As dicas sobre o que fazer em Capri na Itália fazem parte do nosso Roteiro Sul da Itália romântico (Capri, Costa Amalfitana, Matera e Puglia). Abro a temporada de posts da Itália com Capri pois a ilha foi um dos pontos altos da nossa lua de mel para comemorar 20 anos de casados. De coração, Capri é a-pai-xo-nan-te. A ilha reúne paisagem com falésias, grutas, cena gastronômica e pessoas elegantes, além de águas cristalinas.
O que fazer em Capri Itália: mais de 6 passeios e atrações que amamos
Inegavelmente, o banho de mar em Capri é surreal: água cristalina, temperatura ótima no verão. Nós visitamos a ilha no início de setembro e adoramos o período. De fato, trata-se de um destino caro, mas que vale cada centavo.
Onde ficar em Capri, dica de hotel
Incialmente, já vou avisando que muita gente passa apenas o dia em Capri. No entanto, dormir na ilha faz realmente toda a diferença. No mínimo, programe 2 dias para curtir o destino. Nós ficamos dois dias e meio turistando (2 noites), e não conseguimos ver tudo que queríamos. Mas, aproveitamos muuuito. Reservei meu hotel com antecedência no Booking e consegui uma tarifa ótima para os padrões de Capri. Foi um hotel 3 estrelas muito bem localizado, o Villa Helios – recomendo!
Consulte também o Bed and Breakfast Casa Costanza e o charmoso Hotel Flora. Para quem procura mais conforto ou hotel de luxo em Capri, indico: Hotel La Minerva, Capri Tiberio Palace, Hotel Syrene, Hotel Quisiana, Hotel Punta Tragara
Para quem prefere dormir perto da praia, olhe opções como: Villa Marina, Relais Maresca e J.K Place
+ Leia no Café Viagem: nossa dica de hotel em Capri
A seguir, as atrações que amamos na ordem da minha preferência. Certamente, o que mais amei em Capri foi fazer o passeio de barco ao redor da ilha. De tirar o fôlego.
1. Passeio de barco em Capri ao redor da Ilha
Agendamos com boa antecedência o passeio de barco em Capri com o Nunzio Esposito (atualmente Nunzio não trabalha mais e indica Giuseppe que tem contato no post sobre passeio de barco). Se preferir, você pode fazer reserva direto no Porto de Capri (Marina Grande), mas recomendo fortemente agendar previamente, ainda mais na alta temporada.
Certamente, o passeio de barco em Capri foi o nosso dinheiro mais bem investido da viagem. Fizemos 4 horas de tour pela manhã, saindo da Marina Grande em torno das 9h. Foram vários banhos de mar, passagem por grutas, incluindo a famosa Gruta Azul (Grotta Azzurra), além de parada final para almoço no maravilhoso no Beach Club La Fontelina. A propósito, tudo foi agendado por e-mail. Posteriormente, na véspera do passeio, nosso contato do barco deixou mensagem no hotel.
No dia seguinte, nos encontrou no café da manhã do nosso hotel e passou orientações onde encontraríamos nosso marinheiro e barco no Porto. A saber: o custo do passeio de barco foi de 450 euros (valor atualizado em 2024) – barco apenas para o casal. Sai mais em conta se o grupo for de 4 ou 6 pessoas.
+ Tours em Capri: consulte aqui valores em grupo e privado
+ Passeio em grupo de barco com Gruta Azul por € 17
2. Praia em Beach Club: La Fontelina
O nosso passeio de barco durou 4 horas e finalizou com um almoço no La Fontelina. Trata-se de um dos Beach Clubs de Capri (praia privada, paga) com restaurante. Um luxo de lindo. Como o local é megaconcorrido e o astral é incrível (comida nem tanto assim!), o ideal é reservar com muita antecedência (no Beach Club, principalmente).
La Fontelina: Via Faraglioni, 2, 80073 Capri | www.fontelina-capri.com
Outros Beach Clubs também recomendados caso você não consiga reservar o La Fontelina: Il Riccio e Torre Saracena.
Marina Piccola – a praia com área pública e privada
Da Piazzetta di Capri é possível pegar o ônibus do terminal para a Marina Piccola, famosa por sua beleza e por ter praia tanto pública quanto privada. A impressionante via Krupp (cheia de curvas) leva à Marina Piccola. É possível chegar caminhando, de ônibus ou de táxi até lá.
3. Piazzetta di Capri e Centrinho
O primeiro contato com a ilha, logo que você desembarca da balsa (ferry), é o Porto (Marina Grande). E, provavelmente, o segundo contato será com o centrinho e a Piazzetta di Capri, apelido da praça principal da cidade. O nome oficial da praça é Piazza Umberto 1. É ao redor desta praça que desembarca o funicular que vem lá de baixo do Porto. A região no entorno tem igreja, restaurantes, bares, lojas, parada de ônibus e táxi, supermercado, enfim, tudo está concentrado nessa área charmosa e turística, principalmente ao entardecer. É o centro da badalação da ilha. Não deixe de admirar o pôr do sol na Piazzeta com vista para o Porto e tomar um drink (aperitivo) nos bares no entorno da praça.
Afora os restaurantes, um pequeno ponto gastronômico famoso perto da Piazzetta é a sorveteria Buonocore Gelateria. Entre na fila que vale a pena! Sorvete com casquinha quente feita na hora.
Buonocore Gelateria: Via Vittorio Emanuele 35
Por fim, para quem curte namorar vitrines e moda, a Via Camerelle é a rua das boutiques de luxo, próxima à Piazzeta.
4. Faraglioni + Belvedere Punta Tragara
Do centrinho de Capri, caminhe em torno de 20 a 25 minutos pela Via Tragara até o belo PUNTA TRAGARA BELVEDERE. No percurso da via Tragara, observe as vilas charmosas e hotéis de luxo. Posteriormente, ao chegar no Belvedere Punta Tragara, admire o ponto de observação do cartão postal de Capri, imagem iconica da ilha: o FARAGLIONI. E o que é o Faraglioni? São as famosas três formações rochosas imponentes no mar, próximo à costa da ilha. O visual mais incrível dessas formações rochosas será num passeio de barco. No entanto, saiba que a paisagem do Belvedere também vale a pena.
Dica 1
Você pode combinar o fim de tarde panorâmico do Belvedere Punta Tragara com um drink no bar do Hotel Punta Tragara, ao lado. Foi o que fizemos e amamos.
Dica 2
Uma longa escada ao lado do Belvedere Punta Tragara leva até o mar onde está Il Fontelina Beach Club. O visual panorâmico no caminho, se aproximando do Faraglioni, também é impressionante.
Dica 3:
Nós não tivemos tempo de fazer (e nem fôlego), mas passando a Via Tragara você entra na Trilha de Pizzolungo – outro caminho com paisagens lindas e escadaria com sobe e desce (750 degraus). E ainda mais adiante, está a famosa caminhada do Arco Naturale.
5. Passeio em Anacapri
Anacapri é a vizinha mais alta de Capri (está no topo da ilha). Logo, seu centrinho histórico- além de pequeno e charmoso- , tem vários pontos com vistas incríveis. De quebra, em Anacapri estão algumas das principais atrações da ilha, como a Gruta Azul, Villa San Michele, o teleférico para o Monte Solaro e o Farol. Por conseqüência, você poderá admirar uma das paisagens panorâmicas mais lindas da ilha, com vista para a cidade de Capri, Vesúvio, Nápoles, Sorrento e até Ischia.
Nosso roteiro em Anacapri aconteceu a partir de um almoço no restaurante Il Riccio (fomos de táxi). Após o almoço, fomos até o centrinho de Anacapri (também de táxi). Por lá, caminhamos e admiramos duas paisagens de outro planeta: as da escadaria no caminho para a Villa San Michele e a do teleférico de Monte Solaro. Por fim, voltamos de ônibus para Capri (bem mais em conta do que o táxi, ufa!).
Como chegar em Anacapri
- ônibus do terminal próximo à Piazzeta di Capri para Anacapri
- de táxi – parada ao lado da Piazzeta di Capri
Perto do centro de Anacapri…
Faro (Farol de Punta Carena)
Uma atração que não fiz, mas deixo anotada para vocês. Dizem que o Faro (Farol) tem o pôr do sol mais incrível da ilha de Capri. No domingo, rola até uma balada ao entardecer que reúne os jovens. Para um banho de mar (beach Club) ou restaurante, um dos lugares mais disputados é o Lido del Faro (das 12h-21h – todos os dias. Fecha entre novembro)
Como chegar ao Faro de Punta Carena
- ônibus do terminal de Viale Tommaso de Tommaso em Anacapri
- A pé, pela Viale Tommaso de Tommaso e Via Nuova del Faro (cerca 40 minutos)
Sobre Gruta Azul – Anacapri
Embora seja possível visitar a famosa Gruta Azul de Capri no passeio de barco como fizemos (veja foto no item 1, passeio de barco), você também pode visitar por terra. Afinal, há uma escada, ao lado do restaurante Il Riccio em Anacapri, que leva até a praia e a gruta. Logo, os barquinhos que entram na gruta – e cobram 10 euros por pessoa – pegam os turistas tanto por mar quanto por terra. Uma fila se forma na escadaria.
6. Andar de Táxi
Inesperadamente, amamos andar de táxi em Capri – apesar da fortuna que pagamos!! Os carros são conversíveis e a gente se sente uma celebridade (ou dentro de um filme) com o vento batendo no rosto e aquele visual incrível do mar. Não só a corrida é cara, como também os motoristas não são lá muito simpáticos. Mesmo assim, achamos que valeu a pena. Curtimos muito o trajeto e o visual. Pagamos em torno de 40 euros para ir de Capri ao restaurante Il Riccio ao lado da Gruta Azul.
É bem provável que a conta do táxi fique bem mais em conta se você estiver com mais gente no carro e puder dividir. Em geral, as corridas variam entre 20 a 40 euros e os preços para os destinos são tabelados.
Resuminho para copiar e levar com você…
CAPRI
- Passeio de barco ao redor da ilha (Capri e Anacapri)
- Marina Grande – Porto
- Piazzeta – praça central de Capri e centrinho
- Faraglioni – formações rochosas no mar, cartão postal de Capri
- Belvedere Tragara: vista do Faraglioni de Capri, bar hotel Punta Tragara e escadaria para o Beach Club Fontelina
- Sorvete do Buonocore Gelateria Pasticceria
- Praia em Beach Club (reservar!)
- Praia na Marina Piccola + caminhada pela Via Krupp. Ela liga o Mosteiro de San Giacomo e os Jardins de Augusto à Marina Piccola. Linda paisagem.
- Andar de Táxi conversível
ANACAPRI
- Centrinho histórico
- caminhada com vista perto da Villa San Michele
- Monte Solaro – teleférico
- Gruta Azul (ao lado do Beach Club e Restaurante Il Riccio)
- Farol (Faro) – pôr do sol e Beach Club
- Caminho do Arco Naturale (caminhada) e Trilha Pizzolungo
Outros atrações com mais tempo:
- Villa Jovis (ruínas da villa do imperador romano Tibério)
- Jardins de Augusto e Via Krupp
- Certosa di San Giacomo
Veja todas as dicas de Capri e Costa Amalfitana no Café Viagem
Onde ficar: nossa dica de hotel
Passeio de barco ao redor da ilha de Capri
Tudo sobre a visita a GRUTA AZUL
O que fazer principais atrações na ilha
Praias em Capri: principais Beach Clubs e praias públicas
Planejando a viagem para Costa Amalfitana : Positano, Amalfi, Ravello, Praiano
Todo o roteiro romântico Sul da Itália: Capri, Costa Amalfitana, Matera e Puglia
Roteiro Nápoles 2 dias: porta de entrada para Capri e Costa Amalfitana
Gostou das dicas?
Então, curtiu as dicas? Sabia que uma forma de retribuir é fazendo suas reservas através dos links do blog ? E ainda: sem pagar nada a mais por isso (ganhamos uma pequena comissão através deles).
É um jeito de incentivar o Café Viagem a seguir dando boas dicas por aqui. Um beijo e obrigada!
PLANEJE SUA VIAGEM PARA CAPRI
RESERVE SEU HOTEL EM CAPRI:
até 50% de desconto e a facilidade do cancelamento gratuito no BOOKING.COM
CHIP INTERNACIONAL COM INTERNET LIVRE: VIAJE CONECTADO
SEGUROS PROMO: faça aqui a sua cotação com principais empresas de seguro
MAIS DICAS DA ITÁLIA NO CAFÉ VIAGEM
+ ROTEIRO ROMÂNTICO: Capri, Costa Amalfitana, Matera e Puglia
NÁPOLES: roteiro principais atrações
ROMA: Roteiro a pé em Roma, Coliseu, dicas do Trastevere
LIGURIA: roteiro Ligúria para viagem romântica na Itália – o post índice
CINQUE TERRE: Roteiro Cinque Terre na Itália – 2 dias românticos
EMILIA ROMAGNA: O melhor de Emilia Romagna na Itália – post índice com todas as nossas dicas
Todos os Posts da Itália no Café Viagem
Para ficar por dentro de todas as novidades do Café Viagem, siga nosso Instagram: @cafeviagem
Oi, sou a Alexandra Aranovich
Autora do blog Café Viagem, criadora de conteúdo e sommelier. Degusto a vida entre vinhos, viagens e café da manhã. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo. Como posso te ajudar a degustar teu sonho?
Amei suas dicas, comentários e sugestões. Isto vai me ajudar bastante; pretendo conhecer a Itália em Janeiro de 2022,
Obrigada por compartilhar suas experiências, ajudando não só a mim, mas a todos que amam viajar.
Grande beijo e abraço!
Iara Maria Scandelari
Oi Iara
Adorei o comentário, obrigada! Sonho em repetir essa viagem ou outro destino do sul da Itália .
Amei a viagem
Abraços
Alexandra
Vou viajar com a minha família final de junho 2024, para comemorarmos 50 anos do meu marido é 20
Anos de casados. Adorei suas dicas.
Fiquei em dúvida como fazer as reservas do beach clube?
Você postou que tomou drink no hotel Punta Tragará. Tem que fazer reserva?
Olá Cintia
O Punta Tangara não é um Beach Club, é um bar dentro de um hotel com vista linda. Mas não precisa ir no bar para curtir a vista. O que recomendo fortemente reservar de Beach Club em Capri é o Fontelina. QUem reservou para gente foi o guia do barco, antecipadamente. Mas você pode fazer por email ou no site deles.
Abs
Alexandra do Café Café Viagem
Ola! poderia dizer como foi a experiência no il riccio ? A comida era espetacular?valeu a pena ? qual foi o ano dessa viagem ? obeigada
Oi Camille
Fomos em 2019 , antes da Pandemia. Eu achei a sobremesa melhor que a comida. Mas o lugar é incrível, lindo.
No entanto, é um investimento. Foi nossa refeição mais cara em Capri
abs
Alexandra
Adorei seu blog e suas sugestões. Moro em SP e adoramos viajar . Eu e meu marido vamos passar 1 mês na Italia em abril/maio .Ja fechei todos os hoteis e Airbnb ….estamos cotando carro e seguro viagem .
Vou comprar tb alguns ingressos por aqui e chip para celular . Então podemos nos falar até para eu ter alguns orçamentos .
Fica no seu aguardo .
Renata
Oi Renata
Que dica você precisa de Capri?
Abs
Alexandra do https://cafeviagem.com/
Muito boas dicas de Capri. Obrigada
Obrigada Marcia
Apaixonada por Capri e Itália. Aproveite muito
Abs
Alexandra do Café Viagem
Ola Alexandra td bem? moramos em Portugal e estamos em julho indo férias para Italia.Adorei suas dicas e fotos vcs são um casal muito simpaticos!!Parabens pelas Bodas! Gostaria muito de saber sobre a acessibilidade de cadeirantes a Ilha de Capri, temos um tio muito querido q vem do Brasil a propósito para ir conosco e ele não consegue andar muito.Pensamos em levar uma cadeira de Rodas.Vc acha que há bons acessos? os passeios de barco por exemplo?Agradeço a atenção e muito obrigado pelas dicas!!
Bjos
Cintia Souza
Olá Cintia
Obrigada pelo carinho. Bem, infelizmente não acho Capri ou mesmo a Costa Amalfitana acessível de cadeiras de roda. Aliás, bem ruim de acessibilidade. Capri tem o teleférico e muitos táxis o que ajuda, mas várias ladeiras. O passeio de barco é tranquilo, mas para sair para os Beach Clubs vai ser difícil. O ideal é ver com o barco a questão da acessibilidade
Abs
Alexandra Aranovich do Café Viagem
eu e meu marido estamos organizando nossa ida a Costa Amalfitana, Capri e Puglia para junho/2024. Adorando suas dicas e sugestoes. Aproveitando tudo.
Obrigada!! Não vejo a hora de repetir esta viagem Costa Amalfitana e Capr e Puglia. Mas tanta coisa linda ainda para visitar na Itália
abraços e obrigada pelo comentário no Café Viagem
Alexandra