(Post sobre o que fazer em Carlos Barbosa Atualizado em julho 2022 após visita ao Festiqueijo)
Quer um roteiro diferente para SERRA GAÚCHA? Que tal um passeio em CARLOS BARBOSA ? Fizemos um bate e volta no sábado (a partir de Porto Alegre) com amigos para a cidade vizinha de Garibaldi e Bento Gonçalves no Rio Grande do Sul. O principal motivo do passeio era ver a turma de futebol do meu filho jogar na ACBF CARLOS BARBOSA. Para quem não sabe, é o único clube brasileiro Campeão Mundial de Futsal pela FIFA. Então, aproveitei o evento para organizar um passeio bem legal que deixo aqui no blog para os leitores, principalmente para os gaúchos em busca de um programa legal em família para o fim de semana. Olha só o que descobrirmos…
turma de pais que viaja para ver o jogo de futebol dos filhos e aproveita pra fazer turismo, comer bem e passear pelo RS – no restaurante Nono Otávio
O que fazer em Carlos Barbosa na Serra Gaúcha
Pequena e pacata, Carlos Barbosa tem lá os seus segredinhos. É conhecida como a Capital Nacional do Futsal e cidade com o “a faca e o queijo na mão”. Os queijos vêm da Cooperativa Santa Clara assim como de outros fabricantes espalhados pela região. Aliás, realiza todos os anos o Festiqueijo. E a faca? Fácil, não adivinhou? A faca vem da Tramontina, fabricante de facas para churrasco, talheres, panelas e uma infinidade de outros produtos. A saber: é a cidade onde a empresa começou em 1911 e onde encontramos uma mega loja da marca. Muitos turistas visitam diariamente Carlos Barbosa para fazer compras na Tramontina.
na área rural, região dos produtores de queijo
Centro de Carlos Barbosa, Igreja Matriz
Onde ficar: dica de hotel
Uma das melhores dicas de hospedagem no centro da cidade é o IBIS CARLOS BARBOSA – excelente relação custo-benefício. Mas você também pode se hospedar nas cidades vizinhas como Garibaldi e Bento Gonçalves onde a oferta de hospedagem é bem maior.
>>Neste post do Café Viagem você encontra uma lista completa de hotéis e pousadas que indico em Bento Gonçalves e arredores.
O que fazer em Carlos Barbosa: CAFÉ NA ESTRADA
Partimos bem cedo do Porto Alegre uma van que contratamos. A partir da Capital do Rio Grande do Sul são em torno de 100 km até a Capital Nacional do Futsal. Foi preciso programar um pit-stop para café da manhã na estrada. O local eleito foi a FRUTEIRA SÃO VENDELINO em plena RS 122, que além de lancheiria é também um armazém repleto de delícias coloniais e produtos típicos da região como queijo, salame, massas, farinha de polenta, pinhão, biscoitos, entre outros. Abre todos os dias e pelo movimento é um local amado por todos que pegam a estrada entre POA-Caxias ou Bento. Pedimos café passado (no clássico copo de vidro), torrada com salame, pastel de queijo e carne e os morangos com creme batido, nhamy!
> Veja aqui o post completo sobre a Fruteira São Vendelino no Café Viagem!
VISITA À GRANJA CICHELERO
Antes da partida de futebol, ainda sobrou um tempinho fazer um desvio na estrada e visitar uma queijaria que, ao meu ver, produz o melhor queijo colonial que já comi no Rio Grande do Sul, a GRANJA CICHELERO. A julgar pelas vaquinhas bem tratadas da granja, o leite utilizado na fabricação dos queijos é de muita qualidade. A Granja Cichelero industrializa toda a sua produção de leite e, além do queijo colonial, também produzem queijo coalho, minas, ricota, entre outros queijos frescos. Para fazer a visita é preciso agendar ligando para os produtores. Admito que não foi muito fácil encontrar o caminho da Linha Doze onde está situada a queijaria, mas valeu a pena. Além do queijo delicioso, o passeio pela região é lindo e fica bem próximo do restaurante que fomos almoçar (veja mais abaixo).
Daniel Cichelero, engenheiro de alimentos, apresentando os seus queijos
Degustação Cichelero no Festiqueijo
VISITA À COOPERATIVA SANTA CLARA
A Cooperativa Santa Clara deve lancar em breve um Museu. Não tem visitas, mas oferece compras em um supermercado bem no centro da cidade.
Supermercado Cooperativa Santa Clara: Júlio de Castilhos, 01 – Centro
Na Cooperativa Santa Clara de Carlos Barbosa
ASSOCIAÇÃO CARLOS BARBOSA DE FUTSAL
Por volta das 11h da manhã, chegamos (turma dos pais) ao ginásio da ACBF para curtir a superpartida de futebol do nosso time do coração: os filhos. Para eles, foi tudo jogar no ginásio da campeã ASSOCIAÇÃO CARLOS BARBOSA DE FUTSAL. O time da casa era forte e mais velho do que o nosso. E ainda: treinam quase todos os dias. Resultado: foi a primeira vez que o nosso time de craques do coração perdeu uma partida (buáá). Mas, como todos falam, faz parte do aprendizado das crianças saberem perder, certo? Após o jogo eles ainda fizeram um treinamento no belo ginásio com piso de madeira do clube e foram almoçar com os professores.
Já a turma dos pais, foi almoçar em outro restaurante perfeito para levar as crianças (sim, ficamos tristes que eles não foram junto conosco. Mas felizes que estavam se divertindo e jogando com os amiguinhos). Para quem quiser levar uma lembracinha, há uma loja do time da ADBF no ginásio e na loja gigante da Tramontina em Carlos Barbosa (patrocinadora do clube!)
Os craques mirins na ASSOCIAÇÃO CARLOS BARBOSA DE FUTSAL
ONDE COMER EM CARLOS BARBOSA: NONO OTÁVIO
O restaurante NONO OTÁVIO foi uma grata surpresa em nosso roteiro. Assim como a Granja Cichelero, o restaurante está localizado na Linha Doze, área rural de Carlos Barbosa a 5 km do centro da cidade. O ambiente é simples, mas no maior capricho. Sem falar que a propriedade da família Bertotto é linda com ampla área de lazer. No pátio há um laguinho com vara para pescar, brinquedos e vários recantos para curtir o visual enquanto aguarda a sua mesa.
e o restaurante ao lado da casa
Há também um campinho e futebol e a casa do Nono Otávio, preservada pelos proprietários. No menu e servido um bufê de pratos típicos italianos: galeto, sopa de capeletti, massa, pien, linguiça, polenta, fortaia e carne lessa (esse último, uma novidade para mim, é a carne que se faz o caldo da sopa de capeletti). Os atendentes são simpáticos e tem roupas características. Lugar onde a alegria impera. Há uma mesa com sobremesas típicas inclusas no valor do bufê.
Dica: peça uma mesa próxima a janela de vidro para curtir a paisagem rural incrível do local. Ah, o vinho da casa era incrivelmente bom, pode pedir!
sobremesas
COMPRAS TRAMONTINA
A gente voltou cedo, logo depois do almoço. Mas para quem quiser dar mais uma voltinha pela cidade, vale a pena visitar a imensa loja da Tramontina e a Queijaria Fetina Di Formaio.
Loja da Tramontina em frente ao Festiqueijo
FESTIQUEIJO
Uma vez ao ano, a Carlos Barbosa organiza um super evento do queijo, O Festiqueijo. A festa é realizada no Salão Paroquial da Igreja Matriz que fica bem no centro da cidade e ao lado da loja gigante da Tramontina.
Em 2022, acontece de 1º de julho até 31 de julho, sempre de sextas a domingos. São 10 queijarias e 9 vinícolas, além de 23 expositores e uma extensa programação e oferta gastronômica.
Festiqueijo de Carlos Barbosa: a festa do queijo da serra gaúcha
O QUE FAZER EM CARLOS BARBOSA: PASSEIO TREM MARIA FUMAÇA
O famoso passeio de Trem Maria Fumaça parte de Bento Gonçalves e vai até Carlos Barbosa ou vice e versa. A estação de trem na cidade é bem bontinhha, vale a visita.
Maria Fumaça -Foto divulgação Zeto Teloken
O QUE FAZER EM CARLOS BARBOSA: 2 passeios imperdíveis nos arredores
Dois programas que você não pode perder pertinho de Carlos Barbosa e no trajeto para Farroupilha: a Cascata Salto Ventoso e um almoço ou happy hour na Cervejaria Blauth Bier
- Entre as lindas descobertas entre os vinhedos, o Parque do Salto Ventoso
MAIS DICAS DO LEITOR E LOCAL DE CARLOS BARBOSA
Dica de Egon Müller (treinador profissional de Futsal): na mesma rua da Loja de Varejo Tramontina está o restaurante Alambique, para almoço ou jantar (preferido do proprietário da Tramontina). Outro restaurante bem recomendado em Carlos Barbosa é a Casa Borsói, que oferece grelhados e massas feitos na hora.
PASSEIOS PRÓXIMOS :
O que fazer em Garibaldi – vizinha de Carlos Barbosa
Onde comer no Vale dos Vinhedos
RESERVE NA SERRA GAÚCHA
PESQUISE AQUI TARIFAS HOTÉIS E POUSADAS EM CARLOS BARBOSA
PESQUISE AQUI TARIFAS HOTÉIS E POUSADAS EM BENTO GONÇALVES
SAIBA MAIS
Carlos Barbosa, cidade produtora de queijo, Capital Nacional do Futsal e sede da empresa Tramontina
situada a 17 km de Bento Gonçalves na Serra Gaúcha e a 100km de Porto Alegre
⇒ FRUTEIRA SÃO VENDELINO
Rodovia RS-122, 2.800, km 39 | São Vendelino – RS
Tel.: (51) 3639-1057. Funciona de segunda à sexta-feira, das 7h às 19h30. Sábados das 7h às 19h e domingos das 8h às 19h.
⇒ QUEIJARIA GRANJA CICHELERO
RS 470 Km 239 – a 5 km do Centro
Fica na Linha 12 (zona rural de Carlos Barbosa) – conhecida também como Linha Sobra
Tel(54) 3433 2678. Site : www.granjacichelero.com.br
⇒ GINÁSIO ASSOCIAÇÃO CARLOS BARBOSA DE FUTSAL
Rua Ubaldo Baldasso, 650 – Bairro: Ponte Seca.
Carlos Barbosa RS Site: www.acbf.com.br
Tel.: (54) 3461-6002
⇒ RESTAURANTE E CAFÉ COLONIAL NONO OTÁVIO
RS 470, Km 238 | Linha 12
Tel.: (54) 3433 2662 (54) 9951 5876
Site: www.nonootavio.com.br
De terças-feiras a domingos, das 8:00 às 18:00.
⇒ VAREJO TRAMONTINA (Queijaria Fetina fica em frente à loja)
Rua Maurício Cardoso, 193 – Centro
De segunda à sexta-feira das 9h às 18:30h (Não fecha ao meio-dia)
Sábados das 9h às 17:30h (Não fecha ao meio-dia). Não abre aos domingos e feriados.
⇒ RESTAURANTE ALAMBIQUE
R. Rio Branco, 229, Carlos Barbosa
Tel.: (54) 3461-1694
⇒ CASA BORSÓI
RST 470, Km 233 – Rodovia São Vendelino – Centro, RS
Tel. :(54) 3461-5222 Site: www.casaborsoi.com.br
⇒ SOBRE FESTIQUEIJO
Festival em Carlos Barbosa que acontece uma vez por ano reunindo os principais produtores de queijo da região.
Saiba mais em www.festiqueijo.com.br
Oi, sou a Alexandra Aranovich
Autora do blog Café Viagem, criadora de conteúdo e sommelier. Degusto a vida entre vinhos, viagens e café da manhã. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo. Como posso te ajudar a degustar teu sonho?
Olá bom dia. Me chamo Thiago Perdigão, quero conhecer a festiqueijo em junho. A feira funciona diariamente com exposições? Ou só aos finais de semana?