Puxe uma cadeira, pegue um café e viaje com a gente!
 

Trilha da Pedra Branca em Garopaba: caminhada cheia de energia

Trilha da Pedra Branca em Garopaba com mirante e cascata

Há muito tempo ouço falar da trilha da Pedra Branca em Garopaba Santa Catarina. Um dos segredos dessa praia catarinense que vai muito além do surf. A trilha tem um belo mirante com vista privilegiada da região e trajeto pela Mata Atlântica com uma incrível cascata para banho. Vale muito a pena. Aí vão algumas dicas para quem quiser fazer a trilha da Pedra Branca em Garopaba com segurança.trilha da Pedra Branca em Garopaba

+ onde ficar em Garopaba e Silveira – dicas de hospedagem

Como chegar na trilha da Pedra Branca em Garopaba

A poucos km do centro de Garopaba –  e perto da entrada da praia da Barrinha –  você vai avistar as placas que indicam a direção para a Pedra Branca, na rodovia SC 434. Para não ter erro, coloque no seu mapa (Google ou Waze) o Brechó Vivi. Essa loja está situada ao lado da estrada que leva à trilha da Pedra Branca. Você vai dirigir um bom percurso por uma estrada de chão que leva a uma serraria (Caldo de Cana Serraria). 

trilha da Pedra Branca em Garopaba

A propósito, a serraria também faz parte do passeio. Tem um bar bonitinho e ambiente gostoso. Se ficar com dúvida, pode até dar uma parada por lá pra tomar algo, conhecer o local e seguir adiante.  

Logo após a antiga serraria movida a água, você vai estacionar e, finalmente, iniciar o seu percurso. Há placas que indicam parte do caminho.

trilha da Pedra Branca em Garopaba

Mapa trilha da Pedra Branca em Garopaba site Turismo Garopaba

Trilha da Pedra Branca em Garopaba precisa de Guia? 

Bem, se for a sua primeira vez, sugiro fortemente pegar um guia da região ou chamar um amigo que já tenha feito o percurso. Vai ser mais seguro. Afinal, são  2,2 km de distância, subindo morro entre a mata. O grau de esforço físico é considerado moderado para alto. 

trilha da Pedra Branca em Garopaba

O que usar e levar para Trilha da Pedra Branca em Garopaba

O ideal é usar roupas leves, tênis e uma mochila pequena com água, repelente e protetor solar. Bom também levar roupa para o banho de cascata. Cuidado com as formigas na trilha, olhe bem para o chão. 

Aliás, acredito que a caminhada da Pedra Branca em Garopaba merece um bastão de trilha. Se tiver, leve. Eu acabei pegando um galho pra me ajudar pois esqueci os meus bastões. O motivo? Tem muitas partes da trilha que escorregam por conta do terreno molhado ou das pedras. Lembrando que não é bom fazer esta trilha após chuvas.

Quanto tempo leva o trajeto da Trilha da Pedra Branca

A duração é de 2h a 3h (ida e volta). Ideal é fazer no horário da manhã, bem cedo para não pegar um sol forte. Por sinal, dizem que o amanhecer por lá tem um visual de arrepiar no sol nascendo. Nós iniciamos o percurso às 7h49. Exatamente às 8h44 chegamos ao topo do mirante.

trilha da Pedra Branca em Garopaba

Ficamos por lá uns 30 minutos no mirante admirando a paisagem de tirar o fôlego da lagoa e Praia da Ferrugem e Barrinha. Tiramos fotos e descemos energizadas. Por volta das 10h05 estávamos tomando banho de cascata.

Como encontrar a cascata da Trilha da Pedra Branca

A cascata fica bem no início da trilha. Bom saber que não há placa indicando a direção. Por isso, fique atento ao barulho da água para dobrar (no sentido de quem sobe para o mirante) à direita. Pra facilitar, tirei foto da sinalização abaixo.  

Cascata Pedra Branca

A Cascata da Pedra Branca fica no início da trilha

Ao avistá-la, volte alguns passos para trás e entre na trilha à direita que leva a cascata(lembre-se, no sentido de quem sobe para o mirante). E se joga na água! Com cuidado, claro!

Enfim, a boa parceria conta muito nesse passeio. Não leve nenhum mala com você, só gente boa. Fica a dica. 

Valeu Denise, amei fazer o percurso com vocês!

Lendas e Portal da Pedra Branca …

A minha amiga Denise me contou que existe uma lenda sobre a Pedra Branca ter um portal. Será? Os mais aventureiros podem testar e me contar. Ah, e também podem testar o rapel na Pedra Branca.

trilha da Pedra Branca em Garopaba

Quer mais dicas de Garopaba e Santa Catarina? 

Clique neste link pra ver o que já publiquei no Café Viagem sobre o destino.


SAIBA MAIS

Trilha Pedra Branca
Garopaba Santa Catarina, Brasil

Distância: 2,2 km

Duração: entre 2 a 3h (ida e volta)

Esforço físico: moderado/alto

Grau de Felicidade : Alto 😉❤️

Altitude: 265m 

Para guias credenciados, consulte o Portal de Turismo de Garopaba : turismo.garopaba.sc.gov.br


+ Dicas de Santa Catarina no Café Viagem

Onde Comer em Garopaba, Praia do Rosa e arredores

Dicas gerais da praia do Siriú, Garopaba, Ferrugem, Barrinha e Rosa

Trilha Silveira Garopaba

Enoturismo: Top 8 vinícolas para visitar em Santa Catarina

Nossa visita ao Parque Beto Carrero World

Conhecendo o vinho da uva Goethe de Urussanga, Santa Catarina

Cascata Encantada em Paulo Lopes: natureza e diversão com boa estrutura

Todos os posts de Santa Catarina no Café Viagem

 

Compartilhar este Post
Escrito por

Muito prazer, sou Alexandra Aranovich, autora do Café Viagem - blog para quem acorda sonhando com a próxima viagem. Sou publicitária e sommelier pela ABS-RS. Acima de tudo, turista apaixonada por café da manhã, vinhos e experiências gastronômicas. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo.

Últimos Comentários
  • Muito interessante, parece bonito a cidade e o pico também a cachoeira sem dúvida é uma benção.

  • Top! Adorei as dicas e a página, parabéns e obrigada por compartilhar suas aventuras no maior auto astral

DEIXE SEU COMENTÁRIO