Melhores Praias de Alter do Chão: o caribe da Amazônia

Já ouviu falar das praias de Alter do Chão no Pará? E do Caribe da Amazônia? Acabo de fazer uma viagem de 8 dias nesta região norte do Brasil e voltei encantada e muito surpresa. Por conta de suas belíssimas praias de rios rodeadas pela floresta tropical, Alter do Chão – uma vila de pescadores da cidade de Santarém (Pará) – recebeu o título de “Caribe da Amazônia”. Navegar de barco ou lancha entre as águas límpidas e mornas dos rios Tapajós e Arapiuns é essencial. Aliás, programa indispensável para se apaixonar por esse cantinho paradisíaco da imensa Amazônia.

melhores praias Alter
Vila de Alter do Chão em frenta à Ilha dos Amores

Mais de 10 Praias de Alter do Chão: o caribe da Amazônia

A seguir, destaquei mais de 10 praias de Alter do Chão e arredores para você incluir no seu roteiro. Muitas delas, acessíveis somente de barco ou lancha. A saber: o cenário muitas vezes parece uma miragem. As águas são mornas e as faixas de areias têm pontas estreitas formando uma paisagem única.

Ilha do Amor Alter do Chão
Ilha do Amor em Alter do Chão

Uma curiosidade: Alter do Chão já esteve em primeiro lugar na lista de um jornal inglês de respeito (The Guardian) como uma das praias mais bonitas do Brasil. Porém, não é apenas uma praia, mas um conjunto de praias de rio que cercam a região.

praias de Alter do Chao

Praias de Alter do Chão: qual a melhor época

Inicialmente, bom saber que as faixas de areia nas praias de Alter se despedem em fevereiro com a chegada das cheias. A partir de julho, os rios baixam e as faixas de areia retornam. Visitei o destino em janeiro, mês considerado “inverno amazônico”. Achei um período perfeito pois ainda tinha areia nas praias e ao mesmo tempo visitei locais que com a seca não são tão mágicos, como a Floresta Encantada que já estava alagada. Único senão deste período de janeiro é a chuva (tive sorte com o mês chuvoso que não estragou minha temporada!).

Resumindo, anote: melhor época para ver as praias de Alter do Chão é no período de seca chamado de “verão amazônico — entre agosto e dezembro. Dizem que setembro é o mês ideal para visitar as praias de Alter do Chão. Entre fevereiro e junho, as praias de Alter do Chão desaparecem pois é a época das chuvas e do “inverno amazônico”.

melhores praias Alter
Maguari no Rio Tapajós

Onde ficar em Alter do Chão: dicas de hospedagem

O destino têm vários estilos de hospedagem. Para quem quer economizar com charme e excelente localização indico a pequena pousada de apenas dois quartos do Quintal da Cuiarana. Para quem quer ter a experiência de uma hospedagem mais boutique em meio a mata, recomendo Pousada Villa Arumã ou a Vila de Alter. Outra ótima sugestão, proposta mais diferenciada, é a Casa da Árvore para até 6 pessoas.

onde ficar em Alter do Chao
Dica de hospedagem em Alter: Quintal da Cuiarana


As Praias do Rio Tapajós e do Rio Arapiuns

O rio Tapajós banha a cidade de Santarém, a vila de Alter do Chão e o município vizinho de Belterra. É um afluente da margem direita do rio Amazonas. Inicia no Mato Grosso . Ele é responsável pelas mais belas praias de rio do Brasil, batizadas de Caribe da Amazônia. São mais de 100 km de praias lindas. No entanto, durante o período das cheias as faixas de areia desaparecem (entre fevereiro e junho).

Rio Tapajós na Ponta das Pedras

Um dos principais afluentes do Tapajós é o rio Arapiuns. Muitos turistas acabam não visitando pois são praias mais distantes de Alter. Logo, como o trajeto é maior, recomenda-se contratar barcos/lanchas mais seguras.

As praias do Arapiuns são mais desertas e as águas mais límpidas. Aliás, no Arapiuns você enxerga o fundo do rio e onde está pisando. Outra curiosidade no rio Arapiuns são as comunidades que oferecem visitação com restaurantes, artesanato, criação de tartarugas, abelhas e até produção artesanal de farinha de mandioca.

Rio Arapiuns praia Icuxi
a cor da água no Rio Arapiuns

PRAIAS NO RIO TAPAJÓS

1. Ilha do Amor

Ao lado do centrinho de Alter, a praia principal e cartão postal do destino. Sempre a mais cheia pois é a de mais fácil acesso. A praia é um braço de areia que divide o Lago Verde e o Rio Tapajós. Para chegar na faixa de areia você precisa fazer a travessia nos barquinhos em frente à praça principal e que custam em torno de R$ 10. Tem vários restaurantes. Nós comemos – e super indico – o Ray. Peça a costela assada de Tambaqui. É de lamber os dedos!!

Ilha do Amor Alter
Ilha do Amor no entardecer vista do centrinho de Alter do Chão

2. Ponta do Cururu

Um dos lugares mais indicados para curtir o pôr do sol em Alter do Chão. Praia longa e fina, quase deserta, pertinho da vila. Refúgio dos botos. Acesso somente de barco, Nós visitamos em um passeio de lancha que incluia parada para almoço na Casa do Saulo e praia da Ponta das Pedras. Outro lugar lindo para ver o pôr do sol e que não necessita pegar barco é na praia onde está o CAT – Centro de Atendimento ao Turista – na vila de Alter do Chão.

Ponta do Cururu Alter
Ponta do Cururu – melhor praia para ver o pôr do sol perto da vila de Alter

3. Ponta das Pedras

Unica praia que vi pedras na areia. A 26 km de Alter do Chão. Também recomendo ir de lancha, mas tem acesso por carro via  PA-457, com parte do trajeto em estrada de terra. Tem restaurantes com petiscos na praia.
A Cuicuera Ecotour (empresa que contratei e recomendo) tem passeio que faz Canal do Jari, parada para almoço na Casa do Saulo , Ponta das Pedras, Lagoa Preta e Cururu no mesmo dia. O contato está no Instagram @cuicueraecotour .

Ponta das Pedras Alter do Chao
Ponta das Pedras, praia perto de Alter do Chão. Foto Gabriela Campos

4. Praia do Carapanari

Carapanari é uma praia linda onde está situado o restaurante IMPERDÍVEL da Casa do Saulo. Fica mais próxima do centro de Santarém do que de Alter. Sem dúvida só visite se for combinar com almoço no restaurante do Saulo, super programação. Veja mais detalhes neste post do Café Viagem sobre a Casa do Saulo.

Praia em frente ao restaurante Casa do Saulo

5. Ponta do Muretá

Uma praia mais deserta, local preferido para fazer a Piracaia no Tapajós (peixe assado ao redor da fogueira na areia). Fica a 5 km da Vila de Alter. Acessível de barco. E como é parecida com a Ponta do Cururu, sugiro eleger uma delas (gostei mais do Cururu). Na Ponta do Muretá, leve o que vai consumir pois não tem infra. DICA: tem um lago lindo para dentro da praia (por trás das árvores), mas não é indicado para banho por conta das arraias.

Praias Alter do Chao
Praia Ponta do Muretá
Lagoa na Ponta do Muretá – não tome banho aqui por conta das arraias

6. Ponta do Maguari

A Ponta do Maguari é uma praia do Tapajós pertinho da FLONA (Floresta Nacional do Tapajós). Ou seja, vale a combinação de passeio praia + trilha na Floresta na Comunidade de Jamaraquá. Fica a uns 50 minutos de distância de barco de Alter do Chão.

Praias Alter do Chao
Praia do Maguardi Alter do Chao
Praia Maguardi Alter do Chao

7. Praia de Cajutuba

Extensa faixa de areia deserta.  Linda praia de Belterra!

Praias de Alter do Chão Cajutuba
praia de Cajutuba
praia de Cajutuba
Rio Tapajós, praia de Cajutuba

8. Praia do Pindobal

Foi a única praia desta lista que não consegui visitar. É bem famosinha, tão concorrida quanto a da Ilha dos Amores por conta da boa estrutura de restaurantes e tendas bonitas na praia. 

PRAIAS NO RIO ARAPIUNS

9. Ponta do Icuxi

Primeira praia que visitamos no Rio Arapiuns depois de fazer o belíssimo trajeto do Canal do Jari. A águas deste rio são bem mais claras do que as do Rio Tapajós. No Arapiuns é possível enxergar os pé na água e o fundo da areia.

10. Caracarí e Ponta Grande

Certamente, Caracaraí juntamente com sua vizinha Ponta Grande estão entre as praias mais lindas que visitei nessa viagem. Foram minhas preferidas.

Caracaraí no Rio Arapiuns

Ponta Grande, pertinho de Caracaraí – uma mais linda do que a outra…

Ponta Grande praia do Rio Arapiuns
Ponta Grande praia do Rio Arapiuns

Como visitar as praias de Alter do Chão: barcos e cruzeiro

Visitei as praias de Alter do Chão de duas formas: no cruzeiro de 6 dias que fiz em família com a KAIARA – Amazônia Essencial (onde navegamos pelo Arapiuns e Tapajós) e nos passeios de lancha com a empresa Cuicuera Ecotour.

Barco Amazon Dolphin na Praia de Caracaraí


Como grande parte das praias são acessíveis somente de barco ou lancha, a recomendação é sempre contratar um serviço seguro de transporte fluvial. Normalmente, os barcos oferecem pacotes de passeios com mais de uma atração no mesmo dia ou turno.

Em Alter do Chão, grande parte dos serviços de passeios de barco se concentram na orla em frente ao centrinho da vila, onde está a Associação de Turismo Fluvial de Alter do Chão. Por recomendação de uma nativa da vila, contratei o serviço do Deco da Cuicuera ecotour que foi um dos pioneiros a oferecer passeios em Alter. As lanchas são ótimas, seguras e super recomendo. O contato está no Instagram @cuicueraecotour

lancha passeios Alter
lancha da Cuicuera para passeios em Alter do Chão
lancha da Cuicuera Ecotour

Aviso as navegantes: praias ficam bem mais tranquilas durante a semana e mais concorridas aos finais de semana, principalmente a Ilha dos Amores e Pindobal. Algumas praias são mais desertas e sem infraestrutura, logo é preciso levar água e lanches.

Além das praias: outras atrações que você não pode perder

Além das praias, o destino tem outros passeios e encantos imperdíveis como: o centrinho da vila, a gastronomia, a Floresta Encantada, a Floresta Nacional do Tapajós (FLONA), o Canal do Jari, as comunidades ribeirinhas (com artesanato, criação de tartarugas e produção artesanal de farinha de mandioca). Isso sem falar do povo querido de Alter!

praias em Alter do Chao
entardecer entre o rio e a floresta – foto Gabriela Campos

Piranha? Jacaré? Arraias? Qual o perigo nessas praias?

Sim, tem piranhas, mas muita calma. Elas não atacam e não há casos de acidentes. Sobre jacarés, não vi e nem ouvi falar sobre eles. No entanto, o perigo nas praias de Alter do Chão são as arraias que podem dar ferroadas. Por isso, é sempre bom tomar alguns cuidados.

Como forma de prevenção, os nativos indicam entrar na água arrastando os pés na areia (uma forma das arraias fugirem de você). Outra dica é nunca entrar em águas muito paradas ou perto de plantas na água. Afinal, as arraias se alimentam de plâncton (pequenos organismos que ficam suspensos na água). Enfim, fuja dos locais com “matinho” na água.

entardecer na praia do Maguari visto do nosso barco que fizemos cruzeiro
Praia de Icuxi no Rio Arapiuns em família – viagem abençoada

Como chegar em Alter do Chão

A vila de Alter do Chão está situada na margem direita do Rio Tapajós no estado do Pará, norte do Brasil. Está a 33 km de Santarém e por volta de 1400 km de Belém, capital do Pará. O acesso até Alter pode ser via terrestre, fluvial ou aérea. O jeito mais fácil é chegar de avião em Santarém e pegar um transfer que leva 40 minutos no máximo até o centrinho de Alter do Chão.

SAIBA MAIS

Praias de Alter do Chão e arredores no Rio Tapajós e Arapiuns
Santarém Pará, Brasil
Tudo sobre Alter do Chão e Amazônia no blog Café Viagem

>> Veja mais fotos desta viagem no perfil e Destaque do Instagram @cafeviagem

Mais dicas de Alter do Chão no Café Viagem

Roteiro Alter do Chão em família 9 dias
Melhores praias de Alter do Chão : o Caribe da Amazônia
Navegando na Floresta Encantada de Alter do Chão
Onde comer : dicas de lanches, restaurantes, sorvetes e pratos em Alter
Piracaia – experiência noturna na areia imperdível
Restaurante Casa do Saulo:  incrível experiência gourmet amazônica

Mais dicas do Pará e Amazônia no Café Viagem

O melhor de Belém do Pará – post índice
Tour no mercado Ver o Peso de Belém
Viagem de Pesca no Rio Negro

No Mapa em azul, as praias citadas neste post

Vinícola Larentis balanço

Oi, sou a Alexandra Aranovich

Autora do blog Café Viagem, criadora de conteúdo e sommelier. Degusto a vida entre vinhos, viagens e café da manhã. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo. Como posso te ajudar a degustar teu sonho?

Saiba mais sobre mim »

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Comentários:
LUIZ HENRIQUE ANDRADE disse:

Parabéns pelo Blog, gostei muito! Somos idosos e moramos no Rio de Janeiro, vamos pra Alter no próximo dia 03/11/23, passaremos 2 semanas e estou muito preocupado com essa seca que está acontecendo no Rio Tapajos, será que mesmo assim vale a pena?

Olá Luiz
Tudo bem? Muito triste a situação da seca no Tapajós. Eu realmente espero que mude.
Eu tentaria entrar em contato com hotel que você reservou para saber a situação e avaliar.
Abs
Alexandra