Visitar a Catedral de Siena (Duomo di Siena) é uma experiência que marca qualquer viagem pela Toscana. À primeira vista, sua fachada em mármore já impressiona. Siena se orgulha – e com razão – de ter uma das catedrais mais lindas e ricas artisticamente da Itália. Do piso ao teto, dos vitrais às esculturas, tudo tem uma beleza estonteante. Neste post do Café Viagem, conto um resumo da nossa visita, ingressos e tudo o que você precisa saber para aproveitar ao máximo esse passeio.

Catedral de Siena: um dos templos mais impressionantes da Itália
A Catedral de Siena (Duomo di Siena ou Catedral de Santa Maria Assunta) é considerada um dos mais notáveis exemplos de catedral românico-gótica italiana. Foi orginalmente projetada e construída entre 1215 e 1263. Sua fachada e ampliações seguiram até o século XIV, incluindo o ambicioso (e inacabado) projeto do Duomo Nuovo em 1339.


+ Roteiro Siena 2 dias – veja aqui o post
A saber: Catedral faz parte do COMPLEXO MONUMENTAL. Ou seja, um único complexo composto pela Catedral, a Biblioteca Piccolomini, a Porta del Cielo, o Batistério, a Cripta, o Museu da Ópera, o mirante do Facciatone e o Oratório de San Bernardino. Por isso, com o mesmo ingresso (OPA SI PASS) permite a visita a todas as atrações.
Chegamos em um fim de tarde no centro histórico de Siena e a Catedral já estava fechada. Mas foi lindo ver o entardecer em sua fachada. Recomendo! Pouca gente nos arredores – o que nos permitu apreciar com tranquilidade sua beleza monumental!


Como é a visita a Catedral de Siena: ingressos e destaques
No dia seguinte, chegamos cedo à Catedral de Siena para garantir nossos ingressos. O bilhete principal é o OPA SI PASS, que dá acesso a todo o complexo monumental do Duomo e custa entre € 14 – 16. Além do audio-guia, o ingresso inclui a visita nos seguintes locais:
- Duomo di Siena (Catedral)
O coração da visita: colunas listradas, vitrais, afrescos e um dos pisos mais impressionantes da Europa. - Biblioteca Piccolomini
Um tesouro renascentista dentro da própria Catedral, com afrescos vibrantes de Pinturicchio e colaboração atribuída ao jovem Rafael. - Museo dell’Opera del Duomo
Onde estão esculturas e obras originais que fizeram parte do Duomo, além da história da construção. - Panorama del Facciatone
Considerada um dos mirantes mais lindos de Siena, com vista panorâmica dos telhados medievais. - Battistero di San Giovanni (Batistério)
Famoso pelos afrescos e pela pia batismal renascentista esculpida por Donatello e Ghiberti. - Cripta
Descoberta apenas em 1999, guarda vestígios e afrescos medievais surpreendentemente preservados.
Catedral de Siena no Tour Porta del Cielo: caminhando no céu
Além do ingresso tradicional, existe o tour Porta del Cielo — uma experiência adicional – além das atrações inclusas no ingresso do OPA SI PASS. A Porta del Cielo (Porta do Céu em português) tem valor de € 21 e leva os visitantes aos corredores secretos no alto da Catedral, acima das abóbadas.


Este tour foi essa a nossa escolha. Compramos no próprio local e valeu cada minuto.
O passeio é guiado e para grupos pequenos. Ele caminha no alto da catedral e permite vistas exclusivas dos telhados e das torres de Siena.
Atenção: o acesso a Porta del Cielo acontece apenas em períodos específicos do ano, então vale confirmar datas antes da viagem.




Destaques da Catedral de Siena
- Colunas listradas em mármore branco e preto – cores simbólicas de Siena, derivadas dos lendários cavalos dos fundadores da cidade
- Piso com painéis incrustados, revelados ao público apenas em épocas específicas do ano.
- Esculturas de Michelangelo, Donatello e Bernini
- Mosaicos, vitrais e detalhes que hipnotizam a cada passo.
- fachada incrivelmente detalhada, as esculturas, o jogo de cores do mármore
- Biblioteca Piccolomini: o tesouro da Catedral de Siena




DICA CAFÉ VIAGEM
Vai por mim, é uma igreja para visitar devagar, com calma, absorvendo cada detalhe artístico e simbólico.
Biblioteca Piccolomini: o tesouro da Catedral de Siena
Dentro da Catedral de Siena, não deixe de visitar a Biblioteca Piccolomini. Um ambiente riquíssimo com livros e obras renascentistas e detalhes em ouro. Os afrescos contam a vida de Papa Pio II e são considerados alguns dos mais belos da Itália.

Cripta e Battistero – visitas inclusas no ingresso
Aproveitamos o ingresso e também visitamos o Battistero di San Giovanni (Batistério) e a Cripta do Complexo Monumental (COMPLESSO MONUMENTALE).


Por que a visita à Catedral de Siena é imperdível?
Por fim, acho que visita à Catedral de Siena pe imperdível pois combina arquitetura, história, arte e emoção em um único lugar. Ao meu ver, surpreende em cada passo: do piso aos vitrais. De quebra, tem uma arquitetura diferente das demais na Europa por conta das listras em mármore branco e preto-esverdeado.
É, sem dúvida, uma das igrejas mais impressionantes que já visitei na Itália.

Onde ficar em Siena : dica de hotel que adoramos!
Sem dúvida, um dos motivos que fez eu e minhas amigas nos apaixonarmos por Siena foi estarmos muito bem hospedadas. Escolhi um hotel super bem localizado, perfeito para quem chega de carro e ainda com a vantagem de ter um jardim lindo e piscina: o Borgo Grondaie. Ficávamos ao lado da estação de trem, mas o clima era de cidade interio. A acomodação, no estilo casinha com cozinha, era confortável, acolhedora, com um bom café da manhã — a base ideal para explorar a região sem pressa.
> Mais informações sobre a hospedagem Borgo Grondaie neste link!
> Para hotel 5 estrelas, indico o Grand Hotel Continental Siena – Starhotels Collezione
PESQUISE AQUI SEU HOTEL NA ITÁLIA
com até 50% de desconto e a facilidade do cancelamento gratuito
CARRO: alugue carro na Itália. Neste link encontramos a melhor cotação!
TOURS, TRANSFER E INGRESSOS SIENA: pesquise opções no Get Your Guide
SAIBA MAIS
Catedral de Siena – Duomo di Siena /Catedral de Santa Maria Assunta
Piazza del Duomo, 8
Siena Itália
Faz parte do Complexo Monumental de Siena
Site oficial e ingressos online: operaduomo.siena.it
Horário: 10h30-17h30
Tel: +39 0577 286300
E-mail: [email protected]
MAIS DICAS DA ITÁLIA NO CAFÉ VIAGEM
SIENA: Roteiro Siena 2 dias
TOUR ROMA A PÉ sozinha e bem acompanhada: roteiro 2 dias
ONDE FICAR EM ROMA: dicas de hospedagens por regiões
PUGLIA: todos os roteiros Puglia no Café Viagem
NÁPOLES: roteiro 2 dias em Nápoles
O que fazer em Capri: principais atrações na ilha
Onde ficar em Capri: dicas e hoteis selecionados
Costa Amalfitana : Positano, Amalfi, Ravello, Praiano
Todo o roteiro romântico Sul da Itália: Capri, Costa Amalfitana, Matera e Puglia
Oi, sou a Alexandra Aranovich
Autora do blog Café Viagem, criadora de conteúdo e sommelier. Degusto a vida entre vinhos, viagens e café da manhã. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo. Como posso te ajudar a degustar teu sonho?