15 comidas típicas da serra gaúcha que você precisa provar

(Comidas típicas da serra gaúcha – série Amo Serra Gaúcha) 

“Amo Serra Gaúcha” é uma série especial do blog Café Viagem que traz eventos, novidades e notícias fresquinhas da serra gaúcha do Rio Grande do Sul. Para quem quiser dicas e roteiros, sugiro conferir também o nosso post índice com tudo sobre serra gaúcha , o Podcast Amo Serra Gaúcha e o perfil no Instagram @amoserragaucha. 

Roteiro Gastronômico: 15 comidas típicas da serra gaúcha

A lista com mais de 15 comidas típicas da serra gaúcha que você precisa provar foi feita com muito carinho e sabor. Pratos e iguarias que você precisa provar muito antes de morrer… de fome! Afinal, nada se compara ao prazer de comer bem nesse destino que amamos. A gastronomia da serra gaúcha é rica em especialidades alemãs, italianas, suíças e em ingredientes coloniais e orgânicos.

comida tipica serra gaucha

Massas, galetos e polentas normalmente são o carro-chefe e não podem faltar nos fartos bufês ou cardápios dos restaurantes da serra gaúcha. Outro campeão de audiência na hora da fome são os fondues, muito procurados por turistas e casais apaixonados. As delícias de um bom café da manhã ou café colonial também aguçam os paladares, como cucas, chimias, pão colonial e grostoli. Confira a seguir a lista com mais de 15 comidas típicas para provar na serra gaúcha. De pratos salgados a doces, incluindo, é claro, um bom vinho e espumante da serra.

cuca serra gaúcha
cuca, uma iguaria da serra gaúcha

Comidas típicas da serra gaúcha para provar, brindar e e lamber os dedos

1. GALETO

O galeto faz parte da refeição típica das colônias italianas. É o carro chefe de muitos restaurantes como DiPaolo, Nonno Mio, Mamma Mia, entre outros. Normalmente é servido com uma farta sequência de pratos que inclui polenta, massas, salada de maionese e  radiche. A propósito, o galeto é considerado um dos três principais pratos do Rio Grande do Sul, juntamente com o carreteiro e o churrasco.

Sua origem vem vem das passarinhadas preparadas pelos imigrantes em dias de festa. Com a proibição da caça aos passarinhos, o galetinho foi a opção eleita pelos colonizadores. O segredo está no tempero de cada cozinheiro.

Onde provar galeto na serra gaúcha:

Casa Di Paolo, Mamma Mia, Del Filippi, Nonno Mio, Giordani, Galeteria Alvorada, Nona Ludia, Casa Angelo

onde comer no Vale dos Vinhedos
o clássico galeto do Di Paolo

2. CAPELETTI  OU AGNOLINE

A sopa de capeletti (ou Agnoline como falam os gringos) é outra iguaria dos imigrantes italianos. Aliás, na Itália, o capeletti é patrimônio gastronômico, sabia? Trata-se de um caldinho delicioso(brodo) servido com massa recheada de carne ou galinha. Indispensável em dias e noites frias!

Onde provar sopa de capeletti na serra gaúcha: 

Osteria della Colombina (Garibaldi), Hostaria Casacurta (Garibaldi), Casa Di Paolo (Gramado, Garibaldi, Caxias e POA), Nona Ludia (Caminhos de Pedra), Del Filippi (Garibaldi), Famiglia Veadrigo (Flores da Cunha), Dona Adélia (Otávio Rocha), Restaurante Maria Valduga (Vale dos Vinhedos)

comida tipica serra gaucha

3. POLENTA

A polenta é mais um prato típico da culinária italiana trazida pelos imigrantes. É preparada nas versões mole, frita ou na chapa. Sua base é a farinha de milho. A polenta é um prato tão popular na serra gaúcha que em Monte Belo do Sul acontece o Polentaço, evento que celebra o legado gastronômico trazido pela colonização italiana na região. A festa acontece na praça da cidade com o preparo de uma polenta de 800 quilos para toda a comunidade.

Onde provar polenta na serra gaúcha: 

Polentaço de Monte Belo do Sul, Addolorata em Bento Gonçalves, Andrea em Caxias do Sul e Casa Di Paolo (Gramado, Garibaldi, Caxias e POA), Real Brunetta

+ Tem receita de polenta da serra gaúcha neste post do Café Viagem

Dia do Vinho na Serra Gaúcha
Polentaço Monte Belo do Sul. Foto divulgação Crédito: Cristiano Cangussu, divulgação

4. FONDUE

Um gostinho de Suíça na serra gaúcha. O fondue é o prato mais celebrado no inverno. Combina com noites românticas. Servido em muitos restaurantes de Gramado nas versões de queijo, carne e chocolate. Ah, já provei até na versão doce de leite! Contudo, encanta mais os turistas do que os próprios moradores locais. A grande dica é não ir ao encontro do fondue com pressa. Afinal, o ritual de mergulhar o pão no queijo, a fruta no chocolate ou fritar a carne e escolher o molho (e são vários!), requer conversas, amigos ou um clima romântico.

Onde provar fondue na serra gaúcha: 

Chez Lyz Blanc (Canela), Belle du Valais e Swiss Cottage (Gramado).

No Vale dos Vinhedos, no Chamonix.

fondue Gramado

5. CUCA

Sentindo falta de iguarias alemãs nessa lista? A cuca é a campeã do café da manhã e café colonial na serra gaúcha. Uma espécie de bolo com farofinha doce (em alemão kuchen) em versões com ou sem recheio como uva, morango, doce de leite, banana, entre outros.

Onde provar cuca na serra gaúcha: 

Na estrada: na Casa das Cucas e em Presidente Lucena. Nas festas da Gastronomia alemã no Rio Grande do Sul. Em Vila Flores na Villa do Pão. Em Nova Petrópolis no Café da Aldeia do Imigrante. E ainda: em Gramado na Praça das Etnias onde os colonos ser revezam fazendo pães e cucas.

Em Bento Gonçalves, no Vitiaceri Cucas no roteiro Caminhos de Pedra.

Nos cafés da manhã dos hotéis Casacurta, Alpestre, Casa da Montanha, Petit Casa da Montanha, Parador Casa da Montanha, Serra Azul, Laghetto, Dall’onder.

comida típica serra gaucha
Cuca e pão colonial na Praça das Etnias em Gramado

6. ALMOÇO ALEMÃO

E falando em culinária alemã, não podia faltar o eisbein, o tradicional joelho de porco e todos os seus acompanhamentos que, particularmente, gosto mais do que o joelho: Salsicha Bock, salada de batata, bolinho de aipim ou batata, chucrute, spätzle e o schnitzel, entre outros

Onde comer almoço típico alemão na serra gaúcha:

Colina Verde e Unser Haus em Nova Petrópolis, Ritta Hoppner e Festa do Colono em Gramado e  Dheinhaus em Presidente Lucena

Comida alemã na serra gaúcha: 7 endereços para favoritar

Colina Verde
almoço alemão no restaurante Colina Verde em Nova Petrópolis

7. APFELSTRUDEL 

E já que falamos de comida alemã, não podia faltar o doce mais famoso da serra gaúcha junto com o sagú, o apfelstrudel. Ou, a famosa torta de maça alemã em inúmeras receitas espalhadas por cafés e restaurantes da serra gaúcha. Escolha a sua preferida.

Onde comer apfelstrudel na serra gaúcha:

Castelinho Caracol (Canela), Casa do Colono ou na Praça das Etnias nos pães dos Colonos (Gramado), Unser Haus (prove o strudel com ricota!! Nova Petrópolis), Schnitzelstubb (Canela), Hotel Serra Azul (café da manhã), Hostaria Casacurta (Garibaldi) e Empório Canela.

apfeltrudel Castelinho Caracol
apfeltrudel do Castelinho Caracol

8. SAGU 

E se falamos de Apfelstrudel e sobremesa, arrisco-me a dizer que o sagu é o doce mais popular da serra gaúcha. Em versões feitas com vinho, com suco de uva e com uva. E sempre acompanhado de um creminho de baunilha. Você encontra sagu no cardápio de muuuuitos restaurantes que servem comida típica italiana.

Onde comer sagú na serra gaúcha:

Galeto Di Paolo, Dona Adélia (Otávio Rocha), sagu de morango e moscatel da Vinhos  Cristofoli

sagu no Dona Adelia em Otavio Rocha

9. CHOCOLATE

Impossível pensar na cidade de Gramado sem associá-la ao chocolate. A fama da produção de chocolates caseiros iniciou na década de 70. A Prawer foi a pioneira na fabricação da iguaria. Seu fundador trouxe de uma viagem à Bariloche a ideia de produzir chocolates de forma artesanal em Gramado. Hoje, além das inúmeras lojas e fábricas especializadas, a região tem até espaços temáticos sobre o chocolate.

Onde comer chocolate na serra gaúcha:

A rama é um clássico da Prawer. Recomendo fortemente o chocolate quente da Caracol. Muitos locais também fazem sorvete e até um mini fondue.

Em contrapartida, nem só de Gramado vive o chocolate da serra gaúcha. Em Garibaldi ou no Vale dos Vinhedos, não deixe de provar as trufas da Devorata. Minhas favoritas.

comidas típica serra gaucha
chocolate quente, amo!

10. CAFÉ COLONIAL

Do café matinal do colono – que precisava ser reforçado – surgiu o café colonial que antigamente servia também como refeição aos viajantes do Sul do Brasil em locais onde não havia hotéis e restaurantes. Na época, eram os colonos que atendiam esses viajantes com alojamento e uma refeição ao estilo germânico. Com o tempo, o café colonial se tornou uma das mais autênticas tradições da cultura e da cozinha alemã. À mesa, cucas, pães caseiros, apfelstrudel, geleias, nata, queijo, salame, waffles e bebidas quentes. 

Onde provar café colonial na serra gaúcha:

Coelho Café Colonial ou Café Colonial Bela Vista em Gramado e Opa’s Kaffeehaus em Nova Petrópolis. Ou no Filó de Vila Flores.

café colonial Gramado
café colonial Gramado no Coelho

11. CHURRASCO

Churrasco é paixão nacional. Mas como estamos no Rio Grande do Sul, a serra gaúcha também faz juz ao bom assado na brasa. Grande parte dos restaurantes da serra gaúcha faz o estilo churrascaria com sequência de carnes e bufê. Mas se a fome não for de leão, tem lugares que servem excelentes pratos de carne em porções a la carte como o Malbec de Gramado.

Onde comer churrasco na serra gaúcha:

Em Canela no Churrascaria Garfo e Bombacha, no Bêrga Motta (aos domingos). Em Gramado, Malbec. Farroupilha no Real Brunetta.

Em Cambará do Sul, nos cânions, no maravilhoso Parador Cambará do Sul.

comida tipica serra gaucha
Churrasco no Garfo e Bombacha

12. GROSTOLI

Talvez para os mais urbanos, o Grostoli é a famosa Cueca Virada. Mas na serra gaúcha, é grostoli e ponto final. Ótimo acompanhamento para café preto e chimarrão. Servido em cafés da manhã de hotéis.

Onde comer grostoli na serra gaúcha:

O melhor Grostoli que provei da serra gaúcha foi no Garibaldi Vintage da Odete Bettu da Osteria della Colombina. Não tem igual. Vá ao próximo Vintage e prove! Desde 2022, Garibaldi também realiza o Festival do Grostoli em abril.

comidas típicas serra gaúcha
Grostoli da Osteria della Colombina no Garibaldi Vintage

13. MASSAS CASEIRAS

Quem resiste a um bom prato de massa? E na Serra Gaúcha muitas “nonnas” seguem enrolando as massas e fazendo suas receitas. Aliás, muitos locais ainda oferecem as massas caseiras e artesanais, do tortéi ao spaghetti, do gnocchi a um bom ravioli recheado.

Onde comer massa caseira na serra gaúcha:

Cantina Pastasciutta, Mamma Gema, Hostaria Casacurta , Primo Camilo, Osteria della Colombina, Casa Olga.

Hostaria Casacurta Garibaldi
ravioli de vitela com molho funghi da Hostaria Casacurta em Garibaldi

14. CHIMARRÃO OU MATE

Símbolo do Rio Grande do Sul, o chimarrão (mate ou chimas) também é muito apreciado em toda a serra gaúcha. Um costume que está nas manhãs e tardes na roda de amigos, varandas e conversas. Tem que provar. A bebida quente à base da erva mate verde faz parte da cultura do gaúcho e dos hermanos argentinos e uruguaios.

Onde provar o chimarrão na serra gaúcha:

Muitos hotéis oferecem a bebida. O restaurante Garfo e Bombacha tem até uma aula sobre chimarrão antes da Noite Gaúcha. Mas nenhum local melhor para provar ou comprar o seu kit de chimarrão e erva como a Matería Capitão Rodrigo em Gramado no Largo da Borges. Trata-se do primeiro local que oferece degustação de chimarrão e ervas.

Instagram Matería: @materiacapitaorodrigo

Materia Capitão Rodrigo
Matería Capitão Rodrigo – lugar para provar um bom chimarrão em Gramado

15. VINHOS E ESPUMANTE

Opa, não era uma lista de comidas típicas da serra gaúcha? Bem, é que muitos dos pratos acima ficam ainda melhores com os vinhos e espumantes da serra gaúcha. Harmonize, brinde e não conte calorias para não voltar da viagem sem ter o que contar, certo? Prove os espumantes, os vinhos brancos e rosés. E o nosso Moscatel com sobremesa. E os tintos, principalmente da uva Merlot.

Onde tomar vinho e espumante na serra gaúcha:

Nos roteiros de enoturismo e vinícolas do Vale dos Vinhedos, Bento Gonçalves, Pinto Bandeira, Garibaldi, Monte Belo do Sul, Farroupilha, Flores da Cunha. Veja neste post uma lista de vinícolas. E nos eventos como Fenachamp, Fenavinho, Wine South America, Garibaldi Vintage, Avaliação Nacional 

Casa Valduga Vale dos Vinhedos
Restaurante da Casa Valduga no Vale dos Vinhedos

OUTRAS COMIDAS TÍPICAS DA SERRA GAÚCHA PRA PROVAR:

  • SUCO DE UVA
  • FORTAIA: tipo de omelete feito com linguiça (ou salame) e queijo colonial. 
  • PINHÃO 
  • CHIMIA ( ou Schmier) – geleias ou doces de fruta com uva, de framboesa, de laranja, figo, enfim, prove todas as caseiras e coloniais.
  • SALAME
  • PÃO COLONIAL
  • QUEIJO COLONIAL
  • QUEIJO SERRANO (Campos de Cima da Serra)
  • MENAROSTO em Otávio Rocha ou Flores da Cunha / ou no almoço do Parador Cambará do Sul aos domingos
  • PIEN 
  • FILÉ PARMEGIANA – clássico em Caxias ou Farroupilha
  • ENTREVERO – comida do sul do Brasil com origem nos tropeiros (servida na região de Campos de Cima da Serra)
filé parmegiana, um clássico nos restaurantes de Caxias do Sul e Farroupilha. O da foto é o filé do Butelinho

>>> E você? Tem um prato, bebida ou comida típica da serra gaúcha que provou e não está nesta lista?

Comente, dê a sua dica!

ORGANIZE SUA VIAGEM PARA SERRA GAÚCHA

—– RESERVE O SEU HOTEL: BOOKING.COM
—– ALUGUE SEU CARRO: RENTCARS
—– PASSAGENS AÉREAS PROMO  encontre seu voo para Rio Grande do Sul
—– GUIA SERRA GAÚCHA
post índice com todas as dicas do destino no Café Viagem
—– GUIA GRAMADO COM CRIANÇAS

Quer mais dicas de comidas típicas da serra gaúcha?

>> Ouça aqui o nosso PODCAST AMO SERRA GAÚCHA com dicas de comidas típicas

Veja mais Roteiro Gastronômicos Serra Gaúcha no Café Viagem

Onde comer no Vale dos Vinhedos – mais de 12 endereços gourmets imperdíveis da rota

Open Lounge da Cave Geisse em Pinto Bandeira

Onde comer em Garibaldi   cidade vizinha de Bento Gonçalves e com opções im-per-dí-veis

Restaurante Vinícola Luiz Argenta (Flores da Cunha)

Barlavento – paraíso dos morangos e sobremesas em Caixa do Sul, início da estrada da Rota do Sol

AMO SERRA GAÚCHA

Clique aqui e veja  todas as edições do Amo Serra Gaúcha Não deixe também de acompanhar o Amo Serra Gaúcha nas redes sociais.
Estamos no INSTAGRAM como 
@amoserragaucha  e FACEBOOK em facebook.com/amoserragaucha

Para Salvar no Pinterest: + de 15 comidas da serra gaúcha para provar

o que comer na serra gaúcha
Vinícola Larentis balanço

Oi, sou a Alexandra Aranovich

Autora do blog Café Viagem, criadora de conteúdo e sommelier. Degusto a vida entre vinhos, viagens e café da manhã. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo. Como posso te ajudar a degustar teu sonho?

Saiba mais sobre mim »

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Comentários:
Genilse pinheiro disse:

Muito bom!!!
Amei seu blog!

Oi Genilse
Muuuito obrigada! Conte com o Café Viagem pra seus futuros roteiros assim que tudo isso passar. E para dicas de vinhos.
Abraços
Alexandra do Café Viagem
https://cafeviagem.com

ROBERTO RAMOS disse:

TOdo esse montão de comidinhas, são muito gostosas, porém, engorda.
mesmo engordando, não deixo o salame curtino no vinho ficar em paz.
será que na outra geração eu era glutão? Acho que vou morrer gordo…

Tem que aproveitar né? Quem conta calorias em viagem volta sem ter o que contar! Lema do Café VIAGEM
ABS
ALEXNDRA

Lia Gonsalves disse:

Maravilhoso, amo nossa terra, costumes, comidas, chimarrão