Vinho brasileiro safra 2020: degustando Wild Gamay Miolo, excelente exemplar da safra
Para enólogos da Associação Brasileira de Enologia (ABE), 2020 é a safra das safras. Ou seja, tudo indica que o Brasil está prestes a apresentar um vinho de qualidade superior. A mãe natureza ajudou, oferecendo um clima excepcional para os viticultores gaúchos. Início de março de 2020, visitei os vinhedos da pequena vinícola Orgalindo Bettú em Garibaldi e pude perceber o entusiasmo com a safra. Segundo o enólogo, o clima desértico exemplar – com falta de chuva, noites frias e dias quentes- ajudou na maturação plena.
“Agora, nós, enólogos, precisamos ter a sensibilidade e o conhecimento suficientes para gerar o melhor vinho com equilíbrio, sintonia”, destaca o presidente da Associação Brasileira de Enologia (ABE), Daniel Salvador.
Degustando o primeiro vinho brasileiro safra 2020: Wild Gamay Miolo
E eu acabo de ter a honra de provar um vinho brasileiro safra 2020, tinto exemplar enviado pela Miolo, engarrafado ainda em março, primeiro vinho da safra 2020 a ser lançado da vinícola. Trata-se do novo Wild Gamay 2020 Miolo, sem adição de sulfito (S02 free), primeiro rótulo da vinícola desenvolvido com leveduras selvagens. Ou seja, vinho 100% natural.
Primeiramente, uma honra provar a safra da uva que vem sendo considerada por especialistas a melhor de todos os tempos no Brasil. Segundo, um prazer degustar essa uva não muito comum no Brasil, cultivada pela Miolo na Campanha Meridional (RS). A Gamay é casta estrela do vinho francês Beaujolais– uva tinta, nativa da região da Borgonha. Vinho jovem que fica pronto para o consumo aproximadamente dois meses após a colheita. É leve, frutado e fresco. O Wild Gamay Miolo tem essas características: tinto brilhante, extremamente aromático (muito morango, uma delícia no nariz). Em boca, leve, equilibrado, boa acidez. Um vinho jovem e descompromissado. Ideal para beber mais gelado.
O preço também é atraente: na loja do site da Miolo (loja.miolo.com.br) está por R$ 52,09 (valor em abril 2020).
Wild Gamay 2020 Miolo: um Vinho Vegano
O Wild Gamay 2020 é o primeiro do portfólio da vinícola Miolo a exibir o selo 100% vegano (The Vegan Society) e livre de alergênico. É elaborado a partir da fermentação espontânea com leveduras selvagens, naturais da própria uva Gamay. Mas pera aí… todo o vinho não é vegano? Na verdade, grande parte dos vinhos passa por um processo de clarificação em sua elaboração. É um procedimento de purificação da bebida que pode conter substâncias tanto de origem mineral quanto animal. Esse agentes não permanecem no vinho. Contudo, o simples uso da proteína animal basta na legislação para excluir a bebida dos produtos veganos.
Sem adição de Sulfito – o que significa?
E o sulfito? Na elaboração do vinho, o SO2 é geralmente utilizado para previnir a oxidação do vinho e afastar bactérias. A pureza, com aromas originais e muitas vezes selvagens, é o resultado final para produtores que não usam o SO2.
Seguindo o método ancestral de maceração carbônica de cachos inteiros, esse Gamay Miolo tem como grande diferencial a ausência de SO2 adicionado, que o torna único.
+ Wine Tour no Sertão – visita Miolo (Terranova)) no Vale do Rio São Francisco
Harmonizações
A novidade da Milo abre uma nova família de produtos voltada ao consumidor jovem e pessoas que, como eu, buscam também um vinho descomplicado, leve, frutado e fácil de beber. Adoro! O Wild Gamay Miolo 2020 tem edição limitada de 12 mil garrafas. Segundo a Miolo, tem fácil harmonização com aperitivos, saladas, sopas, peixes, pizzas, carnes brancas e queijos, principalmente o do tipo Emmenthal. Estou louca para provar com pizza.
Vinho brasileiro safra 2020
Gostei muito do vinho. Tanto que depois de receber uma garrafa de presente da Miolo, fui para o site e comprei mais algumas. Pena que a Miolo não enviou um cupom de desconto para nossos seguidores e leitores. Quem sabe na próxima, né Miolo?
Enfim, excelente exemplar do que podemos aguardar dos próximos vinhos brasileiros safra 2020 ! Quem bom que pelo menos para o vinho brasileiro o ano do coronavírus está sendo positivo no aspecto de qualidade. E nós, como consumidores, podemos fazer a diferença também optando e ajudando o consumo de produtos locais, feitos pelo Brasil, não acham?
degustamos o novo Wild Gamay Miolo em casa, com maravilhoso bacalhau as natas
SAIBA MAIS
WILD GAMAY MIOLO
Vinícola Miolo, Serra Gaúcha RS
Uvas da região Campanha Meridional RS
Variedade Gamay
Colheita Manual
O vinho pode ser adquirido no site da Miolo: loja.miolo.com.br por R$ 52,09 (valor abril 2020)
Site: www.miolo.com.br
Análise sensorial:
Límpido, rubi de intensidade média, alta intensidade aromática e alta tipiciade trazida pelo procesos de macerando carbônica. Aromas de morango, goiaba e maça caramelada. Vinho de estrutura leve, equilibrado, agradável. Temperatura ideal de 10 a 12 graus Celsius
Mais dicas vinhos brasileiros e enoturismo no Café Viagem
Vinícola Casa Valduga – Vale dos Vinhedos
Vinícola Courmayeur com experiência Cela da Cave
Toda a experiência do Curso de Sommelier na Serra Gaúcha
Concurso de Espumantes Brasileiros 2019
Destaques Vinhos Brasileiros na Feira Wine South America 2019
16 motivos para visitar a Capital do Espumante – cidade vizinha de Bento, Garibaldi
Passeio Rota Turística Vale do Rio das Antas
Roteiro Vale dos Vinhedos de carro – vinícolas, onde comer e atrações
8 roteiros românticos na serra gaúcha
+ 15 comidas típicas para provar na serra gaúcha
RESERVE AQUI O SEU HOTEL OU POUSADA EM BENTO GONÇALVES VALE DOS VINHEDOS
Mais dicas da serra gaúcha
INSTAGRAM:
Procurando mais dicas da serra gaúcha?
Então acompanhe os perfis @amoserragaucha e @cafeviagem no Instagram
PODCAST
Além do Instagram, temos uma série para ouvir em Podcast com muitas dicas do Vale dos Vinhedos e de toda a serra.
Veja todos os episódios que já foram publicados em www.cafeviagem.com/podcast-amo-serra-gaucha/
Oi, sou a Alexandra Aranovich
Autora do blog Café Viagem, criadora de conteúdo e sommelier. Degusto a vida entre vinhos, viagens e café da manhã. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo. Como posso te ajudar a degustar teu sonho?