Piracaia em Alter do Chão

Piracaia em Alter do Chão: celebração regional imperdível

Sabe o que é uma Piracaia? Quando estávamos planejando nossa viagem para a Amazônia todos indicaram vivenciar uma Piracaia em Alter do Chão (Pará). Trata-se de uma experiência noturna que acontece nas areias da praia e muito típica entre os nativos. E é apaixonante e IMPERDÍVEL!!!!

Piracaia em Alter do Chão em família – experiência apaixonante

Piracaia em Alter do Chão: experiência amazônica noturna na praia

Em tupi-guarani , Piracaia significa: “peixe frito; peixe queimado”(pirá+caia) ou “o cardume”(pirá+quaia). Resumidamente, a Piracaia é um encontro noturno alegre que reúne os nativos na praia ao redor de uma fogueira para comer, cantar e dançar nas noites de lua cheia. A experiência é tão interessante que acabou virando atração turística para todos que querem vivenciar a cultura regional da região do Tapajós na Amazônia. Uma celebração com gastronomia local e Carimbó, animada dança folclórica brasileira, típica do estado do Pará.

Quem faz a Piracaia

Bem, para reservar uma Piracaia em Alter do Chão é necessáario entrar em contato com empresas ou grupos folclóricos que organizam. Aliás, normalmente, é preciso reservar antecipadamente. Recebi a recomendação de fazer a Piracaia com o grupo PIRAIMBO (pirarimbo.com.br ). O grupo  Redários do Tapajós também organiza ( @redariotapajs_).

Piracaia no nosso cruzeiro com o Amazon Dolphin

No entanto, se você estiver em um cruzeiro de barco no Rio Tapajós e Arapiuns, em Alter do Chão – como nós estávamos – a piracaia certamente fará parte do seu itinerário. Em nossa viagem, a Piracaia encerrou nosso roteiro de barco em Alter do Chão com chave de ouro. A festa foi realizada na última noite do cruzeiro, na praia de Ponta Grande no Rio Arapiuns. A decoração foi um show a parte. Tudo feito pela empresa do barco Amazon Dolphin em parceria com a Comunidade de São Marcos (a mesma que também oferece oficina com farinha e tucupi aos turistas).

Piracaia em Alter do Chão

Foi um lindo jantar com velas na praia, fogueira, peixe assado e outras iguarias deliciosas da culinária do Pára. Destaque para a sobremesa: pudim de leite com cumaru, a baunilha da amazônia. No final, teve até chuva mas seguimos dançando!

Piracaia em Alter do Chão
Pudim de leite e Cumaru – maravilhoso

Resumindo, a dica é: se for a Alter do Chão, não deixe de vivenciar uma Piracaia! Ainda mais se estiver em família ou em um grupo de amigos. É mesmo algo único e bem tradicional.

Piracaia Alter do Chão
Piracaia em Alter do Chão

+ Leia também no Café Viagem: todo o roteiro Alter do Chão em família

Onde ficar em Alter do Chão: dicas de hospedagem

O destino tem vários estilos de hospedagem. Para quem quer economizar com charme e excelente localização indico a pequena pousada de apenas dois quartos do Quintal da Cuiarana. Para quem quer ter a experiência de uma hospedagem mais boutique em meio a mata, recomendo Pousada Villa Arumã ou a Vila de Alter. Outra ótima sugestão, proposta mais diferenciada, é a Casa da Árvore para até 6 pessoas.

Como chegar a Alter do Chão

A vila de Alter do Chão (Santarém) está situada na margem direita do Rio Tapajós no estado do Pará, norte do Brasil. A 33 km do centro de Santarém e por volta de 1400 km de Belém, capital do Pará. O acesso até Alter do Chão pode ser via terrestre ou fluvial. O jeito mais fácil é chegar de avião em Santarém e pegar um transfer que leva 40 minutos no máximo até o centrinho de Alter do Chão.

SAIBA MAIS

Piracaia em Alter do Chão, Santará Pará
Amazônia Brasil

Tudo sobre Alter do Chão e Amazônia no blog Café Viagem

>> Veja mais fotos desta viagem no perfil e Destaque do Instagram @cafeviagem

Mais dicas de Alter do Chão no Café Viagem

Roteiro Alter do Chão em família 9 dias
Melhores praias de Alter do Chão : o Caribe da Amazônia
Navegando na Floresta Encantada  de Alter do Chão
Onde comer : dicas de lanches, restaurantes, sorvetes e pratos em Alter
Piracaia – experiência noturna na areia imperdível
Restaurante Casa do Saulo:  incrível experiência gourmet amazônica
Trilha na Floresta Nacional do Tapajós

Mais dicas do Pará e Amazônia no Café Viagem

O melhor de Belém do Pará – post índice
Tour no mercado Ver o Peso de Belém
Viagem de Pesca no Rio Negro

Vinícola Larentis balanço

Oi, sou a Alexandra Aranovich

Autora do blog Café Viagem, criadora de conteúdo e sommelier. Degusto a vida entre vinhos, viagens e café da manhã. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo. Como posso te ajudar a degustar teu sonho?

Saiba mais sobre mim »

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.