Puxe uma cadeira, pegue um café e viaje com a gente!
 

Degustando o primeiro vinho brasileiro safra 2020: Wild Gamay Miolo

Vinho brasileiro safra 2020: degustando Wild Gamay Miolo, excelente exemplar da safra

Para enólogos da Associação Brasileira de Enologia (ABE), 2020 é a safra das safras. Ou seja, tudo indica que o Brasil está prestes a apresentar um vinho de qualidade superior. A mãe natureza ajudou, oferecendo um clima excepcional para os viticultores gaúchos. Início de março de 2020, visitei os vinhedos da pequena vinícola Orgalindo Bettú em Garibaldi e pude perceber o entusiasmo com a safra. Segundo o enólogo, o clima desértico exemplar – com falta de chuva, noites frias e dias quentes- ajudou na maturação plena.

“Agora, nós, enólogos, precisamos ter a sensibilidade e o conhecimento suficientes para gerar o melhor vinho com equilíbrio, sintonia”, destaca o presidente da Associação Brasileira de Enologia (ABE), Daniel Salvador.

Degustando o primeiro vinho brasileiro safra 2020:  Wild Gamay Miolo

E eu acabo de ter a honra de provar um vinho brasileiro safra 2020, tinto exemplar enviado pela Miolo, engarrafado ainda em março, primeiro vinho da safra 2020 a ser lançado da vinícola. Trata-se do novo Wild Gamay 2020 Miolo, sem adição de sulfito (S02 free), primeiro rótulo da vinícola desenvolvido com leveduras selvagens. Ou seja, vinho 100% natural.

Primeiramente, uma honra provar a safra da uva que vem sendo considerada por especialistas a melhor de todos os tempos no Brasil. Segundo, um prazer degustar essa uva não muito comum no Brasil, cultivada pela Miolo na Campanha Meridional (RS). A Gamay é casta estrela do vinho francês Beaujolais– uva tinta, nativa da região da Borgonha. Vinho jovem que fica pronto para o consumo aproximadamente dois meses após a colheita. É leve, frutado e fresco. O Wild Gamay Miolo tem essas características: tinto brilhante, extremamente aromático (muito morango, uma delícia no nariz). Em boca, leve, equilibrado, boa acidez. Um vinho jovem e descompromissado. Ideal para beber mais gelado.

O preço também é atraente: na loja do site da Miolo (loja.miolo.com.br) está por R$ 52,09 (valor em abril 2020).

vinho brasileiro safra 2020

Wild Gamay 2020 Miolo: um Vinho Vegano

O Wild Gamay 2020 é o primeiro do portfólio da vinícola Miolo a exibir o selo 100% vegano (The Vegan Society) e livre de alergênico. É elaborado a partir da fermentação espontânea com leveduras selvagens, naturais da própria uva Gamay. Mas pera aí… todo o vinho não é vegano?  Na verdade, grande parte dos vinhos passa por um processo de clarificação em sua elaboração. É um procedimento de purificação da bebida que pode conter substâncias tanto de origem mineral quanto animal. Esse agentes não permanecem no vinho. Contudo, o simples uso da proteína animal basta na legislação para excluir a bebida dos produtos veganos.

Sem adição de Sulfito – o que significa?

E o sulfito? Na elaboração do vinho, o SO2 é geralmente utilizado para previnir a oxidação do vinho e afastar bactérias. A pureza, com aromas originais e muitas vezes selvagens,  é o resultado final para produtores que não usam o SO2.

Seguindo o método ancestral de maceração carbônica de cachos inteiros, esse Gamay Miolo tem como grande diferencial a ausência de SO2 adicionado, que o torna único.

+ Wine Tour no Sertão – visita Miolo (Terranova)) no Vale do Rio São Francisco

Harmonizações

A novidade da Milo abre uma nova família de produtos voltada ao consumidor jovem e pessoas que, como eu, buscam também um vinho descomplicado, leve, frutado e  fácil de beber. Adoro! O Wild Gamay Miolo 2020 tem edição limitada de 12 mil garrafas. Segundo a Miolo, tem fácil harmonização com aperitivos, saladas, sopas, peixes, pizzas, carnes brancas e queijos, principalmente o do tipo Emmenthal. Estou louca para provar com pizza.

Vinho brasileiro safra 2020

Gostei muito do vinho. Tanto que depois de receber uma garrafa de presente da Miolo, fui para o site e comprei mais algumas. Pena que a Miolo não enviou um cupom de desconto para nossos seguidores e leitores. Quem sabe na próxima, né Miolo?

Enfim, excelente exemplar do que podemos aguardar dos próximos vinhos brasileiros safra 2020 ! Quem bom que pelo menos para o vinho brasileiro o ano do coronavírus está sendo positivo no aspecto de qualidade. E nós, como consumidores, podemos fazer a diferença também optando e ajudando o consumo de produtos locais, feitos pelo Brasil, não acham?

Wild Gamay Miolo

degustamos o novo Wild Gamay Miolo em casa, com maravilhoso bacalhau as natas

SAIBA MAIS

WILD GAMAY MIOLO
Vinícola Miolo, Serra Gaúcha RS
Uvas da região Campanha Meridional RS
Variedade Gamay
Colheita Manual
O vinho pode ser adquirido no site da Miolo: loja.miolo.com.br por R$ 52,09
(valor abril 2020)
Site: www.miolo.com.br

Análise sensorial:
Límpido, rubi de intensidade média, alta intensidade aromática e alta tipiciade trazida pelo procesos de macerando carbônica. Aromas de morango, goiaba e maça caramelada. Vinho de estrutura leve, equilibrado, agradável. Temperatura ideal de 10 a 12 graus Celsius

 

Mais dicas vinhos brasileiros e enoturismo no Café Viagem

Vinícola Casa Valduga – Vale dos Vinhedos

Pizzato Vinhas e Vinhos 

Wine Garden Miolo

Vinícola Courmayeur com experiência Cela da Cave

Toda a  experiência do Curso de Sommelier na Serra Gaúcha

Concurso de Espumantes Brasileiros 2019 

Destaques Vinhos Brasileiros na Feira Wine South America 2019

16 motivos para visitar a Capital do Espumante – cidade vizinha de Bento, Garibaldi

Passeio Rota Turística  Vale do Rio das Antas

Roteiro Vale dos Vinhedos de carro – vinícolas, onde comer e atrações

8 roteiros românticos na serra gaúcha

+ 15 comidas típicas para provar na serra gaúcha

Dicas do Vale dos Vinhedos e Bento Gonçalves – post índice

 

 

 RESERVE AQUI O SEU HOTEL OU POUSADA  EM BENTO GONÇALVES VALE DOS VINHEDOS 

Mais dicas da serra gaúcha

INSTAGRAM:
Procurando mais dicas da serra gaúcha?
Então acompanhe os perfis  @amoserragaucha e @cafeviagem no Instagram

PODCAST
Além do Instagram, temos uma série para ouvir em Podcast com muitas dicas do Vale dos Vinhedos e de toda a serra.
Veja todos os episódios que já foram publicados em www.cafeviagem.com/podcast-amo-serra-gaucha/

 

Compartilhar este Post
Escrito por

Muito prazer, sou Alexandra Aranovich, autora do Café Viagem - blog para quem acorda sonhando com a próxima viagem. Sou publicitária e sommelier pela ABS-RS. Acima de tudo, turista apaixonada por café da manhã, vinhos e experiências gastronômicas. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo.

Sem Comentários

DEIXE SEU COMENTÁRIO