Puxe uma cadeira, pegue um café e viaje com a gente!
 

Roteiro Praias de Florianópolis: do sul ao norte da ilha

Roteiro Praias de Florianópolis: sul a norte da ilha

O nosso roteiro praias de Florianópolis (SC) foi feito para mostrar aos nossos filhos um pouco mais da Ilha da Magia. Eles já conheciam Jurerê, o Mercado Público, a ponte Hercílio Luz e Ribeirão da Ilha. Assim, fizemos dois dias de passeios na Capital de Santa Catarina por outros lugares. Lembrando que no auge da temporada de verão o trânsito pode atrapalhar o descolocamento do sul ao norte da ilha.  

Ponte Hercilio Luz Florianópolis – Foto Site ofcial de Turismo SC – SANTUR

Se for a sua primeira vez em Florianópolis (Santa Catarina), recomendo começar pelo Mercado Público (prove os bolinhos e pimenta do Box 32), centro e arredores da Ponte Hercílio Luz. Aliás, a ponte é o cartão postal de Florianópolis, foi tombada como patrimônio histórico e artístico. Tem um mirante com belas vistas panorâmicas do centro da cidade.

Box 32 no Mercado Público de Florianópolis – famoso pelos bolinhos

+ pesquise aqui melhores opções e preços de  hotel em Florianópolis

O trajeto a seguir foi feito todo de carro. Caso precise alugar um veículo, não deixe de consultar este link do nosso parceiro que busca melhores cotações. E você não paga nada a mais por clicar no nosso link!


Alugue um carro para ciruclar nas praias de Florianópolis
Compare várias locadoras ao mesmo tempo no site da  RentCars e encontre o melhor preço!
Faça sua cotação e reserve!


1. Praia do Campeche: sul de Florianópolis

Eu queria muito conhecer a praia do Campeche que nos últimos anos é considerada um hot point dos surfistas e galera jovem. Então começamos por lá nosso Roteiro Praias de Florianópolis pela manhã pegando uma prainha e fazendo um lanche.

Nova Campeche

Nova Campeche com praia mais tranquila e vazia

Campeche, Novo Campeche e Pico da Cruz

A Praia do Campeche é um bairro grande ao sul da ilha de Florianópolis. Situada a 15 km do centro e a 9 km do aeroporto. Tem uma faixa de areia bem extensa de 3,5km de comprimento. É dividida em três tribos e áreas bem distintas: Campeche, Novo Campeche e o Pico da Cruz.

Campeche

A famosa ilha do Campeche está na área mais turística da praia, com muita muvuca. Chamada apenas de Campeche. Com vários bares e turistas. É de lá que saem os barcos que vão para a Ilha.

área com mais muvuca no Campeche

Campeche Florianópolis

Ilha do Campeche é vista da praia

O Novo Campeche é uma região mais residencial e tranquila, onde estão abrindo espaços descolados de gastronomia, como o Vibe Poke (av. Campeche, 2480) e o Galeria NC ( @galeria.nc – rua Nicolau João de Abreu, 58. Fecha às segundas).

Galeria Campeche

Galeria, espaço no Novo Campeche com gastronomia, loja de vinhos

 

2. Do sul ao centro da Ilha na Lagoa da Conceição

Do Campeche, pegamos o carro em direção à Lagoa da Conceição que é considerada o centro geográfico da ilha. O trajeto é bem bonito, mas cuidado com a hora de pico pois pode pegar um terrível engarrafamento ao redor da Lagoa. 

É na Lagoa da Conceição é um dos pontos turísticos mais visitados de Florianópolis. De origem açoriana, ainda preserva casarios coloniais do século XVIII.

Afora a arquitetura, a região tem vários restaurantes, trilhas e artesanato na Avenida das Rendeiras

Nos direcionamos ao ponto onde partem os barcos de passeio e em direção a Costa da Lagoa. Muita gente indica fortemente pegar o barco para comer no restaurante Cabral. Como nosso tempo era curto, deixei a fome por Cabral para a próxima visita. É possível pegar um barquinho no Rio Vermelho (que tem uma estação lacustre( e atravessar em 5 min para o Cabral. A travessia a partir do barquinho nas Rendeiras  é de 40 mim. Você encontra informações de valores e horários dos passeios neste link https://cooperbarco.wordpress.com/

Roteiro Florianópolis Praias

Lagoa do Conceição – barcos que fazem o transporte a Costa da Lagoa

É na Lagoa da Conceição que está o primeiro ponto do Café Cultura, vale a pena visitar e quem sabe fazer um lanchinho. O espaço é lindo.

Roteiro Florianópolis Praias

Café Cultura na Lagoa da Conceição Florianópolis

A seguir, fomos até o Mirante do Morro da Lagoa da Conceição. Dessa área, é possível ter um visual incrível de toda a região. Além, é claro, de garantir uma foto e alguns suspiros pela paisagem do mar e da lagoa.

Roteiro Praias Florianópolis

Mirante Lagoa da Conceição

3. Rumo ao norte da Ilha: pausa para Sorvete no Mercado São Jorge

Bateu uma vontade de tomar um sorvete e seguimos até um local gastronômico que eu queria muito conhecer: Mercado São Jorge. Se a sua praia não for gastronomia, pode pular essa atração. @mercadosaojorge

4. Em direção às praias ao norte da ilha de Florianópolis

Seguimos o nosso passeio em Florianópolis em direção às praias ao norte da Ilha pela SC 401. Nossa primeira parada foi no Passeio Primavera onde também está situada a Mercadoteca e o ACATE. Todo este conjunto oferece boas opções gastronômicas e é um espaço aberto e arborizado bem bonito. O ACATE tem um Café Cultura. Nós aproveitamos para provar outro sorvete no gelato no Di Panna. E conhecer a loja e Wine Bar , The Wine Pub. 

Roteiro Praias Florianópolis

ACATE, ao lado do Passeio Primavera e Mercadoteca

5. Santo Antônio de Lisboa: pôr do sol e jantar no Pargus

O entardecer e jantar foi em Santo Antônio de Lisboa, no restaurante Pargus. Outro local com vista linda e decoração suuuper charmosa, com pé na areia. Provamos um ragú de polvo e outros belisquetes deliciosos. Perfeito para finalizar o dia. 

6. Praia da Lagoinha: extremo norte da ilha

Nosso segundo dia teve uma super praia em Lagoinha. Situada no extremo norte da ilha, protegida por costões. É uma praia pequena de 0,8 km de extensão. Mar quase sem ondas, calmo. O público é  super família. São duas pontas bem distintas da praia: a mais tranquila e a mais muvuca com restaurantes e comes. Ideal para quem tem crianças.

Roteiro Praias Florianópolis
 

7. Jurerê: praia, gastronomia e passeio no fim do dia

Por fim, fomos visitar uns amigos na Praia de Jurerê que é mais residencial. Particularmente, acho muito cheia a beira da praia.  Mas gosto de caminhar no fim de tarde no Jurerê Open Shopping, uma rua fechada para pedestres com lojinhas e gastronomia.

LEIA TAMBÉM: 

Não deixe de conferir dois posts bem completos do blog sobre 2 praias de Florianópolis:

+ Tudo sobre Santo Antônio de Lisboa
+ O que fazer em Riberão da Ilha

Jurere Roteiro Praias

ONDE FICAR EM FLORIANÓPOLIS

Nos hospedamos em casa de amigos na praia de Cacupé que fica ao lado de Santo Antônio de Lisboa. Para quem quer turistar por várias praias, recomendo hotéis no Centro de Floripa Já para quem gosta de ficar na beira da praia, sugiro procurar apartamentos no Campeche ou hotéis no norte da ilha de Floripa: Jurerê.

 

Comece a planejar sua viagem para Florianópolis com o Café Viagem

Continue planejando sua viagem usando nossos parceiros. Se fizer sua reserva através dos links abaixo, ganho uma pequena comissão. Você não paga a mais por isso e ainda me ajuda a manter ativo e atualizado o nosso conteúdo.

—– HOTEL E POUSADA EM FLORIANÓPOLIS COM ATÉ 50% OFF: PESQUISE AQUI 

—– ALUGUE CARRO EM SANTA CATARINA : FAÇA AQUI A SUA BUSCA

—– PASSAGENS AÉREAS PROMO: encontre melhores preços para voo SANTA CATARINA

—– CUPOM DESCONTO AIRBNB: ganhe um crédito de até R$ 300 para usar na sua primeira reserva

 

SAIBA MAIS

FLORIANÓPOLIS
SANTA CATARINA – BRASIL
—–> Veja mais dicas : TUDO DE SANTA CATARINA NO CAFÉ VIAGEM

 

DICAS DO CAFÉ VIAGEM NAS REDES SOCIAIS – ACOMPANHE!

 

+ Dicas de Santa Catarina no Café Viagem

Beto Carrero: Nossa visita ao Parque Beto Carrero World

Florianópolis: Santo Antônio de Lisboa – o que fazer 

Florianópolis: roteiro Riberão da Ilha

Enoturismo: Top 8 vinícolas para visitar em Santa Catarina

Conhecendo o vinho da uva Goethe de Urussanga, Santa Catarina

Praias de Santa Catarina para curtir SUP

Garopaba: Praias de Garopaba: conheça aqui as 8 praias

Compartilhar este Post
Escrito por

Muito prazer, sou Alexandra Aranovich, autora do Café Viagem - blog para quem acorda sonhando com a próxima viagem. Sou publicitária e sommelier pela ABS-RS. Acima de tudo, turista apaixonada por café da manhã, vinhos e experiências gastronômicas. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo.

Sem Comentários

DEIXE SEU COMENTÁRIO