Porto Alegre a Punta del Este de Carro

Roteiro Porto Alegre a Punta del Este de carro – pelo Chuí e Jaguarão

(post atualizado em novembro de 2017) Neste roteiro de Porto Alegre a Punta del Este de carro (Uruguai) sugiro duas opções de estrada para cruzar a fronteira: por Jaguarão ou pelo Chuí. Já fizemos os dois caminhos e neste post conto sobre nossa experiência em ambas as estradas. Normalmente, gostamos (e recomendo)  ir para Punta del Este pelo Chuí e voltar por Jaguarão.

Antes de mais nada, anote os documentos necessários para pegar a estrada:
-identidade ou passaporte
-carteira de motorisa
– Carta Verde

Sobre a Carta Verde:

todo o condutor e/ou proprietário de veículos nos países do Mercosul deve cruzar o país vizinho com a Carta Verde em mãos. Trata-se de um seguro de responsabilidade civil obrigatório. Seu objetivo é proteger terceiros afetados por acidentes de trânsito durante o período da viagem. Para fazer a sua carta verde, procure: seu corretor de seguros (o mesmo do seu veículo), uma agência bancária ou o consulado. É possível fazer o seguro na fronteira, mas o ideal é não deixar para a última hora.

Aduana na fronteira 

Na estrada da fronteira com o Uruguai, não esqueça de parar o carro na aduana uruguaia para a papelada da imigração. Estacione e vá apresentar a sua identidade ou passaporte e a Carta Verde (seguro obrigatório para entrar de carro no Uruguai). No Uruguai é preciso pegar um papel carimbado para entrar no país. Na saída, não esqueça de parar novamente na aduana e apresentar o documento. É a comprovação de que você realmente saiu do país.

Limite de Compras

Atenção nos Free Shops. A cota limite de compras para brasileiros no Uruguai é de US$ 300 por pessoa. 

Porto Alegre a Punta del Este de Carro

Qual a diferença entre ir por Jaguarão ou pelo Chuí para Punta del Este de carro?

A distância percorrida de Porto Alegre até Punta del Este entre as duas estradas é quase a mesma. Ambas as cidades uruguaias que fazem fronteira têm excelentes Free-Shops (Chuy e Rio Branco). Particularmente gosto mais das opções gastronômicas de Rio Branco (veja mais abaixo).

Então qual a diferença ?
A grande diferença entre os dois caminhos é que o motorista que opta pela estrada que passa pela fronteira Chuí/Chuy percorre mais quilometragem por estradas brasileiras (rodovias que atualmente estão em péssimas condições). Já quem viaja pela estrada da fronteira Jaguarão/Rio Branco, faz mais quilometragem por estradas uruguaias (mas neste caso é ideal ter GPS atualizado para não se perder pois o caminho é cheio de desvios!).

Recomendo ir pela estrada do Chuí e voltar por Jaguarão. Segue o roteiro abaixo.

Porto Alegre a Punta del Este de carro pelo Chuí / Chuy

Distâncias

Porto Alegre ao Chuí  517 km
Chuí a Punta del Este 210 km
Total da viagem: 727 km
Total da viagem = 727 km de distância de carro

O Chuí é a cidade mais meridional do Brasil ,situada no Rio Grande do Sul. Faz fronteira com o Chuy, cidade do Uruguai. O que divide as duas cidades é apenas uma avenida repleta de lojinhas.  Do lado uruguaio, a avenida se chama Avenida Uruguai. Já do lado Brasileiro, recebe o nome de Avenida Brasil É nessa região que estão as lojas de Free Shops que enlouquecem os consumistas e sacoleiros.

O primeiro trecho de Porto Alegre a Pelotas é pela BR 116. São por volta de 260 km . Vá com calma pois muitos trechos estão em obras. A estrada que deveria estar duplicada só tem previsão de ficar pronta em 2019.

Estação Ecológica  TAIM

A partir de Pelotas, vá em direção a Rio Grande e pegue a BR 471 para Santa Vitória do Palmar (cidade a poucos quilômetros do Chuí).  A estrada passa pela Estação Ecológica  TAIM, onde é preciso tirar o pé do acelerador e admirar a paisagem e os animais no percurso.

cruzando o Taim na estrada de Pelotas para Chuí

Chegando na fronteira Chuí (RS – Brasil) e Chuy (Uruguai), faça o pit stop clássico para compras no Free-Shop. Nossas lojas preferidas são a Neutral e América. Procure pela padaria uruguaia Giannini, que vende excelentes medialunas e sanduíches com pão miga.

Para almoço, minha sugestão é segurar a fome e dirigir até Rocha que tem ótima parrilla, café da manhã e comidas típicas, o Parador María Esther. Bem gostoso. O restaurante abre durante todo o ano.
Anote: Parador María EstherRuta 9 y 15 km 208, junto ao posto Esso.

A partir do Chuy (fronteira) siga pela Ruta 9 em direção a Punta del Este. O caminho neste trecho é bem tranquilo.

Se quiser fazer turismo no caminho e tiver tempo:

Forte Santa Teresa,
La Paloma (no Ponto Sur)
Cabo Polionio
La Pedrera
Bodega Garzón em Pueblo Gárzon

Porto Alegre a Punta del Este de Carro

Parada no caminho para conhecer o Forte Santa Teresa

Casas de Câmbio no Chuy

    Câmbio 3 – General Artigas, 120
     Nixus – Avenida Brasil, 553

Casas de Câmbio em Punta del Este

Punta del Este a Porto Alegre de carro por Jaguarão

 

Distâncias

Jaguarão a Punta del Este 375 km
Jaguarão a Porto Alegre 383 km
Total da viagem: 758 km

Jaguarão a Montevidéu  380 km

Para ir de Punta del Este a Porto Alegre,  siga pela Ruta 39 até Aiguá. Depois, pegue a Ruta 8 até a cidade de nome Trinta y Tres. Logo a seguir, vá pela  17 e 18 até Rio Branco, cidade uruguaia que faz fronteira com Jaguarão (RS – Brasil).

Importante

Chegando em Rio Branco, não esqueça de estacionar na guarita da aduana para entregar o mesmo documento da sua entrada no país.

Dica

No início da estrada, perto de Punta del Este, há uma excelente parada gastronômica indicada pela Cláudia do Felipe o Pequeno Viajante: Kika Cake’s Bakery (em Mariscala)

Jaguarão faz fronteira com Rio Branco (Brasil). Está a 375 km de distância de Punta del Este, por volta de 5 horas de viagem. Normalmente saímos bem cedo de Punta del Este e almoçamos em Rio Branco após algumas compras no Free Shop. Indicamos para um almoço tranquilo o restaurante Batuva, próxima à ponte que divide as duas cidades.

A aduana brasileira é logo após a ponte. Os policiais escolhem quem deve parar e apresentar notas de compras. Não esqueça que o limite máximo para compras no país vizinho é de 300 dólares por pessoa.

Porto Alegre a Punta del Este por Jaguarão

A ponte que divide Rio Brando de Jaguarão.

Restaurante Batuva em Rio Branco, boa opção para almoço

Casas de Câmbio em Rio Branco

Openn – General Artigas, 436
Cambio Centro – General Artigas, 240

a rua dos free shops em Rio Branco


SAIBA MAIS

DICAS DE HOTÉIS NO PERCURSO PORTO ALEGRE A PUNTA DEL ESTE:

Em Pelotas: Charqueada Santa Rita (Pousada de Charme) Hotel Manta e Curi Hotel

Em La Pedrera ou La Paloma/Urugaui:  Zen Boutique Apart. Hotel ,  Las Eduardas La Paloma e Pueblo Barrancas

Em Jaguarão (RS): Crigial Hotel

—> Dica de Hotel em Punta del Este – veja nossa lista completa aqui!

 

Planejar a sua viagem

Todos os parceiros sugeridos abaixo foram testados antes de serem indicados aqui no blog!

POUSADAS E HOTÉIS EM PUNTA DEL ESTE  o BOOKING é o nosso parceiro para reservar hotéis e pousadas com MELHORES TARIFAS. Uma grande facilidade é que o site permite, em grande parte dos quartos, fazer a RESERVA COM CANCELAMENTO GRÁTIS.CONSULTE AQUI!

ALUGUEL DE CARRO NO URUGUAI – nosso parceiro para aluguel de veículos é a RENTALCARS. O site faz uma busca pelas melhores tarifas entre várias locadoras e oferece os melhores preços para o destino indicado pelo viajante.CONSULTE AQUI!

SEGURO VIAGEM – A REAL SEGURO VIAGEM consegue preços excelentes e diferenciados de diferentes planos de seguro de viagem de empresas de confiança. O site faz uma busca e indica várias categorias e faixas de preços.  FAÇA AQUI COTAÇÃO.

Confira aqui todas as dicas  URUGUAI
no post índice do destino no blog



♥PARA CURTIR E COMENTAR

Para saber as novidades do Café Viagem:
Siga o blog no Twitter , Pinterest e no Instagram
Curta a página do Café Viagem no Facebook

Vinícola Larentis balanço

Oi, sou a Alexandra Aranovich

Autora do blog Café Viagem, creator e sommelier. Degusto a vida entre vinhos, viagens e café da manhã. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo. Como posso te ajudar a degustar teu sonho?

Saiba mais sobre mim »

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Comentários:
Alexandra disse:
Alexandra disse:
Mariana disse:

Olá… quanto a trânsito e horas paradas em fronteiras, tu achas que Chuy é mais demorado do que Jaguarão?
abraços…

Allan disse:

Segue uma dica para quem for de carro do Brasil para Uruguai via Jaguarão/RS e necessitar comprar chip pré pago no lado Uruguaio (Rio Branco) para seguir viagem até Montevideo conectado: Cruzando a fronteira em um sábado à tarde, após muitas buscas o único lugar que encontrei para comprar o chip da Operadora Ancel e fazer a recarga foi na Farmácia Medifar (Endereço: Calle Virrey Arredondo N. 1054 Rio Branco – Cerro Largo Uruguay).A atendente Karen foi muito cordial, habilitou o chip e inseriu os créditos. Em Janeiro/2017 paguei 65 pesos (aprox 10reais) o chip + 250 pesos (aprox 30 reais) da recarga. Na estrada tive cobertura 3G até Montevideo. Foi possível usar o waze e whatsapp sem problemas.
Obs: Acabei aproveitando para comprar kit primeiros socorros Uruguaio, e evitar qualquer possível problema com a policia rodoviária. Fui orientado a deixar o kit bem visivel no parabrisa para evitar ser parado. Fui parado uma vez na volta, sem maiores problemas. O Guarda não pediu nem o seguro Carta Verde e nem o kit de primeiro socorros (lembrando que lá a velocidade máxima é 90km/h)

Boa dica, Allan!!! Obrigada

Caroline A Rodrigues disse:

Olá Alan, Boa tarde!

Sabe onde compro chip preparo no chuy?

Oi Caroline
Nunca comprei o Chip pré pago no Chuy. Sempre saio com ele do Brasil pois compro online no nosso parceiro Easysim4U. Veja em http://www.easysim4u.com/?sourceCode=cafeviagem
Abs
Alexandra

francisco disse:

gostaria de saber se posso alugar um carro em porto alegre e entrar no Uruguay
.

Oi Franciso
Tudo bem? Nunca fiz isso, mas acredito que é possível mas você vai precisar fazer a Carta Verde.
Abs
Alexandra

Alex disse:

Olá, legal as dicas. Tem algum post com mais dicas de lugares a visitar? EStou indo no fim do mês e pretendo passar por estes pontos turisticos que você mencionou.

Eu tenho um blog onde relato todas as minhas viagens. pelo mundo, Dá uma passadinha lá pra conferir.

Oi Alex

Legal, obrigada pela visita. Vou conferir o seu blog
Abs
Alexandra do Café Viagem

carlos henrique martins disse:

Gostei das dicas e penso em experimentar suas sugestões. A única coisa que senti falta no comentário foi a informar se há opções de paradas em postos de serviço, especialmente no trecho entre Pelotas e o chui. penso em fazer essa rota em janeiro. Grato!

Olá Carlos Henrique
Tudo bem, temos um Guia RS Rota Farroupilha com várias dicas se ajudar. Veja em https://cafeviagem.com/guia-rio-grande-do-sul-rota-farroupilha/
Abs
Alexandra do Café Viagem

larissa rossi disse:

olá
adorei o seu post… mas gostaria de entender o tempo de sua viagem.
nos foi sugerido passar a noite em jaguarão e depois seguir viagem para punta del leste.
pois seria cansativo demais 12 horas de estrada.,
como foi o tempo e logistica da sua viagem?

Oi Larissa
Na verdade se você quiser dá para fazer direto, na maioria das vezes a gente faz. É puxado se você gastar muito tempo nas compras. Neste caso, recomendo ir pelo Chuí e dormir em Pelotas que tem bons hotéis. Não conheço hotéis em Jaguarão
Abraços
Alexandra do https://cafeviagem.com/

eduardo wandenkolk de Oliveira disse:

Boa noite, alexandra Aranovich!
Sou mineiro e, junto com um casal amigo, estamos planejando descer de moto até punta del este, em julho 2021. gostaríamos de saber por qual caminho é mais “saboroso” percorrer: descer pela br 101, entre o mar e a lagoa dos patos ou pela br 116, passando por pelotas/reserva do taim?
Agradeço a ajuda.
Tenha uma ótima semana

judite rodtigues disse:

Bom dia
Gostaria de saber se é possível fazer esta viagem de pia ate punta AGORA…Ja esta aberta fronteira pra brasileiros?

Oi Judite
A partir de novembro, fronteira está aberta para brasileiros vacinados, duas doses.
Abs
Alexandra do Café Viagem
Não deixe de consultar o nosso post guia do Uruguai : https://cafeviagem.com/uruguai-post-indice-cafe-viagem/

Laurinda disse:

PARABÉNS PELO SEU BLOG, UMA EXCELENTE E VALIOSA AJUDA PARA OS VIAJANTES.
ESTAMOS PROGRAMANDO VIAJAR EM JULHO COM NOSSOS 2 FILHOS DE GRAMADO PARA O URUGUAI, CONTEMPLANDO PUNTA DEL ESTE, COLONIA DEL SACRAMENTO E URUGUAI. TERIA ALGUMA OUTRA DICA OU RECOMENDAÇÃO?

OBRIGADA PELA ATENÇÃO

Ataíde Silva disse:

Estamos programando p/ este fim de ano uma viagem, p/ está região somos um casal de motociclistas, diante do seu relato nos deixou ainda mais com vontade de conhecer está região a ia me esquecendo de falar da minha companheira de estradas minha esposa Beth.