Roteiro Alter do Chão: 9 dias de emoções na Amazônia

O roteiro de Alter do Chão (Pará) neste post do Café Viagem é um resumo da viagem incrível que fiz em família ao chamado “Caribe da Amazônia”. Fiquei impressionada com tudo nesta grande baía de águas límpidas e tranquilas do rio Tapajós em Santarém. Nossa viagem durou 9 dias, parte em terra (hospedados em Alter do Chão) e outra navegando no barco (cruzeiro com Amazon Dolphins). A seguir, nosso roteiro Alter do Chão detalhado, com as principais atrações.

Meu conselho é “Altere-se!” – este destino é maravilhoso para quem ama natureza, praia e boa gastronomia. E, de quebra, para sentir o Brasil bem brasileiro !

Roteiro Alter do Chão: atrações e praias do Caribe da Amazônia

Para começo de conversa, a vila de Alter do Chão faz parte de Santarém no Pará. Seu nome é uma homenagem à Alter do Chão portuguesa, pequena cidade em terras lusas. Admito que sabia pouco sobre Alter antes de fazer esta viagem. Lembrava que suas lendas inspiraram a criação de uma personagem da novela da Rede Globo, a sereia Ritinha (de Força do Querer). No entanto, durante a pesquisa que fiz antes da viagem sobre dicas de Alter do Chão, fiquei surpresa e cheia de expectativas …

LEIA TAMBÉM NO CAFÉ VIAGEM SOBRE ALTER DO CHÃO
+ melhores praias : Rio Tapajós e Arapiuns
+ onde comer em Alter do Chão
+ trilha da Floresta Nacional do Tapajós

Alter do Chão: cercada por praias de rios e pela floresta amazônica

Alter do Chão é cercada por praias de rios e pela floresta amazônica. Por isso, é considerada o “Caribe da Amazônia”. Tem rica gastronomia, turismo comunitário, muitas lendas, música e danças regionais. Im-pos-sí-vel não se apaixonar.

A saber, Santarém é considerada a “Pérola do Rio Tapajós” com mais de 100 km de extensão de praias de águas doces e cristalinas. A praia mais famosa de Santarém é Alter do Chão, a 30 km do centro e apontada como uma das mais belas praias de água doce do mundo.

Ilha do Amor no entardecer em Alter do Chão

Como visitar Alter do Chão: lanchas e cruzeiro

É possível visitar a região se hospedando em Alter do Chão e, ao mesmo tempo, alugando barco/lancha de passeio para percorrer as praias nos arredores. Ou então, reservando um cruzeiro e dormindo no barco. No roteiro Alter do Chão deste post, fiz as duas opções e achei perfeito.

A viagem de cruzeiro em família durou 6 dias. No ínicio e no final da viagem, nos hospedamos na vila. O cruzeiro foi feito com a  empresa KAIARA – Amazônia Essencial. Já os passeios de lancha foram feitos com a empresa Cuicuera Ecotour.

Nosso barco em Alter do Chão que fizemos cruzeiro
Passeio de Lancha em Alter do Chão com o Deco da Cuicuera Ecotour

Onde ficar em Alter do Chão: dicas de hospedagem

O destino tem vários estilos de hospedagem. Para quem quer economizar com charme e excelente localização indico a pequena pousada de apenas dois quartos do Quintal da Cuiarana. Para quem quer ter a experiência de uma hospedagem mais boutique em meio a mata, recomendo Pousada Villa Arumã ou a Vila de Alter. Outra ótima sugestão, proposta mais diferenciada, é a Casa da Árvore para até 6 pessoas.

Alter do Chao onde ficar
Pousada Quintal da Cuiarana em Alter do Chão

Roteiro Alter do Chão: qual a melhor época

Melhor época para ver as praias de Alter do Chão é no período de seca chamado de “verão amazônico — entre agosto e dezembro. Dizem que setembro é o mês ideal. Entre fevereiro e junho, as praias de Alter do Chão desaparecem pois é a época das chuvas e do “inverno amazônico”. Contrariando as previsões, a viagem que descrevo a seguir aconteceu no mês de janeiro no chamado “inverno amazônico”. Porém, tivemos sorte com o tempo. Afinal, pegamos praias com faixas de areia e, de quebra, a floresta alagada (Floresta Encantada). Foi perfeito!

Roteiro Alter do Chão: 9 dias em família no paraíso

centrinho de Alter do Chão em frente à Ilha do Amor

Roteiro Alter do Chão DIA 1 : Ilha do Amor e Carimbó na Quinta do Mestre

Chegamos no aeroporto de Santarém (Pará) ao meio-dia. Agendamos um transfer até Alter do Chão que levou em torno de 40 minutos até a vila. Logo ao chegar, fomos almoçar no cartão postal a praia, a ILHA DO AMOR. Trata-se de uma extensa e fina faixa de areia com várias cabanas de alimentação. Nossa refeição foi na Cabana do Ray que recomendo fortemente. Experimentamos especialidades locais como: bolinho de piracuí, charutinho (peixe frito do Tapajós) e o caranguejo. Como prato principal, adoramos o peixe pirarucu e, principalmente, a divina costela de Tambaqui assada.

A tarde foi de caminhada no centrinho, sorvete no BOTO e pôr do sol no CAT (praia bem na ponta de Alter onde o sol se põe). Já o jantar foi no centro da vila, no restaurante O Italiano que tem ótimas pizzas e drinks. Finalizamos o dia com programa IMPERDÍVEL: dançar Carimbó na QUINTA DO MESTRE (perto da praça central, somente nas quintas-feiras). Vai por mim: alugue uma saia e entre na roda. Altere-se!

Resumo dia 1 em Alter do Chão – quinta-feira

• check in pousada na vila
  • praia na Ilha do Amor + almoço Cabana do Ray
  • caminhada no centrinho de Alter
  • pôr do sol no CAT
  • jantar no O Italiano (na praça central)
  • sorvete no Boto e Nido
  • dança de Carimbó na Quinta do Mestre (somente quintas-feiras)

Roteiro Alter do Chão DIA 2: lancha, Casa do Saulo e chorinho

O segundo dia no roteiro Alter do Chão foi com passeio de lancha com a Cuicuera Ecotour. Além das praias paradisíacas que visitamos, almoçamos na famosa CASA DO SAULO (tem que ir!).

Chegamos do passeio de lancha no final do dia. À noite, fomos jantar no Ty Comedoria e finalizamos com mais dança. Afinal, sexta-feira é dia de CHORINHO em Alter do Chão na Dona Glória.

Resumo dia 2 em Alter do Chão – sexta-feira

• passeio de lancha Cuicuera Ecotour até Casa do Saulo e praias
  • almoço Casa do Saulo
  • praia na Ponta das Pedras
  • pôr do Sol na Ponta do Cururu
  • jantar no Ty Comedoria
  • sorvete do Nido (na praça central)
  • noite com chorinho no Centro de Alter – nas sextas, na Dona Glória (lanchonete perto da praça)

Roteiro Alter do Chão DIA 3: cruzeiro pelo Rio Tapajós e Arapiuns

Dia de embarcar em nosso cruzeiro pelas praias do RIO TAPAJÓS e ARAPIUNS. Aventura em família que não esqueceremos jamais. Todas as refeições são feitas no barco e são maravilhosas. A propósito, muitos elogios à equipe do barco, sempre gentil e atenciosa, e às cozinheiras talentosas. Dica: importante levar som, além de vinhos e espumantes (o barco serve apenas drinks e cerveja).

Resumo atrações Alter do Chão dia 3 barco

• praia Ponta da Muretá (perto de Alter, primeiro banho)
  • praia do Maguari (Rio Tapajós) + pôr do sol na praia do Maguari
  • dormimos ancorados na Praia do Maguari
  • festa de aniversário no deck do barco
cruzeiro Alter do Chao Amazon Dolphin
Alter do Chão no cruzeiro em família no Amazon Dolphin

Roteiro Alter do Chão DIA 4 : FLONA

Dia de trilha para conhecer uma das principais atrações da região: a FLORESTA NACIONAL DO TAPAJÓS (FLONA). Fizemos a trilha do Piquiá na Comunidade de Jamaraquá. São entre 9 e 11 km caminhando (ida e volta) com direito a banho em igarapé. O grau de dificuldade desta trilha é considerado moderado a difícil (o percurso mais perigoso é o que desce para o igarapé). O trajeto passa por mata secundária e primária, além de árvores com mais de 1000 anos de idade (samaúma). Experiência maravilhosa!

+ Leia aqui o post do Café Viagem sobre a trilha na Floresta Nacional do Tapajós

Resumo atrações Alter do Chão dia 4

Floresta Tapajós Alter do Chão
Dia de trilha na Floresta do Tapajós FLONA: abraçando uma samaúma de mais de 1000 anos de idade

Roteiro Alter do Chão DIA 5 : Canal do Jari e Ponta do Icuxi

O quinto dia em nosso roteiro Alter do Chão foi mágico. Acordamos bem cedo para ver a entrada do nosso barco no CANAL DO JARI. Fizemos um alongamento e yoga com saudação ao sol. A natureza nos presenteou com uma imagem emocionante nesta manhã. O Canal do Jari é um ecossistema que une as águas mais barrentas do Rio Amazonas com as águas esverdeadas do Rio Tapajós. Passa por campos, pássaros, macacos, comunidades ribeirinhas e suas casas em palafitas.

Apesar de fazer este trajeto em janeiro, época do inverno amazônico e das cheias, nosso passeio na Trilha das Preguiças não foi feito de canoa pois estava tudo seco. Fizemos a trilha a pé. Após almoço no barco, relaxamos na bela Ponta do Icuxi, nossa primeira praia no Rio Arapiuns.

Neste dia faltou visitar as famosas vitórias-régias de Dona Dulce. Infelizmente, nosso barco não fez esta parada!

Resumo atrações Alter do Chão dia 5 barco

• amanhecer no Canal do Jari
  • Trilha das Preguiças
  • praia e Ponta do Icuxi no Rio Arapiuns
  • sugestão que não fizemos: vitória-régia na Dona Dulce
Canal do Jari Alter do Chão
Canal do Jari em Alter do Chão

Roteiro Alter do Chão DIA 6:

Dia de visitar o projeto tartarugas da Comunidade de Corocas, programa que ajuda a preservar a espécie. No mesmo local, também vimos artesanto (loja de cestarias) e produção de mel. Após o passeio, nos jogamos na bela praia de Caracaraí. Almoço no barco foi peixe filhote ao molho de tucupi e caldeirada com peixe e jambu maravilhosa.

Resumo atrações Alter do Chão dia 6 barco

• praia Ponta do Caracaraí no rio Arapiuns
  • visita comunidade de Coroca do projeto das tartarugas , turismo de base comunitária , abelhas mel e artesanato
Alter do Chão o que fazer praias
Roteiro Alter do Chão: Ponta do Caracaraí no rio Arapiuns

Roteiro Alter do Chão DIA 7: farinha de mandioca, praia e Piracaia

Nossa última noite no barco Amazon Dolphin foi de cinema. Durante o dia, visitamos praias da região do Rio Arapiuns e a Comunidade de São Marcos para ver de perto e participar do preparo artesanal da farinha de mandioca e tucupi. Após almoço, relaxamos e mergulhamos na praia de Ponta Grande. Vale contar que minhas praias preferidas foram Caracaraí e Ponta Grande, uma ao lado da outra.

Porém, o ápice do dia foi o jantar surpresa prepardo pela equipe do barco na areia da praia: uma PIRACAIA. Trata-se de uma experiência noturna típica entre os nativos. Resumidamente, une peixe assado ao redor de uma fogueira com música e dança regional (carimbó).

Resumo atrações Alter do Chão dia 7 barco

• manhã na praia da Coroca
  • visita Comunidade de São Marcos no bairro de São Miguel: farinha de mandioca e tucupi
  • praia Ponta Grande (rio Arapiuns)
  • noite linda de Piracaia

Roteiro Alter do Chão DIA 8

Durante a viagem, vimos muito artesanato e cestaria. Contudo, o dia 8 do roteiro Alter do Chão foi ponto alto neste quesito, com direito a oficina de cestaria. Aliás, muita gente da minha família teve que comprar mala extra para levar tanto artesanato que adquiriram.

Ao anoitecer, já hospedados na vila e em terra firme, comemos no centrinho e voltamos ao Carimbó da Quinta do Mestre.

Resumo atrações Alter do Chão dia 8 barco e vila de Alter

• oficina de cestaria na Comunidade de Urucureá – que faz parte da Cooperativa de Turismo e Artesanato da Floresta (TURIARTE)
  • último almoço e praia no cruzeiro Amazon Dolphin
  • desembarque na vila de Alter do Chão por volta das 16h
  • check in pousada
  • petiscos no Cantinho do Caranguejo e nas cabanas da praça
  • sorvete do Boto
  • Carimbó Quinta do Mestre (sempre as quintas-feiras)

Roteiro Alter do Chão DIA 9: Casa da Árvore, Floresta Encantada e burguer de piracuí

Último dia reservou mais algumas emoções que não podiam ficar de fora do roteiro Alter do Chão. Fui conhecer a FLORESTA ENCANTADA e realmente me encantei. Mágica! Também visitei a famosa Casa da Árvore onde meus primos estavam hospedados. Por fim, provei mais uma iguaria de Alter que recomendo: o hambúrguer de Piracuí do XBom – maravilhoso!!

Aproveitei os últimos instantes também para fazer compras de artesanato na Araribá Cultura Indígena e arredores, bem como produtos regionais no Mercado do Mingote.

+ Saiba mais sobre a Floresta Encantada de Alter do Chão

Resumo atrações Alter do Chão dia 9

SAIBA MAIS

Alter do Chão, Santará Pará
Amazônia Brasil

Contato Cruzeiro Alter no Amazon Dolphin: @belle_amazon |www.kaiara.com.br
Contato lancha em Alter para passeios: www.cuicueraecotour.com.br e @cuicueraecotour

>> Veja mais fotos desta viagem no perfil e Destaque do Instagram @cafeviagem

Mais sobre Alter do Chão no Café Viagem

Roteiro Alter do Chão em família 9 dias
Melhores praias do Caribe da Amazônia
Floresta Encantada de Alter do Chão
Onde comer : restaurantes, sorvetes e pratos para provar
Piracaia experiência noturna na areia imperdível
Restaurante Casa do Saulo :  incrível experiência gourmet amazônica
Como é a trilha na Floresta Nacional do Tapajós

Mais dicas do Pará e Amazônia no Café Viagem

O melhor de Belém do Pará – post índice
Tour no mercado Ver o Peso de Belém
Viagem de Pesca no Rio Negro

Vinícola Larentis balanço

Oi, sou a Alexandra Aranovich

Autora do blog Café Viagem, criadora de conteúdo e sommelier. Degusto a vida entre vinhos, viagens e café da manhã. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo. Como posso te ajudar a degustar teu sonho?