Vinhos da Serra Gaúcha e o Brasil estão de parabéns: saiu a Denominação de Origem de Pinto Bandeira, a segunda DO da serra. E chegou destacando o espumante brasileiro, afinal a Denominação de Origem Altos de Pinto Bandeira é a primeira DO exclusiva de espumantes do Novo Mundo!! Ou seja, uma Indicação Geográfica que valoriza o Brasil como produtor de espumantes. De quebra, uma certificação que faz os espumantes produzidos no terroir de excelência de Pinto Bandeira na Serra Gaúcha brilharem.
Sobre a nova Denomiação de Origem Altos de Pinto Bandeira
A tão aguardada DO Altos de Pinto Bandeira foi publicada em 29 de novembro de 2022 pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Trata-se da segunda Denominação de Origem (DO) para produtos vinícolas do Brasil (Vale dos Vinhedos tem a primeira DO), sendo a única no Hemisfério Sul a ter uma certificação exclusiva para espumantes.
Lembrando que desde 2010, Pinto Bandeira já tinha Indicação de Origem para vinhos finos, tranquilos e espumantes, a IP Altos de Pinto Bandeira. A partir de agora, o selo de Indicação de Procedência (IP) Pinto Bandeira ficará restrito apenas para vinhos finos tranquilos.
A nova Denomiação de Origem Altos de Pinto Bandeira abrange 65 km² de área contínua, sendo 76,6% localizada no município de Pinto Bandeira, 19% em Farroupilha e 4,4% em Bento Gonçalves. A altitude média da região é de 632 metros, com terrenos de relevo ondulado até montanhoso.
Vinícolas da Denominação de Origem Altos de Pinto Bandeira
Entre as vinícolas que fazem parte da DO Pinto Bandeira estão:
Família Geisse
Vinícola Aurora
Don Giovanni
Vinícola Valmarino
A saber: a vinícola Aurora possui diferentes terroirs. Em Pinto Bandeira, os rótulos de espumantes premiados da vinícola e que fazem parte da DO são: Aurora Extra Brut Pinto Bandeira (preço médio R$ 100) e Gioia Sur Lie Nature (preço médio R$ 150),
LEIA TAMBÉM SOBRE PINTO BANDEIRA NO CAFÉ VIAGEM:
Roteiro Pinto Bandeira: principais vinícolas, onde ficar, onde comer
10 atrações imperdíveis da Vindima de Bento Gonçalves
Visita Cave Geisse , terroir do espumante premium
Vinícola Aurora, 90 anos
Regras e Delimitações da DO Altos de Pinto Bandeira
Dentre as principais regras para o uso da DO Altos de Pinto Bandeira estão:
1 – Uvas autorizadas na elaboração: Chardonnay, Pinot Noir e Riesling Itálico
2 – Origem das uvas: as uvas devem ser cultivadas 100% na área geográfica delimitada da DO Altos de Pinto Bandeira.
3 – Sistemas de Condução: espaldeira.
4 – Elaboração: espumantes com DO somente podem ser elaborados pelo Método Tradicional (champenoise, segunda fermentação na garrafa) com tempo superior a 12 meses de guarda. Quanto ao açúcar residual estão autorizadas as classes Nature, Extra-Brut, Brut, Sec e Demi-Sec.
Os produtos devem cumprir diversos requisitos, entre eles: tempo mínimo superior a 12 meses para o período que vai da tirage (colocação do licor de tiragem) até o dégorgement (eliminação dos sedimentos de leveduras – líes, depositados no bico da garrafa); apresentar padrões físico-químicos específicos; e ter a tipicidade comprovada por degustação dos espumantes finos realizada às cegas.
Para que serve uma Indicação Geográfica: IP e DO
IP = Indicacão de Procedência
DO = Denominação de Origem
As Indicações Geográficas são selos/certificações conferidas pelo INPI. Servem para dar valor e identidade a um produto de uma origem específica.
A Indicação Geográfica está relacionada com a qualidade do vinho?
Nem sempre. As indicações conferem valor e protegem a região. Mas um bom vinho também pode surgir de outros terroirs.
Indicações Geográficas do Brasil para vinhos e espumantes
Atualmente, o Brasil tem 12 Indicações Geográficas para vinhos e espumantes, sendo quatro fora do Rio Grande do Sul: a do Vale das Uvas Goethe em Santa Catarina , a IP Vinhos de Altitude de Santa Catarina, a IP Vinhos de Bituruna (Paraná) e IP Vale do Rio São Francisco ( 1ª IP para vinhos tropicais do mundo).
As Indicações Geográficas se dividem em IP e DO: Indicação de Procedência e Denominação de Origem (esta última, mais restrita e de maior valor).
- IP Vale dos Vinhedos RS
- IP Campanha Gaúcha (RS)
- IP Altos Montes (RS)
- IP Farroupilha (RS)
- IP Altos de Pinto Bandeira (RS)
- IP Monte Belo (RS)
- IP Vales da Uva Goethe (SC)
- IP Vinhos de Altitute de Santa Catarina (SC)
- NOVA: IP Vale do Rio São Francisco (Bahia e Pernambuco)
- NOVA: IP Vinhos de Bituruna (Paraná)
- DO Vale dos Vinhedos (RS)
- NOVA: DO Altos de Pinto Bandeira (RS)
SAIBA MAIS
Denominação de Origem Altos de Pinto Bandeira (RS)
Publicada em 29 de novembro de 2022
A estruturação da DO Altos de Pinto Bandeira foi coordenada e financiada pela Embrapa Uva e Vinho, com a participação da Embrapa Clima Temperado, da Universidade de Caxias do Sul (UCS), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e da Asprovinho.
Site www.embrapa.br/uva-e-vinho/indicacoes-geograficas-de-vinhos-do-brasil
Oi, sou a Alexandra Aranovich
Autora do blog Café Viagem, criadora de conteúdo e sommelier. Degusto a vida entre vinhos, viagens e café da manhã. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo. Como posso te ajudar a degustar teu sonho?