Museu Casapueblo em Punta del Este – o pôr do sol de camarote
( Atualizado em janeiro 2022 ) O pôr do sol na Casapueblo faz parte da atrações mais imperdíveis de Punta del Este, e do Uruguai. “O sol é meu amigo mais antigo.” A frase é de Carlos Páez Vilaró, o grande artista uruguaio que projetou a famosa Casapueblo em uma encosta belíssima de Punta Ballena, ao lado de Punta del Leste. A casa é ateliê, museu, casa do artista, loja, hotel e café. É considerada a obra mais famosa de Vilaró e, também, a mais envolvente. Pura emoção. Ninguém sai incólume. Nem os meus filhos que visitaram comigo a “casa engraçada”, a “casa do sol”, a “casa do parente da Vovó Ró” – enfim, eles deram vários outros nomes à obra que tem como símbolo o próprio sol, marca registrada da energia sem fim do artista.
>> GUIA PUNTA DEL ESTE – post índice com tudo sobre Punta: passeios, restaurantes, hotéis
Visitando o museu Casapueblo em Punta del Este
É possível visitar a Casapuelo em qualquer horário do dia, porém nenhum será mais memorável do que o fim de tarde e seu disputadíssimo entardecer. Turistas navegam pelo mar na Casapueblo. A gente se sente num barco que vai ao encontro de um dos espetáculos mais lindos da natureza. Cada varanda, cada janela tem um ponto de vista único. O acervo das obras do artista no museu não é grande, e ninguém se importa com isso. O que envolve as pessoas é a sua incrível história, a casa e sua paixão pela vida. Vilaró, que nasceu em 1923, dedicou-se à pintura, cerâmica, cinema, arquitetura, literatura e, até mesmo, à procura incansável pelo filho durante o incidente de avião na Cordilheira dos Andes em 1972.
Melhor horário para visitar a Casapueblo em Punta del Este
Cheguei por volta das 18 horas com meus filhos e o meu marido. Em fevereiro, o pôr do sol acontece às 21 horas. No período da Páscoa (semana do turismo no Uruguai) deve ser por volta das 19 horas. A dica é se programar bem para que o dia da sua visita não seja nublado e o passeio finalize no entardecer durante a concorria CEREMONIA DEL SOL.
Vale muito a pena procurar um lugar especial da casa para apreciar o entardecer ouvindo o poema dedicado ao Sol e recitado por Vilaró. Aliás, queria um quadro com esse poema, pena que não encontrei. Pegamos uma mesa na área interna do café ao lado da janela. As crianças comeram picolés e eu e o meu marido experimentamos uma bebida típica do Uruguai: o Medio y Medio (não recomendo, doce demais!!!). Afora a bebida adocicada, foi daqueles dias para não esquecer jamais.
Pesquise aqui hotéis em Punta del Este com até 50% de desconto
Quando a casa passou a ser um labirinto, Vilaró espalhou placas com o nome dos grandes amigos em cada canto e galeria, como se fossem ruas…
Nesta foto do livro, é possível ver a imensidão e labirinto da Casapueblo.
Até os pássaros (e princesas) tem o seu cantinho especial na casa!
Cada ponto de vista da casa é uma “tela” única!
O sol sempre presente na casa de Vilaró
Com sorte, você pode encontrar o artista pelo museu assinando livros e gravuras numeradas. É o meu sonho. Encontrar Vilaró e pedir um autógrafo (esse trecho do texto foi escrito quando Vilaró era vivo. O artista morreu em fev. de 2014). Divido com ele essa paixão pelo sol. É o meu companheiro favorito de viagem. Faz os dias ficarem mais longos, as cidades mais bonitas, as praias mais imperdíveis e as crianças mais felizes.
O sol me deixa contente. É o meu energético. É o prato principal do meu café da manhã. Nada contra uma chuvinha. Mas dias de sol em uma viagem são imbatíveis, indiscutíveis. As fotos ganham um outro colorido. Obrigada, Vilaró por criar este camarote vip. O espetáculo do sol na Casapueblo merece muitos aplausos.
Conte para as crianças sobre a Casapueblo…
Trecho que retirei de uma matéria da Folha de São Paulo sobre a Casapueblo…
É curioso saber a origem dos versos “era uma casa muito engraçada, não tinha teto, não tinha nada” de Vinícius de Moraes, amigo de Vilaró, e que passou uns tempos na Casapueblo. A tal casa, na trova improvisada pelo poetinha numa manhã diante do mar para as filhas do artista, dizia no contexto: “Mas era feita com pororó, era a casa de Vilaró”.
Saiba mais sobre a Casapueblo…
A Casapueblo é o ponto mais famoso para se visitar em Punta del Este, Uruguai. É museu e ateliê de Carlos Páez Vilaró, artista premiado no mundo inteiro.
ONDE FICAR EM PUNTA DEL ESTE – HOTÉIS
Hotéis que recomendamos em Punta del Este e arredores:
⇒ Para a família: Mantra Resort, Solanas, Barradas, L’Auberge, Conrad, B&B Chacra em Jose Ignácio, Sol y Luna (apartamento)
⇒ Para casais: Casapueblo, Cumbres, Awwa, Serena , Las Olas
+ Leia mais: Post com todas as dicas de hotéis em Punta del Este do Café Viagem
SAIBA MAIS
CASAPUEBLO
Direção: Museo – Taller de Casapueblo
Punta Ballena, Uruguay
Tel.: +(598) 4257 8041 ou (598) 4257 9121
Aberto ao público todos os dias.
Horário: das 10h até o pôr do sol /21hs no verão
Instagram Museu Casapueblo: @casapueblo.oficial
Tarifas e Reservas Hotel Casapueblo
+ Dicas de Punta del Este no Café Viagem
GUIA PUNTA DEL ESTE – post índice com tudo sobre Punta: passeios, restaurantes, hotéis
Post índice Uruguai no Café Viagem – as melhores dicas de Punta e de outras cidades do paí
Museu da Casapueblo | o museu e a experiência imperdível do pôr do sol de camarote
Museu Ralli | um museu gratuito e belíssimo no bosque de Punta
5 vinícolas imperdíveis para visitar perto de Punta del Este
Visita à Bodega Garzón – como chegar, degustação e tour
Visita à Viña Edén – como chegar, degustação e restaurante
Roteiro romântico Uruguai | roteiro romântico pela rota do Rio da Prata (Montevidéu, Colônia e Carmelo)
Alto de la Ballena – a vinícola mais próxima de Punta del Este para visitar num bate e volta
—> Onde ficar em Punta del Este – seleção de melhores hotéis por praias e regiões
Melhores Hotéis no Uruguai| uma seleção de hotéis luxuosos ou charmosos que recomendamos aos leitores
10 Programas com Crianças em Punta del Este – uma seleção de dicas especiais para curtir com a garotada
Parador La Huella em José Ignacio – uma celebridade gourmet pé na areia – imperdível!
Onde Comer em Punta | seleção de bons restaurantes, doces, cafés e outras gostosuras
Todos os posts sobre Punta del Este no Café Viagem
Oi, sou a Alexandra Aranovich
Autora do blog Café Viagem, criadora de conteúdo e sommelier. Degusto a vida entre vinhos, viagens e café da manhã. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo. Como posso te ajudar a degustar teu sonho?
Adorei o post, as fotos e o texto convidam para ir correndo para a casapueblo, “a casa da Vovo Ró” …. O por do sol é fantástico nesta arquitetura original, especialmente no verão. Vale a pena conferir e ficar lá um pouco desfrutando desta paisagem rico e das obras do Vilaró.
Obrigada,Rosa pelo comentário! Vale muito mesmo. Pena que tu não tava conosco nessa. Foi por pouco. Bjs
Lugar de pura arte e bom gosto a veraneio, um passeio que marcou muito, uma energia fantástica boa, um dia quero voltar e apreciar novamente.
Um lugar mágico e indescritível.
Por do sol divino!
Fui sem ter conhecimento do lugar.
Sai com a alma lavada.
Obrigada Carlos Paes Vilaró por mais este conhecimento na minha vida.
Sou do Brasil e tive a oportunidade e felicidade de conhecer Punta Del Este.
Um grande abraço.
Oi Alexandra! Estou planejando uma viagem com minha irmã para o Uruguay no começo do ano e quero muito conhecer a Casa Pueblo. Me diga, precisa pagar para conhecer o lugar? Se optarmos por ir de onibus (li em um site que é bem complicado a volta) como funciona, você sabe? Vamos estar em Montevideo.
Beijos e obrigada!
Oi Roberta
O ideal seria vocês alugarem um carro pra andar em Punta. A estrada de Montevideu até Punta é tanquila (uma horinha pra menos). Ou encontrar um serviço de turismo (de Montevidéu) que faça o roteiro principal de Punta : Península e Casa Pueblo.
Realmente, não perderia a chance de dar um pulinho em Punta. Boa viagem
BEIJOS
Alexandra
sou admirador desse grande artista, que nos deixou há pouco tempo; é mais uma estrela que sobe e que esta do lado do criador. um ser assim só pode ser um iluminado e como tal por certo já está brilhando no firmamrnto entre tantas outras divindades. há algum tempo venho procurando fazer um acervo com telas de grandes artistas, me atrevendo a fazer cópias só para te-las comigo, já que não possuo recursos financeiros para comprar. confesso que esse meu passatempo me fez um outro homem, sou mais feliz e tenho um prazer imenso quando estou pintando. costumo colocar uma placa de metal com o titulo e data da obra, nome do autor e data de nascimento e morte. já possuo um de aldemir martis, de picasso, derufino tamayo, portinari e estou riscando um di cavalcanti e outro de carlos paez vilaró, este último não consegui a data e nem o título, sendo uma pintura de um busto de mulher com dois peixes,totos do lado direiro, o de baixo seguro pela mão da mulher. esperoque alguem possa me ajudar com a pesquisa. moro em são sebastiao =sp brasil. obrigado
Boa tarde… vamos final de ano para o Uruguai, do Rio Grande do Sul indo por Punta del Este. É caminho de Punta Ballena? Quanto custa a entrada para visitar o local?
Larice
O museu é gratuito. É caminho de Punta Ballena.
Abraços e bom passeio
Alexandra do Café Viagem
ola , sou VANESSA , brasileira.
Viajarei para Montevideo com minha família em dezembro de 2016 ( chego dia 23/12 em Colonia e sigo p Montevideo; fico ate dia 28/12)
minhas duvidas;
!) O q fica fechado nesse período?
2) dia 24/12 pela manha – visitar a Bodega Bouza. É um passeio nesse dia?
3)dia 25/12 – Ir p Punta del Leste. A vistacao a casaPueblo é gratuita? Em dezembro vc sabe q horas aproximadamente e por-do-sol? Quero passear tranquilamente durante o dia em Punta, mas quero me organizar p não perder o pôr-do-sol.O q vc sugere?
Agradeço atenção.
vanessa
Oi Vanessa
Tudo bem?
Visitar a Bodega Bouza é sim um passeio para durar um turno no mínimo. Contudo, é preciso ligar para eles ou enviar email para confirmar se abre nesse dia.
Sobre a Casapueblo, a visita é gratuita sim. Em dezembro o pôr do sul é entre 20h30 / 21 h. Eu sugiro dormir uma noite em Punta se for possível. Temos um post com programas para curtir com as crianças por lá, veja em >> https://cafeviagem.com/programas-com-criancas-em-punta-del-este/
Grande abraço e desejo umas férias lindas
Alexandra do @cafeviagem
Pretendo ir ano que vem no verão.. E gostaria de saber? É preciso pagar para ver o por do sol? Quanto é o preço para almoçar ou tomar alguns drinks por la?
Tem como ir sem carro?
Não precisa pagar, Michelle. Só se quiseres sentar no Café/Bar (que é um dos melhores locais). Mas daí tu paga o que consome.
Beijos
Alexandra do Café Viagem
Olá, estou pensando em ir no final de janeiro/ início de fevereiro ao Uruguai. Pensei em ficar uns três a quatro dias em Punta, uns dois dias em Montevideu, ir para Colonia de Sacramento e pernoitar lá. Seremos um casal e duas crianças, 7 anos e 7 meses. Minha prioridade é Punta. Onde seria melhor ficar por lá? Pensei em ficar as manhãs em alguma praia e às tardes, na fazenda La Pataya, Casa Pueblo e Museu ralli. Acha o roteiro bom? Obrigada
Olá Alexandra
Vamos pra Punta Del Este agora no feriado de 12/out e estaremos de carro.
É necessário comprar ingresso antecipado? ou podemos comprar quando chegar lá?
não encontrei link somente de excursões organizadas (tipo viator/getyourguide)
Obrigada pelos posts de Punta Del Este, estão sendo minha principal referência para a viagem :)
Oi Maisa
Tudo bem? Você pode sim comprar o ingresso no local, mas sugiro que vá cedo pois o feriado costuma ser bem cheio, ainda mais no pôr do sol.
De qualquer forma, deixo aqui o link para ingresso e também para outro museu que postei e acho incrível por lá e é gratuito…
https://cafeviagem.com/maca-punta-del-este-pablo-atchugarry/
https://www.getyourguide.com.br/punta-del-este-l739/?partner_id=6BT1YJG&utm_medium=online_publisher&cmp=Punta
abs
Alexandra