Nada mais alemão, nada mais imperdível do que visitar um biergarten na Alemanha, uma tradição que surgiu na Baviera. Na tradução literal, o Biergarten é o “ jardim da cerveja” (bier + garten). Esses “ jardins” são espaços convidativos ao ar livre, totalmente informais, com mesas compartilhadas ou não, que aliam cerveja e boa gastronomia. E ainda: um clima especial e familiar para brindar a vida com amigos ou até desconhecidos. A boa energia do biergarten é contagiante.
Os Biergärten na Alemanha: jardins da cerveja e da celebração
Os biergärten estão presentes nos restaurantes, cervejarias, espaços públicos e em grandes eventos anuais como a Oktoberfest. Ao meu ver, os mais autênticos são os localizados em parques e feiras. Escolha o seu!
Leia também no blog: OS MELHORES BIERGÄRTEN DE MUNIQUE
1. O Biergarten dos restaurantes e cervejarias
Operam como se fosse uma extensão do estabelecimento comercial só que ao ar livre. É um espaço disputado pelas torcidas de futebol em dia de jogo e pelos fumantes, o que pode ser bem inconveniente para os que não curtem fumaça por perto.
Dica: em Munique (paraíso dos biergärten), alguns famosos nessa modalidade são: o biergarten da cervejaria Hofbräuhaus e o da Augustiner Keller.
2. O Biergarten dos parques, feiras e mercados
Para sentir a verdadeira essência de um biergarten na Alemanha , recomendo visitar os localizados em feiras, mercados e os dos parques. São uma espécie de piquenique à mesa compartilhado com amigos e família. É claro que o principal item é a cerveja. Mas também encontrei à venda vinho, chá, bolo e outras gostosuras.
piquenique com mesa
O grande diferencial de um biergarten em um espaço público é que, quase sempre, é possível levar o sua comida ou pestisco de casa. Só será necessário (sempre) comprar a bebida no local. É por isso que digo que o biergarten é o piquenique alemão, a galera leva sua marmita, monta o banquete e faz a festa. Lindo de ver!
Mas um detalhe importante que é preciso estar atento nessa modalidade: as mesas que tiverem toalha demarcam que naquele local do biergarten é preciso comprar a cerveja e a comida, não sendo possível levar o seu lanche. O que confunde um pouco é que algumas pessoas levam toalha para ” picnicar” na sua mesa dos espaços públicos (como a foto acima no Englischer Garten)
Alguns biergärten oferecem atendimento self-service. Você pega a bandeja, escolhe a bebida e a comidinhas e depois leva para sua mesa.
Dica: em Munique, alguns famosos nessa modalidade são o da Hirschgarten (o maior Biergarten de Munqiue), o da Torre Chinesa (Chinesischer Turm) no parque Englischer Garten e o do mercado gastronômico de Viktualienmarkt . Em Berlim, não deixe de visitar o biergarten no parque Tiergarten do Café am Neuen See!
3. O Biergarten de eventos especiais
Em muitos eventos anuais da Alemanha é possível apreciar o clima dos biergärten. Como por exemplo na Oktoberfest de Munique (setembro) ou a de Berlim e o Museumsuferfest de Frankfurt (final de agosto).
Melhor época para curtir um biergarten
Esses espaços abertos normalmente funcionam durante a primavera e no verão (ou com tempo bom). Aliás, é nesse período do ano que as mesas dos biergärten da Alemanha são concorridíssimas, principalmente nos fins de semana.
Com sorte, você será agraciado também com música (talvez dança). Animação, alegria e cordialidade fazem parte do clima desses espaços ao ar livre da cerveja.
Quanto custa?
Sentar em um biergarten de um parque ou espaço público é gratuito, mas provavelmente vai custar o valor de uma cerveja, entre 3,5 a 5 euros. Já nos restaurantes e cervejarias, você vai pagar o que comer e beber e a taxa de serviço (normalmente 10%).
| + dicas da Alemanha no Café Viagem
CERVEJA E BIERGÄRTEN IMPERDÍVEIS DE MUNIQUE
A FESTA IMPERDÍVEL DE AGOSTO EM FRANKFURT:MUSEUMSUFERFEST
ROTEIRO COLÔNIA ALEMANHA – POST ÍNDICE
6 atrações imperdíveis em Frankfurt
ROTEIRO DE 2 A 4 DIAS EM MUNIQUE COM PRINCIPAIS ATRAÇÕES
ONDE COMER: 5 COMIDAS TÍPICAS PARA PROVAR EM MUNIQUE
JOGO DO BAYERN: DICAS PARA IR AO JOGO DO BAYERN DE MUNIQUE NA ALLIANZ ARENA
SAIBA MAIS
Site oficial do Turismo alemão em português: www.germany.travel/pt
A autora do Café Viagem viajou para a Alemanha a convite do Turismo da Alemanha. Foi selecionada para um roteiro gastronômico em Munique, Nuremberg, Stuttgart e Hannover. Saiba mais sobre o roteiro neste post
Oi, sou a Alexandra Aranovich
Autora do blog Café Viagem, criadora de conteúdo e sommelier. Degusto a vida entre vinhos, viagens e café da manhã. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo. Como posso te ajudar a degustar teu sonho?