City tour em Berlim: roteiro de passeio guiado em português

(ATUALIZADO janeiro 2025) Berlim é gigante não só em atrações como também em história. Pior isso, é muito fácil se perder diante de tantas informações e opções. E se o tour guiado em Berlim for em português, melhor ainda, né?  Minha dica é entrar em contato com o Centro de Informações ao Turista de Berlim (Visit Berlin), pegar mapas, folhetos e quem sabe agendar um tour guiado (privado ou em grupo) com guia credenciado. Você também pode fazer o tour com ônibus turístico ou de bicicleta em Berlim.

Dica de City tour Berlim: roteiro de passeio guiado em português

roteiro Berlim
Portão de Brandeburgo, local ideal pra começar a sua visita em Berlim

Dica de guia em português para passeio guiado em Berlim

A saber: foi o Visit Berlin que nos indicou a jornalista  Fatima Lacerda para um tour guiado privativo bem diferenciado. Fátima mora em Berlim desde 1988 e é considerada testemunha de época da queda do muro. Ela escreve o blog Todos os Caminhos Levam a Berlim (no Jornal Estadão) e uma coluna no Media Independente Coletiva. O contato pode ser feito através do Visit Berlin ou diretamente com ela. No final deste post, deixei contatos e links. 

Primeira vez em Berlim na Alemanha?
Agende um City tour em Berlim! Melhor forma de iniciar o seu passeio.

O Centro de Turismo de Berlim também indica tours para grupos que tem valor mais em conta do que o tour privado. O  tour guiado em Berlim que descrevo abaixo é privado. A guia foia a Fátima Lacerda e teve quase 4 horas de duração. Grande parte do tour foi feito a pé e alguns trechos de metrô.

A seguir, um pouco sobre o roteiro do nosso passeio nesse destino incrível que é Berlim. 

city tour em Berlim
Com a jornalista Fátima Lacerda, nossa guia do city tour deste post, no mercado de Markthalle Neun

Mapa do nosso city tour Berlim

No mapa abaixo, marquei os principais pontos visitados neste tour !

Ponto de partida do tour:
Portão de Brandenburgo e Memorial do Holocausto

Combinamos de encontrar Fátima às 9h30 no Memorial do Holocausto que fica quase ao lado do cartão postal de Berlim, o Portão de Brandemburgo – marco da divisão da Berlim Ocidental (capitalista) e Berlim Oriental (socialista). Atualmente, o Portão (ou Porta) de Brandemburgo é símbolo da reunificação. Em frente ao portão está o parque Tiergarten (parque que é o pulmão verde de Berlim). Nosso ponto de partida foi o Memorial do Holocausto, local imperdível e gratuito para visitação.

De fato,  quase 90% dos turistas iniciam um city tour em Berlim pelo Portão de Brandemburgo, principalmente pela manhã. Para quem gosta de conhecer hotéis luxuosos e históricos, saiba que o hotel cinco estrelas Adlon Kempinski está quase ao lado do Portão. 

Portão de Brandemburgo
Memorial do Holocausto

city tour em Berlim
Memorial do Holocausto em Berlim – próximo ao Portão de Brandemburgo

Postsdamer Platz, Sony Center e Panorama View

A partir do Memorial do Holocausto e do Portão de Brandemburgo de Berlim, caminhos até a Potsdamer Platz  – praça onde está o Ritz Carlton, Sony Center e o prédio Panoramapunkt ( Kollhoff Tower), além várias lojas no entorno. Vale a pena entrar no Panoramapunkt ou Plataforma Panorama, prédio onde é possível ter uma vista panorâmica linda da cidade.

Sobe-se por um elevador considerado o mais rápido de toda a Europa que vai até a cobertura. Não deixe de conferir o café (Panormacafe). O ingresso para subir na cobertura é em torno de 9 euros.

No Sony Center – área bem moderna com cinemas – está situado o Museu de Cinema e Televisão de Berlim.  Fátima nos contou que o entorno dessa região (Sony Center e Potsdamer Platz) ferve durante o Festival internacional de Cinema de Berlim que acontece todos os anos em fevereiro.
Panoramic View ou Panoramapunkt ( Kollhoff Tower)

Potsdamer Platz
Panoramapunkt
Site: www.panoramapunkt.de
Para subir na cobertura: verão das 10h – 20h , inverno das 10h –  18h

city tour Berlim
Potsdamer Platz em Berlim

Tour em Berlim: Hansa Studios

Após o Sony Center, fomos caminhando pela rua Leipziger em direção à Topografia do Terror e Checkpoint Charlie. Antes de chegar lá, passamos para carimbar um ponto lendário para os roqueiros de plantão: o Hansa Studios. Foi nesse estúdio que David Bowie fez “Heroes”, e Iggy Pop, Depeche Mode e U2, gravaram algumas das suas melhores músicas. Vale no mínimo uma foto em frente ao local, concorda?

Hansa Studio
Köthener Str. 38
Site: www.hansastudios.de

city tour Berlim
o prédio da Hansa Studios em Berlim

Ministério das Finanças e Câmara dos Deputados de Berlim

Durante a caminhada, passamos em frente ao Mall of Berlin, mas resistimos ao impulso das compras em shopping e seguimos em frente. A seguir, chegamos a uma área cinza, com muitos prédios de concreto onde estão os seguintes pontos importantes:

Museu Martin Gropius Bau,
a sede do Parlamento de Berlim (Câmara dos Deputados),
Ministério das Finanças
e o antigo Muro de Berlim com a exposição da Topografia do Terror
.

Fátima nos apontou o impactante prédio do Ministério das Finanças que um dia abrigou o ministério da aviação durante o Nazismo. A dica é observar atentamente  essa área cinzenta onde um dia funcionou grande parte logística do Partido Nacional Socialista. Alguns prédios do passado e arquitetura nazista foram conservados, como é o caso do prédio do Ministério das Finanças (Bundesfinanzministerium), o antigo Luftwaffe, que ficou praticamente intocado pelas bombas.

Outro prédio importante nessa área é o da Câmara dos Representantes ou Deputados de Berlim (Abgeordnetenhaus). O prédio fica junto ao antigo Muro (na Topografia do Terror).

Ministério das Finanças
Wilhelmstraße 97
www.bundesfinanzministerium.de
E www.parlament-berlin.de

city tour em Berlim
sede do Parlamento de Berlim (Câmara dos Deputados)

City tour em Berlim: Topografia do Terror

Bem próximo ao prédio do Ministério das Finanças está a famosa Topografia do Terror, talvez um dos pontos mais importantes para ver se sentir o Muro de Berlim. No local, há uma exibição gratuita e permanente sobre a ascensão do nazismo

Topografia do Terror
Das 10h às 20h na Niederkirchnerstrasse, 8
Site: www.topographie.de/en

city tour em Berlim
antigo Muro de Berlim na Topografia do Terror

City tour em Berlim: Checkpoint Charlie

O famoso Checkpoint Charlie está quase ao lado da Topografia do Terror, na mesma rua. Saiba que há uma espécie de “encenação”  e outras atrações meio  “armadilha turísticas”. Seja como for, a importância histórica se deve ao fato de neste local, no cruzamento entre as ruas Friedrichstraße com Ziimmerstraße, ficavam frente a frente as forças americanas e soviéticas durante a Guerra Fria. Era um posto militar entre a Alemanha Ocidental e a Alemanha Oriental.

Ademais, nessa área, está o museu Mauermuseum que, entre outras curiosidades da Guerra Fria, mostra as estratégias dos alemães para pular o Muro de Berlim.

Mauermuseum
Friedrichstraße 43-45,
Site: www.mauermuseum.de

city tour em Berlim
Checkpoint Charlie em Berlim

City tour em Berlim: o Muro no East Side Gallery

A seguir, nos deslocamos para mais longe. Por isso, pegamos um metrô (S-Bahn) para a estação de Ostbahnhof em  Friedrichshain. O bairro é um dos mais  jovens e artísticos de Berlim, com bares, danceterias famosas e lojas descoladas. Outros bairros de Berlim com essa vibe são: Prenzlauer Berg e Kreuzberg.

Nosso objetivo em Friedrichshain? É que nessa região está situado um ponto turístico importante de Berlim, a East Side Gallery, maior galeria de arte a céu aberto do mundo pintada sobre a maior área preservada do Muro de Berlim (por volta de 2 km). A extensa galeria está às margens do rio Spree.

East Side Gallery – Friedrichshain
Site : www.eastsidegallery-berlin.de
Transporte: S-Bahn (metrô)  estação de Ostbahnhof. Caminhe todo o muro até chegar na Warschauer Straße (local onde você pega o trem de volta para o centro de Berlim)

Berlim dicas
East Side Galery em Berlim – o muro de Berlim pintado por artistas

City tour em Berlim: Holzmarkt

Após a visita ao East Side Gallery, já um pouco famintos no horário do meio-dia, passamos pela Mercedes-Benz Arena (em frente ao muro) e seguimos a caminhada até um local muito peculiar. Na verdade, um projeto cultural, gastronômico e lifestyle chamado Holzmarkt. Tudo muito rústico, fora dos padrões modernos berlinenses.

Segundo Fátima Lacerda, Berlim tem fetiche por coisas mal-acabadas. É assim que você vai se sentir no Holzmarkt, que tem cara de algo que não está pronto. Por outro lado, tem um visual lindo pois fica à beira do rio. E ainda: tem palco para shows, algumas comidas bares e a ideia de virar um novo estilo de vida com residências e um modelo diferente de viver nos grandes centros urbanos como Berlim. No mínimo, curioso e excêntrico.

Ao meu ver, não é imperdível (pelo menos não foi para mim!)

Holzmarkt
Holzmarktstraße 25
Site: www.holzmarkt.com

Berlim roteiro
Holzmarkt – um projeto moderno em Berlim que prioriza o “mal-acabado”- no mínimo, diferente

Almoço Markthalleneun: mercado em Berlim

Por fim, como a fome do tamanho do Muro de Berlim, nossa guia Fátima nos levou a um mercado imperdível do outro lado do rio, o Markthalle Neun. O mercado tem várias opções gourmets, incluindo vegetarianas, italianas, entre outras. Eu me apaixonei pelos vinhos em taça vendidos em uma banca. E ainda: recomendo fortemente experimentar as carnes defumadas do Big Stuffmelhor refeição que tivemos em Berlim, acredite! Além das carnes, nosso combo tinha batatas, coleslaw e molhinhos deliciosos.

O Markthalle Neun é considerado um dos inovadores pontos gastronômicos de Berlim, está no epicentro culinário. Une produtos, Chefs e boa programação gastronômica com festivais como Stadt Land Food, Cheese Berlin, Wurst & Bier.

Markthalleneun
Eisenbahnstraße 42/43, 10997 Berlin, Alemanha
Site: www.markthalleneun.de

city tour Berlim
Nosso almoço nota mil no Big Stuff do mercado Markthalle Neum


Procurando hotel em Berlim?

Nos hospedamos no AMANO HOTEL GRAND CENTRAL e adoramos. Contamos nossa experiência neste post aqui! Minha dica é reservar um hotel próximo da Ilha dos Museus ou da estação Central.

City tour em Berlim mais dicas…

Nosso tour com a Fátima Lacerda finalizou com esse almoço. Um passeio excelente para conhecer Berlim, principalmente se for a sua primeira visita. Para quem quiser seguir adiante, recomendo algumas atrações próximas do Markthalleneun como: o Museu Judaico de Berlim e o efervescente bairro jovem e gastronômico de Kreuzberg. 

Ou ainda, se voltar para a estação central de trem de Berlim (Hauptbahnhof) e for verão/primavera, vá conferir a Capital Beach – uma praia (sem mar) com cadeiras  em frente ao rio. Ao sair da estação, pegue a saída para a Washingtonplatz, atravesse a rua e a ponte em frente a estação. Logo verá o povo tomando um sol!

city tour Berlim
Comece ou termine um dia com um café em um dos pontos turísticos de Berlim! Bem, melhor ainda se for um vinho ou cerveja

Veja mais dicas de Berlim no Café Viagem

DICA DE HOTEL EM BERLIM– 3 estrelas, design e moderno ao lado da estação central

TOUR DE BIKE EM BERLIM dica de roteiro e empresa que faz tour guiado

ONDE VER O MURO DE BERLIM principais locais para ver o muro

ONDE COMER EM KREUZBERG 6 dicas TOP no bairro  hipster e gastronômico de Berlim

VEJA O POST GUIA : TODOS OS ROTEIROS E DICAS DE VIAGEM NA ALEMANHA

A tradição do Biergarten na Alemanha – o que é e como funciona

SAIBA MAIS

City Tour em Berlim
Alemanha
Contato Fátima Lacerda– indicação do Visit Berlin, orgão oficial de turismo

Jornalista Freelance/Curadora de Filmes/Gestora Cultural e de Mídia e Membro da Associação de Jornalistas Europeus
[email protected]
Instagram Fátima: @berlintoursnamedida
Contato  através do Visit Berlin :  [email protected]
Site oficial de turismo em Berlim: WWW.VISITBERLIN.DE/EN

Site oficial do Turismo alemão em português: WWW.GERMANY.TRAVEL/PT

 *Alexandra Aranovich, autora do blog Café Viagem, visitou Berlim com a ajuda do Visit Berlin

Destinos da EUROPA no Café Viagem

Suíça  |   Itália  |  Alemanha | Inglaterra Bélgica  | Espanha |Holanda | Portugal  

Alexandra Aranovich Vinícola Larentis balanço

Oi, sou a Alexandra Aranovich

Autora do blog Café Viagem, criadora de conteúdo e sommelier. Degusto a vida entre vinhos, viagens e café da manhã. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo. Como posso te ajudar a degustar teu sonho?

Saiba mais sobre mim »

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *