Bari é a capital da Puglia na Itália, cidade portuária no mar Adriático. Pode ser a porta de entrada ou de saída do seu roteiro na região do trulli e das praias do sul da Itália. No nosso caso, Bari foi a última cidade que visitamos. E, como não sobrou muito tempo para turistar em Bari, fizemos um rápido tour com guia de Velo-Bike (transporte de bike elétrica) por algumas das atrações principais do Centro Histórico que destaco a seguir. Recomendo fortemente o passeio para quem tem poucas horas e muita curiosidade.
Cidade que já foi grega e árabe, Bari é famosa por ser a “casa” de São Nicolau. É um dos principais portos de barcos que ligam a Itália à Grécia. Seu principal atrativo turístico é o seu centro histórico chamado de Bari Vecchia.
Por todo o trajeto do centro histórico, você vai encontrar um mapa como este identificando os pontos turísticos de Bari.
O que fazer em Bari na Puglia: principais atrações
- Lungomare: a orla
- Teatro Margherita
- Piazza del Ferrarese – praça
- Avenida Corso Vittorio Emanuele: compras
- Via delle Orecchiette: a rua das massas
- Antica gelateria Gentile: pausa para sorvete
- Castello Svevo di Bari
- Basílica de São Nicolau
- Piazza Mercantile – praça
- Teatro Petruzzelli
Obs: único ponto turístico de Bari que não visitamos no roteiro a seguir foi o Teatro Petruzzelli
Onde ficar na Puglia: dicas de hotéis
Tem post bem completo no Café Viagem sobre os 3 tipos de hotéis na Puglia que nos hospedamos. Veja no link abaixo:
→ Tudo sobre estilos de hospedagem e dicas de hotéis na Puglia Itália
+ Todo nosso Roteiro Puglia 5 dias: praias, hospedagem e vilarejos
Nosso roteiro: tour em Bari Vecchia
1. Lungomare de Bari: orla
Chegamos de carro em Bari pela costa e admiramos o belo calçadão à beira mar (Lungomare). É um dos mais longos calçadões a beira mar da Itália. Estacionamos ao lado do belíssimo Teatro Margherita, com vários barcos coloridos de pesca que deixavam o cenário lindo. Fomos caminhando até a Piazza del Ferrarese.
Lungomare Imperatore Augusto – ao lado de Bari Vecchia
Lungomare Araldo di Crollalanza – ao lado do Teatro Margherita (lindo para o entardecer)
2. Avenida Corso Vittorio Emanuele: compras
Rapidamente, iniciamos nosso tour de Velo-Bike que começou percorrendo a avenida Corso Vittorio Emanuele. A avenida divide o centro antigo de Bari e o lado mais moderno, com lojas, grifes e comércio. Se você curte compras, esta avenida é o seu lugar em Bari.
3. Via delle Orecchiette: a rua das massas em Bari
Nossa primeira parada no tour de Bari Vecchia foi um dos pontos mais famosos, principalmente para os amantes da gastronomia como eu: Via delle Orecchiette. A rua, também chamada de Strada Arco Basso, está situada no coração de Bari antiga. Entre corredores estreitos, as “mammas ou nonas” italianas elaboram em plena calaçada a massa fresca e típica da Puglia, as orecchiette.
A massa é chamada assim porque tem o formato de uma pequena orelha. É feita artesanalmente (no formato grande ou pequeno) e vendida para os turistas no local.
Antica gelateria Gentile
Quase ao lado das “mammas” fazendo massa na Via delle Orecchiette está uma gelateria clássica de Bari que merece uma parada: Antica gelateria Gentile. Prove os sabores originais como stracciatella, Zabaione, fior di latie, creme antigo, entre outros.
4. Castello Svevo di Bari
Em frente a Via delle Orecchiette está o Castello Svevo di Bari, onde ficavam ruínas romanas que foram fortificadas pelos normandos durante a Idade Média. Não chegamos a visitar, apenas precisamos de longe. O Castello é uma fortaleza imponente do século XIII, oferece áreas com escavações arqueológicas, mostras fotográficas e exposições de cerâmicas e jóias.
5. Basílica de São Nicolau
Seguimos nosso tour pela Bari Vecchia e chegamos à Basílica de São Nicolau. Em sua imponente construção, estão os restos mortais e relíquias do Santo que inspirou a criação do Papai Noel, São Nicolau.
Padroeiro das crianças, dos pescadores e das mulheres solteiras, São Nicolau foi reverenciado também por ser um homem generoso que dava presentes. Há um mistério sobre a relação deste santo – que nasceu na Turquia – com Bari. Mas segundo conta a lenda, por volta de 1087, marinheiros trouxeram seus restos mortais até Bari.
A Basílica de São Nicolau é a casa de algumas relíquias como a obra de arte Chair of Abbot Elia (1908).
6. Praça Mercantile
Após a Basílica, visitamos a Piazza Mercantile, praça onde está a coluna da justiça ao lado do leão. Aviso: dizem que dá sorte tocar na cabeça do leão ao centro da praça.
O que fazer em Bari: centro histórico a pé ou de bike guiada
Nosso tour durou por volta de duas horas. O valor Velo-bike com a guia foi 18 euros por pessoa. Achei que valeu a pena
Ainda percorremos ruas charmosas onde não passam carros. Aliás, bom saber: Bari Vecchia deve ser percorrida a pé ou como fizemos, de velo bike. Bom passeio!
Onde comer em Bari
A indicação que nos recomendaram fortemente para almoçar foi La Tana del Polpo. Uma trattoria de mar em Bari Vecchia. Restaurante pequeno, simples e delicioso. Veja no Instagram @atanadelpolpo_bari
Veja mais dicas da PUGLIA no Café Viagem
Onde ficar na Puglia Itália: dicas de hotéis e pousadas
Roteiro Puglia 5 dias: como chegar, o que fazer
POLIGNANO A MARE: o que fazer na praia das grutas na Puglia
OSTUNI: o que fazer na Cidade Branca da Puglia
LOCOROTONDO: a cidade brancar cercada por vinhedos
ALBEROBELLO: a cidade dos trulli na Puglia
Namorando em MATERA, ao lado da Puglia
Dica de Hotel romântico na Puglia: Nina Trulli Resort
Vinhos da Puglia e Campânia para provar na viagem
Oi, sou a Alexandra Aranovich
Autora do blog Café Viagem, criadora de conteúdo e sommelier. Degusto a vida entre vinhos, viagens e café da manhã. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo. Como posso te ajudar a degustar teu sonho?
ADOREI SEU BLOG, ESTAMOS PRETENDENDO IR PARA PUGLIA.
Oi Ana
Obrigada! Adorei Puglia, um dia quero voltar. COnte com o Café Viagem!
bjs
Alexadra
boa tarde, vamos ficar em Bari somente 1 dia e amei o passeio: turistando em Bari na carona de uma bike elétrica com Guia- passeio perfeito para quem tem poucas horas Voce pode me dar o contato?
Super obrigada
Lucila
Olá Lucila
Infelizmente não tenho contato, mas acredito que é fácil procurar por Velo-Bike em Bari no Google. A gente reservou na hora e foi bem fácil
Abs
Alexandra
Estou adorando seu blog
Extremo bom gosto e elucidativo
Dicas inspiradoras
Obrigada Gilza
Amo Itália e adorei a Puglia
Abs
Alexandra
Bom dia Obrigado pelas dicas.
Voce acha que vale a ficar hospedado em Bari e conhecer todas as demais cidades ao redor com bate e volta de carro? Viagem com crianças…
Obrigado
Olá Marcos
Eu acho que não. Ficaria mais para o centro se você quer ficar em apenas uma cidade, como Monopoli, por exemplo
Abs
Alexandra do Café Viagem