Puxe uma cadeira, pegue um café e viaje com a gente!
 

Felicidade a bordo: passeio de Barco em Florianópolis, sul da Ilha

Passeio de Barco em Florianópolis, sul da Ilha – o melhor do nosso verão!

Um dos melhores momentos do meu verão foi curtir com a família o passeio de barco em Florianópolis, no sul da Ilha, a bordo do Charter do Barba Negra. Engana-se quem pensa que o Barba Negra é o barco pirata de Floripa – nenhuma relação com essa atração bem turística da região. O Barba Negra é um barco charmoso para poucos passageiros: até 10 pessoas. Foi restaurado pelo simpático casal Cati e Alexandre. Eles são gaúchos, mas moram em Garopaba (SC) há um tempinho com o casal de filhos gêmeos. Antes da pandemia, resolveram empreender na atividade náutica. Realizam passeios de pesca, turismo em geral, degustação de ostras e até de surf.

passeio de barco em Florianópolis

Cati,uma das proprietárias do Barba Negra

Embarque: passeio de barco em Florianópolis, sul da Ilha

O nosso ponto de partida, depois de tudo agendado e bem explicadinho por WhatsApp pela Cati, foi a praia central de Enseada do Brito. A propósito: quem está em Florianópolis pode tentar combinar a saída por Ribeirão da Ilha. Como partimos de Garopaba, a Enseada do Brito é a melhor opção para embarcar nessa aventura de um dia de barco em Florianópolis, no sul da ilha. 

A partir de Garopaba, pegamos a BR 101 em direção a Florianópolis. São 40 km até a Enseada do Brito onde o barco nos aguardava pontualmente às 9h. Bom saber: é um dia inteiro de passeio, das 9h às 17h.  E juro, passa muito rápido!

 

Barco Barba Negra Florianópolis

Charter Barba Negra aguardando o embarque na Enseada do Brito

  • Garopaba a Enseada do Brito – 40km
  • Florianópolis a Enseada do Brito – 30 km (mas como este trecho da estrada pega muito engarrafamento, sugiro iniciar o passeio em Ribeirão da Ilha)

As saídas são agendadas com antecedência, priorizando sempre as condições meteorológicas.

Passeio de barco em Florianópolis: o que levar

Levamos com a gente roupas de banho, dinheiro, protetor solar, casaco (no fim do dia faz frio, mesmo no verão) e repelente. Também levamos comes, carne para churrasco, bebidas, carvão e gelo. Tudo foi devidamente acomodado pela Cati que é muito organizada. Copos e utensílios para servir são oferecidos pelo barco.

Barba Negra charter Florianópolis

Duas viagens de bote pra levar as coisas até o barco

Café da manhã no Barco Barba Negra

Fomos recebidos com um caprichado café da manhã, incluso no passeio. O dia estava lindo e o passeio prometia. Ligamos nossa playlist no som e partimos navegando com o belo visual de mar e montanhas. 

passeio de barco em Florianópolis

Não acreditei nesse café no passeio de barco em Florianópolis – surreal!

Por onde navega o barco Barba Negra: nosso roteiro

Saiba que o Charter do Barba Negra não vai em alta mar – apenas se quem contratou deseja ir. Como a gente não queria sacudir, ficamos na baía sul, veja no mapa que sinalizei…

O barco navega nesta baia sul de Florianópolis

Existem vários roteiros para este passeio de barco em Florianópolis que pode ser organizado com a Cati e o Alexandre. Nós optamos por conhecer praias desertas (ideias em tempos de pandemia, certo?) e desembarcar em Ribeirão da Ilha para dar uma caminhada e comer uns petiscos e ostras. 

Para quem não sabe, Ribeirão da Ilha é uma região famosa pelas casinhas com arquitetura açoriana, pelo cultivo de ostras, águas calmas e pelo restaurante Ostradamus. Vale a pena dar uma caminhada, visitar a igreja e tirar fotos nas casinhas antigas coloridas. 

O  roteiro é combinado com antecedência, sempre priorizando o conforto da navegação. Por exemplo:

Vento Sul: navega no mar de dentro, Ribeirão da Ilha, Costeira, Praia do Sonho e algumas praias secretas ao sul da Ilha de Floripa.

Vento Nordeste: Praia dos Naufragados, Solidão, Pântano do Sul e Ilha do Papagaio.

Desembarque em Ribeirão da Ilha para uma volta e comes

Como já conhecíamos o Ostradamus, aproveitamos as dicas da Cati. Ela nos passou  vários locais em Ribeirão da Ilha para comer e até tomar um café. Nós optamos por comer camarão, ostras e caipirinha no Muqueca da Ilha que tem um astral bem gostoso e fica ao lado do famoso Ostradamus. 

+ Leia também: o que fazer em Ribeirão da Ilha , sul de Floripa

Ribeirão da Ilha de barco

Chegando em Ribeirão da Ilha pra provar ostras e outras delícias

O Muqueca da Ilha é mais despojado, ao ar livre, pé na areia e adoramos. Bem o que queríamos para aquele momento especial em família. Também faz parte do restaurante, uma casa antiga que vale a visita , parece um antigo armazém, uma volta ao tempo. Sem falar da bela fachada, toda restaurada.

A seguir, após uns petiscos, aproveitamos para comprar uns doces portugueses no Tens Tempo que levamos para o barco.

Chuva e churrasco no passeio

Infelizmente, nosso passeio contou com um imprevisto: chuva forte.. O capitão Alexandre nos passou toda a segurança e ficou um tempo ancorado em local seguro. Enquanto isso, aproveitamos para ouvir um som e beber vinhos que trouxemos a bordo. Para falar a verdade, até que foi divertido.

Logo que a chuva deu trégua e o céu começou a limpar, tomamos mais banhos no mar e fizemos um churrasco. A churrasqueira é montada pelo Capitão. Um cenário surreal para um churras, concordam? Lindo!

passeio de barco em Florianópolis

passeio de barco em Florianópolis


Pôr do Sol no passeio de barco em Florianópolis

Como tivemos chuva, ganhamos de presente mais tempo no barco e aproveitamos o entardecer no mar que foi lindo. E com o cafézinho que a Cati faz com biscoitos, o pôr do sol ficou ainda melhor. Que dia! Certamente, um dos melhores do nosso verão em Santa Catarina mantendo todos os cuidados que a pandemia exige.  

Super recomendo este passeio de barco em Florianópolis, no sul da ilha. Pra quem gosta de comer bem, mergulhar, andar de SUP e até curtir um wakeboard (o Barba Negra oferece esta atividade à parte). 

passeio de barco em Florianópolis

Quanto custa o passeio de Barco em Florianópolis do Barba Negra

O passeio de barco em Florianópolis para 8 pessoas custou R$ 1400 (valor que dividimos em duas famílias) – das 9h às 17h – valor em fevereiro de 2021.  Inclui combustível do barco, recepção com café da manhã, uso de 1 prancha de SUP e alguns minutos de “degustação” de wakeboard.

—–> Veja mais dicas : TUDO DE SANTA CATARINA NO CAFÉ VIAGEM

Se quiser ver fotos e vídeos do nosso passeio, tem um Destaque BARCO FLORIPA no perfil do Instagram @cafeviagem 
Agradecimentos a Daniela Sfoggia que passou essa dica maravilhosa pra gente!


SAIBA MAIS

Charter Barba Negra
Aluguel e Passeio de Barco em Florianópolis sul da Ilha
Instagram @canalaventura1-

Contato Cati e Alexandre:  (48) 99116 5470

 

 

**Ajude o Café Viagem a seguir dando boas dicas**
Como? Reserve pelos nossos links 

Planeje sua viagem usando links dos parceiros do Café Viagem. Se fizer sua reserva através dos links abaixo, ganho uma pequena comissão. E você não paga a mais por isso e ainda me ajuda a seguir dando boas dicas e roteiros no blog.

—– HOTEL E POUSADA EM FLORIANÓPOLIS COM ATÉ 50% OFF: PESQUISE AQUI 

—– ALUGUE CARRO EM SANTA CATARINA : FAÇA AQUI A SUA BUSCA

—– PASSAGENS AÉREAS PROMO: encontre melhores preços para voo SANTA CATARINA

—– ALUGUEL TEMPORADA NO AIRBNB: Cupom com crédito de até R$ 300 para usar na sua primeira reserva

DICAS DO CAFÉ VIAGEM NAS REDES SOCIAIS – ACOMPANHE!


+ Dicas de Santa Catarina no Café Viagem

Florianópolis: Santo Antônio de Lisboa – o que fazer 

Florianópolis: Ribeirão da Ilha da Ilha, o que fazer

Enoturismo: Top 8 vinícolas para visitar em Santa Catarina

Garopaba:  Trilha da Pedra Branca

Onde Comer em Garopaba, Praia do Rosa e arredores

Dicas gerais da praia do Siriú, Garopaba, Ferrugem, Barrinha e Rosa

Trilha Silveira Garopaba

Nossa visita ao Parque Beto Carrero World

Conhecendo o vinho da uva Goethe de Urussanga, Santa Catarina

Cascata Encantada em Paulo Lopes: natureza e diversão com boa estrutura

Compartilhar este Post
Escrito por

Muito prazer, sou Alexandra Aranovich, autora do Café Viagem - blog para quem acorda sonhando com a próxima viagem. Sou publicitária e sommelier pela ABS-RS. Acima de tudo, turista apaixonada por café da manhã, vinhos e experiências gastronômicas. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo.

Sem Comentários

DEIXE SEU COMENTÁRIO