O que fazer em Garibaldi
20 motivos para se apaixonar pelo destino
(post atualizado em outubro de 2019 ) Se alguém me perguntar hoje “o que fazer em Garibaldi” eu vou responder com uma lista. Motivos para dar um pulinho em Garibaldi na serra gaúcha não faltam. E eu só fui descobrir a maioria deles a fundo a partir de 2016. Desde então, já foram várias viagens e passeios provando, festejando e brindando Garibaldi. A cidade é considerada Capital Brasileira do Espumante, mas pode ter certeza de que esse título é apenas o motivo inicial para visitá-la. Garibaldi é mais do que um brinde gelado e borbulhante. É destino romântico, histórico, gastronômico, orgânico, cinematográfico e de gente feliz.
Quando comecei a escrever este post pensei que a lista teria 8 motivos. Ledo engano. Rapidinho fui lembrando de mais e mais, e a lista ganhou 16 razões , ops, 20 razões que me fazem voltar sempre e para aproveitar com amigos essa cidade que conquistou meu coração.

O post tinha 16 motivos, mas cada viagem foi dando mais e mais motivos para se apaixonar por Garibaldi…

Eu e as Soberanas da Fenachamp – encontrei elas na visita à Madrelustre e tive que fazer o registro. Foi divertido
O que fazer em Garibaldi:
20 motivos para aproveitar a cidade
1. Garibaldi – Capital Brasileira do Espumante
Em 1913 foi elaborado o primeiro espumante brasileiro. E, desde então, Garibaldi só ampliou a sua vocação tanto pelos vinhos quanto pelos espumantes. A cidade oferece a “ROTA DOS ESPUMANTES” com várias vinícolas para visitar, degustar e comprar a sua bebida. Os guias (folhetos) estão disponíveis nos hotéis.
Vinícolas no centro de Garibaldi
No centro de Garibaldi indico a visita imprescindível à centenária vinícola Peterlongo (criadora do primeiro espumante do Brasil). O local oferece atendimento de segunda a domingo, tem museu e visita guiada. Uma curiosidade: a Peterlongo é a única vinícola fora da França autorizada a usar o termo ” champagne”. Recentemente, por uma completa renovação em sua estrutura e nos rótulos. Vale a pena conferir as novidades de altíssima qualidade.
A Cooperativa Garibaldi é outra vinícola de destaque e situada no centro da cidade. Com mais de 80 anos de existência, também funciona todos os dias da semana para visitação. Afora a visita padrão, tem experiências que precisam ser agendadas, como a degustação às cegas e a Taça e Trufa.
→ Peterlongo – Rua Manuel Peterlongo Filho, 216 – Site: www.peterlongo.com.br
→ Cooperativa Garibaldi – Av. Independência, 845 – Site: www.vinicolagaribaldi.com.br
→ Leia mais:
post sobre a Cooperativa Garibaldi no Café Viagem
E neste post a linha biodinâmica da Cooperativa

A centenária vinícola Peterlongo de Garibaldi
2. Vinícolas Garibaldi Vale dos Vinhedos
Vinícolas de Garibaldi na estrada
As vinícolas mais distantes do centro de Garibaldi também merecem sua atenção. Entre elas, a Chandon, empresa francesa da região de Champagne que se instalou em Garibaldi em plena rodovia BR 470 na década de 70. É a pioneira a investir na qualidade dos espumantes brasileiros. O atendimento na loja do varejo (com degustação) é de segunda a sábado. Já as visitas guiadas devem ser agendadas com antecedência pelo site da Chandon. E, pasmem, são gratuitas!
Ainda na BR 470 não deixe de visitar a Domno importadora, vinícola e cervejaria da empresa Valduga. No local, prove o espumante Ponto Nero (um dos meus favoritos na serra). Se for cervejeiro, faça o tour e degustação da Cerveja Leopoldina, produzida por lá.
→ Chandon do Brasil – BR 470, km 224
→ Domno – BR 470, km s/n – km 224
Vinícolas Garibaldi no roteiro do Vale dos Vinhedos
Além das vinícolas na estrada, vale a pena se aventurar pelas vinícolas de Garibaldi “escondidas” na rota do Vale dos Vinhedos. A primeira delas é a Courmayeur. Tanto a visita guiada quanto a degustação dos espumantes e vinhos são excelentes. O local é lindo e a equipe muito atenciosa. Fica no bairro Garibaldina, região rural linda de Garibaldi no Vale dos Vinhedos. O atendimento é de segunda a domingo sob agendamento.

A visita à Courmayer finaliza em uma bela sala de degustação onde provamos quase todos os espumantes
E saiba que nem só de espumante vive Garibaldi. De bons vinhos, também. Para mim foi uma surpresa descobrir que o Vale dos Vinhedos (principal roteiro de enoturismo do Brasil) não pertence só à cidade de Bento Gonçalves como também à Garibaldi e Monte Belo do Sul. No terroir de Garibaldi, tive três grandes descobertas que adorei e recomendo fortemente a experiência. Além da Courmayeur, citada anteriormente, a Milantino e Don Laurindo.
→ Vinícola Courmayeur – Av. Garibaldina, 32 (Bairro Garibaldina | Vale dos Vinhedos)
→ Milantino Vinhos e Espumantes – Rua das Videiras (Garibaldina) | Vale dos Vinhedos
→ Vinícola Don Laurindo – Rua das Videiras (Garibaldina) | Vale dos Vinhedos
A Milantino Vinhos e Espumantes tem uma das salas de degustação linda e elegante. A experiência foi guiada por uma enóloga e, logo após, fomos atendidos pelo proprietário do vinícola. A Milantino vende 95% de sua produção na própria loja de varejo e é impossível não se surpreender com os vinhos e com a delicada explanação durante a degustação guiada. Prove: GranVino 2008, o Tannat 2006 e o Ancellota 2006.

Luís Milani apresentando seus vinhos na Milantino
A seguir, coladinha na Milantino, está a Don Laurindo. Vinícola que tem origem em 1887 com a chegada a Garibaldi da família Brandelli da província de Verona na Itália. Somente a partir de 1991 a família começou a comercializar seus vinhos. O atendimento é de segunda a domingo e é cobrado taxa de visita e degustação. Prove: o Merlot (2012), Ancellota (2013) e o Tannat (2013).

Don Laurindo da família Brandelli, vale muito a pena a visita
3. Roteiro Passadas, arquitetura do olhar
Se tem uma cidade no Rio Grande do Sul que é exemplo de preservação do seu patrimônio histórico e arquitetônico essa cidade é Garibaldi. O roteiro ” PASSADAS” é brilhante e demonstra a incrível conservação das casas, capelas e prédios. É fácil percorrer o roteiro a pé e as placas em frente a cada local contam um pouco sobre a história. Fiz caminhando e me encantei.
Dica: passeio de Tim Tim
Mas fica a dica: quem quiser pode agendar o passeio de ” TIM-TIM” que acontece aos sábados, às 11h (saída da Condetur ao lado da Cooperativa Garibaldi). Trata-se de um simpático caminhão GMC de 1944 que faz o roteiro guiado e tem 42 lugares. Para mais informações sobre o Tim-Tim procure o Centro de Atendimento ao Turista ou ligue (54) 3462 8235.
Ônibus Giallo
Atenção: o Tim-Tim encontra-se atualmente em manutenção. Atualmente, quem faz o passeio atualmente o tour é o ônibus Giallo – ônibus escolar norte americano de 1987. Roteiros sempre aos sábados, às 09h30min e às 14 horas. Horários especiais com agendamento. Contato: (54) 99945 8919. E-mail: veronica@dobleturismo.com.br

O museu do imigrante de Garibaldi

o Bar da Sabedoria à esquerda e o Café Luna Park à direita fazem parte do roteiro Passadas do centro de Garibaldi
PROCURANDO HOTEL OU POUSADA EM GARIBALDI OU BENTO?
Reserve aqui com as melhores tarifas e a facilidade de
cancelamento gratuito na maioria dos quartos
4. Rua Buarque de Macedo e Compras
Pequena e charmosa, uma viagem pelo tempo. O coração de Garibaldi. A rua Buarque de Macedo, uma das vias mais antigas do Rio Grande do Sul, foi totalmente revitalizada e tem fachadas centenárias com redes e cabeamentos subterrâneo. E ainda: mesas e bancos na calçada florida. Uma curtição. O passeio fica ainda mais completo para quem adora umas comprinhas. Aviso: aos domingos, o comércio está fechado.

A Buarque de Macedo de Garibaldi
5. Estrada do Sabor de Garibaldi: almoço e vinícolas
Osteria della Colombina e Jorge Mariani
Antes de conhecer o centro de Garibaldi, conheci a Garibaldi Rural do roteiro ESTRADA DO SABOR. Visitei os encantos e sabores da Osteria della Colombina, local que indico muuuito para uma refeição (mas aviso, é preciso agendar!). Também visitei a propriedade de Jorge Mariani, uma das atrações do roteiro. Seu Jorge é um dos líderes da produção orgânica na região e está presente também no roteiro Via Orgânica (motivo de núm. 9 do post).
→ Leia aqui o post sobre o almoço na Osteria della Colombina
Vinícolas da Estrada do Sabor
No percurso da Estrada do Sabor, não deixe de visitar duas vinícolas que precisam de agendamento: VACCARO e BETTÚ.
Sobre a Vaccaro
A Vaccaro é um local de vinhos e de uma experiência sem igual na região. Francisco Vaccaro (enólogo da casa) e sua esposa Natalina recebem os visitantes em sua propriedade cheia de encantos. Com agendamento prévio é possível fazer uma refeição bem caseira e típica ou um café colonial. A dica é: prove e leve para casa o Merlot da Vaccaro. Recentemente provei o vinho Sangiovese e o espumante Trifoglio e amei! Recomendo fortemente.
→ Para agendar uma visita ou refeição na Vaccaro entre em contato pelo (54) 3464 7888 ou contato@vinhosvaccaro.com.br
→ Leia aqui o post completo da Vinhos Vaccaro da Estrada do Sabor no Café Viagem
→ Leia aqui o post sobre a caminhada na Estrada do Sabor promovida pelo Hotel Casacurta

Vinícola e varejo Vaccaro na Estrada do Sabor

A propriedade é um convite para relaxar

As delícias do almoço de Natalina Vaccaro na propriedade linda da família
Sobre a Bettú
O ex-professor de física, Vilmar Bettú, lenda viva do vinho brasileiro. Seus vinhos fazem o estilo “vinho de garagem” (ou vinhos boutique em pequena escala)- tendência bem atual. Reservas para uma degustação são imprescindíveis!! Provei recentemente um rosé e me apaixonei!
Contato: (54)3462-6807 vilmarbettu@gmail.com
→ Saiba mais sobre a ESTRADA DO SABOR em www.estradadosabor.com.br
6. Hotel e Hostaria Casacurta
A visita a Garibaldi fica ainda mais charmosa e especial se você incluir este hotel de Garibaldi. Fiquei apaixonada pelo Casacurta. O hotel é antigo e foi restaurado de forma impecável. Sua enogastronomia também encanta. Vale a pena brindar e reservar uma mesa na Hostaria Casacurta, restaurante do hotel.
→ Leia aqui o post completo do Hotel Casacurta e da Hostaria no Café Viagem
→ Leia aqui o post completo da Hostaria Casacurta no Café Viagem
Rua Luiz Rogério Casacurta, Centro |Tel. (54) 3462.2166

O hotel Casacurta, impossível não se apaixonar

E as delícias do restaurante do hotel que é aberto ao público
7. A arte do vidro na Madelustre
E que tal ver de perto como se faz o vidro? Ou ainda, conhecer a maior taça de espumante do mundo que entrou para o Guiness Book. O tour faz parte dos novos atrativos turísticos de Garibaldi e vale muito a pena. É oferecido pela Madelustre, fábrica de lustres e vidros de Garibaldi. A visitação inicia no MiniMemorial do mundo do vidro e logo após é feita a visita à fábrica com vidreiros soprando vidros pelas técnicas de Murano. É impressionante. Ah, e não deixe de conhecer o show room da fábrica e se encantar com o que é produzido por lá.
A visita custa R$ 20 por pessoa e acontece de segunda-feira a sábado, das 9h até as 16h (sem fechar ao meio-dia) e as visitas são realizadas de hora em hora (9h, 10h, 11h… última visita às 16h). Atendem também aos domingo, mas apenas no showroom das 9h às 13h).
→ Madelustre – Rua Cristóvão Colombo, 190. Tel. (54) 3452 9500

a arte do vidro na visitação à Madrelustre de Garibaldi
8. Bar Joe
→ R. Buarque de Macedo, 3446 , centro | www.barjoe.com.br

Bar Joe em Garibaldi – palco pronto para o show
9. Garibaldi Gastrô – com jantar no trem
Em 2019, participei pela primeira vez deste evento gastronômico de Garibaldi que finaliza com um jantar inesquecível no Trem Maria Fumaça. Chefs locais e convidados de fora dão oficinas e um show de sabor. Fale a pena conferir. Acontece um agosto, durante dois. Neste vídeo do @amoserragaucha no IGTV você confere como foi a edição de 2019!
10. Trattoria Primo Camilo
O restaurante é um dos pontos gastronômicos mais famosos da serra gaúcha e de Garibaldi. Tão delicioso que acabou abrindo novas casas como o Mamma Gema e o Pizza entre Vinhos (ambos no Vale dos Vinhedos). O Primo Camilo, de Garibaldi, só abre à noite e tem um ambiente charmoso e intimista com paredes de pedra. O proprietário da casa é Altemir Pessali, ex-jogador de futebol que acabou trocando a bola pelas panelas. E ele joga um bolão na cozinha. Suas massas são de outro planeta. Uma das mais famosas leve cogumelos nativos colhidos pelo próprio proprietário e Chef da casa. Além das massas, a casa serve também risotos, carnes e peixe. Recentemente, começou a servir pizzas elaboradas como de cordeiro com cebola caramelizada e alcachofra com damasco e gorgonzola. Nhamy.
→ Av. Rio Branco, 1.080. Tel: (54) 3462-3333 | www.primocamilo.com.br

Ambiente do Primo Camilo, próximo a estação de trem Maria Fumaça. Foto Fanpage Trattoria Primo Camilo
11. Garibaldi Vintage
O Garibaldi Vintage, ao meu ver, é um dos eventos mais imperdíveis da serra e do Rio Grande do Sul. Acontece somente duas vezes ao ano (em março e no final de ano – entre outubro). Em uma noite a rua Buarque de Macedo vira palco de muita animação e alegria. Uma festa de rua linda com o melhor da gastronomia local, música , exposição de carros antigos, fantasias da época, espumantes, vinhos e cervejas da região. É demais.
O próximo Garibaldi Vintage está agendado para 8 novembro de 2019!
→ Saiba mais sobre o Garibaldi Vintage no post do Café Viagem
12. A Estação de trem de Garibaldi
O passeio de trem Maria Fumaça, muito procurado pelos turistas, parte de Bento Gonçalves ou de Carlos Barbosa. Mas é na estação de Garibaldi que ele faz uma linda parada no passeio com direito a vinho e música. Então mesmo que você não pegue o trem Maria Fumaça, não deixe de passar por lá para tirar umas fotos do local que é belíssimo.

A dica: no passeio de Maria Fumaça o trem faz uma parada de 10/15 min. em Garibaldi. É o melhor local para fotos de todo o passeio
13. Encontro de V8 de Garibaldi
Outro evento impressionante que acontece em Garibaldi no Parque da Fenachamp e une amantes de carros com motor V8. E ainda: com música e food trucks da região. Eu que nem sou apaixonada por carros achei tudo muito divertido. Tinha cada carrão de cinema. E ainda deu para provar as comidinhas do trailler do Valle Rústico. Pode ter certeza que é um programa que surpreende. O Encontro de V8 acontece somente a cada dois anos em Garibaldi, normalmente na segunda semana de outubro. Para saber mais e se ligar das datas, visite www.hpv8clube.com.br
14. Valle Rústico e a gastronomia de Rodrigo Bellora
Acho que o Chef Rodrigo Bellora foi um dos primeiros a dar um toque diferente nas opções gastronômicas da região. Fugiu do óbvio com muita elegância, rusticidade e valorizando os produtos orgânicos e os vinhos da região. Além do restaurante, hoje o Valle Rústico também tem um trailer (com comidinhas de food truck), oficinas de gastronomia e um serviço de entrega de orgânicos de sua horta.
→ Via Marcílio Dias, Garibaldi (Vale dos Vinhedos) | Tel: (54) 3067 1163 | (54) 8123-0080
→ Leia aqui opost do Café Viagem sobre o Valle Rústico
→ Leia aqui o post mais recente do blog sobre o almoço no Valle Rústico

O start do Menu harmonizado no Valle Rústico

A área verde do restaurante Valle Rústico, reserve um tempinho para curtir
15. O Parque o restaurante da Fenachamp
Talvez este seja o motivo mais turistão, mas não posso deixar de admitir que achei o parque lindo. E o restaurante está dentro dele e serve bufê de pratos típicos e sobremesas, recebendo muitos grupos de visitantes. E o restaurante tem um grande atrativo: o almoço é servido até as 16h, coisa rara na região. Minha sugestão é pegar uma mesa ao lado das janelas e curtir o visual do parque. Prove: o pernil suíno (fantástico), a abóbora caramelada e, é claro, o capeletti servido à mesa e o sagu com creme. Ah, visite também o memorial italiano do parque. E para quem quiser conferir a festa do espumante brasileiro, em 2017 ela vai acontecer de 5 a 29 de outubro.
→ Sobre o restaurante : RS 470, Km 56.5 Parque Fenachamp | www.facebook.com/restfenachamp
→ Sobre Fenachamp : www.fenachamp.com.br

a área arborizada com lago ao redor do restaurante Fenachamp

A dica: pegue uma mesa ao lado da janela restaurante Fenachamp
16. A festa da Fenachamp
Foi só em 2017 que fui conhecer a famosa festa do espumante, a Fenachamp. Tinha outra ideia da festa. É linda e muito elegante. Maravilhosa, com ambientes bem decorados de mais de 23 vinícolas, além dos espaços de comidinhas e da boa música. Dizem que o espírito e decoração da festa mudou muitos nas últimas edições. Aviso: a festa só acontece de dois em dois anos. Próxima edição só em 2019, de 3 a 27 de outubro! Programe-se.
→ Leia aqui o post com roteiro para aproveitar Garibaldi durante a Fenachamp
→ E neste post conto como é a Fenachamp
17. A Devorata
Aqui em casa somos a-pai-xon-ados pelas trufas e chocolates da Devorata. Impossível não ir a Garibaldi e não provar ou visitar a loja que fica em frente à Cooperativa Vinícola Garibaldi. Desde 2019, a loja também é fábrica e é possível acompanhar a produção dos chocolates caseiros.
18. A Tabacaria Benvenuto
Um lugar muuuito fofo , bem decorado e gostoso para almoçar ou jantar, ou simplesmente beber algo à noite. Comidinhas bem feitas e drinks, idem! Prove: o spritz, a tábua de carnes uruguaias e o molho barbecue caseiro. Fica na rua Dante Grossi, 249, Centro.
Fanpage: facebook.com/tabacariabenvenuto
19. Bar da Sabedoria
O pequeno bar peculiar existe desde 1980. É bar de pinga e cerveja, bar de conversa em plena Capital do Espumante. O nome é bom e o proprietário, uma simpatia. Vale a visita. O local faz parte do roteiro turístico “Passadas” que traça um caminho a pé pelo patrimônio histórico e arquitetônico de Garibaldi.
→ Leia aqui o post sobre o Bar da Sabedoria no blog
20. As pessoas
Esse é um dos grandes motivos. Talvez, o principal. O garibaldense tem orgulho de sua história, de suas famílias, de sua terra e não mede esforços para encantar quem a visita. É um povo trabalhador, carismático, gente que dá vontade de abraçar forte.

Francisco e Natalina Vaccaro

Odete Bettu do Osteria Della Colombina
E ainda tem ao incrível Hotel Mosteiro São José , os cafés, a padaria da Justina, a nova Rota Cinematográfica da cidade que estou louca para fazer e o novidade mais recente de Garibaldi: a Piccola Garibaldi. cidade miniatura que foi instalada na Praça Loureiro da Silva.
Enfim, a lista de motivos poderia ser maior, mas deixo para o leitor descobrir suas razões particulares para visitar e se encantar com Garibaldi.
Via Orgânica
Eu ainda não fiz mas quero percorrer a Via Orgânica. Um roteiro de Garibaldi lançado no final de outubro de 2016 e é um dos primeiros do Brasil com essa temática. Ao todo, são dez empreendimentos de Garibaldi ligados à produção agroecológica. A Família Mariani e o Valle Rústico fazem parte da rota.
→ Saiba mais sobre este roteiro em www.turismogaribaldi.com.br/rotas-atrativos/via-organica

Via Orgânica de Garibaldi – Sítio do Celo. Foto divulgação | Slovinscki Fotografia
—–> E você, tem algum motivo que não está nesta lista?
Escreva nos comentários deste post e aumente a vontade de visitar ou voltar a Garibaldi !

Um brinde a Garibaldi !
De tão apaixonada que sou por Garibaldi, em 2017 ganhei uma homenagem linda da cidade :
o título de EMBAIXADORA DE TURISMO DE GARIBALDI !!!!!

O post se despede com a imagem linda dos Vinhedos da Don Laurindo
MAIS DICAS PARA CURTIR GARIBALDI
ONDE FICAR:
HOTEL CASACURTA– post novo após restauranção dos quartos
HOTEL CASACURTA – experiência romântica
Dall’Onder Ski Hotel
O QUE FAZER EM GARIBALDI:
16 motivos para se apaixonar por Garibaldi
Roteiro fim de semana em Garibaldi
ONDE COMER EM GARIBALDI
Onde comer em Garibaldi – mais de 10 lugares para ser feliz
HOSTARIA CASACURTA – 5 motivos para provar
OSTERIA DELLA COLOMBINA – os encantos da Estrada do Sabor
VALLE RÚSTICO – COZINHA DA NATUREZA
POST ÍNDICE TODOS AS NOSSAS DICAS DA SERRA GAÚCHA
VINHOS E VINÍCOLAS:
10 vinhos e espumantes para degustar em Garibaldi
VINHOS VACCARO E GASTRONOMIA – na Estrada do Sabor
COOPERATIVA GARIBALDI – VISITA E DEGUSTAÇÃO O BAR DA SABEDORIA
Espumante Biodinâmico – lançamento
Dica de guia e motorista pra turistar em Garibaldi e arredores
ROTA ESTRADA DO SABOR
ESTRADA DO SABOR E CAMINHADA DA VINDIMA
EVENTOS IMPERDÍVEIS EM GARIBALDI
NATAL BORBULHANTE – A FESTA DE NATAL EM GARIBALDI
FENACHAMP – tudo sobre a festa e roteiro para aproveitar Garibaldi
GARIBALDI VINTAGE – UMA FESTA ÍMPAR
MAIS DICAS DA SERRA GAÚCHA NO CAFÉ VIAGEM
GUIA VALE DOS VINHEDOS, BENTO GONÇALVES E ARREDORES
GUIA SERRA GAÚCHA – TODOS AS NOSSAS DICAS DA SERRA GAÚCHA
Informações sobre Garibaldi, consulte também o site da Secretaria de Turismo: www.turismogaribaldi.com.br
*O Café Viagem fez parte do roteiro de Garibaldi citado acima como turista (pagando do seu próprio bolso) e outra parte como blogueira convidada do Turismo de Garibaldi.
Gabi | 09/11/2016
|
Ale, me convenceu! Vou fazer uma visita a Garibaldi assim que possível. Morar em POA e não prestigiar essas belezocas tão pertinho é um pecado!
Grande abraço e parabéns pelo lindo trabalho aqui no blog!
Magali Tasca | 10/11/2016
|
Minha Garibádi, sai há tanto tempo que me deu tanta saudade ao ler este post! Sim Garibáldi é tudo isso e muito mais… as estradas do interior te levam a lugares belíssimos, simples, bucólicos! Parabéns pelo texto, me deu saudade e vontade de voltar!
leticia | 10/11/2016
|
Ha milhares de motivos para vir visitar minha cidade amada
Daniel | 10/11/2016
|
A última é tão verdade que eu casei com uma… hahahaha
belo texto
Manoela | 10/11/2016
|
Garibaldi é o máximo!!!
A revitalização da Buarque de Macedo ficou linda, o Garibaldi Vintage se supera a cada edição, o Bar do Joe é praticamente a segunda casa dos garibaldenses, a comida da cidade é maravilhosa (o xis – hamburguer – de Garibaldi é o melhor de todos – principalmente no Chopin e Conzatti).
Apenas uma correção: o encontro de V8 acontece somente a cada dois anos. :(
Linda matéria! :D
Edite | 10/11/2016
|
Cada vez mais linda e importante, minha cidade natal. Quando saí de lá, não tinha tanta coisa. Tenho orgulho de ter nascido e morado lá até meus 16anos
Eliane Leal Pires | 10/11/2016
|
Passeio de Tim Tim… Importante é olhar…
Mascates, tropeiros, religiosos, artesãos, ferreiros; italianos, franceses, sírio-libaneses…O florescimento do comércio em uma das principais estradas do sul do país, a Buarque de Macedo, fez com que o centro se tornasse rico e luxuoso. Grandes casarões de alvenaria, em um total de 34 prédios, construídos nos meados de 1900, ornamentados com os mais delicados detalhes, destacando-se as figuras infantis e femininas.
O passeio é feito com acompanhamento de um condutor de turismo local e pode ser feito a pé ou com um caminhão de guerra adaptado ao qual foi dafo o no e de Tim Tim,para o transporte de turistas com capaA pé, de carro, de Tim Tim… Importante é olhar…
Mascates, tropeiros, religiosos, artesãos, ferreiros; italianos, franceses, sírio-libaneses…O florescimento do comércio em uma das principais estradas do sul do país, a Buarque de Macedo, fez com que o centro se tornasse rico e luxuoso. Grandes casarões de alvenaria, em um total de 34 prédios, construídos nos meados de 1900, ornamentados com os mais delicados detalhes, destacando-se as figuras infantis e femininas.
O passeio é feito com acompanhamento de um condutor de turismo local e pode ser feito a pé ou com um caminhão de guerra adaptado para o transporte de turistas com capacidade de 40 lugares. Cabe ressaltar que esse passeio também pode ser feito a noite, pois todos os prédios têm iluminação especial.cidade de 40 lugares. Cabe ressaltar que esse passeio também pode ser feito a noite, pois todos os prédios têm iluminação especial.
Antonio | 10/11/2016
|
E o Tio Ari onde fica ???
André | 15/11/2016
|
Parabéns, lindo post falando da nossa cidade. Realmente Garibaldi e um lugar harmônico e de gente feliz.
Visite Garibaldi, faça parte você também desta história! Abraço!
joseane | 27/11/2016
|
Cidade maravilhosa de pessoas encantadoras ..Terra onde nasci e resido orgulho de ser daqui … em especial ao pessali e a família vaccaro pessoas maravilhosas e que nós recebem sempre muito bem …muito obrigado a dedicação de todos por fazer de nossa cidade cada dia melhor
Iva | 08/01/2017
|
Sim, faltou falar sobre a Mansão Mazzini, embora desativada, vale uma olhada, sou apaixonada pela arquitetura da casa.
Alexandra Aranovich | 09/01/2017
|
Olá Iva
Sim, a casa é linda. Vou incluir a foto dela no post. Na verdade, acho ela está no roteiro As Passadas e no passeio do Tim Tim.
Beijos
Alexandra
Viviane | 05/02/2017
|
Olá, venha visitar nosso cafe Dolce Mattina em Garibaldi ,
Somos referência na serra !
Será bem vinda !
Abraços
Viviane e Fabio
Alexandra Aranovich | Autora | 10/02/2017
|
Oi Viviane
Em breve vou vistar sim! Estarei por aí no próximo Garibaldi Vintage.
Beijos
Alexandra
Pingback:Onde ir no feriado de sete de setembro - As Passeadeiras | 05/09/2017
|
Luciano Dahlke | 01/10/2017
|
Adoramos as dicas. Iremos para Garibaldi no próximo feriado. Sensacional!!!
Alexandra Aranovich | Autora | 02/10/2017
|
Oi Luciano
Obrigada. Aproveitem também a Fenachamp, dá uma olhada na programação. E tem uma dica nova para curtir à noite: a Tabacaria Benvenutto. Fui semana passada e adorei.
Abraços
Alexandra
Fabio Amorim | 29/01/2018
|
Excelente post!
Estou programando viagem para a região. Se me permite a sugestão, poderia apenas dar estimativa de preço dos restaurantes que frequentou. Fiquei muito interessado em conhecer alguns mencionados, mas estou com medo do cardápio, haha!
Alexandra Aranovich | Autora | 29/01/2018
|
Oi Fábio
Estive por lá neste fim de semana, então posso falar uma média de preço;
No Primo Camilo gastamos ao casal com vinho de R$ 70 (Mario Geisse chileno) por volta de R$ 170
Tabacaria Benventto não vai sair mais de R$ 60/70 por pessoa
Osteria della Colombina e Vaccaro, por volta de R$ 65 por pessoa
Osteria Casacurta, por volta de R$50 a 100 reais (com bebida) por pessoa
Ajudei?
Abraços
Alexandra do Café Viagem
LUISA DEMUTH | 08/10/2018
|
oLÁ, aLEXANDRA!! cOMO FICAM AS ATRAÇÕES E A CIDADE DE GARIBALDI DURANTE AS FESTAS DE FIM DE ANO? aMO SEU SITE!
Antonio | 06/09/2019
|
Boa parte dos lugares conhecemos, minha esposa e eu, e iremos voltar em setembro ainda. Mas a vinicola milantino foi um desasTre fomos primeiro iGNoRados pela recepcionista e depois quando a mesma resolveu nos atender foi pessimo. Sorte que logo adiante fica a don laurindo que alem dE otimos vinhos tEM um atendimento EXCELENTE ( QUE INCLUSIVE FAZ COM QUE A GENTE COMPRE INCLUSIVE O QUE NÃO PRECISA).
Alexandra Aranovich | Autora | 23/09/2019
|
Nossa, que pena. Tomamos um vinho da Milantino esses dias TOP.
Abraços
Alexandra Aranovich
carlos ribeiro | 16/09/2019
|
Definitivamente o melhor site p se achar inf de Garibaldi até agora. muito bem explicado e com devida sinceridade das opções. seu trabalho é maravilhoso e nos guia por uma viagem de sentimentos e sabores antes mesmo de chegarmos a Garibaldi. seu post só fez aguçar minha vontade. obrigado por cada minuto q vc se dedicou a ele.
Alexandra Aranovich | Autora | 23/09/2019
|
Nossa, Carlos, adorei o comentário! Obrigada, tenho mesmo um carinho especial por Garibaldi na serra gaúcha.
Grande abraço e venha para Garibaldi na Fenachamp
Alexandra do https://cafeviagem.com/
suellen | 13/01/2020
|
Boa tarde. obrigada pelas dicas maravilhosas. infelizmente terei que escolher entre visitar a cooperativa garibaldi ou chandon. qual escolheria?
Alexandra Aranovich | Autora | 13/01/2020
|
Oi Suellen
São escolhas bem diferentes. A Cooperativa Garibaldi é no centro da cidade, bem fácil acesso. É uma vinícola local, com história da região, bons vinhos e espumantes. A Chandon é uma empresa internacional e de muito respeito. Tem que agendar antecipadamente a visita.
Abraços
Alexandra do https://cafeviagem.com/