Bodega Oceánica Jose Ignacio

Bodega Oceánica José Ignacio: a vizinha elegante do mar

Já ouviu falar da Bodega Oceánica em José Ignácio, perto de Punta del Este (Uruguai) ? Trata-se de uma vinícola jovem, a 10 min de carro da praia de Jose Ignácio e a 35 min de Punta de Este. Tudo começou com produção de azeites em 2007 da marca O’33. Desde 2019, elabora também vinhos frescos de caracter mineral. Afinal, pasmem, tem terroir ao lado oceano, a menos de 20km de distância. A bodega é vizinha da elegante praia de José Ignacio e do Oceano Atlântico.

Bodega Oceánica: todo o charme de José Ignacio em uma vinícola

Minha visita a Bodega Oceánica José Ignacio aconteceu mais por minha atração por seus vinhos. Sabia muito pouco sobre a propriedade ou experiências oferecidas. Por isso, fiquei tão encantada com o que encontrei: um jardim com esculturas de artistas renomados entre os vinhedos e olivares. De quebra, uma arquitetura moderna, premiada e sustentável. A saber: projeto do mesmo arquiteto dos hotéis Vik e do badalado rooftop do The Grande Hotel Punta de Este.

A propriedade cultiva 5 variedades:

  • Albariño
  • Chardonnay
  • Pinoit Noir (que faz um vinho tinto e outro rosé)
  • Merlot
  • Tannat

Enólogo e proprietários Bodega Oceánica

O enólogo chefe, ou winemaker, da vinícola – desde sua inaguração, é Hans Vinding Diers. Profissional que nasceu na África do Sul na região vitivinícola de Stellenbosch. Hans também trabalhou na França (Bordeaux) e Austrália. Atualmente, além da consultoria na Oceánica, comanda sua própria bodega na Patagônia Argentina, a Noemía. Junto com Hans, trabalhava também na Oceánica Santiago Degásperi. Atualmente, o enólogo Santiago toca seu próprio projeto, o Nakkal Wines.

Já os proprietários são um jovem casal uruguaio: Natalia Welker e Marcelo Conserva.

casal de proprietários – foto Uruguay Wine

Onde ficar em José Ignacio ou Punta del Este: veja aqui o post do Café Viagem com várias dicas

Como chegar a Bodega Oceánica Jose Ignacio

A Bodega está situada em José Ignacio. O acesso principal é pela Ruta 9 no km 157 – rodovia que faz Montevidéu a Rocha. Quem vem pela praia (Penínsla de Punta ou la Barra) pode dirigir também pela Ruta 10 – rodovia que liga Canelones aos departamentos de Maldonado e Rocha. Mas atenção, se pegar a Ruta 10, você deve sair na Camino Sainz Martínez em direção à Ruta 9 (Rocha) – estrada em frente à entrada da praia de José Ignacio.

Bodega Oceánica Jose Ignacio
Chegando na Bodega de Jose Ignacio

Próximo à Oceánica, no caminho para Rocha, estão situadas também as seguintes vinícolas: Garzón, Brisas, Cía Uruguaya de Vinos de Mar

Distâncias vinícola de…

  • José Ignacio: 10 min
  • La Barra: 25 min
  • Montevidéu: 1h30
  • Punta del Este: 35 min
Bodega Oceánica Jose Ignacio
arte em meio aos vinhedos e olivais da Bodega Oceánica Jose Ignacio

Visita e degustação: como agendar e o que está incluso

Incialmente, é preciso destacar que Bodega Oceánica José Ignacio oferece degustação e visita guiada para pequenos grupos, muito pequenos por sinal. Logo, é muito importante fazer reserva antecipada da sua experiência já que a vinícola não recebe sem agendamento. Fiz reserva através da plataforma Wine Locals, parceira do Café Viagem também em experiências de enoturismo na serra gaúcha.

Na experiência que escolhi estava incluso a visita aos vinhedos e jardins das esculturas (feito em um carrinho estilo de golfe). E ainda, um tour na adega e no lagar de azeites (Almazara). Após o tour, degustamos dois azeites com pão de fermentação natural e 5 vinhos (na verdade estava incluso 4 vinhos, mas gentilmente o sommelier Max acrescentou mais um).

Outros tours oferecidos na bodega: tour almazara com degustação de azeitas, tour gourmet e experiência Ultramar (vinho envelhecido no fundo do mar).

Almazara o 33
Lagar de azeites, arquitetura premiada

Degustação Bodega Oceánica José Ignacio: 2 brancos e 2 tintos

Sou apaixonada pelo branco Alvarinho da Bodega Oceánica. Aliás, foi este vinho que me atraiu até lá. Na degustação que fiz, o Alvarinho está presente assim como o Chardonnay. A gentileza foi o Âmbar ( vinho laranja) que o sommelier acrescentou na nossa experiência.

vinhos Jose Ignacio

E ainda, dois tintos: o Merlot e Tannat – ambos vinhos leves , mais jovens. Gosto deste estilo, com pouca interferência da madeira, ou quase nada. Mas há quem procure vinhos mais esturrados e potentes o que – já vou avisando – não é o caso desta bodega.

vinhos Bodega Oceánica Jose Ignacio

Vale ressaltar que os vinhos da Oceánica José Ignacio não passam mais de 4 meses por barrica. Eles também utilizam pequenas barricas de cimento e barro em alguns vinhos.

Bodega Oceánica Jose Ignacio

Pinot Noir Bodega Oceánica

Os vinhos Pinot Noir da Oceánica – tanto o tinto quanto o rosé – são alguns dos mais famosos da vinícola. O rosé foi o primeiro rótulo lançado pela vinícola, pioneiro. Contudo, ambos não estavam inclusos na degustação que fiz. A dica é levar umas garrafas da loja para degustá-los na praia ou, quem sabe, na comodidade do seu hotel em Punta del Este. Ou ainda, em um dos restaurantes de José Ignacio. Nós tomamos o vinho rosé em taça no Cruz del Sur, restaurante super charmoso que fica aberto na alta temporada até Páscoa.

Alexandra Aranovich

Vinho do fundo do mar da Bodega Oceanica

Uma grande curiosidade sobre esta vinícola do Uruguai perto de Punta del Este e do mar é um vinho idealizado durante a pandemia: Ultramar. Trata-se de um vinho rosé que envelhece no fundo do mar, elaborado com uvas Albariño e Tannat. O oceano Atlântico foi usado como cave e, segundo nos contou o sommelier, resultou num amadurecimento mais rápido. O projeto tem ideias semelhantes em vinícolas da Califórnia e de Portugal.

Ficou interessado? A experiência de degustar o vinho que amadurece no fundo do mar custa em torno de 180 dólares por pessoa.

vinho fundo do mar
vinho da Bodega Oceánica Jose Ignacio que envelhece no fundo do mar

Os vinhos da Bodega Oceánica Jose Ignacio: onde comprar

Em Punta del Este no Uruguai, os vinhos são comercializados na vinícola, nos freeshops da fronteira (encontramos no Panda de Jaguarão) e em alguns supermercados e casas de vinhos. Já no Brasil, o vinho só está disponível na carta de vinhos dos restaurantes e bares dos hotéis Fasano. A produção da vinícola é pequena, com lote limitado de garrafas que ainda não permite a exportação a um mercado como o Brasil.

DICA PASSEIO ANTES OU APÓS visita à Bodega Oceánica

Para o passeio ficar completo, vale seguir para José Ignácio, curtir uma praia, almoçar ou jantar em um dos restaurantes. De quebra, não deixe de visitar a Livraria Rizoma em Juanita e a padaria e café @panaderiaji (também ótimo local para almoço).

Você também pode combinar este passeio com visita ao MACA – Fundação Pablo Atchugarry. 

Mais dicas de Vinícolas no Uruguai no Café Viagem

Principais vinícolas para visitar em Punta del Este e arredores

Bodega Bouza: nossa experiência com degustação na garagem-museu

Juanicó e Familia Deicas: almoço , degustação e passeio

Artesana: uma experiência entre mulheres e vinhos

Mais de 6 vinícolas que você precisa conhecer no Uruguai

Visita a famosa Bodega Garzón, a vinícola uau

Alto de la Ballena: vinícola mais próxima de Punta del Este para visitar num bate e volta

🇺🇾 Mais dicas do URUGUAI em www.cafeviagem.com/uruguai

SAIBA MAIS

Bodega Oceánica José Ignacio
Ruta 9 km 157 y medio Jose Ignacio
Maldonado URUGUAI
IG @bodegajoseignacio
Site ojoseignacio.com

Reserva de degustação e visita neste link

Vinícola Larentis balanço

Oi, sou a Alexandra Aranovich

Autora do blog Café Viagem, criadora de conteúdo e sommelier. Degusto a vida entre vinhos, viagens e café da manhã. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo. Como posso te ajudar a degustar teu sonho?

Saiba mais sobre mim »

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Comentários:
Inácio disse:

Olá,
fiquei interessado em conhecer a vinícola. Sabe me dizer se é fácil ir/voltar de táxi ou uber? Porque até penso em alugar um carro no Uruguai, mas como vou beber na visita, fica complicado voltar dirigindo.
Abs,

Olá Inácio, um pouco longe para ir de Ubber ou táxi, mas é possível. Fica mais próximo de Jose Ignacio. A minha dica – se for dirigindo – é sair da Bodega Oceanica e dar uma “baixada” no alcool dando uma volta em Jose Ignacio ou no Maca que é incrível. @maca.fundacionpabloatchugarry
Abs
Alexandra do Café Viagem

diogo disse:

Boa noite, como vc foi até a vinícola e fez a degustação ? Estava dirigindo ? Não encontro opções que leve com motorista ou grupos

Olá Diogo
Realmente, é um problema. Meu marido estava dirigindo. Degustamso com uma certa moderação e logo na sequência fomos a Jose Ignacio que é mais proximo e demos um tempo por lá para almoço e praia.
Abs
Alexandra do https://cafeviagem.com