(ATUALIZADO janeiro 2025) Berlim é gigante não só em atrações como também em história. Pior isso, é muito fácil se perder diante de tantas informações e opções. E se o tour guiado em Berlim for em português, melhor ainda, né? Minha dica é entrar em contato com o Centro de Informações ao Turista de Berlim (Visit Berlin), pegar mapas, folhetos e quem sabe agendar um tour guiado (privado ou em grupo) com guia credenciado. Você também pode fazer o tour com ônibus turístico ou de bicicleta em Berlim.
Dica de City tour Berlim: roteiro de passeio guiado em português
Dica de guia em português para passeio guiado em Berlim
A saber: foi o Visit Berlin que nos indicou a jornalista Fatima Lacerda para um tour guiado privativo bem diferenciado. Fátima mora em Berlim desde 1988 e é considerada testemunha de época da queda do muro. Ela escreve o blog Todos os Caminhos Levam a Berlim (no Jornal Estadão) e uma coluna no Media Independente Coletiva. O contato pode ser feito através do Visit Berlin ou diretamente com ela. No final deste post, deixei contatos e links.
Primeira vez em Berlim na Alemanha?
Agende um City tour em Berlim! Melhor forma de iniciar o seu passeio.
O Centro de Turismo de Berlim também indica tours para grupos que tem valor mais em conta do que o tour privado. O tour guiado em Berlim que descrevo abaixo é privado. A guia foia a Fátima Lacerda e teve quase 4 horas de duração. Grande parte do tour foi feito a pé e alguns trechos de metrô.
A seguir, um pouco sobre o roteiro do nosso passeio nesse destino incrível que é Berlim.
Mapa do nosso city tour Berlim
No mapa abaixo, marquei os principais pontos visitados neste tour !
Ponto de partida do tour:
Portão de Brandenburgo e Memorial do Holocausto
Combinamos de encontrar Fátima às 9h30 no Memorial do Holocausto que fica quase ao lado do cartão postal de Berlim, o Portão de Brandemburgo – marco da divisão da Berlim Ocidental (capitalista) e Berlim Oriental (socialista). Atualmente, o Portão (ou Porta) de Brandemburgo é símbolo da reunificação. Em frente ao portão está o parque Tiergarten (parque que é o pulmão verde de Berlim). Nosso ponto de partida foi o Memorial do Holocausto, local imperdível e gratuito para visitação.
De fato, quase 90% dos turistas iniciam um city tour em Berlim pelo Portão de Brandemburgo, principalmente pela manhã. Para quem gosta de conhecer hotéis luxuosos e históricos, saiba que o hotel cinco estrelas Adlon Kempinski está quase ao lado do Portão.
Portão de Brandemburgo
Memorial do Holocausto
Postsdamer Platz, Sony Center e Panorama View
A partir do Memorial do Holocausto e do Portão de Brandemburgo de Berlim, caminhos até a Potsdamer Platz – praça onde está o Ritz Carlton, Sony Center e o prédio Panoramapunkt ( Kollhoff Tower), além várias lojas no entorno. Vale a pena entrar no Panoramapunkt ou Plataforma Panorama, prédio onde é possível ter uma vista panorâmica linda da cidade.
Sobe-se por um elevador considerado o mais rápido de toda a Europa que vai até a cobertura. Não deixe de conferir o café (Panormacafe). O ingresso para subir na cobertura é em torno de 9 euros.
No Sony Center – área bem moderna com cinemas – está situado o Museu de Cinema e Televisão de Berlim. Fátima nos contou que o entorno dessa região (Sony Center e Potsdamer Platz) ferve durante o Festival internacional de Cinema de Berlim que acontece todos os anos em fevereiro.
Panoramic View ou Panoramapunkt ( Kollhoff Tower)
Potsdamer Platz
Panoramapunkt
Site: www.panoramapunkt.de
Para subir na cobertura: verão das 10h – 20h , inverno das 10h – 18h
Tour em Berlim: Hansa Studios
Após o Sony Center, fomos caminhando pela rua Leipziger em direção à Topografia do Terror e Checkpoint Charlie. Antes de chegar lá, passamos para carimbar um ponto lendário para os roqueiros de plantão: o Hansa Studios. Foi nesse estúdio que David Bowie fez “Heroes”, e Iggy Pop, Depeche Mode e U2, gravaram algumas das suas melhores músicas. Vale no mínimo uma foto em frente ao local, concorda?
Hansa Studio
Köthener Str. 38
Site: www.hansastudios.de
Ministério das Finanças e Câmara dos Deputados de Berlim
Durante a caminhada, passamos em frente ao Mall of Berlin, mas resistimos ao impulso das compras em shopping e seguimos em frente. A seguir, chegamos a uma área cinza, com muitos prédios de concreto onde estão os seguintes pontos importantes:
Museu Martin Gropius Bau,
a sede do Parlamento de Berlim (Câmara dos Deputados),
Ministério das Finanças
e o antigo Muro de Berlim com a exposição da Topografia do Terror.
Fátima nos apontou o impactante prédio do Ministério das Finanças que um dia abrigou o ministério da aviação durante o Nazismo. A dica é observar atentamente essa área cinzenta onde um dia funcionou grande parte logística do Partido Nacional Socialista. Alguns prédios do passado e arquitetura nazista foram conservados, como é o caso do prédio do Ministério das Finanças (Bundesfinanzministerium), o antigo Luftwaffe, que ficou praticamente intocado pelas bombas.
Outro prédio importante nessa área é o da Câmara dos Representantes ou Deputados de Berlim (Abgeordnetenhaus). O prédio fica junto ao antigo Muro (na Topografia do Terror).
Ministério das Finanças
Wilhelmstraße 97
www.bundesfinanzministerium.de
E www.parlament-berlin.de
City tour em Berlim: Topografia do Terror
Bem próximo ao prédio do Ministério das Finanças está a famosa Topografia do Terror, talvez um dos pontos mais importantes para ver se sentir o Muro de Berlim. No local, há uma exibição gratuita e permanente sobre a ascensão do nazismo.
Topografia do Terror
Das 10h às 20h na Niederkirchnerstrasse, 8
Site: www.topographie.de/en
City tour em Berlim: Checkpoint Charlie
O famoso Checkpoint Charlie está quase ao lado da Topografia do Terror, na mesma rua. Saiba que há uma espécie de “encenação” e outras atrações meio “armadilha turísticas”. Seja como for, a importância histórica se deve ao fato de neste local, no cruzamento entre as ruas Friedrichstraße com Ziimmerstraße, ficavam frente a frente as forças americanas e soviéticas durante a Guerra Fria. Era um posto militar entre a Alemanha Ocidental e a Alemanha Oriental.
Ademais, nessa área, está o museu Mauermuseum que, entre outras curiosidades da Guerra Fria, mostra as estratégias dos alemães para pular o Muro de Berlim.
Mauermuseum
Friedrichstraße 43-45,
Site: www.mauermuseum.de
City tour em Berlim: o Muro no East Side Gallery
A seguir, nos deslocamos para mais longe. Por isso, pegamos um metrô (S-Bahn) para a estação de Ostbahnhof em Friedrichshain. O bairro é um dos mais jovens e artísticos de Berlim, com bares, danceterias famosas e lojas descoladas. Outros bairros de Berlim com essa vibe são: Prenzlauer Berg e Kreuzberg.
Nosso objetivo em Friedrichshain? É que nessa região está situado um ponto turístico importante de Berlim, a East Side Gallery, maior galeria de arte a céu aberto do mundo pintada sobre a maior área preservada do Muro de Berlim (por volta de 2 km). A extensa galeria está às margens do rio Spree.
East Side Gallery – Friedrichshain
Site : www.eastsidegallery-berlin.de
Transporte: S-Bahn (metrô) estação de Ostbahnhof. Caminhe todo o muro até chegar na Warschauer Straße (local onde você pega o trem de volta para o centro de Berlim)
City tour em Berlim: Holzmarkt
Após a visita ao East Side Gallery, já um pouco famintos no horário do meio-dia, passamos pela Mercedes-Benz Arena (em frente ao muro) e seguimos a caminhada até um local muito peculiar. Na verdade, um projeto cultural, gastronômico e lifestyle chamado Holzmarkt. Tudo muito rústico, fora dos padrões modernos berlinenses.
Segundo Fátima Lacerda, Berlim tem fetiche por coisas mal-acabadas. É assim que você vai se sentir no Holzmarkt, que tem cara de algo que não está pronto. Por outro lado, tem um visual lindo pois fica à beira do rio. E ainda: tem palco para shows, algumas comidas bares e a ideia de virar um novo estilo de vida com residências e um modelo diferente de viver nos grandes centros urbanos como Berlim. No mínimo, curioso e excêntrico.
Ao meu ver, não é imperdível (pelo menos não foi para mim!)
Holzmarkt
Holzmarktstraße 25
Site: www.holzmarkt.com
Almoço Markthalleneun: mercado em Berlim
Por fim, como a fome do tamanho do Muro de Berlim, nossa guia Fátima nos levou a um mercado imperdível do outro lado do rio, o Markthalle Neun. O mercado tem várias opções gourmets, incluindo vegetarianas, italianas, entre outras. Eu me apaixonei pelos vinhos em taça vendidos em uma banca. E ainda: recomendo fortemente experimentar as carnes defumadas do Big Stuff – melhor refeição que tivemos em Berlim, acredite! Além das carnes, nosso combo tinha batatas, coleslaw e molhinhos deliciosos.
O Markthalle Neun é considerado um dos inovadores pontos gastronômicos de Berlim, está no epicentro culinário. Une produtos, Chefs e boa programação gastronômica com festivais como Stadt Land Food, Cheese Berlin, Wurst & Bier.
Markthalleneun
Eisenbahnstraße 42/43, 10997 Berlin, Alemanha
Site: www.markthalleneun.de
Procurando hotel em Berlim?
Nos hospedamos no AMANO HOTEL GRAND CENTRAL e adoramos. Contamos nossa experiência neste post aqui! Minha dica é reservar um hotel próximo da Ilha dos Museus ou da estação Central.
City tour em Berlim mais dicas…
Nosso tour com a Fátima Lacerda finalizou com esse almoço. Um passeio excelente para conhecer Berlim, principalmente se for a sua primeira visita. Para quem quiser seguir adiante, recomendo algumas atrações próximas do Markthalleneun como: o Museu Judaico de Berlim e o efervescente bairro jovem e gastronômico de Kreuzberg.
Ou ainda, se voltar para a estação central de trem de Berlim (Hauptbahnhof) e for verão/primavera, vá conferir a Capital Beach – uma praia (sem mar) com cadeiras em frente ao rio. Ao sair da estação, pegue a saída para a Washingtonplatz, atravesse a rua e a ponte em frente a estação. Logo verá o povo tomando um sol!
Veja mais dicas de Berlim no Café Viagem
DICA DE HOTEL EM BERLIM– 3 estrelas, design e moderno ao lado da estação central
TOUR DE BIKE EM BERLIM – dica de roteiro e empresa que faz tour guiado
ONDE VER O MURO DE BERLIM – principais locais para ver o muro
ONDE COMER EM KREUZBERG – 6 dicas TOP no bairro hipster e gastronômico de Berlim
VEJA O POST GUIA : TODOS OS ROTEIROS E DICAS DE VIAGEM NA ALEMANHA
A tradição do Biergarten na Alemanha – o que é e como funciona
SAIBA MAIS
City Tour em Berlim
Alemanha
Contato Fátima Lacerda– indicação do Visit Berlin, orgão oficial de turismo
Jornalista Freelance/Curadora de Filmes/Gestora Cultural e de Mídia e Membro da Associação de Jornalistas Europeus
[email protected]
Instagram Fátima: @berlintoursnamedida
Contato através do Visit Berlin : [email protected]
Site oficial de turismo em Berlim: WWW.VISITBERLIN.DE/EN
Site oficial do Turismo alemão em português: WWW.GERMANY.TRAVEL/PT
*Alexandra Aranovich, autora do blog Café Viagem, visitou Berlim com a ajuda do Visit Berlin
Resolva fácil sua viagem para Berlim
—– HOTEL EM BERLIM : reserve aqui com a facilidade de cancelamento gratuito em algumas acomodações
—– SEGURO VIAGEM COM CUPOM DE DESCONTO: compare aqui planos e valores para melhor seguro viagem
—– ALUGUEL DE CARRO NA ALEMANHA: faça aqui a busca entre as melhores locadoras de veículos com melhor preço
—– TOURS E INGRESSOS BERLIM : pacotes, transporte e ingressos
—– VIAJE CONECTADO: compre aqui seu chip de celular Europa e tenha internet livre saindo do Brasil
Destinos da EUROPA no Café Viagem
Suíça | Itália | Alemanha | Inglaterra | Bélgica | Espanha |Holanda | Portugal
Oi, sou a Alexandra Aranovich
Autora do blog Café Viagem, criadora de conteúdo e sommelier. Degusto a vida entre vinhos, viagens e café da manhã. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo. Como posso te ajudar a degustar teu sonho?