Puxe uma cadeira, pegue um café e viaje com a gente!
 

O que comer na Alemanha – além da salsicha e cerveja

O que comer na Alemanha – roteiro gastronômico

Procurando dicas sobre o que comer na Alemanha? Nessa pandemia, ando com fome de viagem, e vocês? Esses dias fiz em casa a currywurst. Compramos uma boa salsicha, fiz o molho e as batatas fritas de airfry, Por fim, abrimos uma cerveja. Nossa, que gostinho de Berlim!  Então pensei: já que não podemos viajar por enquanto, podemos saborear, cozinhar e relembrar sabores de uma viagem. Concorda? Eis um post recheado de lembranças gastronômicas…

um dos melhores pratos que comi na Alemanha foi este em um mercado de Berlim

Nem só de cerveja e salsicha vivem os alemães…

Neste post, dou dicas sobre o que comer na Alemanha, incluindo vinhos. Um roteiro para quem é faminto por novas experiências gastronômicas. Tudo bem se você quer ir pra Alemanha e comer apenas os pratos famosos de porco, salsicha, chucrute e batatas. Aliás, vai encontrar essas especialidades em vários e bons endereços. A propósito, meu prato favorito na Alemanha é com salsicha, a currywurst.

Sabores da Alemanha

um dos meus pratos favoritos na Alemanha: currywurst – querem a receita? 

Em contrapartida, a Alemanha também tem outras tipicidades gastronômicas. Começando pelos produtos orgânicos e integrais, passando pelos vinhos e as incríveis padarias e confeitarias. Sem falar nas tortas e bolos com cafés, um costume bem alemão. Se encontrar uma padaria, se joga nela!

1. O que comer na Alemanha: MERCADOS GOURMETS E FEIRAS

Na Alemanha você vai encontrar muitos produtos com o selo BIO que significa orgânico. Os alemães são apaixonados por produtos bio e feiras e mercados que valorizam produtos locais e regionais. Portanto, se quiser comer bem, corra para uma feirinha local no centro da cidade. Sempre tem uma!  Vai por mim, as grandes jóias gastronômicas alemãs estão mesmo é nos mercados gourmets e feirinhas das cidades!! 

+  8 mercados gastronômicos imperdíveis na Alemanha

O que comer na Alemanha

mercados da Alemanha são o paraíso para provar sabores locais

2.  CAFÉS, Kaffee und Kuchen

Além das feirinhas, os cafés e as padarias são outro ponto de encontro dos alemães. Mesas ao ar livre ou em jardins, na Alemanha a pausa para um cafézinho ou café com torta a tarde é sagrada. Aliás, o “Kaffee und Kuchen” é o equivalente a hora do chá inglês – entre 15h e 16h da tarde muitos alemães param tudo que estão fazendo para apreciar um café ou chá com bolo. 

A saber: em muitas lojas de departamento alemã você vai encontrar um café e até restaurante. Por exemplo, em Berlim, na famosa rede  KaDeWe, há um enorme mercado no último andar com excelentes comidinhas e restaurantes.

O chá é uma bebida levada a sério na Alemanha. Os tipos mais populares são o Schwarztee (chá preto) e o Fruchtetee (chá de frutas).

“Kaffee und Kuchen” entre 15h e 16h uma pausa para café ou chá com torta


3. 
SUPERMERCADOS, diversão gastronômica

Visitar supermercados na Alemanha também é uma diversão para os amantes da gastronomia. Algumas das maiores redes de mercados são: REWE, Aldi, Lidl e Edeka. Não esqueça de levar a sua sacola, pois há muito tempo na Alemanha os supermercados não fornecem sacolas plásticas. E aproveite para levar chocolate, balas de ursos (Gummibärchen), produtos para cabelos ( Schwarzkopf), mostardas, vinhos, cervejas.

O que comer na Alemanha

chocolates Ritter

4. CERVEJA E SALSICHA, feitos um para o outro

E em se tratando de comida e bebida, cerveja e würst (salsicha) são dois itens que não podem faltar no seu passeio. Cada região tem orgulho da sua cerveja local e da sua salsicha 

Salsichas e comida de rua

Frankfurt tem uma salsicha que ganhou nome internacional, a salsicha de Frankfurt. Berlim tem uma receita popular com salsicha que virou a comida de rua mais famosa, a currywurst (salsicha com molho a base de ketchup e curry e que sempre acompanha batatas fritas). 

Nuremberg tem uma das mais apreciadas salsichas fininhas servidas no pão francês, a Nürnberger Bratwurst. 

Tem até salada de salsicha, a Wurstsalat. O prato é mais comum na Bavária. Aliás, em Munique você não pode deixar de comer a salsicha branca,a Weißwurst ou Weisswurst. Tire a pele para comer, ok?

o que comer na Alemanha

deliciosa e fininha salsicha de Nuremberg com Kartoffelsalat – salada de batatas

Tem até salada de salsicha, a Wurstsalat. O prato é mais comum na Bavária. Aliás, em Munique você não pode deixar de comer a salsicha branca,a Weißwurst ou Weisswurst. Tire a pele para comer, ok?

salada com salsicha em Munique

Kebab

Afora a salsicha, outra comida de rua bem popular na Alemanha é o KEBAB. Trata-se de um prato árabe, sanduíche de carne assada (normalmente de cordeiro)no espeto vertical giratório servida com molho picante e pão pita. Dizem que Kebab é uma tradição tão alemã quanto chucrute. 

o que comer em Berlim

Kebab – comida de rua famosa principalmente em Berlim

Cervejas 

Cada região tem a sua preferência quando se trata de cerveja. Em Colônia, por exemplo, a cerveja Kölsh é a grande estrela. Já em Düsseldorf, a Altbier é a campeã. Já em Munique o assunto é marcas locais como Hofbräuhaus, Augustiner, Paulaner, Hacker-Pschorr e Löwenbrau.  

E pra tomar uma cerveja, tem que visitar os biergärten (jardins da cerveja com mesas ao ar livre). São uma das atrações mais imprescindíveis para vivenciar em viagem gastronômica para a Alemanha. Principalmente em Munique, terra da Oktoberfest. Por sinal, o point doa Biergarten em Munique e o mercado de rua Viktualienmarkt, bem no centro histórico da cidade. 

+ Leia também:
Entenda a tradição dos Biergarten na Alemanha

Melhores Biergärten de Munique Alemanha

5 COMIDAS TÍPICAS PARA PROVAR EM MUNIQUE

Blauth Bier –  Biergarten na serra gaúcha

 

cerveja Alemanha 

5. VINHOS ALEMÃES, o melhor pra acompanhar a refeição!

E o vinho? Bem, nem só de cerveja vive a Alemanha. Dizem que a grande dica é seguir a tradição dos alemães que durante as refeições bebem vinho. Já em todos os outros momentos (principalmente fim de tarde, happy hour), bebem cerveja. 

Os rótulos alemães confundem um pouco o apreciador que não fala a língua. Por isso, aí vai uma colinha básica: 

Trocken – vinho seco
Rotwein- vinho tinto
Weisswein – vinho branco

Obs: Se tiver Beerenauslese ou Auslese no rótulo junto com Pradikat os vinhos serão doces!

UVAS TÍPICAS DA ALEMANHA

Riesling – vinhos com longevidade, acidez, elegância, aromáticos. A mais nobre e mais plantada variedade.
Gewürztraminer
Silvaner – branco
Müller Thurgau – vinho mais simples e aromático
Pinot Noir – Spätburgunder (se pronuncia algo como “spitbugunda”)

O que comer na Alemanha

6. MASSAS GERMÂNICA, do Spätzle ao Maultaschen

Assim como os italianos tem o ravióli e os japoneses, o gyoza, os alemães têm o Maultaschen e o Spätzle. Duas massas clássicas da culinária alemã. A massa Maultaschen, da cozinha suábia, é recheada de carne moída e espinafre e outras versões. Bem típico, prove!

Já o Spätzle é o famoso macarrão alemão em formato de minhoquinha. Em Stuttgart comi um prato bem típico: spätzle com lentilha e salsicha, uma combinação estranha, não acham? Você também vai ler em alguns menus o Käsespätzle. Trata-se de um tipo de spätzle com queijo, bem mais temperadinho

GULASCH e sptazel

O que comer na Alemanha

e essa combinação: salsicha, spatzel e lentilha?

7. CARNES, do Eisbein ao Schnitzel

Eisbein é o joelho do porco. Prato bem ogro e popular. Já o schnitzel é um fatia fina de carne a milanesa, normalmente de porco, vitela ou frango. Apesar de ser um prato austríaco, é um dos mais consumidos na Alemanha, inclusive em restaurantes chiques.  

  • Kalbsschnitzel: feito com carne de vitela
  • Hänschenschnitzel: feito com carne de frango
  • Putenschnitzel: feito com carne de peru
  • Vegetarische Scnhitzel: feito sem carne, opção vegetariana

8. DOCES, mas não tão doces assim

Aviso: as sobremesas e tortas alemãs não costumam ser muito doces, ainda mais para o paladar brasileiro. O Apfelstrudel, torta de maça, é uma das tortas mais clássicas e conhecidas pelos brasileiros.  Minha dica é provar o Lebkuchen – famoso biscoito alemão, uma delícia com chá.  São mais vistos durante o Natal. Levam especiarias. Não é um pão de mel, é muito mais saboroso.

 

o que comer na Alemanha

Lebkuchen – famoso biscoito alemão

Chocolates na Alemanha

Ritter Sport é minha marca favorita de chocolates no país da cerveja. A barra é quadrada, formato criado para levar no bolso. Outras marcas de chocolate de Alemanha famosas são: Schogetten, Milka, Roser-Roth. Falando em chocolate, os chocólatras de plantão vão gostar de saber que em Colônia há um Museu do Chocolate, o Schokoladen Museum, localizado na região de Altstadt Süd.

O que comer na Alemanha

sobremesa clássica da Alemanha que parece uma panqueca

9. ACOMPANHAMENTOS, da batata ao chucrute

Sauerkraut (Chucrute, repolho) é o acompanhamento clássico para comer na Alemanha, assim como a batata. Se for pedir uma salada de batata, peça uma Kartoffelsalat.

o que comer na Alemanha

chucrute e salada de batata, os acompanhamentos clássicos na Alemanha

 

10. OUTROS PARA COMER : indiscutíveis para provar na Alemanha

MOSTARDAS: forte, fraca, escura, clara, com mel, enfim, já uma infinidade de sabores. Dusseldorf é a terra da mostarda. A Löwensenf é um ícone da mostarda a ser visitado por lá! Mas você pode aquirir a marca em toda a Alemanha.

GULASCH: embora se discuta se a origem é húngara ou alemã, é um prato muito popular na Alemanha. Um dos meus preferidos, picante

Pretzel: o pão alemão famoso em todo o mundo

o que comer na Alemanha

mostarda típica de Munique e pretzel

O que comer na Alemanha

Em Berlim, um café com cuca e cerveja!

Resolva fácil sua viagem para Munique

—–  HOTEL NA ALEMANHA : reserve aqui com a facilidade de cancelamento grátis na maioria dos quartos

—–  SEGURO VIAGEM COM CUPOM DE DESCONTO: compare aqui planos e valores para melhor seguro viagem 

—– ALUGUEL DE CARRO NA ALEMANHA: faça aqui  a busca entre as melhores locadoras de veículos com melhor preço

—– PASSAGENS AÉREAS PROMO  encontre melhores preços para voo ALEMANHA

—– TOURS E INGRESSOS ALEMANHA : pacotes, transporte e ingressos 

—– ALUGUEL TEMPORADA ALEMANHA: ganhe crédito de até R$ 300 para usar na sua primeira reserva no AIRBNB

—– VIAJE CONECTADO:  compre aqui seu chip de celular Europa e tenha internet livre saindo do Brasil  

Veja mais Dicas da Alemanha no Café Viagem

WoK – o museu da cozinha em Hannover

8 Mercados Gastronômicos para visitar na Alemanha

A tradição do Biergarten na Alemanha – o que é e como funciona

NUREMBERG: todas as dicas de Nuremberg

MUNIQUE: ROTEIRO DE 2 A 4 DIAS EM MUNIQUE COM PRINCIPAIS ATRAÇÕES

COLÔNIA:  dicas e roteiros gastronômicos de Colônia

BERLIM
City tour Berlim – roteiro de passeio guiado em português

Dica de empresa que faz roteiro de bicicleta em Berlim

Visita a Cúpula Cúpula do Parlamento Alemão em Berlim

 Onde ver o Muro de Berlim – curiosidades, história e os principais pontos turísticos

ONDE COMER EM KREUZBERG  6 dicas TOP no bairro  hipster e gastronômico de Berlim

Hotel em Berlim , 3 estrelas com design

Compartilhar este Post
Escrito por

Muito prazer, sou Alexandra Aranovich, autora do Café Viagem - blog para quem acorda sonhando com a próxima viagem. Sou publicitária e sommelier pela ABS-RS. Acima de tudo, turista apaixonada por café da manhã, vinhos e experiências gastronômicas. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo.

Últimos Comentários
  • Excelente conteúdo Ale!!! Adorei as tuas Dicas! Bjs

  • com licença, mas gostaria de deixar uma dica de restaurante/choperia para saborear essas delícias alemãs no estado do paraná, mais precisamente pertinho da capital. trata-se da colônia witmarsum, bierwit restaurante e choperia, quem tiver a oportunidade e atualmente não é possível ir para a alemanha, já digo que vale a viajem/passeio.

DEIXE SEU COMENTÁRIO