Quem visita a capital de Portugal não pode deixar de apreciar a vista dos Miradouros de Lisboa. A cidade é conhecida por suas sete colinas. Logo, é no topo das colinas que estão as paisagens panorâmicas mais imperdíveis de Lisboa. A seguir, destaquei os principais miradouros de Lisboa para você fotografar, relaxar e curtir o visual icônico da cidade.
Miradouros de Lisboa com vistas imperdíveis
Prepare-se para admirar Lisboa do alto! Os miradouros de Lisboa são parada obrigatória para quem visita a cidade. Afinal, a maioria é gratuita e permite que você entenda melhor a geografia da cidade com suas colinas, casas antigas, azulejos, pontes e o Rio Tejo ao fundo. Nos principais miradouros de Lisboa você pode aproveitar para curtir o pôr do sol, tomar uma taça de vinho ou café ou simplesmente relaxar.
- Miradouro de São Pedro de Alcântara
- Miradouro de Santa Luzia
- Miradouro das Portas do Sol
- Miradouro do Castelo de São Jorge
- Miradouro da Graça
- Miradouro de Santa Catarina
- Miradouro Elevador Santa Justa
Afora os Miradouros de Lisboa, os rooftops também garantem vista lindas das cidade. Veja neste post do Café Viagem dicas para brindar nos Rooftops de Lisboa
>> Onde ficar em Lisboa: veja aqui a nossa dica de hospedagem
1. Miradouro de São Pedro de Alcântara
No alto da colina do Bairro Alto, é o meu miradouro de Lisboa favorito. Por isso, o primeiro da lista. Tem uma vista linda da cidade e do Castelo de São Jorge ao fundo. Afora a vista panorâmica de tirar o fôlego, conta um jardim com fonte no centro e quiosque para café ou drink apreciando a paisagem. Perfeito para aproveitar em qualquer hora do dia, principalmente no fim de tarde.
O Miradouro São Pedro de Alcântara está localizado ao lado do elevador da Glória (da Av. Liberdade, você pode acessar o mirador pelo elevador ou encarar a longa escadaria). Fica entre o Bairro Alto, os pontos turísticos do Chiado e Alcântara. Perfeito para caminhadas nos arredores.
Por perto: a região é repleta de bares, rooftops e restaurantes , por isso, vale completar a programação com passeio noturno pelos arredores da região. Recomendo: Faz Frio, The Insolito, Casa da Praia, Tapisco, Pavilhão Chinês.
📍Onde: Bairro Alto
2. Miradouro de Santa Luzia
É pequeno e sempre cheio de turistas. Porém, uma das vistas mais famosas de Lisboa. De quebra, fica perto do Castelo de São Jorge. Oferece linda vista dos telhados de Alfama, da cúpula do Panteão e do Rio Tejo. A melhor hora para visitar é no início da manhã (mais tranquilo) e no horário do pôr do sol.
Os azulejos que decoram o muro do Miradouro de Santa Luzia também são uma atração, assim como seu pergolado. Um dos seus painéis de azulejo representa a Praça do Comércio antes do terramoto e o outro, a reconquista do Castelo de São Jorge.
Por perto: o miradouro de Santa Luzia está a uma curta caminhada da Sé de Lisboa e do Castelo de São Jorge, sendo facilmente acessível pelo elétrico 28. Combina também com um passeio pela Alfama, descendo até o Rio Tejo na Praça do Comércio. No trajeto, procure pelo Memmo Alfama – rooftop para drink !
📍Onde: Alfama
Como chegar: Elétrico 28
3. Miradouro das Portas do Sol
Praticamente ao lado do Miradouro Santa Luzia, porém menos lotado. O nome já dá pistas do seu significado: incrível vista panorâmica da Alfama ( com suas casinhas com telhados avermelhados) e do Rio Tejo. Um cartão-postal de Lisboa, principalmente no nascer e no pôr do sol.
Este miradouro tem grande importância histórica, pois as “Portas do Sol” faziam parte das antigas muralhas medievais de Lisboa, destruídas com o terremoto de 1755.
Por perto: a partir deste miradouro de Lisboa, é possível desbravar o bairro da Alfama caminhando, visitar o Museu de Artes Decorativas, o Castelo São Jorge e a Sé de Lisboa. Ou, seguir turistando no Elétrico 28.
📍Onde: Alfama
Como chegar: Elétrico 28
4. Miradouro do Castelo de São Jorge
Um bom ponto de partida para turistar por Lisboa. É o único miradouro desta lista pago. O ingresso para visitar o castelo e sua bela vista panorâmica podem ser adquiridos no local ou online atencipado (evitando filas).
O Castelo de São Jorge foi construído no século 11 por mouros (muçulmanos do norte da África que dominavam a região de Lisboa). Já foi a casa do Rei e sua Corte por quase 400 anos. Porém, com o terremoto de 1755, o castelo ficou em ruínas.
Por perto: vale a pena caminhar até o Miradoura Santa Luzia e o Portas do Sol. Para uma refeição, reserve O Velho Eurico (tasca famosa).
Dica Café Viagem: do Castelo de São Jorge, caminhe até o Miradouro Santa Luzia, depois siga explorando Alfama até chegar na Praça do Comércio.
📍Como chegar: Elétrico 28E + 5 minutos a pé (Martim Moniz-Prazeres)
Ingressos para adultos €15
Saiba mais em castelodesaojorge.pt
5. Miradouro da Graça
Ponto famoso para o pôr do sol. Você pode chegar no elétrico 28 (bonde que passa por vários pontos turísticos da cidade). O Miradouro da Graça está situado bem em frente ao Convento da Graça. Sua colina fica ao lado da colina do castelo de São Jorge.
O nome homenageia Sophia de Mello Breyner Andresen, uma das grandes figuras da literatura portuguesa.
Por perto: próximo ao local está o Miradouro Nossa Senhora do Monte, que inclusive pode ser visto do Miradouro da Graça. Para um almoço típico, chegue cedo na Tasca Zé da Mouraria. Para quem curte vinho, vale finalizar a tarde no VinoVero.
📍Onde: Graça
6. Miradouro de Santa Catarina
Também conhecido como “Adamastor”. Situado em frente ao Museu da Farmácia, ao lado do Chiado e de áreas turísticas. Fácil acessar em uma caminhada turística ou com o elétrico 28. Tem vista privilegiada do Rio Tejo, da Ponte 25 de Abril. Possui um agradável quiosque para café, drinks ou vinho. Aviso: por aqui, o clima é mais mais boêmio, ponto de encontro da juventude lisboeta hipster.
Por perto: elevador da Bica (funicular), Museu da Farmácia (que tem um café bem simpático dentro) e o Chiado.
📍Onde: Bairro Alto
7. Miradouro do Elevador Santa Justa
O Elevador Santa Justa foi inaugurado em 1902 para ligar a Baixa e o Bairro Alto. A dica é que você não precisa ficar na fila para subir o elevador Santa Justa – cartão postal de Lisboa. Para preciar a bela vista da cidade do mirante, combine o passeio com visita ao Convento do Carmo. Ao fundo das ruínas do Convento está o mirante do Elevador com vista da Baixa e do Castelo de São Jorge.
Para cruzar a passarela de ferro, mesmo sem usar o elevador, é cobrado um ingresso em torno de 1,50 €. Quando estive, não foi cobrado, a passagem estava liberada. Acho que tive sorte!
Por perto: Convento do Carmo e Carmo Rooftop
📍Onde: Largo do Carmo
Outros Miradouros de Lisboa:
Miradouro da Senhora do Monte
Miradouro de Santo Amaro
Dicas Práticas para visitar os Miradouros em Lisboa
1. Como se locomover: transporte público, elevadores e caminhadas:
Lisboa é conhecida por suas colinas, o que pode tornar o deslocamento entre os miradouros desafiador. Por isso, considere usar:
- Elétrico 28: meio de transporte mais popular da cidade que passa por muitos pontos turísticos e principais miradouros, como o Miradouro de Santa Luzia, o Miradouro das Portas do Sol e o Miradouro de São Pedro de Alcântara.
- Elevadores: Lisboa conta com vários elevadores e funiculares para longas subidas e descidas de suas colinas. Todos pagos. Os principais são: Elevador da Glória (liga a Baixa ao Miradouro de São Pedro de Alcântara), Elevador da Bica (use para Miradouro de Santa Catarina).
- Caminhadas: com calçados confortáveis, apesar das ladeiras, ainda é a melhor forma de conhecer a cidade
2. Comer e beber nos Miradouros de Lisboa
Vários miradouros em Lisboa contam com quioques e esplanadas onde você pode relaxar e apreciar a vista enquanto faz um lanche ou aproveita um drink. O meu prefeirido é do do Miradouro São Pedro de Alcântara.
Café Viagem indica: 5 hotéis em Lisboa
- Hotel Mercy
- Bairro Alto Hotel
- Chiado Arty Flats
- My Story Hotel Tejo
- Hotel Mundial
- Palacio Ludovice
- Hostel Independente
RESOLVA SUA VIAGEM PARA PORTUGAL
GOSTOU DAS DICAS? Sabe como recompensar? Basta reservar pelos nossos links! Você não paga um centavo a mais e ainda ganha descontos. De quebra, ajuda o Café Viagem a monetizar o conteúdo. Afinal recebemos pequena comissão dos nossos parceiros selecionados.
HOTEL EM LISBOA COM POSSIBILIDADE DE CANCELAMENTO GRATUITO: PESQUISE AQUI !
ALUGUE SEU CARRO EM PORTUGAL: FAÇA COTAÇÃO AQUI !
COTE UM BOM SEGURO VIAGEM COM NOSSO CUPOM DE DESCONTO: SEGUROS PROMO
TOURS, TRANSFER E INGRESSOS EM PORTUGAL: CLIQUE AQUI PARA VER TODAS AS OPÇÕES
GUIA E TRANSFER PRIVATIVO EM LISBOA COM CUPOM DE DESCONTO
CHIP INTERNACIONAL COM INTERNET LIVRE: VIAJE CONECTADO
MAIS DICAS DE PORTUGAL NO CAFÉ VIAGEM
+ LISBOA
Onde comer em Lisboa: top list de restaurantes
Tascas em Lisboa: 3 lugares para favoritar na viagem
Belém, o que fazer no bairro histórico e às margens do Rio Tejo
Hotel de luxo Lisboa: hospedagem temática de vinho na melhor localização
Hotel no Chiado: veja aqui nossa dica em família
Dica de guia privativo e transfer em Lisboa: Fabi Zavatta
Melhores Rooftops em Lisboa para o entardecer com vista
5 restaurantes em Lisboa para incluir no seu roteiro
Passeios Bate e Volta a partir de Lisboa: Sintra, Ericeira, Óbidos, Nazaré, Évora, Cascais, Azenhas do Mar
+ ROTEIROS ENOTURISMO
Alentejo: 5 vinícolas para visitar
Quinta do Piloto: hospedagem em vinícola perto de Lisboa
Roteiro Vinhos da Península de Setúbal: vinícolas perto de Portugal
Malhadinha Nova, um sonho realizado em Portugal de vinho e hospedagem
Oi, sou a Alexandra Aranovich
Autora do blog Café Viagem, criadora de conteúdo e sommelier. Degusto a vida entre vinhos, viagens e café da manhã. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo. Como posso te ajudar a degustar teu sonho?