Puxe uma cadeira, pegue um café e viaje com a gente!
 

Santo Antônio de Lisboa: bairro histórico e gastronômico de Floripa

Roteiro Santo Antônio de Lisboa: o que fazer, onde comer

Santo Antônio de Lisboa é um bairro e praia de Florianópolis, Santa Catarina. Diga-se de passagem, um dos bairros mais antigos. Sabia que Santa Catarina começou aqui? E isso é visível na arquitetura açoriana das casas. O lugar é pequeno e repleto de bons restaurantes e da história da imigração de açoriana. Junto com Sambaqui e Cacupé, Santo Antônio de Lisboa forma um distrito.

Como chegar de carro em Santo Antônio de Lisboa 

Quem vem do Centro de Florianópolis deve seguir pela Avenida Beira-Mar Norte e entrar na SC-401. Santo Antônio fica na mesma direção das praias de Jurerê e Canasvieiras. Após alguns quilômetros (em torno de 15 km a partir do centro) você vai ver a sinalização para Santo Antônio de Lisboa, sendo necessário entrar na SC-401 e virar à esquerda embaixo do viaduto. Depois, siga em direção ao mar.

Tem praia em Santo Antônio?

Cacupé, Sambaqui e Santo Antônio não são praias procuradas para banho. Aliás, são praias com faixa de areia estreita, mais para pesca, sem ondas. De quebra, com uma areia não tão aprazível. Em contrapartida, a região compensa com o visual panorâmico (é possível ver o centro de Floripa), a caminhada pela orla e a excelente oferta gastronômica e cultural. Por sinal, você vai encontrar vários restaurantes e bares com decks de madeira e mesas na praia. Ideias para fazer a sua refeição enquanto aprecia a vista.

Santo Antônio de Lisboa

Onde ficar em Santo Antônio de Lisboa

A Pousada Mar de Dentro é uma das mais bem avaliadas no Booking em Santo Antônio de Lisboa. Mas você também pode alugar casas ou até mesmo se hospedar em praias próximas como Jurerê. O centro de Florianópolis também tem ótimos hotéis como o moderno WK Design. No entanto, no caso de se hospedar no centro de Floripa, é bom estar de carro para não gastar muito em táxi ou transporte por aplicativo para visitar as praias. 

Fiquei na casa da minha prima Joana em Cacupé e amei a localização. Valeu Jô!

Santo Antônio de Lisboa

História e arquitetura em Santo Antônio de Lisboa

Na parte histórica, vale a pena visitar a primeira rua calçada no estado de Santa Catarina. Resultado de uma homenagem à visita de Dom Pedro II em 21 de outubro de 1845. Hoje em dia, nessa rua histórica de pedra, acontece a Feira das Alfaias aos sábados e domingos com artesanato e produtos locais. A partir das 11 horas.

rua de pedra em Santo Antônio de Lisboa

rua de pedra em Santo Antônio de Lisboa onde acontece a feira

Segundo a Prefeitura de Florianópolis em matéria no G1, a localidade de Santo Antônio de Lisboa é uma das três mais antigas da Ilha de Santa Catarina, juntamente com a Lagoa da Conceição e o Ribeirão da Ilha. Os primeiros lotes foram dados a portugueses em 1698. Em 1748 chegaram as primeiras famílias açorianas. 

Ao lado da rua de pedra, pela orla e rua paralela , você vai encontrar as casinhas coloridas no estilo açoriano. Atualmente, elas abrigam bares e lojas de artesanato. 

A Igreja Nossa Senhora das Necessidades  também é um dos pontos turísticos de Santo Antônio de Lisboa. É de 1750 e tombada.

Ostras de Santo Antônio de Lisboa 

Afora a charmosa arquitetura açoriana das casinhas coloridas, a região de Santo Antônio é famosa pelo cultivo das ostras. Aliás, tem um dos circuitos gastronômicos mais celebrados de fruto do mar em Floripa. De quebra, vale comentar que o estado de Santa Cataria é responsável por 98% da produção nacional de ostras, história que começou em Santo Antônio de Lisboa.

+ Top 8 vinícolas de Santa Catarina para conhecer 

O produtor Leonardo Costa, dono do Grupo Freguesia ( e do restaurante que leva o mesmo nome), possui a maior fazenda marinha da região. Em visita que fiz a Florianópolis – a convite do Ibravin e Sebrae SC – tive a honra de conhecer o local e provar suas ostras frescas harmonizadas com o vinho branco catarinense Rialto da Leone Di Venezia – maravilhoso, recomendo fortemente a harmonização.

ostras Santo Antônio de Lisboa

Ostras do Freguesia Oyster Bar em Santo Antônio de Lisboa


Onde comer em Santo Antônio de Lisboa

Grande parte dos restaurantes e bares estão situados à beira-mar. Em última visita, experimentei o badalado Rosso, considerado um dos restaurantes mais elegantes da região e famoso pelos pratos com polvo. Em outra ocasião, visitei o Freguesia Oyster Bar, com ambiente mais simples mas famoso pelas ostras.

Anote restaurantes de Santo Antônio com vista para mar: 

Rosso – famoso pelos pratos de polvo

May – cozinha tailandesa, ambiente lindo, suuuper astral

Pargus- grego e frutos do mar, ambiente incrível, tá na moda, vira baladinha

Amalfi – frutos do mar

Freguesia Oyster Bar – para comer ostras e brindar no deck de madeira

Lugares sugeridos por nossos seguidores no @cafeviagem :

Marisqueira de Sintra – dica do @tiagobantunes. Chef Português, tudo uma delícia

Café da Praça dica da @nanimoncau e do @marcioflorao

Lisboa 48 – dica da @nanimoncau. Uma jangada adaptada para mesa no calçadão da orla, ao lado do Freguesia

Pôr do sol em Santo Antônio de Lisboa

Nunca cheguei a ver o pôr do sol em Santo Antônio de Lisboa, mas é a atração mais popular do bairro. Tudo por conta que o sol se põe do outro lado da baía. Com o cenário dos barcos de pesca, do centro de Florianópolis e Ponte Hercílio Luz, deve ficar lindo mesmo.

pôr do sol Santo Antônio de Lisboa

Por do sol do restaurante May, foto da Joana Quintana, minha pria

Peixaria

Antes de ir embora, pegar a estrada, não deixe de passar na excelente peixaria do Edinho Pescados ou Chico. Só iguarias. Ele também vende bolinhos congelados do Box 32 do mercado público.

Abaixo, todos os lugares citados neste post no mapa para facilitar o seu deslocamento…

Conta aí nos comentários: conhece Santo Antônio de Lisboa?

Qual o seu achado de charme por lá? 

 

**Ajude o Café Viagem a seguir dando boas dicas**
Como? Reserve pelos nossos links 

Planeje sua viagem usando links dos parceiros do Café Viagem. Se fizer sua reserva através dos links abaixo, ganho uma pequena comissão. E você não paga a mais por isso e ainda me ajuda a seguir dando boas dicas e roteiros no blog.

—– HOTEL E POUSADA EM FLORIANÓPOLIS COM ATÉ 50% OFF: PESQUISE AQUI 

—– ALUGUE CARRO EM SANTA CATARINA : FAÇA AQUI A SUA BUSCA

—– PASSAGENS AÉREAS PROMO: encontre melhores preços para voo SANTA CATARINA

—– CUPOM DESCONTO AIRBNB:ganhe um crédito de até R$ 300 para usar na sua primeira reserva

DICAS DO CAFÉ VIAGEM NAS REDES SOCIAIS – ACOMPANHE!

SAIBA MAIS

SANTO ANTÔNIO DE LISBOA
FLORIANÓPOLIS, SANTA CATARINA – BRASIL
—–> Veja mais dicas : TUDO DE SANTA CATARINA NO CAFÉ VIAGEM

Compartilhar este Post
Escrito por

Muito prazer, sou Alexandra Aranovich, autora do Café Viagem - blog para quem acorda sonhando com a próxima viagem. Sou publicitária e sommelier pela ABS-RS. Acima de tudo, turista apaixonada por café da manhã, vinhos e experiências gastronômicas. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo.

Últimos Comentários
  • Bravo Xanda!!! Quem conhece santo antonio sai apaixonado!

DEIXE SEU COMENTÁRIO