Santo Antônio de Lisboa

Santo Antônio de Lisboa: bairro histórico e gastronômico de Floripa

Santo Antônio de Lisboa é um bairro e praia de Florianópolis, Santa Catarina. Diga-se de passagem, um dos bairros mais antigos. Sabia que Santa Catarina começou aqui? E isso é visível na arquitetura açoriana das casas. O lugar é pequeno e repleto de bons restaurantes e da história da imigração de açoriana. Junto com Sambaqui e Cacupé, Santo Antônio de Lisboa forma um distrito.

Roteiro Santo Antônio de Lisboa: o que fazer, onde comer

Como chegar de carro em Santo Antônio de Lisboa 

Quem vem do Centro de Florianópolis deve seguir pela Avenida Beira-Mar Norte e entrar na SC-401. Santo Antônio fica na mesma direção das praias de Jurerê e Canasvieiras. Após alguns quilômetros (em torno de 15 km a partir do centro) você vai ver a sinalização para Santo Antônio de Lisboa, sendo necessário entrar na SC-401 e virar à esquerda embaixo do viaduto. Depois, siga em direção ao mar.

Tem praia em Santo Antônio?

Cacupé, Sambaqui e Santo Antônio não são praias procuradas para banho. Aliás, são praias com faixa de areia estreita, mais para pesca, sem ondas. De quebra, com uma areia nada aprazível. Em contrapartida, a região compensa com o visual panorâmico. É possível ver o centro de Floripa, caminhar pela orla e ter uma excelente oferta gastronômica e cultural. Por sinal, você vai encontrar vários restaurantes e bares com decks de madeira e mesas na praia. Ideias para fazer a sua refeição enquanto aprecia a vista.

Santo Antônio de Lisboa

Onde ficar em Santo Antônio de Lisboa

A Pousada Mar de Dentro é uma das mais bem avaliadas no Booking em Santo Antônio de Lisboa. Mas você também pode alugar casas ou até mesmo se hospedar em praias próximas como Jurerê. O centro de Florianópolis também tem ótimos hotéis como o moderno LK Design. No entanto, no caso de se hospedar no centro de Floripa, é bom estar de carro para não gastar muito em táxi ou transporte por aplicativo para visitar as praias. 

Fiquei hospedada na casa da minha prima Joana em Cacupé e amei a localização. Desde 2023, sempre que volto fico em Jurerê no apartamento do meu pai.

Santo Antônio de Lisboa

História e arquitetura em Santo Antônio de Lisboa

Na parte histórica, vale a pena visitar a primeira rua calçada no estado de Santa Catarina. Resultado de uma homenagem à visita de Dom Pedro II em 21 de outubro de 1845. Hoje em dia, nessa rua histórica de pedra, acontece a Feira das Alfaias aos sábados e domingos com artesanato e produtos locais. A partir das 11 horas.

rua de pedra em Santo Antônio de Lisboa
rua de pedra em Santo Antônio de Lisboa onde acontece a feira

Segundo a Prefeitura de Florianópolis, em matéria no G1, a localidade de Santo Antônio de Lisboa é uma das três mais antigas da Ilha de Santa Catarina, juntamente com a Lagoa da Conceição e o Ribeirão da Ilha. Os primeiros lotes foram dados a portugueses em 1698. Em 1748 chegaram as primeiras famílias açorianas. 

Ao lado da rua de pedra, pela orla e rua paralela, você vai encontrar as casinhas coloridas no estilo açoriano. Atualmente, elas abrigam bares e lojas de artesanato. 

A Igreja Nossa Senhora das Necessidades também é um dos pontos turísticos de Santo Antônio de Lisboa. É de 1750 e é tombada.

Ostras de Santo Antônio de Lisboa 

Afora a charmosa arquitetura açoriana das casinhas coloridas, a região de Santo Antônio é famosa pelo cultivo das ostras. Aliás, tem um dos circuitos gastronômicos mais celebrados de fruto do mar em Floripa. De quebra, vale comentar que o estado de Santa Cataria é responsável por 98% da produção nacional de ostras, história que começou em Santo Antônio de Lisboa.

O produtor Leonardo Costa, dono do Grupo Freguesia ( e do restaurante que leva o mesmo nome), possui a maior fazenda marinha da região. Em visita que fiz a Florianópolis – a convite do Sebrae SC – tive a honra de conhecer o local e provar suas ostras frescas harmonizadas com o vinho branco catarinense Rialto da Leone Di Venezia – maravilhoso, recomendo fortemente esta harmonização.

ostras Santo Antônio de Lisboa
Ostras do Freguesia Oyster Bar em Santo Antônio de Lisboa

Onde comer em Santo Antônio de Lisboa

Grande parte dos restaurantes e bares estão situados à beira-mar. Em última visita, experimentei o badalado Rosso, considerado um dos restaurantes mais elegantes da região e famoso pelos pratos com polvo. Mais recentemente, provei o Mariqueira de Sintra e AMEI, super concorrido e famoso. Não deixe de reservar, ideal para almoço.

Em outra ocasião, já faz um bom tempo, visitei o Freguesia Oyster Bar, com ambiente mais simples porém conhedido pela qualidade das ostras.

Anote restaurantes de Santo Antônio com vista para o mar: 

Rosso – famoso pelos pratos de polvo

Marisqueira de Sintra – Chef português, tudo uma delícia. Vale a pena. Recomendo o arroz de polvo e o vinho branco português Dona Vitória.

May – no caminho de Cacupé para Santo Antônio, cozinha tailandesa, ambiente lindo, suuuper astral.

Pargus- infelizmente, fechou e abriu na praia Brava!! grego e frutos do mar, ambiente incrível, tá na moda, vira baladinha

Amalfi – frutos do mar

Freguesia Oyster Bar – para comer ostras e brindar no deck de madeira

Novidades desde 2024: Amado Pescador (abriu no lugar do Pargus), Fellings Lounge (ao lado do May, no Caminho dos Açores 1677) e Aruana Beach Club (mais balada no pôr do sol)


Lugares sugeridos por nossos seguidores no @cafeviagem :

Café da Praça dica da @nanimoncau e do @marcioflorao

Lisboa 48 – dica da @nanimoncau. Uma jangada adaptada para mesa no calçadão da orla, ao lado do Freguesia

Pôr do sol em Santo Antônio de Lisboa

Uma das grandes atrações de Santo Antônio de Lisboa é o pôr do sol. Tudo por conta de que o sol se põe do outro lado da baía. Com o cenário dos barcos de pesca, do centro de Florianópolis e Ponte Hercílio Luz, fica mesmo lindo. Não é a toa que muitos locais colocam DJ para curtir esse horário.

pôr do sol Santo Antônio de Lisboa
Por do sol do restaurante May, foto da Joana Quintana, minha pria

Peixaria

Antes de ir embora, pegar a estrada, não deixe de passar na excelente peixaria do Edinho Pescados ou Chico. Só iguarias. Ele também vende bolinhos congelados do Box 32 do mercado público.

Abaixo, todos os lugares citados neste post no mapa para facilitar o seu deslocamento…

Conta aí nos comentários: conhece Santo Antônio de Lisboa?

Qual o seu achado de charme por lá? 

Ajude o Café Viagem a seguir dando boas dicas
Como? Reserve pelos nossos links 

Planeje sua viagem usando links dos parceiros do Café Viagem. Se fizer sua reserva através dos links abaixo, ganho uma pequena comissão. E você não paga a mais por isso e ainda me ajuda a seguir dando boas dicas e roteiros no blog.

—– HOTEL E POUSADA EM FLORIANÓPOLIS COM ATÉ 50% OFF: PESQUISE AQUI 

—– ALUGUE CARRO EM SANTA CATARINA: FAÇA AQUI A SUA BUSCA

—– PASSAGENS AÉREAS PROMO: encontre melhores preços para voo SANTA CATARINA

DICAS DO CAFÉ VIAGEM NAS REDES SOCIAIS – ACOMPANHE!

Siga nosso Instagram @cafeviagem !

SAIBA MAIS

SANTO ANTÔNIO DE LISBOA
FLORIANÓPOLIS, SANTA CATARINA – BRASIL
—–> Veja mais dicas : TUDO DE SANTA CATARINA NO CAFÉ VIAGEM

Vinícola Larentis balanço

Oi, sou a Alexandra Aranovich

Autora do blog Café Viagem, criadora de conteúdo e sommelier. Degusto a vida entre vinhos, viagens e café da manhã. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo. Como posso te ajudar a degustar teu sonho?

Saiba mais sobre mim »

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Comentários:
Joana quintana disse:

Bravo Xanda!!! Quem conhece santo antonio sai apaixonado!

Tipo eu que já quero voltar uma semana depois, né Jô?
Beijooo
Xanda

Juliana disse:

Xanda onde jantar no réveillon?

Oi Juliana
Jantar em Santo Antônio de Lisboa no Réveillon?
Bem, imagino que devem ter poucos restaurantes que oferecem ceia e as pousadas.
Abs
Alexandra

Wolber Garro disse:

Estivemos de passagem por Santo Antônio de Lisboa, pois, estávamos hospedado em Canasvieiras. Lugar simplesmente Mágico. Ficamos com o coração partido em ter que ir embora, porém, na certeza de que iremos voltar em breve! Com certeza!

Olá Wolber
Também adoro Santo Antônio de Lisboa em Floripa
Quero voltar ainda este ano.
abs
Alexandra do Café Viagem

Cristiane disse:

Adorei o post desse lugar tão especial 😍

Verdade, adoro Santo Ântonio de Lisboa e arredores
abs
Alexandra do http://www.cafeviagem.com

Marcelo José Dalla Zen disse:

Sou um interiorano da serra gaúcha(Antônio Prado-RS) nasci aqui,mas a começar pelo nome,que é muito charmoso,me atraiu,como morei 8 anos em Pouso RedondoSC,gostei demais de SC,e coloquei em meus sonhos Santo Antônio de Lisboa…ou Garopaba,quando menos vcs esperarem,estarei morando aí… até breve,e…um fortíssimo abraço!

luzaine mainel souza disse:

Ola.Não conheço Santo Antonio de Lisboa, mas amo suas casas antigas e lindas. O cultivo de ostras tambem me atrai muito.Os restaurantes e a vista deslumbrante desse lugar.Quero muito conhecer, gosto do artesanato e dos produtos locais.sou moradora da cidade de Alegrete, fronteira oeste do rio grande do sul.