela Ruta 1 em direção à Colonia.
Tempo estimado:
desde Carrasco Mdv – 40 minutos
desde Pocitos, Punta Carretas Mdv – 20 minutos
Onde ficar em Montevidéu – dicas de hotéis
No Café Viagem, você encontra um post completo com dicas das melhores hospedagem em Montevidéu por bairros: Centro Histórico, Punta Carretas, Pocitos e Carrasco. São mais de 12 hotéis selecionados, confira no link abaixo…
+ Melhores hotéis em Montevidéu no Uruguai – mais de 12 dicas por bairros
+ Como é se hospedar no Hyatt Centric Montevideo
+ NOVO: Hotel Costanero em Pocitos, veja a nossa experiência
Outras vinícolas para visitar no Uruguai no Café Viagem
Juanicó e Familia Deicas – a vinícola do Prelúdio e um almoço harmonizado com ícones uruguaios de 2 bodegas
Roteiro Enoturismo perto de Punta de Leste: 5 vinícolas
Como é a visita a Bodega Garzón
Vinhos da Fronteira Rivera e Santana do Livramento
Tudo para Planejar sua viagem para Montevidéu
HOSPEDAGEM: consulte tarifas Hotéis em Montevidéu com até 50% de desconto e possibilidade de cancelamento gratuito
ALUGUE CARRO NO URUGUAI: pesquise aqui cotação de locadoras
SEGURO VIAGEM: busca por melhores ofertas de seguradoras de confiança
Ingressos e Tours: pacotes , transporte e ingressos em Montevidéu
Passagens Aéreas em Promoção: encontre seu voo para o Uruguai
Viaje Conectado: chip celular com internet
Dicas e roteiros URUGUAI no Café Viagem
GUIA MONTEVIDÉU: post índice com todas as dicas e Montevidéu no Café Viagem
Melhores Hotéis no Uruguai : uma seleção de hotéis charmosos em todo o Uruguai
GUIA PUNTA DEL ESTE: índice de postagens com todas as dicas do blog
Tudo do Uruguai no Café Viagem: página do blog só de destinos do Uruguai
Oi, sou a Alexandra Aranovich
Autora do blog Café Viagem, criadora de conteúdo e sommelier. Degusto a vida entre vinhos, viagens e café da manhã. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo. Como posso te ajudar a degustar teu sonho?
ADorei suas dicas!
Muito obrigada Daisy!
Tô escrevendo mais sobre Uruguai esta semana aqui no Café Viagem.
Abs
Alexandra Aranovich
Olá amigos!
Excelente site que descobri nas minhas pesquisas para a futura viagem a MVD.
Fiquei com uma dúvida: ao que parece, vcs visitaram a Bouza com o próprio veículo alugado, certo? Caso positivo, poderia me dizer se houve algum problema com blitzes ou se é tranquilo para dirigir após visitar as vinícolas.
Olá Paulo
Obrigada, fico feliz que o blog Café Viagem está ajudando nas dicas do Uruguai e vinícolas. Bem, nós dirigimos nosso próprio carro, não tivemos problemas com estrada, mas cuidamos para não exagerar e também demos um tempo para dirigir.
Algumas vinícolas oferecem transfer de hotéis em Montevidéu.
Abs
Alexandra
olá. adorei o conteudo! este valor de 1.200 pesos, incluiu a visita guiada?
pois entrei em contato com eles agora e informaram o valor de 1.750 pesos para degustação com tapas + 500 para visita guiada (iremos em fevereiro).
eles demoram muito para responder e tirar duvidas. até agora nao sei se consegui agendar meu passeio com transfer.
Olá Marcelle
Devem ter aumentado o valor, vou aproveitar sua dica para atualizar o valor da degustação e visita Bouza no post. Agradeço
Abs
Alexandra do Café Viagem
Olá! E qual o valor do transfer? Sai do centro de Montevideo? Obrigado!
Olá Guilherme
Atuamente não sei te informar o valor do transfer de Montevidéu para a Bouza. Com certeza os hotéis sabem lhe informar ou até a vinícola, basta entrar em contato por email
abs
Alexandra do Café Viagem