o que fazer em Munique

O que fazer em Munique: roteiro de 2 a 3 dias

(Atualizado em dezembro 2022) Neste post sobre o que fazer em Munique, escrito com todo o carinho, você encontra um roteiro de 2 a 3 dias por Munique (que pode ser feito em até 5 dias, depende do seu estilo). Nossa viagem a capital da Baviera foi curta mas intensa. Aproveitamos cada segundo dos dias ensolarados de primavera (mês de maio).

O que fazer em Munique na Alemanha ?

Quais as atrações imperdíveis de Munique?
Como montar um roteiro?

A cidade do FC Bayern de Munique  (time de futebol famoso no mundo) é conhecida por ser a mais alegre da Alemanha, principalmente durante as temporadas mais quentes ou no período da Oktoberfest. A propósito, encontrei em Munique uma certa alma italiana, tanto em sua arquitetura quanto na animação e elegância dos seus moradores. A praça de Marienplatz na Cidade Velha (centro histórico) é o coração da cidade. Saiba que vale a pena começar a visita por lá.

O que fazer em Munique

Atrações principais de Munique

Certamente, Munique também é famosa pelos seus incríveis parques urbanos (Englischer Garten e o Olympiaberg – parque olímpico). Por falar em parque, a cidade é perfeita para turistar de bike. É plana e repleta de recantos verdes. Outras duas grandes atrações de Munique são: a gastronomia bávara (nos restaurantes, bares e mercados como o delicioso Viktualienmarkt) e a cultura dos biergärten (jardins da cerveja).

Muitos turistas procuram pela Hofbäuhaus, um dos “templos” da cerveja de Munique. Por fim, quem pegar uma chuva na cidade não vai sentir falta de museus. De arte à tecnologia, tem até museu para os amantes dos motores já que Munique é a a cidade sede da BMW  (e conta com o Museu da BMW).

O que fazer em Munique
Munique, cidade dos parques, é perfeita para caminhar e pedalar

Segunda Guerra Mundial e Munique

Uma curiosidade: Munique foi uma das cidades mais castigadas durante a Segunda Guerra Mundial. Metade da cidade foi destruída e reconstruída décadas depois. Ou seja, tem cicatrizes por ser a cidade berço do nascimento do nazismo. Aliás, o Partido Operário Alemão (DAP) foi fundado na cervejaria Hofbräuhof em 1919.

+ Descubra aqui os passeios e tour mais procurados em Munique e faça sua reserva

Quanto tempo e quando ir 

Eu visitei Munique durante a primavera (maio) e adorei, recomendo fortemente esse período. Fiz grande parte da atrações de Munique em 2 dias mas não recomendo, foi correria. O ideal é planejar 4 dias em Munique para que a cidade possa ser curtida no melhor estilo slow travel.

Há também várias atrações nos arredores de Munique como  Nuremberg (a menos de 2 horas de trem), Salzburgo, Garmisch (que no inverno tem estação de ski), o campo de concentração de Dachau (símbolo de horror) e o Castelo Neuschwansteinque (na Rota Romântica) que serviu de inspiração para o da Cinderela e da Bela Adormecida da Disney.

Datas e Eventos em Munique:

Não esqueça de conferir o calendário de festas e eventos em Munique. Muitas datas como a Oktoberfest (segunda quinzena de setembro), Feiras de Natal e Frühlingsfest (festa da primavera) fazem os hotéis lotarem e aumentarem consideravelmente suas tarifas.

O que fazer em Munique

Onde ficar em Munique

Primeiramente, anote: se você tiver pouco tempo em Munique o ideal é ficar em uma área bem central e próxima dos pontos turísticos. Assim, procure hotéis na área do centro histórico, principalmente na região da Marienplatz.

Nossa dica de hotel TOP em Munique:
Cortiina Hotel – charme, design e a melhor localização em Munique

Para outros hotéis bem localizados nessa mesma região nobre de Marienplatz, consulte aqui. Como  se trata de uma área nobre, os hotéis (normalmente 4 e 5 estrelas) situados nesta área tem preço da diária em torno de 600 a 1200 reais. Para quem quer luxo, o Kempinski Munich.

Para hotéis econômicos em Munique, situados no centro, bem pontuados e indicados no TripAdvisor confira esses:
Leonardo Hotel Tryp, Smart Stay,  City Hotel, Ibis Munique , NH,  Mercure

—> Veja aqui todas as ofertas dos melhores hotéis de Munique no Booking.com que oferece a facilidade do cancelamento gratuito na maioria dos quartos

O que fazer em Munique
Com a bike do Cortiina Hotel de Munique. Pronta para pedalar pela cidade em um sábado lindo de sol

A seguir, um roteiro de 3 dias pela cidade (que também pode ser aproveitado para ser feito em 2 ou 4 dias). Bom passeio. Munique é imperdível e apaixonante.

ROTEIRO MUNIQUE DIA 1 


Ponto de Partida: Marientplaz, Centro Histórico
Estação Marienplatz | Centro de Informações Turísticas de Munique

Comece sua visita pelo coração de Munique, a Marienplatz no Centro Histórico. Nos arredores da praça, local chamado de Cidade Velha, está coluna de Maria (Mariensäule), o prédio em estilo gótico (que você jura que é uma igreja) da nova prefeitura (Neues Rathaus), a igreja São Pedro (a mais antiga da cidade) e um posto de informações turísticas da cidade de Munique. É na Marienplatz que também está o célebre relógio de Munique que toca pontualmente todos os dias às 11h da manhã para a alegria dos turistas que se reúnem para observar os bonequinhos ao som dos ritmos da Baviera.

O que fazer em Munique
praça coração de Munique, a Marienplatz vista do alto da torres da Nova Prefeitura – Neues Rathaus

Posto de Informações Turísticas 

Comece a visita no posto de informações turísticas de Munique na Marientplatz para tirar dúvidas, pegar mapas e folhetos. Munique tem um mapa com dicas em português (Simplesmente Munique). Por lá, você também vai poder consultar tours pela cidade e visitas guiadas.
Onde fica: Marienplatz 8 

Munique vista do alto

Há dois locais na área da Marienplatz onde é possível ter uma vista linda de Munique do alto: na torre da igreja São Pedro (Alter Peter ou St. Peter’s Church) ou na torre da Nova Prefeitura (Neues Rathaus). Ambas as atrações são pagas, mas o valor é bem em conta (por volta de 3 euros). A vantagem de subir na torre da Nova Prefeitura é o elevador, já que na torre da igreja a subida é por uma escada.

  • Torre da Neues Rathaus – acesso por elevador, por volta de 2,50 euros. De segunda a sexta, das 10h às 17h. Durante a primavera e verão, aberta todos os dias até as 19h.
  • Torre Igreja São Pedro – acesso por escada, por volta de 3 euros. De segunda a sexta, das 9h às 17h30 e fins de semana das 10h às 17h30. No verão e primavera fica aberta até as 19h.
O que fazer em Munique
Igreja São Pedro de Munique ( St. Peter’s Church) onde é possível subir a torre e ter uma vista linda da cidade
O que fazer em Munique
o prédio gótico da Prefeitura (Neues Rathaus ) onde é possível subir na torre pelo elevador
Na área interna do prédio da prefeitura de Munique tem um biergarten bem animado. Depois de apreciar a vista, passe por lá!

Almoce no paraíso gourmet: mercado Viktualienmakrt

Coladinho na Marienplatz, está o tempo gastronômico e ao ar livre, o mercado alegre e animado de Viktualienmarkt. É possível encontrar de produtos típicos da Baviera (como a mostarda e a salsicha branca) até especiarias importadas e artesanato local. Almoce por lá ou tome uma cerveja no Biergarten arborizado bem ao centro do mercado. Para quem se diverte com comida (como eu) essa área pode tomar um bom tempo do seu dia.

Se preferir um restaurante, há vários nas ruas ao redor do mercado como a rede Nordsee, além de bares e restaurante animados próximos à peixaria e à Dreifaltigkeitsplatz. Atenção apreciadores de vinhos e drinques: visitem a área de vinhos do mercado (wein markt) ao lado da área de peixes (onde está o animado Fisch Maier). Nessa área, aproveite para apreciar também o charmoso e bem frequentado  Café Nymphenburg Sekt.

O que fazer em Munique
O que fazer em Munique
Biergarten do Viktualienmarkt

Odeonsplatz e Residenz – admire a arquitetura italiana da praça

Metrô U3/4/5/6, Ônibus 100 Odeonsplatz, tram 19 Nationaltheater

A partir do Viktualienmarkt ou da Marienplatz, caminhe pela rua Theatinerstrasse em direção a uma das praças mais representativas de Munique, com traços arquitetônicos italiano, a ODEONSPLATZ. A praça foi encomendada pelo rei Luis I da Baviera após a demolição das fortificações da cidade no século 18.

O que fazer em Munique

Na área da Odeonsplatz, está a THEATINERKIRCHE, a primeira igreja barroca da Baviera (toda amarela e em obras na fachada quando estive por lá) e o FELDHERRNHALL (templo dos generais), construído a partir de 1841. O monumento Feldherrnhall, com as grandes estátuas de leões, é uma réplica da Loggia dei Lanzi da Itália e foi um presente encomendado pelo rei Ludwig I com o objetivo de festejar os grandes feitos e conquistas do exército bávaro. Em novembro de 1923, o Feldherrnhalle foi palco do fracassado “Putsch de Munique” a revolução do povo, liderada por Adolf Hitler. Aliás a praça era um dos lugares preferidos de Hitler para os seus discursos.

O que fazer em Munique

Do lado esquerdo  de quem olha os leões da Odeonsplatz de frente está outro ponto turístico de Munique, a RESIDENZ (antiga residência dos reis bávaros). Trata-se do maior palácio urbano da Alemanha. Até 1918, o palácio servia de residência de luxo e sede do governo da família Wittelsbach. Hoje é aberto à visitação e comporta um museu, a Casa do Tesouro Real e salas de concerto.

O que fazer em Munique

Relaxe no Hofgarten de Munique

A partir da Odeonsplatz, caminhe em direção aos Jardins da Corte (Hofgarten).  Como o dia estava lindo, não visitei o Residenz e fiquei curtindo os jardins do Hofgarten. Caso resolva fazer a visita a este local, calcule no mínimo 2 horas.

O que fazer em Munique
o Jardim da Corte, o Hofgarten de Munique

A área do entorno do Hofgarten é linda em um dia de sol, vale um relax e muitas fotos em seu gramado. Bem no centro do parque de Hofgarten está o Dianatempel (espécie de gazebo). E na lateral oposta à Odeonplatz, está o prédio da Bayerische Staatskanzlei (Chanceleria do Estado da Baviera) que chama a atenção do visitante.

O que fazer em Munique
a Bayerische Staatskanzlei (Chanceleria do Estado da Baviera) vista dos jardins do Hofgarten

Platzl: hora do brinde na praça das cervejarias e restaurantes 

Cansou? Que tal um drinque ou cerveja? O fim do dia merece um pulo na Platzl (pertinho da Marientplatz), área onde estão situadas as cervejarias famosas como Hofbräuhaus , Ayingers e Augustinerbräu, além da loja do FC Bayern e outros restaurantes badalados do Chef Alfons Schuhbecks – uma celebridade gastronômica na Baviera e top chefs da Alemanha). Nesse pequeno local você estará cercado de várias opções gastronômicas animadas.

a praça de Munique que concentra cervejarias (Hofbräuhaus) e restaurantes para curtir a qualquer hora

Hofbräuhaus

A Hofbräuhaus é o ponto mais famoso da praça. Inaugurada em 1589, essa cervejaria produzia cerveja para a corte. Em 1828, abriu também um restaurante. Outro fato histórico é ter sido local da primeira grande reunião do Partido Nazista de Hitler. Hoje, a casa é imensa e reúne turistas do mundo inteiro.

a bandinha alemã animando um dos vários salões da Haufbrauhaus

Para quem quer fugir do óbvio, sugiro, nessa mesma área, jantar e beber na Ayingers (em frente à Hofbräuhaus na Platzl 1A) ou fazer happy hour no animado Bar Centrale (Ledererstraße 23).

O que fazer em Munique
para fugir da cerveja, o descolado e animadinho Bar Centrale

ROTEIRO MUNIQUE DIA 2  

Vá de bike !

Se o dia amanhecer lindo, alugue uma bicicleta (veja neste onde alugar sua bicicleta em Munique). O charmoso hotel em que nos hospedamos tinha bikes para empréstimo e resolvi dar um volta. Se preferir, você pode fazer um tour guiado de bike de 4 horas como o deste link!

O que fazer em Munique

Mais um templo gourmet: Dallmayr

Minha sugestão é começar o seu dia visitando o refinado e farto empório gourmet Dallmayr, um escândaloooo de bom e bonito. Talvez você queira voltar para almoçar por lá. Ou quem sabe comer uma torta com café à tarde como fazem os alemães (no segundo andar da casa tem um espaço dedicado a esse costume alemão). Afora a delicatessen, o restaurante Dallmayr (bem próximo à loja) tem estrela no Michelin. Enfim, é uma espécie de “grife gourmet” da Alemanha.

Dallmayr fica na Dienerstraße 14/15
Site: www.dallmayr.de  

O que fazer em Munique
patês, salsichas, chocolates, bolos, frutos do mar, vinhos, de tudo um muito no Dallmayr de Munique

Pausa para um café e arte em Munique

Na segunda etapa da pedalada, siga o caminho para o Englischer Garten, o parque mais visitado de Munique e um dos maiores parques urbanos do mundo. Eu sugiro pedalar passando pelo parque Hofgarten e seguindo em direção à  Casa da Arte (Haus der Kunst). Faça uma parada na Haus der Kunst para visitar um bar-café maravilhoso, o Golden Bar. Tome um café por lá (dentro ou nas mesas ao ar livre). Como curiosidade para os baladeiros, nessa região está uma das boates mais famosas de Munique e megadifícil de entrar, a P1 Club. 

Casa da Arte de Munique (Haus der Kunst)
Vale a pena entrar dentro do Golden Bar e se surpreender

Pedalando pelo Englischer Garten de Munique

Saindo da Haus der Kunst, siga até o point do surf do Englischer Garten (Eisbachwelle), bem próximo. A área reúne os surfistas que pegam a onda que se forma no rio Eisbach

a área de surf em Munique no rio Eisbach do Englischer Garten

Depois de curtir este ponto turístico famoso de surf, explore a área verde do parque que é imensa. Pedale até a Torre Chinesa (Chinesischer Turm) onde está um biergärten encantador e muito animado. Você pode beber uma cerveja, tomar um café ou até almoçar por lá.

Chinesischer Turm – Englischer Garten 3
Site : www.chinaturm.de
-> Para mais sugestões de Biergärten imperdíveis em Munique, leia este post

O que fazer em Munique
Pedalando pelo parque Englischer Garten de Munique, lindo
o astral do parque Jardim Inglês de Munique (Englishcer Garten) no fim de semana de sol

Compras e café

Se sobrar tempo no seu dia para compras (acho difícil), vá passear pelo elegante shopping FÜNF HÖFE (Cinco Pátios), principalmente em caso de chuva. Ou ainda, caminhe ou pedale pelas ruas pomposas e de grifes famosas, a Maximilanstrasse e Ludwigstrasse. Pela Maximillianstrasse desfilam carrões e hotéis chiques como o Kempinski Munich. A ruas Kaufingerstrasse e a Theatinerstrasse (adorei as lojas por aqui!) também são boas opções para encher as sacolas.

Funf Höfe fica na Theatinerstraße 15
site: www.fuenfhoefe.de

Para um café especial com doces e tortas alemãs nessa área, escolha:
– o Cafe Maelu na Theatinerstraße 32, próximo à Odeonsplatz
– o Rischart na Marienplatz, 18
– o Aran na Theatinerstraße 12

Choveu? Corra para o Funf Höfe – shopping de Munique
O que fazer em Munique

Finalize o dia com comida típica da Baviera no Donisl

Para comer uma comida típica da Baviera em um ambiente para lá de gostoso, indico fortemente o Donisl que adorei. O restaurante tem mais de 200 anos e nos dias quentes abre todo o seu teto de vidro. A mostarda artesanal feita por eles (para comer com a tradicional weisswürst – salsicha branca) é fantástica. Prove a salada de salsicha (parece estranho mas é uma delícia). O menu também oferece schinitzel, filés e salmão.

>> LEIA AQUI O POST COMPLETO SOBRE O DONISL NO CAFE VIAGEM

Weinstraße 1 (na Marienplatz)
Tel.:  +49 89 2429390 | Aberto das 10h até a meio-noite
Site : www.donisl.com/de

O delicioso Donisl de Munique

ROTEIRO MUNIQUE DIA 3

Se você tiver um terceiro dia na cidade, considere os passeios abaixo:

Parque Olímpico

Nesse dia, visite a igreja Frauenkirche e quem sabe, se o sol continuar convidando para um passeio no parque, vá conhecer o Olympiaberg (parque olímpico construído para a 20° edição dos Jogos Olímpicos de Verão realizada em Munique, em 1972).

O que fazer em Munique
Frauenkirche em Munique – olhe para o alto e vejas as cúpulas verdes

E que tal museus?

Em caso de chuva ou tempo ruim, você também pode reservar um terceiro dia no roteiro para museus. Os fãs de futebol e carro vão curtir o Museu da BMW e uma visita a Allianz Arena do FC Bayern de Munique onde é possível fazer um tour pelo estádio. Caso queria ver um jogo do Bayern não deixe de ler este post do Café Viagem que dá dicas para comprar o ingresso!

O que fazer em Munique

Aliás, Munique tem vários museus. Não tive tempo de conhecer nenhum. De quebra, só peguei dias ensolarados na cidade que não foram nada convidativos para entrar em museus. Eu gostaria de ter ido pelo menos nas Pinacotecas: Antiga Pinacoteca (Alte Pinakothek), a Nova Pinacoteca e a Pinacoteca Moderna. A Antiga Pinacoteca (em alemão: Alte Pinakothek) é um dos mais importantes museus da Alemanha.

Munique também oferece o Museu de Ciência e Tecnologia (Deutsches Museum), o Museu Paleontológico, o Centro de Documentação do Nazisimo e a Casa da arte (Haus der Kunst). Curiosidade: este último (Haus der Kunst) foi fundado por Adolf Hitler. Atualmente se dedica exclusivamente à arte contemporânea e tem um bar-café lindo em seu interior que merece muito a visita, o Golden Bar. 

O que fazer em Munique

Parque com Palácio de Nymphenburg

Esse palácio que também é um parque é uma das atrações mais distantes do centro mas dita imperdível e linda. Tem gôndolas no rio, espaço com café e vários recantos. Se sobrar tempo no seu roteiro, a dica é incluir essa visita. Para chegar até lá pegue um tram a partir da estação central de Munique. O ônibus turístico de Munique também tem parada nessa atração.
Site:  www.schloss-nymphenburg.de

O que fazer em Munique no mapa: resumo das atrações

Marienplatz
Neues Rathaus
Igreja São Pedro
Viktualienmarkt
Residenz
Odeonsplatz
Hofgarten
Platzl (Hofbräuhaus)
Englischer Garten
Museus e Pinacotecas (Museu BMW)
Frauenkirche
Parque Olímpico
Allianz Arena
Parque e Palácio Nymphernburg

Gostou do roteiro?

Se achou o roteiro útil, uma forma de retribuir é escrevendo na caixa de comentários abaixo. Outra maneira, é fazendo suas reservas através dos links do blog sem pagar nada a mais por isso (ganhamos uma pequena comissão através deles). É um jeito de agradecer e motivar o Café Viagem a seguir dando boas dicas por aqui. Um beijo e obrigada!

+ Dicas de Munique no Café Viagem

Veja mais dicas no Café Viagem

ONDE FICAR EM MUNIQUE: UM HOTEL DESING DE CHARME E MUITO BEM LOCALIZADO

ONDE COMER: 10 RESTAURANTES EM MUNIQUE PARA FAVORITAR

O QUE PROVAR EM MUNIQUE: 5 COMIDAS TÍPICAS PARA PROVAR EM MUNIQUE

DICA DE RESTAURANTE:  a cozinha da Baviera no Donisl em Munique

DICA DE TOUR E TRANSPORTETOUR GUIADO EM MUNIQUE E DICAS DE TRANSPORTE

JOGO DO BAYERN: DICAS PARA IR AO JOGO DO BAYERN DE MUNIQUE NA ALLIANZ ARENA

MELHORES BIERGÄRTEN: 7 BIERGÄRTEN IMPERDÍVEIS EM MUNIQUE 

ENTENDA O QUE É UM BIERGARTEN: SOBRE A TRADIÇÃO DO BIERGARTEN NA ALEMANHA 

SOBRE A OKTOBERFEST: a experiência de ir à maior festa da cerveja no mundo

POST ÍNDICE MUNIQUE : todas as dicas de Munique no Café Viagem

POST ÍNDICE ALEMANHA: TODOS OS ROTEIROS E DICAS DE VIAGEM NA ALEMANHA

Dica de guia de turismo brasileiro que vive em Munique:  [email protected]

Site oficial de turismo em Munique WWW.MUENCHEN.DE/INT

Site oficial do Turismo alemão em português: WWW.GERMANY.TRAVEL/PT

A autora do Café Viagem viajou para a Alemanha a convite do Turismo da Alemanha. Foi selecionada para um roteiro gastronômico em Munique, Nuremberg, Stuttgart e Hannover. 

Vinícola Larentis balanço

Oi, sou a Alexandra Aranovich

Autora do blog Café Viagem, criadora de conteúdo e sommelier. Degusto a vida entre vinhos, viagens e café da manhã. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo. Como posso te ajudar a degustar teu sonho?

Saiba mais sobre mim »

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Comentários:
Jorge Carvalho disse:

Roteiro muito legal e muito apropriado, pois, estou planejando visitar as feiras de natal de Munique esse ano.

LILIAN FERREIRA disse:

Roteiro muito útil. Vou passar 3 dias em Munchen no mes de agosto e o seu blog me ajudou muito.

Obrigada, Lilian! Estou terminando o post de Nuremberg que é bem próximo e vale a pena também.
Grande abraço
Alexandra do Café Viagem

erica disse:

Olá, adorei o blog e as dicas. Estou olhano essa viagem para abril, vindo da Italia onde tenho compromisso de trabalho. Pensando em Munique e andar pela rota romântica só que tenho 6 dias, será suficiente? bjs

Oi Erica
Munique tem que ser no mínimo 2 dias (e é corrido). Não fiz a rota romântica, apenas Nuremberg , cidade próxima.
Eu ficaria entre Munique e cidades nos arredores.
Abraços
Alexandra do Café Viagem

Polly disse:

Alexandra, gostaria de conhecer apenas os lugares abaixo. Acha tranquilo fazer em dois ou três dias? Não tenho noção de distância, então como vc dividiria o roteiro? Obrigada!
Neues Rathaus, Frauenkirche, Deutches museum, Maximilianeum, St Peters Church, Residenz museum, Englishen Garten, Palácio de Linderhof, Dachau Concentration Camp.

Oi Polly
Alguns locais não tenho totalmente certeza da distância, mas o melhor a fazer é clicar no mapa do post e verificar locais próximos para fazer no mesmo dia
https://www.google.com/maps/d/u/0/viewer?mid=1XnOHlF29J2_eGHwDCWmsgYXyj_A

Abraços
Alexandra do Café Viagem

Jorge disse:

Gostei muito… Muito intuitivo
Gostaria de saber mais alojamentos low-cost familiares e alguns bate e volta. Parabéns

Oi Jorge

Tudo bem? Para hospedagem low-coast recomendo fazer a busca no Booking que sempre tem boas ofertas, ainda mais com reserva antecipada. Algumas até, com cancelamento gratuito. Veja em http://bit.ly/2tRhXJmMuniqueLowCost
Abraços
Alexandra do https://cafeviagem.com/

Bruna disse:

Olá Alexandra! Estou indo para Munique em Maio e achei muito interessante a sua sugestão de fazer o passeio no Englischer Garten de bicicleta.
Você sabe me dizer se no próprio parque é possível alugar bicicleta? Ou então em algum local próximo? Já pesquisei bastante mas não encontro essa informação.

Oi Bruna

Tudo bem? Neste post que escrevi tem a dica de aluguel de bike bem boa e com site. Veja em https://cafeviagem.com/tour-guiado-em-munique-e-dicas-de-transporte/

Abraços
Alexandra do https://cafeviagem.com/

Heloisa disse:

Oi Alexandra
Estarei em Munique por 4 dias e 5 noites em abril mas um deles já está reservado a Salzburgo.
Adoraria ir a Rotenburg, será que dá tempo? No dia da chegada, no final da tarde, já posso aproveitar! Qual a temperatura média em meados de abril?
Obrigada pelo blog muito informativo

Oi Heloisa
Obrigada!! Conte sempre com o Café Viagem pra planejar seus roteiros e conte depois por aqui suas dicas!
Olha só, Rotenburg não é tão próximo para um bate e volta a partir de Munique.
Eu fui em maio e a temperatura estava ótima, mas abril ainda é friozinho.
Abraços
Alexandra

Emanuel Araujo disse:

Oi Alexandra,

estarei em Veneza em maio e pretendo ir a Munique. Tem alguma sugestão ?

edna disse:

Oi Alexandra!
Adorei o post. Estarei em Munique no início de junho por 6 dias, já reservando um para Salsburgo ou Insbruk e outro para o castelo de Neuschwaisntein. Estou sem noção de quanto gastarei por dia com refeição e transporte ( hotel já reservado). Voce pode me ajudar???? Obrigada!!!!

Sheila disse:

Parabéns. Muito bem detalhado. Continue postando com excelência,

Edison Finger disse:

Oi Alexandra

O blog está demais, muitas dicas, locais, excelente!!
Vou estar em Munique em set( 3 dias ) e pretendo curtir muito as suas dicas referente a cidade, a Oktoberfest, locais para conhecer, biergartens, e o que mais for possivel, show.

Obrigado

Que lega, obrigada l!! Aproveite muito Munique.
Grande abraço
Alexandra do Café Viagem

Ticiana disse:

Obrigada pelas dicas, gostei muito.

Obrigada, Ticiana!! Boa viagem

mari disse:

Boa noite alexandra!
obrigado pelo blog, esta muito bom!.
vou viajar para Munique, passear e depois pretendo ir a Paris de trem. acessei a rai europe e diz que é um site nao seguro. nao consegui encontrar outra forma de comprar os bilhetes. será que posso comprar os bilhetes?

Oi Mari
Eu comprei alguns bilhetes na hora mesmo (na estação) e outros comprei de uma agência aqui no RS, especializada em Alemanha.
De onde você é?
Abs
Alexandra do Café Viagem

JULIANA M M ASSREUY disse:

Olá, obrigada pelo post super explicativo e completo sobre munique. parabens, continue postando.
abraços, julina

EDUARDO PINTO disse:

Parabéns pelo trabalho alexandra. As dicas estão otimas e muito bem ESTRUTURADAS. Ajudam muito todos que querem VISITAR munique.

Oi Eduardo
Muito obrigada pelo teu comentário. Eu adorei Munique. Se tiver novas dicas, pode deixar por aqui.
Grande Abraço
Alexandra do Café Viagem
https://cafeviagem.com/

SIMONE ROCHA BARRETO DO NASCIMENTO disse:

ADOREI SEU BLOG, COM CERTEZA VOU SEGUIR SUAS DICAS. ESTOU PLANEJANDO VIAJAR NO FINAL DO ANO COM A FAMÍLIA. PARABÉNS PELO BLOG E OBRIGADA POR COMPARTILHAR CONOSCO. UM ABRAÇO.

Oi Simone
Obrigada você pelo comentário! Munique é incrível, aproveitem.
Abraços
Alexandra do Café Viagem
https://cafeviagem.com/

antonio disse:

Simplesmente sensacional, o link do google maps já é de dar nota dez. parabens

Obrigada, Antonio!! Aproveite muuuito, Munique é demais.
Abraços
Alexandra do http://www.cafeviagem.com

Alfredo Neves disse:

parabéns Alexandra,ficou ótimo o teu trabalho que Pretendo Usar como orientação para aproveitar melhor está cidAde. Estive em Munique há 11 anos e mesmo assim adorei teu blog.AbraçO

estive em Munique apenas para a Oktoberfest e acabei não conhecendo nada na cidade. Bom saber dessas dicas para uma próxima oportunidade. Obrigado.

Valeu, Johnnie! Volte pois Munique é maravilhosa.
Abraços
Alexandra do https://cafeviagem.com

Acassia disse:

Suas dicas nos ajudaram bastante para o passEio de 1 dia em Munique! contiNue postando mais ficas de viagem !!!! PARABÉNS Alexandra!!!!👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼🙌🏼😘

Oi Acassia
Obrigada. Que bom que aproveitou o passeio. O que mais gostou das dicas de Munique?
Abraços
Alexandra do Café Viagem

Sonia Tambellini disse:

sua dica vai me ajudar no passeio que irei em abril . Alexandra vc poderia dar uma dica depois de munique ainde ir ? tenho 15 dias de ferias ,,, obg

Oi Sonia
Tudo bem? Que bom que você gostou das dicas de Munique. Esse roteiro tá especial. Para mais dicas da Alemanha, tem um post completo neste link https://cafeviagem.com/alemanha-dicas-roteiro/
ABS
ALEXANDRA DO CAFÉ VIAGEM

Denise disse:

Olá, adorei suas dicas! Estarei em Munique daqui a 2 dias e agora já sei o que visitar! Obrigada

Nossa, que delícia. Aproveite muito Munique.
Abraços
Alexandra do Café Viagem

Rosana Melo disse:

Oi Alexandra, adorei seu post, muito completo e detalhado! Chegaremos em Munique no próximo dia 5/9 com um tour guiado mas teremos 1 e 1/2 dias livres na cidade. Nosso hotel é longe do centro, o Munich Marriott Hotel, na Berliner Str. Não falamos alemão, só um pouco de inglês. Acha que será muito difícil nos virarmos sozinhos?
Obrigada. Grande abraço 🤗🙅‍♀️

Olá Rosana
Primeiro, obrigada. Estas dicas de Munique foram feitas com muito carinho. Tenho ótimas lembranças desta viagem a Alemanha. Bem, em quase toda a Alemanha as pessoas falam algumas palavras de inglês, principalemnte os mais jovens. Minha dica, se ficar com receio, é baixar um app de tradutor português alemão. Já tentou?
Abraços e boa vaigem
Alexandra

Angelica vartuli gouvea de disse:

Roteiro para quadrar para uma próxima viagem, parabéns

Obrigada!! Louca pra voltar a Munique
abs
Alexandra do Café Viagem

Claudia Cabral disse:

Adorei suas dicas Alexandra! Bem explicadas e com atrações maravilhosas da cidade. Pretendo voltar na época da feira de natal

Obrigada Claudia
Eu tambémq quero voltar um dia no Natal
abs
Ale do http://www.cafeviagem.com

Walkiria disse:

Vou a Munique em alguns dias e adorei as dicas do roteiro. Muito obrigada =)

Obrigada e boa viagem!! APROVEITE MUITO MUNIQUE
abs

Alexandra Sklasky disse:

Parabéns, vamos ver ao vivo agora

Olá Alexandra
Aproveitem muuuuito Munique e a Alemanha
Abs
Alexandra do https://cafeviagem.com

Ione Lastoria disse:

Adorei o roteiro.. estamos seguindo a risca todas as dicas ..
muito pbrigada

Que bom, obrigada Ione. Depois quero saber tudo, volta e conta o que mais curtiu em Munique
abs
Alexandra do Café Viagem

Amanda disse:

Obrigada pelo roteiro!

Oi Amanda
Fico feliz quando aproveitam e gostam. Adorei Munique.
Abs
Alexandra do Café Viagem

Débora disse:

Amei, super criativo e alegre… vou usar na minha viagem! Obrigada

Obrigada!! Aproveite muito Munique e a Alemanha. Boa viagem!
abs
Alexandra

Beatriz Carboni disse:

Muito muito legal!
Blog bem feito e detalhado, com toques pessoais.
Gostei muito!
Obrigada
abs
Beatriz

Olá Beatriz
Muito obrigada pelos elogios!
Contibuições são bem-vindas no Café Viagem quando voltares deste destino incrível
Abs e boa viagem
Alexandra do Café Viagem

Joseane Martins de Faria disse:

Oi Alexandra, adorei seu roteiro. Vou viajar daqui 5 dias e vou seguir suas sugestões. Muito grata!