Vinho brasileiro safra 2020: degustando Wild Gamay Miolo, excelente exemplar da safra
Para enólogos da Associação Brasileira de Enologia (ABE), 2020 é a safra das safras. Ou seja, tudo indica que o Brasil está prestes a apresentar um vinho de qualidade superior. A mãe natureza ajudou, oferecendo um clima excepcional para os viticultores gaúchos. Início de março de 2020, visitei os vinhedos da pequena vinícola Orgalindo Bettú em Garibaldi e pude perceber o entusiasmo com a safra. Segundo o enólogo, o clima desértico exemplar – com falta de chuva, noites frias e dias quentes- ajudou na maturação plena.
“Agora, nós, enólogos, precisamos ter a sensibilidade e o conhecimento suficientes para gerar o melhor vinho com equilíbrio, sintonia”, destaca o presidente da Associação Brasileira de Enologia (ABE), Daniel Salvador.
Degustando o primeiro vinho brasileiro safra 2020: Wild Gamay Miolo
E eu acabo de ter a honra de provar um vinho brasileiro safra 2020, tinto exemplar enviado pela Miolo, engarrafado ainda em março, primeiro vinho da safra 2020 a ser lançado da vinícola. Trata-se do novo Wild Gamay 2020 Miolo, sem adição de sulfito (S02 free), primeiro rótulo da vinícola desenvolvido com leveduras selvagens. Ou seja, vinho 100% natural.
Primeiramente, uma honra provar a safra da uva que vem sendo considerada por especialistas a melhor de todos os tempos no Brasil. Segundo, um prazer degustar essa uva não muito comum no Brasil, cultivada pela Miolo na Campanha Meridional (RS). A Gamay é casta estrela do vinho francês Beaujolais– uva tinta, nativa da região da Borgonha. Vinho jovem que fica pronto para o consumo aproximadamente dois meses após a colheita. É leve, frutado e fresco. O Wild Gamay Miolo tem essas características: tinto brilhante, extremamente aromático (muito morango, uma delícia no nariz). Em boca, leve, equilibrado, boa acidez. Um vinho jovem e descompromissado. Ideal para beber mais gelado.
O preço também é atraente: na loja do site da Miolo (loja.miolo.com.br) está por R$ 52,09 (valor em abril 2020).
Wild Gamay 2020 Miolo: um Vinho Vegano
O Wild Gamay 2020 é o primeiro do portfólio da vinícola Miolo a exibir o selo 100% vegano (The Vegan Society) e livre de alergênico. É elaborado a partir da fermentação espontânea com leveduras selvagens, naturais da própria uva Gamay. Mas pera aí… todo o vinho não é vegano? Na verdade, grande parte dos vinhos passa por um processo de clarificação em sua elaboração. É um procedimento de purificação da bebida que pode conter substâncias tanto de origem mineral quanto animal. Esse agentes não permanecem no vinho. Contudo, o simples uso da proteína animal basta na legislação para excluir a bebida dos produtos veganos.
Sem adição de Sulfito – o que significa?
E o sulfito? Na elaboração do vinho, o SO2 é geralmente utilizado para previnir a oxidação do vinho e afastar bactérias. A pureza, com aromas originais e muitas vezes selvagens, é o resultado final para produtores que não usam o SO2.
Seguindo o método ancestral de maceração carbônica de cachos inteiros, esse Gamay Miolo tem como grande diferencial a ausência de SO2 adicionado, que o torna único.
+ Wine Tour no Sertão – visita Miolo (Terranova)) no Vale do Rio São Francisco
Harmonizações
A novidade da Milo abre uma nova família de produtos voltada ao consumidor jovem e pessoas que, como eu, buscam também um vinho descomplicado, leve, frutado e fácil de beber. Adoro! O Wild Gamay Miolo 2020 tem edição limitada de 12 mil garrafas. Segundo a Miolo, tem fácil harmonização com aperitivos, saladas, sopas, peixes, pizzas, carnes brancas e queijos, principalmente o do tipo Emmenthal. Estou louca para provar com pizza.
Vinho brasileiro safra 2020
Gostei muito do vinho. Tanto que depois de receber uma garrafa de presente da Miolo, fui para o site e comprei mais algumas. Pena que a Miolo não enviou um cupom de desconto para nossos seguidores e leitores. Quem sabe na próxima, né Miolo?
Enfim, excelente exemplar do que podemos aguardar dos próximos vinhos brasileiros safra 2020 ! Quem bom que pelo menos para o vinho brasileiro o ano do coronavírus está sendo positivo no aspecto de qualidade. E nós, como consumidores, podemos fazer a diferença também optando e ajudando o consumo de produtos locais, feitos pelo Brasil, não acham?
SAIBA MAIS
WILD GAMAY MIOLO
Vinícola Miolo, Serra Gaúcha RS
Uvas da região Campanha Meridional RS
Variedade Gamay
Colheita Manual
O vinho pode ser adquirido no site da Miolo: loja.miolo.com.br por R$ 52,09 (valor abril 2020)
Site: www.miolo.com.br
Análise sensorial:
Límpido, rubi de intensidade média, alta intensidade aromática e alta tipiciade trazida pelo procesos de macerando carbônica. Aromas de morango, goiaba e maça caramelada. Vinho de estrutura leve, equilibrado, agradável. Temperatura ideal de 10 a 12 graus Celsius
Mais dicas vinhos brasileiros e enoturismo no Café Viagem
Vinícola Casa Valduga – Vale dos Vinhedos
Vinícola Courmayeur com experiência Cela da Cave
Toda a experiência do Curso de Sommelier na Serra Gaúcha
Concurso de Espumantes Brasileiros 2019
Destaques Vinhos Brasileiros na Feira Wine South America 2019
16 motivos para visitar a Capital do Espumante – cidade vizinha de Bento, Garibaldi
Passeio Rota Turística Vale do Rio das Antas
Roteiro Vale dos Vinhedos de carro – vinícolas, onde comer e atrações
8 roteiros românticos na serra gaúcha
+ 15 comidas típicas para provar na serra gaúcha
RESERVE AQUI O SEU HOTEL OU POUSADA EM BENTO GONÇALVES VALE DOS VINHEDOS
Mais dicas da serra gaúcha
INSTAGRAM:
Procurando mais dicas da serra gaúcha?
Então acompanhe os perfis @amoserragaucha e @cafeviagem no Instagram
PODCAST
Além do Instagram, temos uma série para ouvir em Podcast com muitas dicas do Vale dos Vinhedos e de toda a serra.
Veja todos os episódios que já foram publicados em www.cafeviagem.com/podcast-amo-serra-gaucha/
Oi, sou a Alexandra Aranovich
Autora do blog Café Viagem, criadora de conteúdo e sommelier. Degusto a vida entre vinhos, viagens e café da manhã. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo. Como posso te ajudar a degustar teu sonho?